Blog ImpulseUP
Programa de reconhecimento de funcionários

Programa de reconhecimento de funcionários: como estruturar

Um bom programa de reconhecimento de funcionários auxilia a empresa a reter talentos, além de engajar e aumentar a produtividade dos colaboradores. Mas para criar um programa de sucesso que de fato valorize o pessoal, é necessário planejamento.

Identificar a verba pensar na logística é fundamental para criar um programa de reconhecimento dentro da realidade da empresa. Porém, existem muitos outros aspectos a serem pensados nessa etapa de planejamento.

Continue com a gente para saber mais sobre como estruturar um Programa de Reconhecimento de Funcionários para a sua empresa!

O que é um programa de reconhecimento de funcionários?

O programa de reconhecimento de funcionários é uma política específica da empresa. Com critérios estabelecidos de acordo com a sua cultura e que tem por objetivo reconhecer e valorizar indivíduos e equipes. Normalmente, os funcionários que são reconhecidos recebem uma recompensa, seja ela financeira ou não.

Sendo assim, um programa de reconhecimento de funcionários é uma das principais medidas para motivar e promover conquistas pessoais, profissionais e financeiras para um profissional. Entretanto, não basta somente dar bonificações, pois só o dinheiro não é suficiente para motivar as pessoas. É preciso fazer com que elas se sintam reconhecidas, como por exemplo, quando são elogiadas por um trabalho bem desempenhado.

Qual é a importância de um programa de reconhecimento de funcionários?

O programa de reconhecimento de funcionários é importante e se faz necessário tanto para os colaboradores quanto para a própria empresa. No âmbito profissional, ser reconhecido pelo trabalho que desempenha é essencial. Ser reconhecido é o que faz com que ele se mantenha motivado a bater suas metas, ajudar o time e contribuir para o crescimento da empresa.

Existem estudos científicos que mostram que há uma parte do nosso cérebro dedicada à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente, o organismo da pessoa libera elementos químicos, que fazem com que aumente probabilidade de que ela se torne mais comprometida, proativa e focada em seus objetivos.

Com isso, vimos que para o profissional, o reconhecimento é uma forma de motivá-lo a desempenhar um trabalho cada vez melhor, de qualidade e produtivo. E para a empresa, essa é uma das maneiras mais eficientes de reter recursos humanos, evitar a rotatividade, aumentar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, elevar os níveis de produtividade e, consequentemente, estabelecer as bases para uma empresa bem-sucedida.

Entendeu como é importante para a sua empresa ter um bom programa de reconhecimento de funcionários? Reconhecer seus funcionários faz com que eles fiquem mais motivados e com colaboradores mais motivados, a empresa cresce cada vez mais!

cta-ebook-matriz-nine-box

Quais modelos de Programa de Reconhecimento de Funcionários você pode utilizar? 

O programa de reconhecimento de funcionários pode ser feito de diversas formas a depender da estrutura, do momento e dos recursos disponíveis da empresa. Assim, iremos mostrar sugestões de modelos para reconhecer seus funcionários. 

Plano de carreira

Um plano de carreiras bem estruturado tem entre seus benefícios o reconhecimento de funcionários. Sendo assim, quanto maior a quantidade de comportamentos de impacto positivo para a empresa, maior a chance de promoção. 

Dessa forma, esse modelo de programa de reconhecimento permite a valorização de profissionais após um período duradouro de comportamentos exemplares. Assim, é uma forma estruturada e bem definida para a valorização de colaboradores. 

No entanto, não pode ser aplicada sempre, pois em casos de mudança de cargo, é importante verificar a possibilidade de assumir novas responsabilidades, bem como a disponibilidade do novo cargo. 

Gamificação

A gamificação é uma forma de tornar o alcance de metas algo dinâmico e mais divertido com uma competição saudável entre os colaboradores. Assim, é possível acompanhar os avanços dos colaboradores fazendo pódios periódicos da gamificação e, por fim, premiar o colaborador com melhor desempenho com base nos critérios definidos. 

Entretanto, ao aplicar esse modelo de plano de reconhecimento, é necessário assegurar um ambiente de competição saudável que não prejudique o clima organizacional. 

Premiações com base na avaliação de desempenho

As premiações com base na avaliação de desempenho tem como objetivo reconhecer os profissionais exemplares em cada competência da avaliação de desempenho. Assim, é possível não só reconhecer os seus colaboradores pelo trabalho realizado no ciclo de avaliação, mas também tornar esses colaboradores exemplos a serem seguidos. 

Essas premiações podem exigir menos recursos, entregando certificados diante da empresa como forma de agradecimento pelos esforços dos colaboradores. 

Feedbacks

Estabelecer uma cultura de feedbacks é uma solução de baixo custo, mas que apresenta um alto impacto no engajamento e motivação dos colaboradores. Assim, esse é um modelo de programa de reconhecimento de funcionários que pode ser aplicado a qualquer momento. Além disso, você pode tornar a prática de feedbacks em um evento como fazer um “dia do feedback”, por exemplo.

Reconhecimento personalizados

Além desses modelos, caso sua equipe de RH identifique funcionários que devem ser reconhecidos, podem ser realizadas ações personalizadas para esse colaborador. Nesse caso, a realização do programa de reconhecimento de funcionários vai depender da criatividade de sua equipe, podendo dar presentes, cursos ou um day off.

Como fazer um Programa de Reconhecimento de Funcionários?

As empresas com programas de reconhecimento de colaboradores de sucesso estão sempre buscando premiações criativas. No entanto, como saber o que o colaborador gosta e como aplicar um programa de forma eficaz?

Você pode seguir esses passos:

Pergunte ao colaborador

Torne essa etapa dinâmica e atrativa. Não comece com a suposição que você já sabe o que todo mundo quer. Por isso, envolva seus funcionários para entender melhor os tipos de recompensas em que eles possuem mais interesse. Selecione algumas ideias para recompensar de forma criativa.

Em seguida, encaminhe como pesquisa para todos os colaboradores da empresa, em um formulário online, por exemplo, pedindo que classifiquem as opções. Dar opções aos funcionários pode aumentar suas motivações e tornar o reconhecimento ainda mais agradável. Além disso, o brainstorming pode ser uma atividade divertida para a equipe.

Entretanto, não esqueça de pensar em como as recompensas serão distribuídas. Se você oferecer vale-presente como recompensa, certifique-se de que os funcionários usem e desfrutem. Por isso, sempre vá direto a fonte: o colaborador. Com isso, quando um colaborador em específico for reconhecido, o RH saberá exatamente o que fazer, tornando o processo personalizado e, consequentemente, mais especial.

Estabeleça critérios de avaliação

Como você fará o reconhecimento de colaboradores? Por lucro, vendas, avaliações, inovações apresentadas, tempo de serviço ou outros critérios subjetivos? Monte toda a estratégia e defina como isso será avaliado. Tenha esses critérios bem claros para que não haja descontentamento dos seus colaboradores no futuro e mantenha sempre a transparência na escolha.

O reconhecimento por parte do funcionário está alicerçado em expectativas de amadurecimento profissional, desenvolvimento de carreira e conquista de recompensas. A avaliação de desempenho funciona como estimuladora destas expectativas, na medida em que cria oportunidade para o funcionário se mostrar no desenvolvimento de sua competência e habilidades.

Caso o RH opte por fazer avaliações no processo de reconhecimento dos colaboradores, é importante lembrar que duas delas são indispensáveis, , a avaliação de desempenho e a avaliação de objetivos e metas. A avaliação de desempenho considera a análise do desempenho de cada colaborador individualmente, ou seja, seus comportamentos emitidos para alcançar determinado objetivo ou cumprir determinada atividade.

Entretanto, mesmo emitindo todos os comportamentos necessários, esse indivíduo pode não atingir o objetivo principal. Analisar se o colaborador atingiu ou não a meta principal vem da avaliação de performance. Em outras palavras, o desempenho vem do comportamento, o que o colaborador executa; a performance vem do resultado, o que o colaborador entrega efetivamente, seja meta ou resultados.

banner-trial-carreira-e-sucessao

 

 

Garanta uma implementação eficaz

Ao introduzir um novo sistema ou programa, é importante que a comunicação em torno do lançamento seja clara e a implementação seja o mais simples possível. Qualquer equipe que participar de um novo programa deve ser informada sobre o objetivo desse programa, como usá-lo e quando ele entrará em vigor.

A liderança estar alinhada com a finalidade do programa é um ponto-chave para a implementação do programa de reconhecimento de funcionários. O reconhecimento também deve estar alinhado com os objetivos e metas organizacionais. Criar programas de reconhecimento em torno de comportamentos que a empresa não valoriza, gera confusão.

Além disso, o programa de reconhecimento deve ser visível nas organizações que realmente valorizam o reconhecimento. Os funcionários devem ver quando seus colegas são reconhecidos e os dados desse reconhecimento devem estar visíveis para as equipes, com a finalidade de ajudar a melhorar a comunicação.

Também é importante planejar uma entrega uniforme, multifacetada e consistente de seu programa. Com a tecnologia atual, como o reconhecimento é entregue é outro elemento crítico. Por isso, deve-se pensar em como o reconhecimento ou as recompensas serão entregues na sua empresa.

Incorpore-o em seus processos. Use as reuniões de equipe existentes para reiterar o reconhecimento, quando apropriado. E considere usar um sistema automatizado para obter recompensas. Mais de um método de comunicação deve sempre ser usado para apresentar o programa.

Os líderes também devem se comunicar com suas equipes em reuniões menores sobre o programa e discutir a iniciativa. Como nem todas as equipes ou indivíduos trabalham no mesmo local, os líderes devem incluir os profissionais de home office por videoconferência para compartilhar informações do programa.

Revise o programa de reconhecimento de funcionários regularmente

Nenhum programa é perfeito, e mesmo excelentes programas devem ser atualizados para permanecerem eficazes. Avalie sempre a eficácia do seu programa, pois ele deve impactar positivamente outros fatores como desempenho, produtividade e rotatividade. E você pode usar várias maneiras de analisar mudanças nessas áreas, como ferramentas de pesquisa, entrevistas ou sessões de feedback.

A solicitação trimestral de feedbacks sobre o programa pode ajudar a determinar se os funcionários ainda valorizam os tipos de recompensas que estão recebendo. O feedback da liderança fornecerá mais informações se o programa está afetando ou não o desempenho no trabalho e os resultados dos negócios de maneira positiva.

Com esses dados, aplicando o People Analytics, é possível identificar quem foi formalmente reconhecido, quem não foi e como foi a evolução de performance dessas pessoas. Com esses dados, aplicando o People Analytics, é possível identificar quem foi formalmente reconhecido, quem não foi e como foi a evolução de performance dessas pessoas.

O People Analytics é definido como a coleta, análise e interpretação de dados para entender comportamentos e prever resultados. Essa metodologia cruza uma gama de dados disponíveis, conhecidos como big data, e os traduz em informações úteis para os gestores. Quer saber como aplicar o People Analytics na sua empresa? Clique aqui e acesse nosso conteúdo sobre o tema.

Além de avaliar o programa, você deve entender quais resultados são mais necessários. Uma pesquisa anual de envolvimento ajudará você a identificar as principais oportunidades de melhoria da empresa. Depois de coletar os dados, faça melhorias sempre que possível. Para todas as melhorias desejadas que você não puder fazer, não se esqueça de explicar o porquê.

Todas as organizações são diferentes umas das outras e os programas de reconhecimento devem ser adaptados a cada realidade.

Quais os impactos de não ter um programa de reconhecimento eficaz? 

Não realizar um programa de reconhecimento de funcionários da maneira correta gera grandes impactos na satisfação dos colaboradores da sua empresa. Assim, o funcionário sente-se negligenciado e não vê retorno de seu esforço, tendo impacto negativo na motivação e engajamento. 

Com isso, pode haver um aumento das práticas contraproducentes como absenteísmo, maiores taxas de erros, por fim, ocasionando o aumento do turnover. Isso ocorre, pois há uma perda do vínculo entre colaborador e organização, 

Dessa forma, os vínculos com a organização que sofrem impacto pela falta de um plano de reconhecimento eficaz são: 

  • Comprometimento organizacional
  • Percepções de suporte
  • Reciprocidade
  • Justiça

Dessa forma, o não reconhecimento de um colaborador irá impactar a qualidade do trabalho e das entregas, gerando assim, prejuízos para a organização, bem como, prejudicando a retenção de talentos. 

5 dicas de programas para reconhecimento de funcionários

  1. Bônus no salário por meta atingida: toda vez que o colaborador atinge uma meta, ele recebe um acréscimo em seu salário.
  2. Comissões de vendas ou participação nos lucros da empresa: tradicional ação de reconhecimento para colaboradores da área de vendas. Eles recebem uma percentagem do valor de cada venda que realizam.
  3. Meritocracia: todos os colaboradores são informados sobre alguns indicadores de seu desempenho que serão acompanhados pela empresa e, conforme atingem determinados patamares positivos, sua remuneração é aumentada proporcionalmente.
  4. Plano de carreira: estipulam-se critérios objetivos para que um colaborador possa se candidatar a postos mais elevados na hierarquia da empresa.
  5. Entrega de prêmios de reconhecimento: troféus, diplomas, jantares, viagens e até mesmo bens materiais, como computadores e celulares, podem ser entregues para os colaboradores de melhor desempenho em suas áreas.
  6. Feedbacks: O feedback também pode ser usado como ferramenta de reconhecimento profissional. O próprio feedback positivo dado na frente da equipe ou formalizado em uma plataforma já é uma excelente forma de reconhecer um trabalho bem feito. O feedback é uma técnica que já funciona, por conta própria, como motivadora e propulsora de produtividade e comprometimento. Quanto mais o colaborador é reconhecido nas suas atividades, mais ele produz.

Conclusão

Um programa para reconhecimento de funcionários impacta vários aspectos do ambiente de trabalho, desde atendimento ao cliente até o relacionamento da equipe. As empresas precisam parar de pensar nele como uma ideia bonita, mas difícil de realizar, e entender todos os benefícios que ele pode trazer para o negócio.

O reconhecimento dos funcionários é uma maneira poderosa de qualquer organização ter sucesso e o uso de um programa de reconhecimento, especialmente projetado para os funcionários da organização, pode ser uma maneira extremamente eficaz para que as equipes se sintam valorizadas, tenham um desempenho melhor e permaneçam envolvidas.

A implementação de um programa de reconhecimento de funcionários bem-sucedido pode parecer imponente, no entanto, seguindo as orientações acima, você pode simplificar e agilizar seus esforços.

Quer aprender mais sobre como reconhecer seus funcionários? Clique aqui e acesse nosso artigo sobre práticas de reconhecimento profissional.

 


 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Luana

Luana

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília, atuou na Praxis Consultoria Jr. na área de Gestão de Pessoas e de Recrutamento e Seleção. Realizou estudos na área de Desempenho de Equipes no contexto de trabalho e possui experiência na área de Gestão de Desempenho e TD&E.

Deixe um comentário