Se você tem alguma vivência dentro do mundo empresarial, já deve ter ouvido alguém falar de siglas como KPI e OKR. Talvez você até já tenha tentado entender melhor o que são essas siglas, mas elas parecem confusas.
Por isso, já adiantamos: OKRs e KPIs, apesar de soarem parecidas, são metodologias diferentes e podem ser os diferenciais que faltavam para o sucesso e crescimento da sua empresa.
Quer entender qual é a diferença entre OKR e KPI e por que usá-los? Continue lendo abaixo!
OKR, em inglês, significa “Objectives and Key-Results” ou, em português, “Objetivos e Resultados-chave”. Um OKR é o conjunto de um objetivo, descrito de maneira qualitativa, ampla e inspiracional, e os seus resultados-chave, descritos em termos de metas específicas, provam o cumprimento ou não do objetivo.
É, portanto, uma métrica de sucesso, pois sabemos que obtivemos êxito no nosso objetivo quando os resultados-chaves traçados são, em grande parte, atingidos.
Importante destacar que a metodologia OKR já é utilizada há algumas décadas por grandes e importantes empresas e já ajudou a impulsionar diversas organizações do Vale do Silício.
Para saber mais sobre OKRs, não deixe de baixar o seu exemplar do Manual de OKR produzido pelos especialistas da impulseup. É gratuito!
“Key Performance Indicators” (KPIs), em inglês, pode ser traduzido como “Indicadores-chave de Performance”. Tratam-se de um conjunto de indicadores que você escolhe para avaliar como se dá o desempenho de uma ação, iniciativa, projeto ou área. Esses indicadores são quantitativos, mensuráveis e pontuais.
Diferentemente do OKR, o KPI é uma métrica de controle. Com o monitoramento desses indicadores, é possível observar de que forma uma estratégia adotada pela sua empresa está funcionando ou, literalmente, como está sendo a performance de determinada ação.
A partir da avaliação objetiva desses indicadores, é analisado se uma estratégia é a mais adequada para cumprir um propósito dentro da empresa ou se é necessário mudar para um novo plano de ação.
Por isso, para cada indicador escolhido, deve existir uma finalidade ou razão, a fim de que sejam selecionados os indicadores mais adequados para monitorar uma performance.
Assim, como alguns exemplos de KPIs, tem-se os seguintes indicadores:
Apesar de não serem necessariamente ligados um ao outro e existirem diferenças como ferramentas de gestão, OKR e KPI comumente andam juntos.
De forma simplificada e utilizando a analogia de uma caminhada: pode-se dizer que o OKR fornece um destino (objetivo) e quais são os passos intermediários (resultados-chave) necessários para chegar a esse destino. Por exemplo:
KR1: aumentar a taxa de apresentação de propostas em 60%
KR2: aumentar a taxa de fechamento de 20% para 40%
Já os KPIs mostram esses passos estão sendo dados: por exemplo, quantos passos damos por segundo, ou quantos centímetros andamos em um passo. Por exemplo:
Esse é o ponto essencial que leva à confusão de muitas pessoas a respeito dos dois termos: é preciso entender que KPIs não são metas que devem ser atingidas (como os resultados-chave), mas sim dados que precisam ser observados. Com os KPIs certos, é possível avaliar se a organização está saudável e ver se os planos de ação e metas ainda fazem sentido para cumprir com o objetivo pensado para a empresa.
Ao considerar essas duas ferramentas, cria-se espaço dentro da organização para estruturar uma gestão estratégica. Os OKRs trazem maior alinhamento de objetivos da empresa com e entre seus colaboradores, maior foco e priorização nos resultados a serem alcançados e maior comprometimento dos colaboradores.
Já os KPIs otimizam tempo ao viabilizar uma análise eficiente dos dados relativos às estratégias da empresa e facilitam a tomada de decisões de quais metodologias utilizar.
Agora que você já sabe qual a diferença entre OKR e KPI, que tal começar estudar mais um pouco cada uma para entender como aplicá-las?
Leia também:
6 razões para implementar OKRs em sua empresa
OKR: aprenda usar o método de gestão do Vale do Silício | ImpulseUP
Como utilizar indicadores KPIs na Gestão de Performance
Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.
Cuidar dos colaboradores vai muito além de simples ações de RH – é, de fato,…
Você já se perguntou qual é a real percepção dos seus colaboradores sobre a empresa?…
Imagine que você está recebendo um convidado especial em sua casa. Você arruma o ambiente,…
Como montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um grande questionamento para os líderes,…
Já imaginou ter uma equipe formada por mais do que simples funcionários, mas por verdadeiros…
Você já ouviu falar de Reskilling? Essa palavra é relativamente nova no contexto das empresas…
This website uses cookies.