Gestão de pessoas

Maturidade profissional: o que esperar dos colaboradores?

A palavra ‘maturidade’ provavelmente faz parte do seu vocabulário cotidiano que é, segundo o dicionário Aurélio, “o estado do que atingiu o seu desenvolvimento completo”, mas você sabe o que é maturidade profissional? Desenvolver a maturidade profissional entre os seus colaboradores pode ser uma estratégia para agilizar processos e evitar retrabalhos na sua empresa. Quer saber mais sobre o que é maturidade profissional, como desenvolvê-la e muito mais? Continue lendo!

 

O que é Maturidade profissional? 

Maturidade Profissional é uma habilidade que envolve tanto hard skills, habilidades técnicas, quanto soft skills, habilidades relacionadas a comportamentos e interações, sendo uma habilidade desenvolvida conforme o colaborador passa por momentos de aprendizado e por novas vivências profissionais. A maturidade profissional, não está diretamente ligada ao tempo de trabalho, mas sim à disposição à aprendizagem. Sendo assim, uma pessoa mais jovem pode ter maior maturidade profissional por ter passado por mais experiências desafiadoras e ter aprendido com elas, aprendendo a resolver problemas com maior tranquilidade e eficácia. 

 

O que esperar dos colaboradores?

O conhecimento e a maturidade que esperados do colaborador vão depender do cargo que será ocupado por ele, além de serem impactados pelos valores da empresa. Essas expectativas devem ser alinhadas durante o recrutamento e seleção para a vaga, visto que ao compreender o perfil desejado, é possível buscar um nível de maturidade profissional condizente com o cargo. 

Para cargos de liderança, é comumente esperado alto nível de maturidade profissional, visto que é preciso compreender a atuação na área com embasamento prático. Além disso, é necessário compreender como se portar na empresa, liderar é exercer influência (José Carlos Zanelli et al., 2014), bem como ter habilidades sociais e de trabalho em equipe. 

O profissionalismo é uma habilidade necessária tanto para os líderes quanto para os liderados, incluindo questões como respeito, comprometimento e responsabilidade. Com isso, é necessário, para todos os colaboradores, saber receber feedbacks e estar disposto a aprender. Assim, é possível desenvolver outras habilidades e alcançar maior maturidade profissional.

 

Como desenvolver Maturidade Profissional na sua equipe?

Desenvolver a Maturidade Profissional dos colaboradores da sua empresa pode parecer um grande desafio, mas é algo que acontece de forma orgânica se você der o estímulo certo. Pensando nisso, existem algumas posturas que podem ser adotadas para promover o desenvolvimento prático e teórico do colaborador e vamos guiar sua empresa nessa jornada de maturidade profissional. 

 

Mentoring

O mentoring é uma prática voltada para preparar pessoas para progressões de carreira, sendo um acompanhamento de longo prazo realizado por profissionais mais experientes. Esse acompanhamento é realizado com o objetivo de desenvolver muito mais que competências técnicas, é voltado para desenvolvimento pessoal e criar uma compreensão do funcionamento da empresa ao nível de uma grande maturidade profissional, necessária para líderes. Sendo assim, uma forma de desenvolver a maturidade profissional é estimular a vivência e o diálogo com outras pessoas, promovendo a troca de experiências e melhor aprendizagem.  

 

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento e desenvolvimento é um serviço que deve receber o investimento adequado para que os colaboradores se tornem mais maduros profissionalmente. Isso ocorre, pois, além do principal resultado esperado do treinamento e desenvolvimento, sendo a melhoria do desempenho decorrente do maior domínio sobre o assunto, existem resultados indiretos como: a transmissão de competências e habilidades. 

Sendo assim, a prática de treinamento e desenvolvimento estimula o diálogo e a troca de conhecimentos entre os colaboradores da sua empresa. Desse modo, essa interação está ligada à maior maturidade profissional entre os membros da empresa, visto que eles compartilham recursos e formas de lidar e resolver desafios de suas funções na empresa. 

 

Metas desafiadoras

As metas desafiadoras estimulam novas formas de alcançar os objetivos, de forma a propiciar maior desenvolvimento e maturidade profissional. Essas metas colaboram para superar os desafios da empresa, podendo ser orientadas para os objetivos e resultados chave (OKRs) da sua organização. Ao estabelecer metas orientadas para as OKRs os funcionários compreendem melhor o impacto de sua atuação no sucesso da empresa, gerando uma compreensão ampla que é de extrema importância para a maturidade profissional. Se quiser saber mais sobre como gerir suas metas, acesse nosso E-book!

Como desenvolver a Maturidade Profissional em si?

A Maturidade profissional também pode ser estimulada por uma iniciativa do próprio colaborador, pensando na maior preparação para o mercado de trabalho. Sendo assim, o envolvimento com o trabalho se torna protagonista nessa busca pela maturidade profissional. 

 

Saber ouvir

Saber ouvir possibilita que você compreenda as ações das pessoas ao seu redor, aprendendo sobre a empresa. Desse modo, saber ouvir consiste em tirar o foco de si e compreender as necessidades dos outros colaboradores, das equipes e da empresa.

 

Ser proativo

A proatividade é fundamental para desenvolver sua maturidade profissional, pois faz com que você desenvolva maior experiência e entre em contato com mais oportunidades de aprendizado. Pensando nisso, a proatividade é uma forma de se desenvolver e desenvolver sua empresa, contribuindo para que a empresa alcance os resultados desejados enquanto você tem novos aprendizados.

 

Desenvolvimento pessoal

A maturidade profissional também é impactada por fatores emocionais e afetivos, sendo importante autoconhecimento para que essa maturidade se expresse no seu posicionamento diante de possíveis conflitos. O desenvolvimento pessoal envolve o autoconhecimento para que você saiba se respeitar e compreender seus sentimentos, diferenciando reações emocionais de reações racionais, avaliando o que é adequado para o ambiente de trabalho. 

 

Quais os benefícios da Maturidade Profissional?

Ao desenvolver a Maturidade profissional, se desenvolve maior compreensão do trabalho realizado, bem como maior compreensão dos processos. Dessa forma, a maturidade profissional resulta em diversos benefícios tanto para o colaborador quanto para a empresa. 

 

Agilidade

A maturidade profissional envolve grande compreensão dos processos envolvidos nas atividades do colaborador, por isso, esse domínio das tarefas reduz o tempo necessário para a realização. Além disso, a experiência adquirida permite aprender formas mais rápidas e eficientes de realizar uma mesma tarefa, impactando na agilidade e produtividade do colaborador.

 

Autonomia

A compreensão da importância das suas atividades, inseridas nos objetivos gerais da empresa, permite que o colaborador não necessite de um auxílio frequente e acompanhamento realizado pela liderança. Isso ocorre, pois essa visão ampla do funcionamento da empresa promove a autonomia do colaborador, de modo que há a compreensão do que precisa ser feito em seu cargo para contribuir para atender as demandas da empresa.  

 

Resolução de problemas

A maturidade profissional fornece ao colaborador o conhecimento mais ferramentas para lidar com os problemas, dessa forma é possível avaliar o problema em questão tendo um parâmetro de experiências anteriores. Assim, é possível saber o que tem resultados positivos ou negativos e compreender as causas disso, sendo capaz de propor resoluções mais eficazes para os problemas. 

 

Clima organizacional agradável

Com a maturidade profissional, os membros da empresa apresentam maior profissionalismo e melhor escuta, dessa forma, ocorre uma redução de conflitos de cunho pessoal. Também podem ocorrer conflitos de origem organizacional, ou seja, que ocorrem motivados por discordâncias sobre o funcionamento da empresa, no entanto, esses conflitos são resolvidos sem a junção do pessoal com o profissional e visam o desenvolvimento da empresa, gerando um clima organizacional agradável. 

Além disso, a maturidade organizacional possibilita maior recepção a comentários de desenvolvimento, ou seja, os pontos que podem ser melhorados são alertados de forma respeitosa e sem gerar desconforto. Assim, os colaboradores podem se desenvolver e auxiliar no desenvolvimento da sua equipe sem causar desentendimentos ou fazer críticas ofensivas. 


Conclusão

Nesse post, apresentaremos o que é maturidade profissional e o que é esperado do colaborador, além de compreender que o estímulo a essa habilidade pode ocorrer tanto por parte da empresa quanto por parte do indivíduo. Como vimos, a maturidade profissional pode ser desenvolvida por meio de estratégias organizacionais como o mentoring, treinamento e desenvolvimento e estabelecimento de metas desafiadoras. Por outro lado, o próprio colaborador pode desenvolver essa habilidade buscando ter uma escuta ativa, ser proativo e buscar se desenvolver. Desse modo, desenvolver a maturidade profissional é benéfico para a empresa e para os colaboradores, proporcionando benefícios como maior agilidade, autonomia, resolução de problemas e melhor clima organizacional. 

Esperamos que agora você compreenda a importância da maturidade profissional para sua empresa e que saiba como pode fazer com que ela esteja presente em sua organização. Se você se interessa por conteúdos sobre recursos humanos e quer ter acesso a uma curadoria com os melhores conteúdos para fazer com que seu RH tenha uma atuação estratégica, assine a nossa newsletter especial, a UpGrade!

 

Referência

José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade, & Virgílio, A. (2014). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil – 2.ed. AMGH Editora.

Livia, & Mourão, L. (2013). O Trabalho e as Organizações. Artmed Editora.

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Recent Posts

Melhores práticas para retenção de talentos

Cuidar dos colaboradores vai muito além de simples ações de RH  – é, de fato,…

1 semana ago

eNPS: O que é, quando aplicar, benefícios de se aplicar

Você já se perguntou qual é a real percepção dos seus colaboradores sobre a empresa?…

1 semana ago

Onboarding de colaboradores: O que é, importância e como fazer

Imagine que você está recebendo um convidado especial em sua casa. Você arruma o ambiente,…

2 meses ago

Como fazer um PDI?

Como montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um grande questionamento para os líderes,…

2 meses ago

Upskilling como estratégia de crescimento

Já imaginou ter uma equipe formada por mais do que simples funcionários, mas por verdadeiros…

2 meses ago

Reskilling: como aplicar em áreas estratégicas?

Você já ouviu falar de Reskilling? Essa palavra é relativamente nova no contexto das empresas…

2 meses ago

This website uses cookies.