Não há dúvidas de que um dos maiores desafios do RH de qualquer empresa é a atração, retenção e engajamento de colaboradores. E esse trabalho envolve uma combinação de processos que é chamada de Gestão de Talentos.
A Gestão de Talentos está envolvida em todo o ciclo de permanência de um profissional na empresa. Ela atua desde a seleção, passando pelo desenvolvimento, até o desligamento, englobando muitas das responsabilidades do RH.
Essa atividade, inclusive, deve estar alinhada às estratégias e objetivos da empresa, sendo uma importante fonte de dados para tomadas de decisão. Já deu para perceber que a Gestão de Talentos é fundamental para uma empresa. Que tal saber mais?
A Gestão de Talentos é o escopo completo dos processos de RH para atrair, desenvolver, motivar e reter funcionários de alto desempenho.
Administrar uma empresa exige mais do que contratar pessoas que possam executar as tarefas necessárias no dia a dia. Assim, as organizações, para crescer, precisam construir uma força de trabalho competitiva, adquirindo habilidades sob demanda, investindo em aprendizado contínuo e desenvolvimento de habilidades, otimizando o desempenho.
Fica claro, portanto, que não basta apenas contratar um bom profissional, é fundamental investir no desenvolvimento das habilidades e competências dele. Afinal, as necessidades evoluem à medida que a empresa cresce.
Por isso, o objetivo principal da Gestão de Talentos é criar uma força de trabalho motivada que permanecerá na empresa em longo prazo. A maneira exata de conseguir isso varia de acordo com as características e necessidades de cada negócio. Mas alguns processos acabam sendo mais comuns, conforme será mostrado abaixo.
As atividades de Recursos Humanos de cada empresa são únicas, pois, como foi dito anteriormente, elas devem levar em conta as particularidades da organização. No entanto, os seguintes processos podem ser adaptados para a estratégia de Gestão de Talentos da sua empresa:
Esses são apenas alguns processos que podem ser implementados para que a Gestão de Talentos em sua empresa seja bem-sucedida.
Entre os inúmeros benefícios de manter uma Gestão de Talentos bem estruturada, podemos destacar os seguintes:
Essas são apenas algumas das vantagens de investir em uma Gestão de Talentos em sua empresa!
As pessoas são o maior bem que uma empresa tem. Elas são o coração de qualquer negócio. Não cuidar dos talentos significa arriscar a cultura, a satisfação dos clientes, a produtividade e, até mesmo, o crescimento da organização.
Por isso, não dá para considerar que a sua empresa está gerenciando os talentos só por ter um departamento de RH. É necessário construir uma estratégia bem estruturada e personalizada para obter os melhores resultados.
E para que você se aprofunde ainda mais no tema, que tal um conteúdo que esclareça sobre as diferenças entre RH e Gestão de Pessoas? Clique aqui para ler!
Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.
Cuidar dos colaboradores vai muito além de simples ações de RH – é, de fato,…
Você já se perguntou qual é a real percepção dos seus colaboradores sobre a empresa?…
Imagine que você está recebendo um convidado especial em sua casa. Você arruma o ambiente,…
Como montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é um grande questionamento para os líderes,…
Já imaginou ter uma equipe formada por mais do que simples funcionários, mas por verdadeiros…
Você já ouviu falar de Reskilling? Essa palavra é relativamente nova no contexto das empresas…
This website uses cookies.