Blog ImpulseUP
Gestores de RH

O que esperar de Gestores de RH na sua empresa?

Saber o que esperar dos gestores de RH é algo fundamental para a estruturação de estratégias da sua empresa. No entanto, como definir as funções com tantas mudanças e novidades na área?

Atualmente, apenas ter conhecimento sobre questões administrativas e processos burocráticos não é mais o suficiente. Sendo assim, torna-se cada vez mais necessário ter uma visão estratégica e domínio de gestão de pessoas para ter um RH de grande impacto na na sua empresa. 

Assim, se quiser saber o que esperar dos seus gestores de RH para uma equipe inteligente e estratégica, vem com a gente!

 

O que são Gestores de RH?

 

“As quatro imagens que caracterizam o profissional de RH do futuro são as de parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudança”

(Flannery, 1997)

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) realizada pelo Ministério do Trabalho, os Gestores de RH são aqueles responsáveis por:

  •  liderar as atividades de Recursos Humanos, 
  • formular pesquisas de cargos e salários, 
  • desenvolver estratégias de recrutamento e seleção 
  • desenvolver estratégias de treinamento e desenvolvimento. 
  • participar da formulação de estratégias e planos de negócios da empresa,
  •  coordenar políticas de integração e eventos.

Assim, podemos ver a recorrência de uma palavra que permeia as funções do cargo de gestor de RH: estratégia. Com isso, para esse cargo é necessário ter um diálogo constante com toda a empresa para realizar ações vinculadas aos valores e à cultura da empresa. 

Sendo assim, o RH do futuro proposto por Flannery em 1997 é agora! Assim, é fundamental ter clareza do que é esperado de um gestor de RH para liderar a jornada até um RH eficaz. 

 

Competências de Gestores de RH

 

O cargo de gestor de RH exige constante contato com os líderes da empresa, mas também com os colaboradores. Além de ser necessário estar inserido no pensamento estratégico da organização e na gestão de pessoas. Desse modo, algumas competências necessárias para os Gestores de RH apontadas por Scholten & Alegre (2011) são: 

 

Relacionamento Interpessoal

 

Essa competência consiste no desenvolvimento de relações estratégicas com o objetivo de maximizar os resultados, agregar valor e identificar oportunidades. Ou seja, é a habilidade de construir um network estruturado e utilizá-lo da melhor forma possível. 

Desse modo, é necessário a manutenção de uma relação saudável com as equipes, juntamente com uma comunicação clara e empática. Assim, o relacionamento interpessoal está ligado a comunicação, habilidades sociais e empatia, sendo competências apontadas como necessárias na atuação de um gestor de RH. 

 

Visão estratégica

 

Como vimos, a estratégia é o centro do RH atual, de modo que é inviável permanecer com uma visão responsiva do RH que age conforme os problemas aparecem. Com isso, a estratégia é o planejamento que visa compreender os impactos de curto, médio e longo prazo, pensando como as ações no presente impactam o futuro. 

Assim, a compreensão de dados para uma tomada de decisões fundamentada é essencial em um RH estratégico. Isso ocorre, pois permite uma compreensão mais clara do impacto de cada ação na empresa, ajudando a estruturar o planejamento da organização.

 

Visão Sistêmica

 

Considerando o papel da área de Recursos Humanos de entrar em contato com diferentes áreas, é de extrema importância que o gestor de RH tenha uma visão ampla da empresa. Sendo assim, é necessário compreender as demandas e necessidades de cada setor, mas principalmente a relação entre eles. 

Dessa forma, a compreensão ampla da organização favorece a resolução de conflitos, o planejamento e as trocas entre equipes. 

 

Gestão de Custo

 

Ao considerar a participação do RH em decisões estratégicas, a gestão de custos é fundamental para a tomada de decisão sobre treinamentos e desenvolvimento dos colaboradores, bem como para benefícios e promoções. Assim, o Gestor de RH deve ser capaz de estimar o Retorno do Investimento (ROI) com o objetivo de realizar escolhas vantajosas para os colaboradores e para a empresa.

 

Conhecimento técnico

 

Para pensar de forma estratégica e para ter ideias criativas, é fundamental conhecer as teorias e assim propor soluções eficazes. Isso inclui o domínio dos subsistemas de recursos humanos como: recrutamento e seleção, treinamento, desenvolvimento e educação, valorização, reconhecimento, benefícios e remuneração, descrição de cargos. 

Assim, para gerenciar a equipe de RH é necessário ter um conhecimento aprofundado na área para orientar os colaboradores corretamente. Desse modo, essa é uma competência de grande importância para o sucesso de seu RH. 

 

A evolução do papel dos gestores de RH

 

Após uma grande depressão na década de 50, a gestão de recursos humanos toma espaço como uma técnica inovadora que visava otimizar o uso dos recursos da empresa. Assim, dava espaço ao coaching e aos planos de carreiras, com o objetivo de desenvolver os colaboradores e não precisar contratar novos profissionais. 

Desse modo, com o passar do tempo o papel de gestores de Recursos humanos se torna cada vez mais um papel estratégico, sendo compreendido como um investimento para as empresas. No entanto, com o avanço tecnológico, utilizar ferramentas e atuar de maneira ágil se torna cada vez mais importante para o sucesso da empresa. 

Atualmente, a gestão de RH possui um papel ligado à tomada de decisões e um pensamento estratégico como um apoio aos líderes da empresa. Para isso, são utilizadas ferramentas tecnológicas de gestão, análise de dados e pesquisas que tem como objetivo orientar os próximos passos da empresa e alcançar um maior desempenho. 

 

Novas funções dos Gestores de RH

 

A atuação dos Gestores de RH envolve algumas atividades que apesar de não serem formalizadas, fazem parte da rotina da área. Pensando nisso, Vieira (2020) apresenta essas atividades como “Os papéis ocultos dos gestores de Recursos Humanos”. Esses papéis são:

 

Escuta empática

 

Frost (1999), em um estudo com 400 gestores de RH identificou que esses profissionais dedicavam cerca de 25% de seu tempo com questões de natureza emocional. Isso ocorre por serem vistos como empáticos, de confiança, tolerantes e capazes de os ajudarem na resolução dos seus problemas. Assim, além das atividades clássicas, há a necessidade de acolher e compreender as demandas dos colaboradores, visto que elas tem impacto direto no trabalho. 

“Gerir pessoas é gerir sentimentos e emoções e a verdadeira gestão está em saber como lidar com as componentes positivas e negativas desta realidade.”

 (Duck, 1993).

Suporte aos CEOs

 

É um papel expresso dos gestores de RH a participação no planejamento estratégico da empresa. No entanto, sua participação vai além, envolvendo um suporte contínuo e proximidade constante com os CEOs. 

Essa dinâmica é essencial, uma vez que esses profissionais são responsáveis pelo planejamento de ações de grande impacto na organização, assim essa proximidade é indispensável. Assim, essa proximidade é, portanto, crucial para uma parceria eficaz na concretização de atividades que conduzirão aos resultados desejados.

 

Inovação

 

A inovação desempenha um papel crucial em todas as áreas empresariais, mas para a gestão de Recursos Humanos, torna-se uma necessidade primordial. Assim, o seu contato direto com a diretoria da empresa demanda abordagens inovadoras para otimizar processos e influenciar na tomada de decisões. Portanto,  a adoção de inovações, o uso de novas ferramentas e de tecnologias é essencial para migrar de uma abordagem operacional para uma estratégica, se adequando às novas demandas do RH.

Além disso, a área de Recursos Humanos frequentemente serve como um modelo de boas práticas. Incentivar a inovação nesse setor não apenas aprimora suas operações, mas também estende essa mentalidade inovadora para toda a empresa. Essa iniciativa pode catalisar uma cultura organizacional mais voltada para a inovação em todos os aspectos.

 

Desafios dos Gestores de RH

 

A rotina de um Gestor de RH envolve a necessidade de enfrentar alguns desafios. Sendo assim, é fundamental que esse profissional esteja preparado para enfrentar esses desafios e atuar para o bem estar dos colaboradores e para o sucesso da organização. Com isso, Smallwood, co-fundador do The RBL Group, juntamente com Ulrich, identificaram alguns desafios para a adequação do RH às novas necessidades da área. 

 

Conhecimento do negócio

 

Na atuação estratégica de um Gestor de Recursos Humanos, ter domínio apenas dos processos internos do RH não é o bastante; é necessário ir além. Nesse sentido, torna-se fundamental que o gestor esteja sintonizado com as tendências da área. Essa sintonia permite identificar as competências que necessitam de desenvolvimento, estratégias para aumentar a competitividade da empresa e maneiras de se destacar em nichos específicos do mercado. Este alinhamento com as tendências é crucial para a eficácia do papel estratégico do gestor de RH.

 

Analisar resultados 

 

Para além do planejamento das ações de Recursos Humanos, é fundamental avaliar seus impactos e reconhecer a necessidade de eventuais ajustes. Com isso, a habilidade de análise de dados se torna cada vez mais importante na tomada de decisões, proporcionando uma abordagem estratégica e embasada.

Dessa forma, dominar e compreender os indicadores-chave de Recursos Humanos se torna crucial para a efetividade das operações. Considerando essa relevância, compilamos para você os principais indicadores de RH que podem aprimorar significativamente o desempenho do setor. 

 

Redesenhar a estrutura de RH

 

O desafio em questão envolve a identificação dos recursos, colaboradores e tecnologias disponíveis na empresa, com o propósito de estruturar ações de Recursos Humanos que otimizem a rotina dos colaboradores. Diante desse contexto, é imperativo que o gestor de RH desenvolva novas estratégias, utilizando como base os resultados anteriores, para impulsionar o sucesso da organização. Essa abordagem proativa visa alinhar as práticas de RH com as necessidades dinâmicas do ambiente empresarial. 

 

Agregar valor

 

Outro desafio significativo reside em agregar valor ao capital humano da organização, promovendo o desenvolvimento dos colaboradores para uma atuação mais eficaz. Nesse contexto, torna-se crucial realizar levantamentos das necessidades de treinamento, conduzir avaliações de desempenho e fomentar uma cultura de feedbacks. Essa abordagem possibilita a identificação e a correção de lacunas que poderiam comprometer os resultados organizacionais. Investir no crescimento e no aprimoramento contínuo do capital humano é essencial para impulsionar o sucesso da empresa a longo prazo. 

 

Alinhamento de expectativas com os gestores de RH

 

Por fim, independente do que for esperado de um gestor de RH, é fundamental que haja uma alinhamento entre as expectativas dos diretores da empresa e do Gestor de RH. Assim, deve ser apresentada a cultura organizacional, a missão da organização e quais os planos dos diretores para o gestor de RH desde o primeiro momento. Desse modo, será mais fácil que a atuação desse profissional esteja alinhada às necessidades da empresa. 

Assim, o segredo para saber o que esperar dos gestores de RH é uma comunicação clara, objetiva e eficiente. Dessa maneira, não haverá dúvidas sobre como será a atuação desse profissional e os impactos na empresa. 

Escolha dos Gestores de RH

 

Ao escolher quem irá ocupar esse cargo que é tão relevante para a sua empresa, você deve ter clareza das competências e habilidades requeridas. Sendo assim, em caso de uma contratação externa, o processo seletivo deve ser cuidadosamente estruturado. 

No entanto, é mais indicado a promoção de um colaborador que esteja alinhado com o perfil da empresa. Assim, esse preparo pode ser feito por meio de um plano de carreiras, em que um colaborador com alto potencial e alto desempenho é desenvolvido para assumir o novo cargo. Uma sugestão é o uso da Matriz Nine Box, em que você pode identificar os colaboradores aptos para essa promoção com base nos dados da avaliação de desempenho. 

 

Onboarding

 

Os primeiros dias no cargo de gestor de RH são fundamentais para a qualidade da relação entre Gestor de RH e CEOs. Assim, esse é o momento de definir as atividades, estruturar a rotina e definir como será realizado o acompanhamento dos CEOs. 

Além disso, após essas definições, deixe as atribuições e expectativas definidas formalmente para que não haja dúvidas, gerando um melhor desempenho do gestor. 

 

Conclusão

 

Como vimos, existem competências e atividades específicas para os gestores de RH. No entanto, para potencializar os resultados da empresa, ocasionalmente são necessárias outras atividades, Por fim, o mais importante é ter um alinhamento do que é esperado e uma definição clara. 

Se você quiser saber mais sobre como alcançar a visão estratégica do seu RH, conheça nossos conteúdos do blog e compreenda como ter um RH ágil e estratégico, por meio de uma gestão de desempenho bem estruturada. 

 

Referências

 

Flannery, T. P. (1997). Pessoas, desempenho e salários as mudanças na forma de remuneração nas empresas. São Paulo Futura.

Vieira, L. D. C. P. (2020). Os papéis “ocultos” dos gestores de recursos humanos (Doctoral dissertation, Universidade do Minho (Portugal)).

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário