Blog ImpulseUP
administração de recursos humanos

Administração de Recursos Humanos: o que é e quais objetivos?

O setor de gestão de pessoas das empresas vem se modificando com os anos. Por muito tempo a área era conhecida como Administração Pessoal (AP), baseada em atividades burocráticas, tais como cálculo da folha de pagamento e controle de ponto.

Hoje, o gestor de RH deve contribuir em ações estratégicas, como people analytics e contratações por competências. Com essas mudanças, surgiu o conceito de Administração de Recursos Humanos (ARH), em que o setor tem responsabilidade no desenvolvimento dos recursos humanos como um todo.

Afinal, se uma empresa é bem administrada e os funcionários motivados, os resultados serão sempre os melhores. Essa mudança de cenário exige profissionais com formação completa e multidisciplinar na área do RH.

 

 

cta-ebook-matriz-nine-box

Os objetivos da Administração de Recursos Humanos

Como vimos, o conceito de Administração de Recursos Humano trouxe modernização para o setor de gestão de pessoas. Cada vez mais existe uma preocupação em tornar o relacionamento entre a empresa e seus funcionários excelente.

Criar um ambiente empresarial onde pessoas se sintam bem, faz com que trabalho executado por elas alcance os resultados pretendidos.

Para isso, existem alguns objetivos fundamentais para a ARH:

  • Auxiliar a empresa em recrutar talentos com competências e habilidades ideais para os setores da empresa;
  • Desenvolver, manter e treinar os funcionários para que eles conquistem objetivos individuais e de desenvolvimento pessoal;
  • Trabalhar os recursos humanos disponíveis para alcançar eficiência e atingir os objetivos e metas da empresa.

Para o renomado autor da área de administração e recursos humanos, Idalberto Chiavenato, a evolução do ambiente empresarial e do sucesso das organizações é cada vez mais dependente dos fatores humanos.

Para que esses objetivos sejam completamente realizados, existem condições que precisam ser seguidas, como, por exemplo, criar um relacionamento interpessoal saudável entre todos da empresa, independente da função. Assim como dar condições para que os superiores administrem seus times através de políticas definidas pela empresa na gestão de pessoas.

A conclusão é de que a Administração de Recursos Humano tem como preocupação tornar a empresa e a qualidade de vida no trabalho a melhor possível.

Ficou com vontade de trabalhar no setor? A profissão está em alta e com salários atrativos, que podem passar de R$ 40 mil em cargos de diretoria.

banner-trial-carreira-e-sucessao

Torne-se um gestor de pessoas

 

Para trabalhar com a Administração de Recursos Humanos, o primeiro passo para uma carreira bem-sucedida é iniciar uma faculdade na área.

Diversos profissionais optam por fazer uma graduação em Administração e a especialização em gestão de pessoas. Aqueles que desejam se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho, podem optar pelo Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humano, que habilita o estudante para o mercado de trabalho em apenas dois anos.

Durante o curso de tecnologia, você desenvolverá todos os conhecimentos necessários para trabalhar com a administração de recursos humanos e liderar o setor, ou assumir uma posição de especialista na área que deseja, como por exemplo na área de Gestão de Desempenho.

Quer saber mais sobre essa profissão que tem interessado a cada vez mais pessoas? Acompanhe nosso blog e o do EAD PUCPR.

 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 
PUCPR

PUCPR

O blog do EAD PUCPR traz conteúdos sobre graduação a distância: informações sobre o EAD, metodologias de estudo, mercado de trabalho, carreiras e mais.

Deixe um comentário