Blog ImpulseUP
gaps de competências

Como a inspetoria Salesiana identificou e resolveu gaps de competências com o ImpulseUP

A Inspetoria Salesiana, responsável por diversos Colégios, Paróquias, Rádios, dentre outros projetos de educação e evangelização no Brasil, identificou gaps de competências nos seus colaboradores e contou com a ajuda do ImpulseUP, software completo para Gestão de Desempenho, para resolvê-los.

Confira a seguir como a Inspetoria elevou o patamar de desenvolvimento dos seus colaboradores com a implantação da estratégia de gestão de desempenho.

Sobre a Inspetoria Salesiana

A Inspetoria Salesiana do Nordeste faz parte da Família Salesiana de Dom Bosco que abrange 32 grupos oficialmente reconhecidos com um total de mais de 400 mil membros e se posiciona como um projeto de educação e evangelização a serviço dos jovens e suas famílias, em Colégios, Paróquias, Oratórios, Rádios, Centros de Formação Profissional etc.

Atualmente, a Inspetoria Salesiana funciona também como um CSC, Centro de Serviços Compartilhados, concentrando o atendimento de todos os projetos e iniciativas da Família Salesiana de Dom Bosco. São vários colaboradores prestando serviços nas áreas de tecnologia da informação, financeiro, administração de pessoal, contabilidade e serviço social.

Para assegurar a satisfação dos usuários com os serviços prestados pelo Centro de Serviços Compartilhados, CSC, a Inspetoria Salesiana busca constantemente elevar o patamar de desenvolvimento dos seus colaboradores e, por isso, buscou soluções de automatização da Gestão de Desempenho.

A assessoria da Gomes de Matos

A Inspetoria levantou gaps de competências nos colaboradores e percebeu a necessidade em investir na análise e desenvolvimento das competências organizacionais, competências técnicas, competências comportamentais, e atribuições e requisitos mínimos exigidos pelo cargo.

O objetivo maior era atender ao nível de expectativa dos gestores e usuários dos serviços prestados pelos colaboradores da CSC.

Foi nesse momento em que a Gomes de Matos Consultores Associados, consultoria especializada em Gestão Empresarial, foi contratada.

A Gomes de Matos assessora a Inspetoria Salesiana na estratégia de Gestão de Desempenho como um todo. Ou seja, no planejamento e execução da avaliação de desempenho, com a definição de pesos mais adequada e descrição clara das competências; no processo de treinamento das equipes; na realização de feedback com os colaboradores avaliados; e na construção dos PDIs – Planos de Desenvolvimento Individuais.

E pela necessidade da obtenção de respostas rápidas com relação ao desempenho dos colaboradores e mais automação na realização do processo de avaliação de desempenho, a Inspetoria Salesiana e a Gomes de Matos escolheram incluir a ImpulseUP como parceiros de tecnologia.

Inclusive, uma dúvida comum entre as empresas é se a contratação de uma consultoria especializada em gestão de pessoas atende às demandas internas de RH. E a Inspetoria Salesiano, juntamente com a Gomes de Matos, são um case de sucesso dessa parceria.

Uma consultoria de gestão de pessoas pode ser o braço direito do RH empresarial. A consultoria, por exemplo, pode analisar a cultura organizacional da empresa de maneira mais profunda para aplicação da gestão de desempenho de forma mais estratégica. Isso proporciona um desenvolvimento de pessoas mais direcionado, com foco no objetivo principal da organização, impactando diretamente o alcance das metas e crescimento da empresa.

O desafio principal: os gaps de competências

A Inspetoria Salesiana possuia um mapeamento mínimo dos gaps de competências, mas gostaria de ter uma visão clara sobre o desempenho de cada colaborador e equipe, para, com isso, identificar os talentos da empresa.

Outro desafio evidente era a falta de conhecimento por parte dos colaboradores quanto às respostas e análises da avaliação de desempenho. Gestores que não possuem entendimento sobre a importância da estratégia tendem a não responder as avaliações com sinceridade ou criticidade, podendo utilizar do protecionismo, por exemplo. E os colaboradores que não possuem esse conhecimento, podem apresentar resistência à avaliação, com receio de que ela possa ser utilizada para demissões.

A implantação da Gestão de Desempenho com a ImpulseUP

Foram destinados dois meses para que todas as fases fossem concluídas com êxito e que os resultados concretos fossem percebidos pelos avaliados e avaliadores.

O primeiro passo para ampliar o leque de conhecimento dos gestores em relação à avaliação foi a realização de uma palestra de sensibilização aos líderes. Nessa palestra, esclareceu-se sobre a relevância da metodologia de Gestão de Desempenho, os papéis e responsabilidades dos líderes dentro dessa estratégia e o objetivo principal das avaliações (que é o desenvolvimento dos colaboradores baseado em informações precisas). Também apresentou-se a ferramenta da ImpulseUP, bem como suas funcionalidades.

Este foi um momento crucial para a formação de aliados internos para o sucesso do projeto.

Com os colaboradores, foram realizadas várias ações de sensibilização, dentre elas: ações de endomarketing, reuniões setoriais entre gestores e seus liderados, e palestras. Nas palestras, foram explicados os papéis e responsabilidades dos colaboradores na estratégia de gestão de desempenho, bem como alinhados prazos e competências para cada cargo e setor.

A avaliação de desempenho em si foi estruturada de acordo com a estratégia da instituição, sendo o modelo definido pela Inspetoria Salesiano em conjunto com o time de CS da ImpulseUP.

Em decorrência do processo de avaliação, foi possível analisar o 9box e ter clareza sobre quem são os talentos. Também foi possível elaborar PDIs para que a área de RH possa acompanhar com mais precisão a evolução e cumprimento das ações de desenvolvimento. O acompanhamento online que o ImpulseUP proporciona permite mais agilidade na elaboração do PDI, com uma biblioteca de opções de ações, de acordo com o gap de competência identificado.

O principal resultado do projeto de implementação da gestão de desempenho com o ImpulseUP foi a clareza das competência dos colaboradores, que, agora, mostra com nitidez os gaps individuais.

Além disso, o ImpulseUP trouxe mais transparência e segurança nas metas e entregas exigidas pela empresa em cada cargo, visto que, agora, todos os colaboradores visualizavam o seu desempenho individual, bem como seus pontos positivos e pontos de melhoria.

A Inspetoria Salesiana também notou uma evolução expressiva no nível de interação entre líderes e liderados. O que auxiliou, inclusive, na movimentação de pessoas entre as áreas, colocando o profissional certo no lugar certo.

E, por fim, houve uma percepção clara de que as decisões sobre pessoas podem (e devem) ser pautadas em dados, em aspectos técnicos. O que deu à Alta Direção muita segurança em relação ao trabalho do RH.

Deixe um comentário

Tiago Marques

Tiago Marques

Especialista em desenvolvimento de novos negócios, com experiência em Gestão de Desenvolvimento. Já estruturei e treinei times de Growth principalmente em startups, além de facilitar vários projetos estratégicos de Gestão de Desempenho e Performance com base em metodologias ágeis.
Atualmente, sou Customer Success na ImpulseUP e já auxiliei no aumento do desempenho de mais de 2.000 colaboradores por todo o Brasil e em alguns países da América Latina.