Blog ImpulseUP
desafios de RH logística

7 desafios de RH de logística e como superá-los

O setor de logística é um setor de extrema importância para a economia nacional, de modo que ele é responsável por 2% do PIB do país. No entanto, ele apresenta alguns desafios particulares que impactam a atuação do RH. Com isso, superar esses desafios do RH de logística irá contribuir para um crescimento cada vez maior da sua empresa e do setor. 

Por isso, acreditamos que é fundamental que os gestores de RH do setor de logística conheçam e compreendam os impactos desses desafios. Dessa forma, nesse artigo, iremos orientá-los para que você possa levar sua empresa para um novo nível. 

 

Desafios atuais do setor de logística

 

O contexto de organizações do setor logístico envolve lidar com demandas inconstantes durante o ano, domínio da cadeia de suprimentos e gestão dos custos. Além disso, isso tudo precisa ser feito de forma sustentável e enquanto os colaboradores se adaptam ao uso de novas tecnologias. 

Assim, 40,5% das empresas sofrem com a dificuldade na previsibilidade de demanda no setor e 1 a cada 3 empresas sofrem com a falta de centralização de informações, segundo pesquisa realizada pela Trackage. Com isso, é importante compreender como o RH pode ajudar sua empresa a superar esses desafios. 

 

7 Desafios de RH de logística

 

Como vimos, as demandas do RH no setor de logística, exigem um foco diferente, Desse modo, é necessário compreender a origem dos desafios para, assim, ser capaz de superá-los de forma eficiente. 

 

 

  • Retenção de talentos

 

 

Encontrar grandes talentos é uma tarefa desafiadora, especificamente no setor de logística. Isso ocorre porque, com a escassez de profissionais qualificados, há uma grande competição do mercado para atrair esses colaboradores. Sendo assim, a retenção de talentos se torna um grande desafio, aumentando o risco de saída de profissionais antigos e experientes. 

Como superar esse desafio?

Tendo em vista o desafio de reter os talentos em sua empresa, é fundamental estruturar um programa de retenção de talentos, estratégico e eficiente. Isso não se reduz apenas a salários  competitivos, mas também a criação de vínculo entre a organização e o colaborador. 

Dessa forma, algumas práticas podem contribuir para a formação desse vínculo como por exemplo:

  • Liderança motivadora: Uma liderança que acompanha os processos, direciona sua equipe e reconhece e comemora o sucesso de seu time é um fator de grande impacto para a permanência de um colaborador na organização. 
  • Feedbacks: Reconhecer e direcionar o colaborador é uma forma de dar suporte e direcionar seu desenvolvimento, melhorando a percepção de suporte organizacional. 
  • Capacitação: Assim como os feedbacks, os cursos direcionam o desenvolvimento do colaborador. No entanto, o investimento em cursos e capacitações atuam também sobre a percepção de reciprocidade. Ou seja, a empresa está investindo no colaborador, por isso ele sente que deve devolver esse investimento em bons resultados. 

 

 

  • Capacitação e desenvolvimento

 

 

A capacitação não é apenas uma forma de reter talentos, mas também de criar talentos. Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos, 46,2% das operadoras logísticas têm mais de 20% dos funcionários pertencentes à geração Z. Ou seja, uma parte significativa dos funcionários de logística são jovens. 

Como superar esse desafio?

Desse modo, desenvolver as competências necessárias para a atuação é fundamental, sendo imprescindível o investimento em capacitação desses profissionais. Por isso, treinamentos básicos devem ser ministrados logo no início da jornada do colaborador, visando desenvolver competências básicas. 

Com isso, algumas dicas são: 

  • Utilize a avaliação de desempenho para direcionar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores; 
  • Estruture planos de desenvolvimento individuais; 
  • Estimule o desenvolvimento constante de seus colaboradores. 

 

 

  • Adaptação à tecnologia 

 

 

Considerando os altos custos operacionais e a baixa produtividade no setor de logística, a tecnologia se apresenta como uma ótima contribuição. Dessa forma, ela possibilita uma maior eficiência na rotina dos seus colaboradores. 

Assim, adotar softwares para a automação de processos na sua empresa possibilita uma gestão automatizada, bem como a integração de informações em um só lugar. Assim, é possível tornar os processos mais rápidos, evitando atrasos e aumentando a satisfação do cliente.  

Como superar esse desafio?

Sendo assim, é papel do RH preparar os colaboradores para a inserção de novas tecnologias na rotina dos colaboradores. Assim, é necessário preparar os funcionários para novos cargos e novas atividades, fornecendo recursos para que os profissionais acompanhem as mudanças instauradas. 

Pensando nisso:

  • Identifique quais cargos sofrerão mudanças com a implementação de tecnologia, 
  • Mapeie as novas competências necessárias, 
  • Estruture um plano de desenvolvimento para esses colaboradores, 
  • Implemente as novas tecnologias de forma gradual. 

Assim, seus colaboradores acompanharão os avanços de sua empresa de forma eficiente 

 

 

  • Engajamento e bem-estar dos colaboradores

 

 

Ter um colaborador engajado e que se sente bem no trabalho é o desejo de qualquer empresa que conheça o impacto desses fatores. Um colaborador engajado apresenta maior esforço no trabalho, maior desempenho, menos faltas e menor rotatividade. Assim, estimular o bem estar e o engajamento dos colaboradores gera retornos para a organização por meio de ideias inovadoras e melhor desempenho. 

Dessa forma, iniciativas para promover o engajamento e o bem estar dos colaboradores são capazes de solucionar dores como: atrasos de entrega (apontada por 21,4% dos entrevistados) e problemas de comunicação com a equipe (apontada por 31% dos entrevistados). 

Como superar esse desafio?

Assim, é papel do RH atuar para a melhora da comunicação interna, unificando o canal de comunicação entre áreas e promovendo o alinhamento organizacional. Dessa forma, é possível evitar a sobrecarga dos colaboradores por retrabalhos e erros. 

Além disso, reconhecer o cumprimento de metas dos colaboradores, dar feedbacks e assegurar a saúde e condições seguras no trabalho são formas eficazes de ter um colaborador mais engajado e satisfeito com o trabalho. 

 

 

  • Planejamento sucessório 

 

 

O setor de logística carece de grandes talentos para ocupar cargos de liderança, de modo que isso pode causar vacância de cargos altos ou líderes ineficazes. Assim, estruturar um plano de sucessão, além de beneficiar o planejamento a longo prazo da organização, permite que seus colaboradores se mantenham motivados com a perspectiva de crescimento. 

Além disso, 28,6% das empresas do setor logístico sofrem com a falta de gestão centralizada. Isso é um alerta para a necessidade de uma liderança eficaz, visto que para uma atuação direcionada, planejada e eficaz, é necessário desenvolver uma visão holística da organização. 

Como superar esse desafio?

Desse modo, é necessário que o RH construa um plano de carreiras e sucessão, identificando antecipadamente e de forma estratégica quais colaboradores apresentam risco de saída e quem poderia ser seu sucessor. 

Assim, é necessário também identificar a necessidade de preparação para esses sucessores. Isso pode ser feito por meio de uma gestão de desempenho que envolva: avaliações, acompanhamento de metas, feedbacks e desenvolvimento. Dessa maneira, é possível direcionar o colaborador por uma trilha de carreira clara e eficaz. 

 

 

  • Flexibilidade e resiliência organizacional

 

 

Considerando a falta de previsibilidade das demandas do setor de logística que sofre influência de sazonalidades e tendências, promover a flexibilidade e a resiliência organizacional é um desafio que precisa ser superado para a sobrevivência da empresa. 

Como superar esse desafio? 

Assim, é necessário promover um pensamento estratégico e se preparar para as variações de mercado. Algumas formas de fazer isso são: 

  • Acompanhar as variações de vendas no mercado durante o ano, identificando sazonalidades
  • Aplicar metodologias de gestão de mudanças, buscando identificar formas de superar momentos de baixas nas vendas. 
  • Utilizar dados para prever variações e se preparar para elas.

 

 

  • Segurança no trabalho

 

 

O setor de logística, devido à sua natureza dinâmica e às vezes perigosa, requer uma atenção especial à segurança para prevenir acidentes e garantir a saúde dos colaboradores. Acidentes de trabalho, segurança dos trabalhadores e das cargas são grandes necessidades no setor de logística. Assim, é necessário que os colaboradores saibam como evitar danos e tenham confiança e que estão seguros em seu ambiente de trabalho.

Como superar esse desafio?

Fornecer alguns treinamentos, podem contribuir para a maior segurança dos trabalhadores e das cargas: por exemplo:

  • Treinamento em Segurança na Operação de máquinas;
  • Curso de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros;
  • Curso de manuseio de cargas;
  • Gestão de Riscos na Logística;
  • Normas e Regulamentações de Segurança do Trabalho;
  • Curso de direção defensiva; 
  • Curso de transporte de cargas.

Além disso, buscar se adequar às exigências da certificação ISO (International Organization for Standardization), contribui para a qualidade e padronização, além de documentar processos e realizar monitoramentos constantes. Assim, essa certificação também é uma forma de aumentar a segurança no trabalho. 

Dessa forma, é importante destacar que 69% dos operadores logísticos apresentam Certificação ISO segundo a ABOL, sendo cada vez mais uma preocupação das empresas do setor.

 

O RH no futuro do setor de logística

 

Por fim, ao considerarmos as mudanças frequentes no setor, vemos a necessidade da atuação do RH para preparar os colaboradores para prestar um serviço qualificado e eficaz. Assim, a capacitação de equipes e a contribuição para decisões fundamentadas e estratégicas são algumas das contribuições do RH para garantir a sobrevivência das empresas do setor.

Por isso, confronte e vença os 7 maiores desafios de RH no setor de logística! Baixe agora o nosso kit de competências de avaliação de desempenho e obtenha as ferramentas necessárias para superar obstáculos e maximizar o potencial do seu time. Clique aqui e transforme os desafios em oportunidades de crescimento!

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário