Blog ImpulseUP
tendências de RH logística

Principais Tendências de RH no Setor de Logística para 2024

O Setor de logística reúne um conjunto de serviços vitais para a economia. Com isso, para facilitar o fluxo de forma ágil e eficiente, há algumas especificidades nas tendências de RH para o setor de logística que irão contribuir para a maior eficiência e agilidade dos colaboradores. 

Pensando nessas especificidades do setor de logística, aqui nesse artigo, iremos abordar as principais tendências para 2024, como aplicá-las e quais os benefícios gerados.

 

Quais as principais necessidades do setor de logística? 

 

Antes de apontar quais as tendências de RH para o setor de logística, é importante compreender o que os colaboradores da área priorizam. Sendo assim, com base em uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL), iremos destacar qual o posicionamento que os operadores logísticos querem assumir atualmente. 

 

Flexibilidade e customização

 

A cada dia, percebe-se mais o impacto do valor agregado ao serviço no setor de logística. Dessa forma, os trabalhadores do setor percebem a maior importância de investir em um serviço personalizado que se aproxime do cliente. 

Entre os operadores de logística entrevistados, 61% apontaram a necessidade de destacar a flexibilidade e customização de seus serviços. Sendo assim, algumas práticas que podem favorecer esse posicionamento são: 

  • Agendamento de horários de entrega
  • Embalagens características
  • Cordialidade dos funcionários na entrega

 

Qualidade e integridade da carga

 

Garantir a qualidade e a integridade da carga é um cuidado fundamental para a imagem da empresa, reduzindo a quantidade de reclamações dos clientes e se destacando no mercado. Isso gera uma maior confiança dos clientes em sua empresa, melhorando assim as vendas de seu serviço. 

Esse posicionamento foi priorizado por 59% dos operadores e está intimamente ligado à garantia de satisfação dos clientes. Assim, você pode colocá-lo em prática por meio de: 

  • Protocolos e critérios bem definidos para o armazenamento de carga
  • Transporte adequado e seguro de produtos
  • Embalagens reforçadas que gerem a proteção adequada
  • Cuidado no desembarque da carga e na entrega ao cliente

 

Segurança nas operações

 

Garantir a segurança nas operações é algo que deve estar presente desde a contratação do serviço e do pagamento, até a entrega final. Isso irá possibilitar a maior confiabilidade da empresa. Assim, é importante que sua empresa possua meios para garantir a segurança das mercadorias e dos dados de seus clientes. 

Esse posicionamento apontado por 52% dos operadores logísticos é crucial para a boa relação entre a empresa e o cliente. Assim, algumas dicas para sua aplicação são: 

  • Plataforma segura de pagamento online 
  • Seguro de mercadorias para casos de roubos ou furtos
  • Rastreamento em tempo real

 

Surpreendentemente, velocidade de entrega só foi um posicionamento apontado por 10% dos operadores de logística. No entanto, isso ocorre devido à proximidade dos prazos das empresas, fazendo com que a velocidade não seja um diferencial. Assim, percebe-se a necessidade priorizar a experiência do cliente acima da rapidez. 

 

Tendências de RH para o setor de logística

 

Conforme o que foi apresentado no atual posicionamento priorizado pelos operadores de logística, é cada vez mais importante garantir a satisfação e a boa experiência do cliente. Dessa forma, surge o dever do RH de atuar para o maior preparo e eficiência do colaborador para o alcance desses objetivos.

Por isso, aqui, vamos te ajudar a compreender como tirar esse planejamento do papel por meio de ações de RH.

 

Treinamento e desenvolvimento

 

A aplicação de treinamentos irá permitir ensinar ao colaborador boas práticas e técnicas necessárias no setor de logística. Com isso, Alguns possíveis temas de treinamento são:

  • Como traçar rotas de entrega de forma mais eficiente?
  • Protocolos de armazenamento dos produtos
  • Como estabelecer uma comunicação cordial com o cliente?
  • Legislações
  • Ferramentas de software

 Assim, haverá um padrão de comportamentos ensinados e aprimorados por seus colaboradores, visando melhorar a satisfação do cliente. Além disso, os treinamentos podem contribuir para a implementação de inovações e mudanças na empresa.

Apesar do treinamento ser uma forma de desenvolver os colaboradores, não é a única forma. Sendo assim, o acompanhamento cotidiano dos colaboradores, por meio de ações de desenvolvimento, faz com que eles desenvolvam suas competências e habilidades frequentemente. 

Com isso, o desenvolvimento fará parte da rotina de trabalho, sem precisar destinar horas do dia em um treinamento.

Isso pode ser feito, por exemplo, passando atividades como: 

  • Escutar podcasts de atendimento ao cliente
  • Realizar mini cursos online sobre segurança no trabalho
  • Assistir TED talks

Assim, tanto os treinamentos como atividades de desenvolvimento mais breves devem ser incorporadas na rotina de trabalho de seu colaborador. Com isso, ele será capaz de realizar diferentes tarefas com eficácia e domínio, melhorando os resultados da empresa, mesmo que o colaborador não tenha muito tempo de experiência. 

 

Plano de carreiras 

 

O plano de carreiras é uma forma de preparar lideranças eficazes para sua empresa. Assim, é possível ter lideranças que progridem na empresa, conhecendo cada etapa dos processos da empresa, criando uma visão holística e estratégica. 

Além disso, a possibilidade de crescimento na carreira age como um fator motivador para os colaboradores, impactando positivamente o desempenho e o engajamento. Dessa maneira, estruturar um plano de carreiras é benéfico para os colaboradores, bem como para a empresa. 

Com isso, alguns benefícios do plano de carreira são: 

  • Desenvolvimento de talentos
  • Diminuição da rotatividade
  • Alto retorno do investimento

 

Reconhecimento e valorização

 

A prática de reconhecimentos e valorização de colaboradores com alta performance, aumenta a frequência de comportamentos desejáveis na organização. Sendo assim, essa é uma forma de fortalecer os posicionamentos apontados acima, por exemplo. 

Desse modo, reconhecer os colaboradores que garantiram a qualidade e integridade dos produtos ou que foram cordiais com os clientes pode ser uma forma de fortalecer esses comportamentos entre os funcionários.

Portanto, algumas formas de reconhecer e valorizar esses colaboradores são: 

  • Bonificações
  • Certificados e premiações
  • Dias de folga 
  • Promoções

Essas são algumas sugestões para implementar valorizações pontuais, mas esses reconhecimentos podem ser feitos de forma mais frequente e detalhada por meio de feedbacks. Assim, feedbacks podem ser fornecidos pelos gestores, quando um colaborador se destaca por um comportamento desejável. 

 

Data Science 

 

A Data Science ou Ciência de Dados envolve a coleta, classificação, análise e comunicação de informações de modo que contribui para a tomada de decisões. No RH, essa prática está relacionada com o People Analytics, em que os dados são utilizados para compreender e prever o comportamento dos colaboradores, identificando maneiras de aumentar a eficiência, produtividade, engajamento e satisfação no trabalho.

Dessa maneira, há o reconhecimento do valor que um colaborador agrega à empresa. Assim, essa prática pode tornar as tendências de RH no setor de logística citadas acima mais direcionadas e certeiras. 

 

Direcionando seu RH para o futuro da logística

 

Acompanhar as tendências do setor de logística é uma forma de tornar a atuação do seu RH mais direcionada e específica.

Dica 1: Ao implementar as tendências de RH na sua empresa, tenha sempre em mente a sustentabilidade. Cultivar e desenvolver talentos hoje, resultará em grandes líderes amanhã. Por isso, pense sempre em como cuidar de seus colaboradores para garantir um futuro promissor para sua empresa. 

Dica 2: O uso de tecnologias é seu aliado. Ter o apoio de softwares para compilar os dados da sua empresa e fornecer insights valiosos irá agilizar processos do seu RH e reduzir erros. 

Então, se você deseja impulsionar sua empresa através de seus colaboradores, conheça a nossa plataforma de gestão de desempenho. Com uma interface intuitiva e módulos personalizáveis, podemos te ajudar a ter uma gestão de desempenho mais estratégica e baseada em dados, se destacando no seu setor. 

Fique à frente das mudanças do RH em 2024 com nosso eBook ‘Tendências de RH para o Setor de Logística’! Descubra as principais estratégias para otimizar a gestão de talentos no setor vital para a economia do país. Baixe agora e comece a transformar sua abordagem de RH no setor de logística!

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário