Blog ImpulseUP
atrair e reter talentos logística

4 estratégias para atrair e reter talentos em logística

A retenção de talentos é um desafio constante para as empresas, especialmente em um mercado de trabalho em rápida evolução. Assim, se você é um profissional de RH que atua em uma empresa do setor de logística, você sabe que atrair e reter talentos é uma tarefa muito difícil.

Segundo uma pesquisa realizada pela HP, apenas 31% se sentem consistentemente confiantes na sua proficiência nas competências que apresentam. No entanto, no setor de logística, a maior parte dos profissionais estão se inserindo no mercado de trabalho. Segundo a ABOL, 46,2% dos operadores logísticos apresentam mais de 20% da equipe pertencente a geração z, por isso não apresentam as competências necessárias. Sendo assim, o cenário se torna ainda mais complexo. 

Pensando nisso, nesse artigo, vamos apresentar técnicas que você pode utilizar para atrair e reter talentos na sua empresa. 

 

Como está a gestão de talentos no setor de logística? 

 

A gestão de talentos é toda a atuação do RH que engloba desde a atração de talentos até a retenção deles. Assim, é possível encontrar profissionais capazes de contribuir para a sua organização e mantê-los, reduzindo o turnover e os desenvolvendo cada vez mais. 

No entanto, segundo uma pesquisa realizada em 2019 sobre recursos humanos em logística, o principal motivo para mudar de empresa no setor de logística foi a impossibilidade de promoção, apontada por 26% dos entrevistados. Além disso, questões como salário (26%), falta de visão da empresa (16%) e relações interpessoais (14%) também foram apresentadas como causas para a mudança. 

Outros motivos para a rotatividade no setor de logística são: 

  • Colaboradores não se sentirem valorizados e ouvidos 
  • Horários exaustivos e sem a contribuição do colaborador na geração das escalas  
  • Falta de interação de um setor com o outro 
  • Falta de planos de desenvolvimentos para todos os colaboradores
  • Escassez de processos seletivos internos claros e aberto a todos

 

Com isso, apenas 7% dos entrevistados não mudaram de empresa, alertando sobre a urgência de investir na gestão de talentos. Por isso, vamos apresentar aqui as principais técnicas de atração e retenção de talentos para sua empresa.  

 

Estratégias para atração e retenção de talentos em logística

 

As estratégias de atração e retenção de talentos é ideal para superar a dificuldade de contratação de profissionais qualificados no setor de logística. Assim, é importante saber identificar um talento e mantê-lo na empresa. 

 

 

  • Plano de cargos e salários

 

 

Para que sua empresa seja capaz de atrair grandes talentos, é fundamental ter um plano de cargos e salários bem estruturado. Desse modo, mesmo com a escassez de grandes talentos no setor de logística, sua empresa será capaz de atrair profissionais qualificados por meio de cargos claros e bem descritos e uma remuneração justa. 

Para tornar sua empresa ainda mais atrativa para grandes talentos, o acréscimo de bonificações e benefícios podem ser diferenciais. Dessa forma, o investimento financeiro que uma empresa faz em um colaborador gera maior comprometimento calculativo. Assim, essa estratégia é ideal para setores com baixa quantidade de talentos. 

Dessa forma, uma remuneração justa não só atrai talentos como também os mantém na empresa. 

 

 

  • Employer branding

 

 

Employer branding ou a gestão da marca empregadora é a imagem e reputação da organização como um empregador. Sendo assim, a forma que a sua empresa se posiciona também atua como um atrativo para talentos na sua empresa.

Assim, uma empresa certificada pela Great Place to Work, por exemplo, pode ser um atrativo para colaboradores. Dessa forma, cuidar da imagem da empresa, promovendo a maior satisfação dos colaboradores, pode ser uma forma de atrair talentos. 

Uma forma de acompanhar como está o Employer Branding da sua empresa é por meio do e-NPS. Esse indicador, traduzido como Índice de Promotores Líquidos dos Colaboradores, refere-se a uma métrica usada para medir o nível de satisfação e engajamento dos colaboradores com a empresa. Assim, pode te direcionar para uma melhor gestão da marca empregadora. 

 

 

  • Plano de carreiras

 

 

O plano de carreiras fornece ao colaborador a oportunidade de crescimento. Desse modo, se fortalece a perspectiva de futuro na organização, bem como é atendida a necessidade de reconhecimento do colaborador. Assim, ao estruturar um plano de carreira, seus colaboradores se mantêm mais engajados e motivados, reduzindo a rotatividade na organização. 

Além disso, ao preparar o colaborador para avançar em sua carreira, você estimula o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores. Assim, você mantém os talentos da sua empresa, mas também desenvolve novos talentos. 

 

 

  • Pesquisa de clima organizacional

 

 

O clima organizacional é referente a forma que os colaboradores enxergam a organização, sendo constituído por meio da experiência dos funcionários. Assim, a pesquisa de clima possibilita intervenções que impactam positivamente na produtividade e na retenção e atração de talentos. Além disso, proporciona outros benefícios como a análises e ações de aperfeiçoamento para a liderança; a redução de conflitos e problemas; a identificação de pontos fracos e fortes; e a promoção de um local de trabalho seguro, com condições físicas apropriadas. 

Com isso, acompanhar o clima da sua empresa permite que seu RH atue para a maior satisfação e bem-estar dos colaboradores, sendo esse um tópico fundamental para a retenção de talentos. 

 

Coloque em prática!

 

Para que essas estratégias sejam eficazes, é importante utilizá-las dentro da jornada do colaborador. Sendo assim, a jornada do colaborador envolve todo o período de um profissional em uma empresa, desde o processo seletivo até o desligamento. 

Assim, essas práticas devem estar presentes por toda a jornada do colaborador e não apenas na contratação. Isso garante que os talentos atraídos se mantenham na sua empresa. 

Dessa forma, é importante se atentar para a etapa de nutrição durante a jornada do colaborador. Essa etapa ocorre constantemente durante toda a permanência de um profissional em uma empresa, ou seja, essas estratégias apresentadas devem ser aplicadas continuamente para o alcance dos objetivos desejados. 

Por fim, essas estratégias para atrair e reter talentos em logística contribuem para um maior vínculo entre colaborador e organização. Com isso, alguns benefícios dessa prática são: 

  • melhorias para a produtividade 
  • redução da taxa de turnover 
  • melhor qualidade para as entregas feitas
  • estabelecimento de metas mais realistas
  • permite um clima organizacional mais positivo
  • estimular o surgimento de novas lideranças e realocação desses talentos
  • incentivar o trabalho em equipe
  • modernização de alguns processos que ajudam o colaborador no desempenho 
  • diminuir acidentes de trabalho 

 

Dessa maneira, você será capaz de superar a escassez de talentos no setor de logística, além de cultivar, atrair e reter seus próprios talentos no setor de logística. Assim, as estratégias apresentadas introduzidas em uma jornada do colaborador bem estruturada irão impulsionar o futuro da sua empresa, fazendo com que ela se destaque no setor de logística. 

Com isso, revolucione sua gestão de talentos em logística! Use o nosso kit de competências de avaliação de desempenho para logística para ajudar na sua relenção de talentos. Baixe agora e comece a construir uma equipe de logística de alto desempenho hoje mesmo!”

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário