Blog ImpulseUP
Alinhamento Estratégico

Alinhamento Estratégico: o que o RH tem a ver?

Sua empresa já se encontrou em uma encruzilhada, tentando aplicar Planejamentos Estratégicos que não deram certo? Ou talvez tenha notado uma desmotivação persistente com trabalho em equipe entre os colaboradores. Se a resposta for um “sim”, isso pode não ser totalmente problema das estratégias ou das pessoas na organização, mas, sim, da falta de um Alinhamento Estratégico de sucesso!

Olhar para esse recurso nem sempre se torna prioridade quando há a urgência de consertar algo que está dando errado. Por isso, conhecer o que é e como realizar um Alinhamento Estratégico é fundamental para entender a necessidade de aplicá-lo e fazê-lo constantemente, como uma prática de manutenção da organização. 

Entretanto, um Alinhamento Estratégico de sucesso tem uma chave essencial para dar certo: a contribuição do RH como movimentador do capital humano da organização. Assim, a gestão de um RH Estratégico se mostra muito benéfica para a empresa relacionar a estratégia às pessoas e tornar o trabalho mais harmonioso e cooperativo com seus objetivos maiores.

Venha entender mais sobre o Alinhamento Estratégico, conceito essencial para toda organização!

O que é Alinhamento Estratégico?

Vamos explorar mais a fundo sobre o que é Alinhamento Estratégico e por que vê-lo como fundamental na sua empresa!

O Alinhamento Estratégico é um recurso com objetivo de unificar a visão dos colaboradores conforme a visão da empresa sobre sua identidade e propósitos. Consequentemente, formular estratégias que estejam segundo os princípios e sejam entendidas por todos se torna uma perspectiva muito real. 

Em outras palavras, pode se dizer que o Alinhamento Estratégico é uma ferramenta usada para direcionar o foco de todos na empresa a um caminho compatível com a Cultura Organizacional. Assim, é necessário mobilizar toda a estrutura da corporação para que os pilares da Cultura, denominados de Missão, Visão e Valores, sejam transmitidos e compreendidos pelos colaboradores.

Porém, mais importante ainda, é criar um senso de identificação com o propósito da empresa. Se identificar e se sentir pertencido, depende do quanto daquilo que foi proposto como princípio é visto no dia-a-dia e se integra naturalmente às atitudes dos colaboradores. Seguindo essa lógica, o Alinhamento Estratégico depende que os pilares sejam estáveis e conforme o que foi transmitido para a organização.

Além disso, o Alinhamento Estratégico é um fator crucial do Planejamento Estratégico, pois a mobilização feita tem o objetivo de que todos trabalhem em sinergia para executar as estratégias com sucesso.

Entenda mais sobre a relação entre os conceitos citados: 

Pilares fundamentais da Cultura Organizacional

Essencialmente, pilares são sustentadores de algo, seja no sentido literal, usado para construções físicas, seja no sentido figural, ligado, por exemplo, a Identidade. São justamente os três pilares, Missão, Visão e Valores, que sustentam a Cultura Organizacional, identidade de uma empresa. Igualmente, são tais princípios que unem as pessoas em uma coesão e consonância.

Os três pilares, conhecidos também como MVV, são guias para traçar os objetivos maiores e fazer um Planejamento Estratégico que esteja intimamente ligado ao que a empresa se propõe a ser. Portanto, a definição desses princípios é o primeiro passo do Alinhamento Estratégico, sendo essencial descrever seus conceitos: 

Missão

A missão é o 1º pilar a ser definido. Se caracteriza como o motivo da organização existir e quais demandas do mercado e da sociedade ela busca atender. 

 

Visão

 

A visão indica onde a empresa quer estar no futuro e quais são seus propósitos e sua identidade comuns a versão do futuro.

 

Valores

 

Valores são os princípios de atitude e de comportamento que guiam a forma que se realiza o trabalho, tanto em relação ao ambiente interno, com colegas de trabalho, quanto ao externo, com clientes. 

Tão importante quanto as empresas serem únicas e diferentes, os colaboradores terem acesso constante aos princípios e saberem da situação atual da empresa no mercado é crucial para o Alinhamento Estratégico. Por isso, uma vez definidos os pilares da Cultura Organizacional, é importante criar um Culture code e fazer um alinhamento de expectativas constante com os colaboradores.

 

Alinhamento e Planejamento Estratégicos 

Como visto, não é apenas o conhecimento sobre a cultura da empresa que basta para realizar um Alinhamento Estratégico. É utilizado para fazer com que, não só os colaboradores saibam sobre a Cultura, mas também apliquem os princípios nas estratégias.

No mundo organizacional, é comumente sabido que o Planejamento Estratégico deve sempre contar o risco da imprevisibilidade. Por isso, um trabalho cooperativo em prol dos princípios da organização diminui esse risco. Conhecer as prioridades, conforme os propósitos, permite flexibilizar as estratégias, tornando-as mais adaptáveis a qualquer contratempo. E conhecer os propósitos é feito com o Alinhamento Estratégico

Assim, sua empresa acaba construindo equipes que demandem que todas as partes trabalhem a fim de responder às imprevisibilidades de maneira congruente com o proposto e em tempo hábil.

Dessa forma, se o Alinhamento Estratégico é feito para os colaboradores compreenderem o propósito da empresa e, consequentemente, se esforçarem para que Planejamento Estratégico funcione com sucesso, o foco dessa ferramenta são as pessoas! Então, como investir nas pessoas? 

Veja como o próximo tópico pode responder a essa pergunta!

 

RH e Alinhamento Estratégico

Numa esfera organizacional de constante transformação, o RH Estratégico vêm se tornando tendência e adquirindo destaque no mercado. Ao se opor à dinâmica tradicional de ser uma área unicamente operacional, se apresenta como o sistema que mais exerce influência na empresa. Isso porque seu trabalho com a gestão de pessoas, parte vital de qualquer organização, se tornou estratégico e ligado diretamente aos pilares da Cultura. 

Por estar diretamente relacionado aos princípios, é preciso deixar outra transformação ocorrer: o reconhecimento do RH pelos demais líderes da empresa como um parceiro estratégico. Assim, uma comunicação eficiente para o compartilhamento de dados e informações se torna fluida à medida que se percebe a contribuição dessa área.

O RH Estratégico pode ser um catalisador do Alinhamento Estratégico ao ter a capacidade de realizar um alinhamento qualitativo da empresa ao mercado, grande diferencial no sistema. Ao capacitar os colaboradores de acordo com suas demandas e os propósitos da empresa, a produtividade e a qualidade são impulsionadas a fim de cumprir as metas que se tornam comuns entre organização e trabalhadores. 

Assim, uma das principais contribuições do RH Estratégico é a capacidade de estimular nos colaboradores a execução prática da Cultura Organizacional, essência do Alinhamento Estratégico, juntamente com a excelência nas determinadas áreas. 

E esse não é um grande insight sobre como ter sucesso no Alinhamento Estratégico da sua empresa? Entenda as consequências do trabalho do RH Estratégico e por que ele se mostra como a chave para o sucesso.

Consequências do Alinhamento Estratégico feito por um RH Estratégico 

  • Maior adesão e comprometimento dos colaboradores

Uma consequência do estímulo sobre a Cultura, feito através do Alinhamento Estratégico, é a mobilização multiplicadora dos colaboradores. Além disso, o RH Estratégico tem a capacidade de medir, analisar e acompanhar a aderência à cultura organizacional, a partir de Avaliações de Desempenho baseada nos valores.

 

  • Projeção de metas e decisões estratégicas

 

A participação significativa que a Área do RH deve ter na condução do Alinhamento Estratégico é evidenciada pelo seu grande trabalho com o coração da empresa: os colaboradores. O RH estratégico pode ajudar em metodologias de gestão de objetivos e metas, como OKRs e KPIs, a partir de seus conhecimentos sobre as áreas e sobre as pessoas. 

Também é possível tornar as metas mais reais, dinâmicas e melhor gerenciáveis ao ter noção do ritmo das pessoas e um olhar mais empático para o trabalho. 

 

  • Maior autonomia e confiança nos colaboradores

 

A partir do Alinhamento Estratégico, os colaboradores ganham capacidade para direcionar suas decisões com base na Cultura, incutida em suas ações. A identificação e pertencimento surgidos após o processo do Alinhamento Estratégico faz com que o trabalho seja mais cooperativo, engajado e coerente com um propósito comum.

  • Entendimento sobre o papel de cada cargo e setor

O Alinhamento Estratégico gera um entendimento do papel de cada colaborador e de cada setor. Motivar um trabalho mais cooperativo entre as áreas requer uma comunicação eficiente entre equipes e com clareza entre as informações. 

A partir dessa compreensão, o RH Estratégico terá a possibilidade de ser uma gestão mais efetiva de talentos e de competências 

 

Alinhamento Estratégico, na prática

Bom, trouxemos toda a teoria e as contribuições benéficas do Alinhamento Estratégico, principalmente ligado a ação do RH. Mas como realizá-lo em práticas constantes? 

Aqui está algumas dicas que podem ser incorporados às ações do RH Estratégico da sua empresa a fim de alinhar os colaboradores em todas as etapas do trabalho:

1. Processo Seletivo Alinhado

  • Desenvolva uma abordagem de recrutamento e seleção que avalie as afinidades com os princípios da Cultura de sua empresa, além das habilidades técnicas. Isso terá reverberações futuras com o Alinhamento Estratégico, por poupar uma grande mobilização da estrutura em torno de sua aplicação. 
  • Elabore descrições de cargos mais detalhadas de como cada posição contribui para o alcance dos objetivos estratégicos.

2. Comunicação Assertiva

  • Crie canais de comunicação transparentes que facilitem a troca de informações entre lideranças e RH, assim como RH e colaboradores. Por mais que seja papel do RH facilitar a comunicação das áreas, é de igual responsabilidade das áreas serem comunicativas e transparentes.
  • Incentivo do feedback construtivo e de reconhecimento. Além de os feedbacks serem uma ótima ferramenta de comunicação, promove também um bom clima organizacional.

3. Investimento no Desenvolvimento Profissional

  • Elabore programas de desenvolvimento personalizados conforme a identificação das habilidades necessárias e as demandas de cada área. Capacitar seus colaboradores é sempre um ato que gera frutos positivos. 
  • Divulgue e incentive a participação em palestras, eventos e cursos

4. Matriz SWOT para Identificar Forças e Fraquezas

  • Use a ferramenta Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) para melhor compreensão de como deve ser o Alinhamento Estratégico na sua empresa

Conclusão:

Ao longo dessa exploração conjunta sobre o Alinhamento Estratégico, a necessidade de sua aplicação séria e constante foi reforçada pela evidência de que sua falta tem sido o centro de vários problemas enfrentados. Olhar para o Alinhamento estratégico como um recurso necessário deve ser uma das prioridades, sim. 

Além disso, a essencial atuação do RH Estratégico para formulação do Alinhamento Estratégico se mostrou indiscutível. Tratar a área do RH como um catalisador que impulsiona a organização é a tendência do mercado e das organizações. 

Portanto, é importante lembrar que toda a teoria e as formulações não são abstratas, mas, sim, chaves entregues para que sua empresa tenha a harmonia necessária no trabalho. O caminho está claro, resta agora apenas coragem de abraçar essa mudança e moldar um futuro organizacional próspero.

Autora

Júlia de Landa Vergara

Sou graduanda de Psicologia pela Universidade de Brasília, UnB. Atualmente, atuo na Praxis Consultoria Jr. como consultora e assessora de projetos, fazendo parte da Diretoria de Projetos.

Referências

Ludos.Pro. (2022, January 17). Alinhamento estratégico: o que é e como elaborar nas empresas. Ludos Pro. https://www.ludospro.com.br/blog/alinhamento-estrategico

Pontotel. (2023, May 24). Entenda a importância do alinhamento estratégico para as empresas e veja como implementar! Pontotel. https://www.pontotel.com.br/alinhamento-estrategico/

Pereira, M. (2021, September 23). Alinhamento estratégico: como fazer e qual a sua importância | Runrun.it. Runrun.it Blog. https://blog.runrun.it/alinhamento-estrategico/

Deixe um comentário