Blog ImpulseUP
Promoção de Funcionário

4 dicas para fazer corretamente a promoção de funcionário

Quanto mais alto o cargo mais complexo é escolher quem irá ocupá-lo. Sendo assim, cargos de liderança exigem pessoas com diversas competências técnicas, sociais e comportamentais que irão direcionar os próximos passos da empresa. Por isso, realizar uma promoção de funcionário de forma correta é essencial para o sucesso da empresa. 

Dessa forma, a promoção de funcionários é a movimentação de um funcionário para um cargo de maior hierarquia. Com isso, nesse artigo vamos te mostrar como fazer uma promoção de funcionários de forma correta, atendendo as demandas da organização e dos colaboradores. 

 

Tipos de promoção de funcionário

 

Primeiramente, é importante ter clareza de como a promoção pode ser realizada e os impactos dessa promoção no desenvolvimento e nas atividades dos colaboradores. Por isso, vamos apresentar as formas de progressão de carreira que estão envolvidas na promoção de um colaborador e a diferença entre elas. 

 

Progressão vertical 

 

Segundo Carvalho et al. (2017), na progressão vertical de carreira os colaboradores passam por uma promoção em que há uma mudança de cargo, havendo um aumento no poder hierárquico. Sendo assim, essa promoção de funcionário envolve novas atividades dentro da mesma área. Hall (1996), propôs que essa forma de carreira, no século XXI,  se mostraria motivada pelo indivíduo, não precisando da atuação constante da organização. 

 

Progressão horizontal 

 

A Progressão horizontal, pode ser realizada em qualquer ponto da pirâmide hierárquica (Carvalho et al., 2017). Dessa forma, ela ocorre pelo aumento do nível de responsabilidade, mas a semelhança das atividades, geralmente, com as denominações: Júnior, Pleno e Sênior. No entanto, as nomenclaturas e os critérios utilizados variam conforme a empresa, assim você pode utilizar níveis 1, 2 e 3, ou básico, intermediário e avançado, por exemplo. 

 

Sendo assim, temos como principais diferenças entre os dois tipos de progressão são: a ascensão hierárquica formal e a mudança do perfil das atividades. Além disso, a progressão horizontal apresenta um ganho gradativo de responsabilidade e poucas mudanças. Em contraposição, a progressão vertical envolve uma maior necessidade soft skills como liderança, comunicação e resolução de conflitos, por exemplo. 

 

4 Dicas para fazer a sua promoção de funcionário

 

A promoção de um colaborador envolve realizar escolhas importantes, por isso, existem processos importantes que ajudam nessa tomada de decisão. Vem com a gente, que nós vamos te orientar nesse processo. 

 

1. Uso de dados

 

Ter uma tomada de decisão fundamentada ao realizar a promoção de um funcionário é fundamental. Isso é necessário, pois permite uma maior visão de justiça organizacional de modo que ocorre com critérios bem estabelecidos e claros. 

Sendo assim, você pode ter como critérios as avaliações de desempenhos anteriores, KPIs e OKRs. Uma forma de realizar essa visualização de forma simples e integrada é por meio da ferramenta da Matriz Nine Box em que você pode visualizar o desempenho e o potencial dos seus colaboradores em uma visão geral da empresa. 

 

2. Competências bem definidas

 

As competências de cada cargo são definidas já na avaliação de desempenho e esse processo é fundamental para a definição de critérios da promoção. Desse modo, é possível tomar uma decisão com uma menor influência de vieses. 

Com isso, se você sabe o que está sendo avaliado, é possível ter como foco na decisão de promoção critérios específicos. Dessa forma, escolher o melhor colaborador para ser promovido terá um direcionamento objetivo. 

 

3. Plano de carreiras 

 

Um plano de carreiras irá te ajudar no alinhamento com os colaboradores de modo que cada colaborador saberá de forma clara como ocorre a promoção. Dessa forma, os colaboradores podem atuar de forma ativa para o seu crescimento na carreira sabendo onde se deseja chegar. 

Além disso, um organograma bem estruturado pode te ajudar na construção do plano de carreira. Assim, se compreende a relação entre os cargos e as posições hierárquicas. 

O plano de carreiras não direciona apenas as ações dos colaboradores, mas também as expectativas. Pensando nisso, juntamente com o plano de carreiras e com a promoção, deixe claro as condições do novo cargo, desde as atividades até o salário e as relações com a equipe. 

 

4. Treinamento e desenvolvimento

 

Para possibilitar a realização de uma boa promoção de um funcionário é necessário que o colaborador esteja preparado para ser promovido. Sendo assim, o desenvolvimento do funcionário é um elemento fundamental, que deve ser constante na jornada do colaborador. 

Assim, segundo o modelo de demanda e recursos de trabalho (Demerouti, Bakker, Nachreiner e Schaufeli, 2001), é necessário o equilíbrio entre as demandas de trabalho e os recursos, sociais, materiais e emocionais fornecidos. Dessa forma, é possível alcançar um cenário com baixo estresse ocupacional e alta motivação.  

Sendo assim, os treinamentos fornecem os recursos técnicos necessários para um melhor desempenho, possibilitando o aumento de responsabilidade na promoção. 

 

Impactos de uma boa promoção de funcionário 

 

O primeiro passo ao pensar em promover um funcionário é compreender o que são as lideranças e como elas podem impactar a rotina dos colaboradores. Assim, liderar é exercer influência (José Carlos Zanelli & Jairo Eduardo Borges-Andrade, 2014), por isso, é fundamental ter pessoas que compreendam os valores organizacionais e a cultura da empresa ocupando posições de liderança. 

 

Redução de gastos 

 

A promoção de um funcionário pressupõe a economia com processo seletivo, onboarding e treinamentos iniciais, com isso já é possível notar uma redução de gastos. Além disso, o artigo “Cost Cutting That Makes You Stronger” da Harvard Business Review aponta que reinvestir capital na empresa, possibilita um aumento de até 40% no desempenho e aponta como mantra “Não desperdice nada”. 

Sendo assim, investir na promoção de funcionários é uma forma de reduzir custos estrategicamente, gerando benefícios para os seus colaboradores e para a sua empresa. 

 

Motivação 

 

Conforme a Teoria das Necessidades de Maslow (1943), as pessoas possuem a necessidade de estima e são motivadas por isso. Ou seja, o reconhecimento atua como um fator motivador para os colaboradores, isso inclui as promoções. Desse modo, ao promover um funcionário de forma adequada, você terá um colaborador que se sente reconhecido e mais motivado. 

 

Satisfação 

 

Dentre as mudanças que envolvem a promoção de um funcionário, temos a maior autonomia e uma variedade de habilidades exigidas, sendo essas características impactantes para uma maior satisfação com o trabalho (Hackman & Oldham). 

 

Considerando especificamente a satisfação e a motivação ligadas a promoção de funcionários, é importante apresentar correlações que surgem juntamente a isso. Desse modo, juntamente com a motivação, há um aumento do desempenho, da autonomia e do bem-estar. 

 

Conclusão

 

Por fim, como vimos, a promoção de funcionário é uma alternativa que tem impactos positivos para a sua empresa e seus colaboradores. Pensando nisso, se você tem funcionários desmotivados, uma alta rotatividade, dificuldade para contratar lideranças, a promoção de funcionários pode ser a sua solução. 

Além disso, se quiser conhecer mais conteúdos sobre decisões estratégicas no RH, acesse nosso blog e leia nossos artigos! 

 

Referências

 

Hall, D. T. (1996). Protean Careers of the 21st Century. The Academy of Management Executive (1993-2005), 10(4), 8–16. https://www.jstor.org/stable/4165349 

José Carlos Zanelli, & Jairo Eduardo Borges-Andrade. (2014). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. São Paulo ; Porto Alegre Artmed.

Sant’anna, L. L., Paschoal, T., & Gosendo, E. E. M. (2012). Bem-estar no trabalho: relações com estilos de liderança e suporte para ascensão, promoção e salários. Revista de Administração Contemporânea, 16(5), 744–764. https://doi.org/10.1590/S1415-65552012000500007

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário