Cases de Sucesso

Como a Planisa conseguiu implantar sua avaliação de desempenho pela impulseup em apenas 20 dias

A Planisa é uma empresa que atua no setor de soluções para a gestão de custos e otimização de resultados para organizações de saúde, por meio de seu software, com mais de 30 anos no mercado. Seu sistema de gestão de custos hospitalares é uma plataforma totalmente web, criada com tecnologia própria.

A empresa tem como parte importante de sua gestão de pessoas o recrutamento e seleção, e também o treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores. 

 

Entretanto, a empresa enfrentava dificuldades em relação à avaliação de desempenho de seus funcionários, tendo tentado aplicar as avaliações por meio de planilhas, o que se mostrou ineficiente e pouco confiável. Diante dessa

situação, a Planisa ficou por algum tempo sem realizar a avaliação de desempenho.

Em 2021, o RH passou por uma reestruturação, que envolveu a descrição de cargos, ajuste de remuneração e atualização de benefícios. E, juntamente com este trabalho, ficou evidente a necessidade de uma ferramenta de avaliação de desempenho completa, que pudesse complementar o processo de gestão de pessoas que a Planisa estava construindo.

A Planisa precisava de um sistema de gestão de desempenho que fosse prática e contasse com suporte, além de oferecer um serviço consultivo, para garantir sua efetividade. Por isso, o software escolhido foi a impulseup. Além da facilidade, outro diferencial para a Planisa fechar a parceria com a impulseup foi a personalização.

Afinal, a Planisa tem um serviço muito específico. E a impulseup permitiu que fossem avaliadas as competências comportamentais e as competências técnicas, de forma customizada. O RH consegue desmembrar a competência em comportamentos, para evidenciá-la durante a avaliação.

E, por conta desta praticidade, a implantação da avaliação de desempenho, isto é, o tempo entre a reunião de planejamento inicial até o envio da avaliação, ocorreu em apenas 20 dias.

O uso estratégico dos módulos de desenvolvimento da impulseup

O ato de realizar feedbacks sempre fez parte da rotina da Planisa, mas agora a empresa conta com a impulseup para formalizar e monitorar esses registros. Além disso, o RH implantou uma política de realização de feedbacks trimestrais. Ou seja, a cada três meses, ocorre um ciclo de feedbacks, sem contar aqueles feedbacks pontuais, que acontecem ao longo do ano.

A empresa também investiu em treinamentos e orientações para os colaboradores sobre como fornecer feedbacks construtivos e eficazes, que agreguem valor e sejam baseados em situações, comportamentos e impactos, sem envolver viés pessoal.

O resultado está nos 106 feedbacks que estão na impulseup, sendo que 86% dos colaboradores já receberam ao menos um feedback.

Essa abordagem ajuda a criar um ambiente de trabalho mais transparente e colaborativo, onde os colaboradores se sentem valorizados e têm a oportunidade de crescer e melhorar constantemente.

Já o módulo de reuniões é uma ferramenta valiosa para gerenciamento de equipes, e está sendo utilizado especialmente para tarefas cruciais, como registrar anotações de conversas 1:1, e anotar as atas de reuniões de planejamento.

Estas formalizações são fundamentais para garantir uma gestão de pessoas eficaz, possibilitando o acesso a informações importantes e progresso das ações. Além disso, tanto o módulo de feedbacks e de reuniões ajudam a manter uma comunicação clara e transparente.

A cultura da Planisa também valoriza o protagonismo de seus colaboradores em sua trajetória de desenvolvimento profissional. Antes mesmo da introdução da plataforma impulseup, a empresa já estimulava seus funcionários a buscar cursos e treinamentos que pudessem aprimorar suas habilidades.Porém, faltava uma forma formalizada de registrar e acompanhar essas atividades.

Agora, com a impulseup, os colaboradores conseguem registrar seus próprios Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs), além daqueles sugeridos pela liderança e pelo RH. Esse processo tem se mostrado efetivo para a avaliação do progresso e desenvolvimento de cada pessoa na empresa.

Afinal, os gestores e o RH têm acesso aos registros dos PDIs na impulseup e podem avaliar como está a jornada de cada colaborador, e com os resultados da avaliação de desempenho, podem propor ações mais assertivas para o desenvolvimento de cada um.

Em apenas nove meses, foram anotados 106 feedbacks e 95 ações de PDIs cadastradas, sendo que 51 já foram concluídas.

Esse processo permite que os colaboradores se sintam mais envolvidos em seu próprio desenvolvimento e motivados para buscar conhecimentos e habilidades que possam ajudá-los em suas funções e, consequentemente, na melhoria dos resultados da empresa.

A Planisa está alcançando sucesso na otimização de seus processos de Recursos Humanos por meio de uma visão estratégica e do uso da tecnologia.

A avaliação de desempenho é utilizada para orientar decisões quanto às promoções de colaboradores, considerando aqueles que se destacam e aqueles que precisam de desenvolvimento. E a alocação de consultores em projetos de clientes da Planisa também é beneficiada por essa gestão de desempenho, uma vez que o RH e os gestores sabem quem são as pessoas mais aptas para assumir determinados projetos, com características específicas.

A Planisa vem demonstrando que a combinação de uma visão estratégica e do uso de uma plataforma específica para a gestão do desempenho pode trazer melhorias significativas para toda empresa.

E que tal experimentar a ferramenta que a Planisa utiliza para fazer a gestão de desempenho? Você pode testar impulseup gratuitamente por 14 dias. Acesse aqui agora mesmo e automatize sua avaliação de desempenho!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Recent Posts

O que é uma avaliação 180 graus? (com exemplos)

Em um mundo em que o desenvolvimento constante e o aperfeiçoamento de competência são imperativos…

1 dia ago

Conheça ferramenta que ajuda a analisar os dados para RH

Imagine ter a capacidade de antecipar eventos futuros no ambiente de trabalho, guiando a tomada…

4 dias ago

Descubra como criar um plano de sucessão em 3 passos

Você já imaginou o que aconteceria se algum líder em sua empresa tivesse que sair…

6 dias ago

Planejamento Estratégico Organizacional: entenda o que é e sua importância

A competição no mercado de trabalho atual é um dos maiores desafios para o sucesso…

2 semanas ago

Como identificar talentos na empresa?

A identificação de talentos é crucial para o sucesso de qualquer empresa. Assim, no atual…

2 semanas ago

Remuneração Estratégica: o que é e como aplicar

A remuneração estratégica, ou remuneração variável, é um modelo remunerativo voltado a potencializar a motivação…

2 semanas ago

This website uses cookies.