A Planisa é uma empresa que atua no setor de soluções para a gestão de custos e otimização de resultados para organizações de saúde, por meio de seu software, com mais de 30 anos no mercado. Seu sistema de gestão de custos hospitalares é uma plataforma totalmente web, criada com tecnologia própria.
A empresa tem como parte importante de sua gestão de pessoas o recrutamento e seleção, e também o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores.
Entretanto, a empresa enfrentava dificuldades em relação à avaliação de desempenho de seus funcionários, tendo tentado aplicar as avaliações por meio de planilhas, o que se mostrou ineficiente e pouco confiável. Diante dessa
situação, a Planisa ficou por algum tempo sem realizar a avaliação de desempenho.
Em 2021, o RH passou por uma reestruturação, que envolveu a descrição de cargos, ajuste de remuneração e atualização de benefícios. E, juntamente com este trabalho, ficou evidente a necessidade de uma ferramenta de avaliação de desempenho completa, que pudesse complementar o processo de gestão de pessoas que a Planisa estava construindo.
A Planisa precisava de um sistema de gestão de desempenho que fosse prática e contasse com suporte, além de oferecer um serviço consultivo, para garantir sua efetividade. Por isso, o software escolhido foi a impulseup. Além da facilidade, outro diferencial para a Planisa fechar a parceria com a impulseup foi a personalização.
Afinal, a Planisa tem um serviço muito específico. E a impulseup permitiu que fossem avaliadas as competências comportamentais e as competências técnicas, de forma customizada. O RH consegue desmembrar a competência em comportamentos, para evidenciá-la durante a avaliação.
E, por conta desta praticidade, a implantação da avaliação de desempenho, isto é, o tempo entre a reunião de planejamento inicial até o envio da avaliação, ocorreu em apenas 20 dias.
O ato de realizar feedbacks sempre fez parte da rotina da Planisa, mas agora a empresa conta com a impulseup para formalizar e monitorar esses registros. Além disso, o RH implantou uma política de realização de feedbacks trimestrais. Ou seja, a cada três meses, ocorre um ciclo de feedbacks, sem contar aqueles feedbacks pontuais, que acontecem ao longo do ano.
A empresa também investiu em treinamentos e orientações para os colaboradores sobre como fornecer feedbacks construtivos e eficazes, que agreguem valor e sejam baseados em situações, comportamentos e impactos, sem envolver viés pessoal.
O resultado está nos 106 feedbacks que estão na impulseup, sendo que 86% dos colaboradores já receberam ao menos um feedback.
Essa abordagem ajuda a criar um ambiente de trabalho mais transparente e colaborativo, onde os colaboradores se sentem valorizados e têm a oportunidade de crescer e melhorar constantemente.
Já o módulo de reuniões é uma ferramenta valiosa para gerenciamento de equipes, e está sendo utilizado especialmente para tarefas cruciais, como registrar anotações de conversas 1:1, e anotar as atas de reuniões de planejamento.
Estas formalizações são fundamentais para garantir uma gestão de pessoas eficaz, possibilitando o acesso a informações importantes e progresso das ações. Além disso, tanto o módulo de feedbacks e de reuniões ajudam a manter uma comunicação clara e transparente.
A cultura da Planisa também valoriza o protagonismo de seus colaboradores em sua trajetória de desenvolvimento profissional. Antes mesmo da introdução da plataforma impulseup, a empresa já estimulava seus funcionários a buscar cursos e treinamentos que pudessem aprimorar suas habilidades.Porém, faltava uma forma formalizada de registrar e acompanhar essas atividades.
Agora, com a impulseup, os colaboradores conseguem registrar seus próprios Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), além daqueles sugeridos pela liderança e pelo RH. Esse processo tem se mostrado efetivo para a avaliação do progresso e desenvolvimento de cada pessoa na empresa.
Afinal, os gestores e o RH têm acesso aos registros dos PDIs na impulseup e podem avaliar como está a jornada de cada colaborador, e com os resultados da avaliação de desempenho, podem propor ações mais assertivas para o desenvolvimento de cada um.
Em apenas nove meses, foram anotados 106 feedbacks e 95 ações de PDIs cadastradas, sendo que 51 já foram concluídas.
Esse processo permite que os colaboradores se sintam mais envolvidos em seu próprio desenvolvimento e motivados para buscar conhecimentos e habilidades que possam ajudá-los em suas funções e, consequentemente, na melhoria dos resultados da empresa.
A Planisa está alcançando sucesso na otimização de seus processos de Recursos Humanos por meio de uma visão estratégica e do uso da tecnologia.
A avaliação de desempenho é utilizada para orientar decisões quanto às promoções de colaboradores, considerando aqueles que se destacam e aqueles que precisam de desenvolvimento. E a alocação de consultores em projetos de clientes da Planisa também é beneficiada por essa gestão de desempenho, uma vez que o RH e os gestores sabem quem são as pessoas mais aptas para assumir determinados projetos, com características específicas.
A Planisa vem demonstrando que a combinação de uma visão estratégica e do uso de uma plataforma específica para a gestão do desempenho pode trazer melhorias significativas para toda empresa.
E que tal experimentar a ferramenta que a Planisa utiliza para fazer a gestão de desempenho? Você pode testar impulseup gratuitamente por 14 dias. Acesse aqui agora mesmo e automatize sua avaliação de desempenho!
Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.
Cuidar dos colaboradores vai muito além de simples ações de RH – é, de fato,…
Você já se perguntou qual é a real percepção dos seus colaboradores sobre a empresa?…
Imagine que você está recebendo um convidado especial em sua casa. Você arruma o ambiente,…
Como montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um grande questionamento para os líderes,…
Já imaginou ter uma equipe formada por mais do que simples funcionários, mas por verdadeiros…
Você já ouviu falar de Reskilling? Essa palavra é relativamente nova no contexto das empresas…
This website uses cookies.