Blog ImpulseUP
rh estratégico

O que é RH estratégico?

O que é RH estratégico, quais são suas características e qual a sua importância dentro da empresa? Nós responderemos todas essas perguntas a seguir.

Mas, apenas para iniciarmos nossa conversa, o RH estratégico é reponsável pelos dados da gestão.

E qual o objetivo de utilizar dados na gestão das empresas? O principal fator é poder integrar conhecimento às atividades de rotina da organização acrescentando vantagem estratégica em relação aos concorrentes, além de melhorar a performance da equipe.

Suprir os gestores com dados confiáveis no momento correto auxilia na possibilidade de reter talentos importantes, além de dar maior poder de assertividade nas contratações realizadas, otimização de treinamento dos colaboradores e manter a equipe engajada em busca dos resultados da companhia.

Afinal, o que é RH estratégico

O RH estratégico não é aquele que se preocupa com o ponto eletrônico ou processos burocráticos do departamento pessoal.

O RH estratégico é aquele que analisa os profissionais da empresa, utiliza dados para tomar decisões e possui uma visão estratégica sobre o todo.

Para ter tempo de trabalhar com as estratégias das organizações, esse profissional precisa automatizar algumas tarefas operacionais através de softwares.

É importante citar também que o RH estratégico é responsável pela comunicação e treinamento efetivos dos colaboradores. O que garante o aumento da produtividade dos mesmos.

Diferenças entre RH estratégico e tradicional

Como dito anteriormente, o RH estratégico possui foco na estratégia da organização. Enquanto o RH tradicional lida com as questões burocráticas e operacionais.

Tarefas como seleção, admissão, orientação e desligamento de funcionários, são de responsabilidade do RH tradicional.

O RH estratégico se preocupa se os funcionários estão alinhados com os objetivos da empresa, se estão motivados e bem treinados. E, para isso, utilizam a análise de desempenho.

Outro ponto que diferencia esses dois tipos de RH é a estrutura hierárquica. O RH tradicional acredita na verticalização, em chefes acima de colaboradores. Já o RH estratégico acredita na troca de experiências, independente de cargos e funções.

Quais são as características de um RH estratégico?

Para obter melhores resultados e se destacar no mercado, o RH estratégico precisa ter:

Integração de dados relevantes

As ferramentas de Business Intelligence (em português, Inteligência de negócios ou Inteligência Empresarial) são responsáveis por coletar, armazenar e organizar informações ao integrar diversas fontes de dados, como:

  • CRMs (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente);
  • ERPs (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos);
  • Softwares financeiros;
  • Planilhas existentes na empresa;
  • Etc.

Devido à alta competitividade do mercado, os gestores não podem perder tempo para tomar decisões essenciais às estratégias da organização.

Assim, as ferramentas de BI são responsáveis por fazer o cruzamento dos dados e fornecer, de forma organizada, padrões e tendências, como:

  • Entender qual o comportamento dos seus funcionários;
  • Identificar dispêndios excessivos com horas extras;
  • Detectar número preocupante de rotatividade da equipe;
  • Otimizar os custos por departamento da empresa;
  • Identificar oportunidades de negócios.

Lembrando que também existem ferramentas de RH, como o ImpulseUP.

Análise de dados para decisões ágeis

O gestor pode identificar pontos de fragilidade e propor fonte de melhoria a partir do levantamento dos dados, através de relatórios de controles ou dos KPIs (Key Performance Indicators) da organização.

Os KPIs, basicamente, possibilitam compreender o cenário atual, prever os resultados futuros, identificar gargalos, desvios, tendências e ameaças.

E, sem a medição dessas informações, as organizações se limitam, não atingem ótimos resultados e não são capazes de identificar seus pontos fracos.

Com os dados em mãos, o gestor pode propor ações direcionadas para melhorar a performance da sua equipe, como, por exemplo, definir metas para todos os colaboradores de curto, médio e longo prazo.

Ademais, também é interessante coletar os dados em cada uma dessas etapas para acompanhar a evolução dos indivíduos e do grupo.

No geral, a análise de dados é a principal característica de um RH estratégico.

Pois, de certo, acompanhar os resultados faz com que as decisões sejam tomadas de forma assertiva. Afinal, através dos dados disponíveis, muitos ou até incontáveis cenários podem ser gerados.

Qual a importância do RH estratégico para a empresa?

O RH estratégico utiliza ferramentas com o intuito maior de desenvolver os profissionais da empresa. Vamos explicar melhor como isso se dá a seguir:

Melhorar a performance da equipe

Os dados relacionados ao RH estratégico da empresa podem ser consolidados e oferecer à liderança bases sólidas de informações para saber onde atuar quando houver conflitos e oportunidades de melhorias.

Para ilustrar, é possível analisar quais os perfis dos profissionais que mais se destacam, quais trazem maior retorno e quais são as competências ideais para compor as equipes.

E, dessa forma, traçamos o perfil modelo de colaborador da empresa, aquele que é alinhado às metas da organização.

A partir de então, também é possível desenvolver treinamentos personalizados e planejamento de ações e projetos que engajem mais os colaboradores e retenha talentos.

Reduzir custos com pessoal

Em tempos de crise, o que todas as empresas desejam é a redução de custos.

Através da otimização de todos os recursos, material ou pessoal, é possível reduzir gastos e garantir ganhos expressivos.

Já parou para imaginar quanto custa uma contratação incorreta para a empresa? Pode chegar a três vezes o valor do salário do colaborador!

Quando o RH estratégico utiliza métricas e indicadores precisos, fundamenta-se o fator humano na redução de erros como esses.

Além disso, ao apostar em ferramentas de automação de processos, muitas das vezes bem simples de serem operadas, permite-se que algumas pessoas possam produzir mais em menos tempo.

Além de medir os resultados, é importante a conscientização dos membros da equipe sobre quais são as estratégias da organização.

Isso pode ser feito com campanhas direcionadas para que o time se sinta dentro do processo e entenda como o seu trabalho reflete nos resultados da organização, por exemplo.

Como resultado de todos os pontos expostos, o RH estratégico torna-se um dos principais responsáveis pelo aumento da performance da equipe.

Deixe um comentário