Blog ImpulseUP
Tendências de RH

Tendências de RH: o que fazer em 2024?

O mundo está em constante evolução e mudança e sua empresa deve evoluir junto com ele!  2024 está chegando e com isso chegou a hora de planejar o ano e estruturar como o RH pode ajudar sua empresa a se destacar entre os concorrentes. Por isso, nesse artigo iremos reunir as tendências de RH para 2024 apontadas pelos principais especialistas de RH a nível global. 

 

Por que conhecer as tendências de RH

Bob Trunzo, recém aposentado CEO da TruStage, empresa do setor financeiro de grande destaque nos Estados Unidos, aponta em entrevista para a McKinsey a importância da mudança. 

 

“Basta tomar uma decisão. Porque o que acontece nas organizações, na minha opinião, é que se tudo está obscuro ou nublado, a organização fica estagnada e todos ficam parados esperando que a próxima pessoa dê o passo.”

 

Com isso, é fundamental compreender as mudanças da área e saber quando mudar. Por isso, estar atualizado e acompanhando as tendências de RH é fundamental. 

 

O que motivou essas tendências de RH? 

A Gartner na pesquisa “Top 5 Priorities for HR Leaders in 2024” aponta 4 principais motivadores para os pontos priorizados que têm sido enfrentados pelos gestores de RH. 

 

Instabilidade na relação empregador-empregado

Esse tópico envolve a ansiedade de produtividade, que aponta as metas estabelecidas como insustentáveis. Além da falta de confiança entre organização e colaborador. 

 

Escassez de competências

Localizar talentos tem sido uma dificuldade apresentada para 26% dos CEOs. Assim, as lacunas de competências se mostram prejudiciais à atuação da empresa. 

 

Impacto da Inteligência Artificial

Diferentes tecnologias e automações se tornam cada vez mais frequentes dentro das organizações. Desse modo, 68% dos executivos concordam com os benefícios da Inteligência artificial. No entanto,  apenas 22% dos líderes estão envolvidos em debates sobre esse tema. 

Pressão por eficiência

Vinculada a qualidade da relação empregador-empregado, há uma necessidade cada vez maior de produtividade, eficiência e rentabilidade.

 

Tendências de RH para 2024

Diversas questões são apontadas como pontos importantes para 2024, mas aqui iremos pontuar as tendências de maior destaque. 

 

Treinamento e desenvolvimento 

Com a escassez de talentos, desenvolver seus colaboradores é uma urgência. Assim, uma empresa que não promove o desenvolvimento de seus funcionários é uma empresa que não utiliza o potencial que possui. 

Além disso, o desenvolvimento é a solução para problemas com recrutamento de talentos. Com um desenvolvimento eficiente de seus colaboradores, você pode prepará-los para uma atuação mais eficiente e que agregue valor a sua empresa.

 

Plano de carreiras

Assim como o treinamento e desenvolvimento, o plano de carreiras é uma forma de alcançar o potencial máximo de seus colaboradores. Com um plano de carreira bem estruturado, contratar profissionais com as competências necessárias para cargos mais altos deixa de ser um problema. 

Além disso, o plano de carreiras evita problemas de desligamento por problemas com a cultura organizacional e o perfil da empresa. Outro benefício do plano de carreiras é a maior motivação dos colaboradores e aumento da percepção de justiça, podendo impactar positivamente a relação empresa-colaborador.

 

Uso de tecnologias

Se você ainda não incluiu tecnologias na rotina do seu RH, você corre um grande risco de ficar atrasado. As tecnologias podem reduzir a sobrecarga de seus colaboradores com trabalhos maçantes e operacionais. Além disso, facilita a atuação estratégica, bem como a coleta e análise de dados para orientar as ações do seu RH.

As tecnologias envolvem plataformas de automação, mas também inteligência artificial. Segundo a Forbes, a inteligência artificial no RH pode atuar na contratação e recrutamento, mas também em projeções e planejamentos futuros. Assim, é urgente compreender que o RH do futuro já chegou e aderir a ele é necessário.

 

Mudança no modo de gerenciar o RH  

Cada dia a estratégia e o planejamento são cada vez mais necessários, mas o que é isso? O bom gerenciamento do RH envolve alocação do capital e dos recursos, a previsão do impacto das ações e uma atuação antecipada. Desse modo, ter as ações de RH bem estruturadas irá contribuir para a maior clareza e eficiência do RH. 

Além disso, é fundamental que o RH instrua o estabelecimento de metas e as atividades dos colaboradores evitando sobrecargas e adoecimento. Afinal o capital humano é o foco do RH. 

 

Compensações e Benefícios

 

Com a percepção de insustentabilidade das metas, juntamente com a necessidade de flexibilidade, equidade e transparência, torna-se necessário pensar em novas formas de remuneração. Segundo uma pesquisa realizada pela Forbes, 28% dos entrevistados responderam que mudariam questões sobre a remuneração. 

Essa insatisfação envolve tempo para o pagamento, falta de recompensas e de reconhecimentos. Assim, algumas alternativas são bonificações proporcionais ao desempenho ou benefícios destinados à gasolina e alimentação. 

 

Cultura Organizacional

A cultura organizacional tem sido muito debatida como uma tendência a ser explorada em 2024. No entanto, é preciso reforçar que não existe uma cultura ideal para todas as organizações, mas uma cultura melhor para cada realidade. 

Desse modo, uma cultura forte e adequada para a sua empresa irá orientar os colaboradores e direcionar as atividades, além de fortalecer o vínculo entre colaborador e organização. 

Com isso, se você pretende ter maior foco na sua cultura organizacional é bom se atentar ao seguintes questionamentos:

  • Como medir a cultura de forma eficaz? 
  • Como mudar a cultura organizacional?
  • Qual a cultura desejada? 

Esses questionamentos irão te ajudar a fortalecer sua cultura e orientar sua empresa. 

 

Outros pontos que também podem demandar alguma atenção segundo a Forbes são: 

  • diversidade
  • equidade
  • inclusão e pertencimento
  • gestão de talentos
  • estratégias de mobilidade interna 

 

Assim, quanto mais nos aproximamos de 2024, essas tendências de RH se tornam convites para a transformação do seu RH. No entanto, tenha essas tendências como ideias e inspirações, mas realize uma reflexão crítica e cuidadosa sobre o que cabe em sua empresa e como essas práticas podem agregar valor e impulsionar seu RH para melhores resultados. 

Referências

 

Mckinsey & Company – What matters most? Eight priorities for CEOs in 2024

Forbes – The Top 5 HR Trends For 2024

Academy to innovate HR – 11 HR Trends for 2024: Elevating Work

HR exchange – 8 HR Trends for 2024

Gartner – Top 5 HR Trends and Priorities for 2024

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário