Blog ImpulseUP
inovacao e rh

Inovação e RH: 5 tendências e como promovê-las

Inovação e RH: 5 tendências e como promovê-las

 

Quando pensamos em inovação, geralmente, temos a tendência de pensar em criações extraordinárias e nunca vistas antes. Entretanto, segundo Ramsey et al.(2007), a inovação é um processo que gera um novo comportamento que não tenha sido induzido pelo ambiente ou fruto de aprendizagem social, ou seja, não pode ser algo ensinado por pessoas ou pelo espaço. Sendo assim, a inovação pode ser algo muito mais comum e simples do que imaginamos, não necessariamente se tratando de uma descoberta brilhante, mas sim de objetividade. 

Desse modo, o RH tem um papel crucial no estímulo dessa prática na sua empresa, sendo a porta de entrada para que a inovação se torne um hábito no cotidiano dos seus colaboradores. Nesse post abordaremos os motivos para estimular a inovação, a relação do RH com essa prática, quais as principais tendências de inovação e quais os desafios para implementá-las. Por isso, esse post é pra você que quer saber como o RH pode contribuir para que sua empresa seja inovadora e disruptiva.

 

Por que inovar em RH?

 

O motivo mais evidente para a inovação ser tão desejada pelas empresas é a necessidade de um diferencial que destaque a sua empresa das demais. No entanto, os benefícios da inovação vão além do diferencial gerado, eles impactam no desenvolvimento e na eficiência das atividades. Com isso, promover um ambiente inovador é permitir o desenvolvimento dos colaboradores, por meio de um ambiente flexível que promova mudanças. Além disso, é uma forma de encontrar melhores soluções para problemas existentes, buscando formas mais simples, eficazes e econômicas de realizar as atividades cotidianas.

 

Qual o papel do RH na inovação? 

 

Como abordamos anteriormente, o RH é a área que é capaz de criar as condições adequadas para a cultura de inovação, visto que se relaciona com aspectos estruturais e duradouros da empresa, como os rituais, cultura e valores da organização. Ao buscar a Inovação do RH é necessário preparar a sua empresa para que esse processo seja internalizado e passe a ocorrer de forma espontânea. 

 

Cultura organizacional

 

A cultura organizacional é um elemento de uma empresa capaz de orientar o comportamento dos membros e estimular costumes. Por isso, ao estimular a inovação, é fundamental que a cultura da sua empresa esteja alinhada com esse desejo para que as suas ações sejam eficazes. 

Segundo o Modelo de Cultura Organizacional de Neves (2000), uma Cultura de Inovação exige um perfil mais flexível e voltado para as influências e interações externas à empresa, sendo esse modelo o Modelo dos Sistemas Abertos. Esse modelo possibilita maior troca de informações, sendo influenciado por elas, promovendo a aprendizagem e maior quantidade de recursos para gerar inovações. 

 

Estímulo à aprendizagem

 

A inovação em RH envolve processos psicológicos como: pensamento divergente, exploração e insights. Portanto, é necessário que a organização promova um contexto para que esses processos ocorram, inserindo momentos de estudo e aprendizagem na rotina dos funcionários. Isso pode ser feito por meio de Treinamento e Desenvolvimento, de modo que, ao aprofundar os conhecimentos em uma temática, se torna mais fácil associar ideias e produzir novas soluções. 

Sendo assim, uma empresa que deseja estimular a inovação, precisa promover o desenvolvimento e a aprendizagem em seus membros, para que as inovações sejam fundamentadas. Além disso, segundo Piaget, o erro é um processo que permite compreensão de uma informação e a adaptação a novas situações, dessa maneira, é necessário que a empresa permita espaço destinado a experimentações e erros, para possibilitar a ocorrência de inovações.

 

Segurança psicológica

 

Juntamente ao estímulo à aprendizagem, temos a questão de que o colaborador tenha um espaço de segurança psicológica, ou seja, segurança para expressar suas ideias sem medo de julgamentos. Segundo Amy Edmondson, especialista no conceito de segurança psicológica, esse fenômeno é de extrema importância para promover a inovação, pois possibilita a exposição de ideias, contribuindo a identificar problemas e formular novas soluções.       

 

Quais os principais desafios para a inovação? 

 

Promover inovação na sua empresa pode ser um processo difícil e desafiador, uma vez que existem alguns obstáculos que podem dificultar ainda mais esse processo. Pensando nisso, trouxemos os 3 principais desafios para o estímulo da inovação na sua empresa, para que você consiga alcançar como resultado uma empresa inovadora. 

 

1. Falta de tempo

 

Grandes demandas permitem pouca disponibilidade de tempo para exercitar a criatividade. Assim, quando o colaborador está imerso em atividades do seu cargo, tende a não pensar em formas inovadoras de solucionar problemas.  

2. Pouca diversidade

 

A inovação é favorecida pela diversidade, visto que a diversidade possibilita diferentes pontos de vistas e experiências diante de um problema, possibilitando novas soluções para um problema. 

“Não seria nada bom se todos pensassem da mesma forma. É a diferença de opinião que faz as corridas de cavalo.”

—MARK TWAIN

 

3. Tradição

 

Quando uma atividade é realizada por tradição, ela tende a não ser questionada, uma vez que, além do costume, existe a questão da imitação e reprodução de comportamentos. Isso gera conformidade social, fenômeno da psicologia social definido como a mudança no comportamento por influência de outras pessoas. Sendo assim, a tradição faz com que as pessoas optem por repetir comportamentos, favorecendo a conformidade e a sensação de aceitação. 

“Faça o que faz a maioria, e todos falarão bem de você.”

—THOMAS FULLER

 

Quais são as principais tendências de RH? 

 

Agora que você já sabe o papel do RH na inovação e as dificuldades que você pode encontrar no processo de promover a inovação, é necessário conhecer quais são as principais tendências de inovação no RH. Assim, você pode compreender melhor o que fazer para estimular a inovação e como se preparar para ter uma empresa inovadora. 

 

1. Automação

 

A automação é um grande destaque nas tendências de inovação do RH, além de ser de extrema importância quando o objetivo é se destacar do que já existe entre as empresas concorrentes. Isso ocorre porque a automação gera uma redução da sobrecarga dos funcionários e melhora a gestão de tempo e essa otimização das atividades impacta fortemente na inovação. Segundo estudos com animais, foi constatado que quanto menor o custo para sobrevivência, ou seja, o esforço para um animal se manter vivo, maior a ocorrência de inovações. Desse modo, nota-se que a inovação precisa de tempo e é exatamente isso que a automação de processos permite. 

 

2. Flexibilidade

Diante do contexto da pandemia, a flexibilidade e o trabalho híbrido ou remoto ganharam um espaço significativo no meio empresarial. Essa tendência deve permanecer e se tornar uma realidade cada vez mais presente, visto que, segundo o CareerBuilder, impacta na felicidade de 40% dos funcionários e na produtividade de 37% deles. Sendo assim, o RH das empresas deve apostar na flexibilidade da rotina e estímulo da autonomia dos funcionários. 

 

3. Eficácia das lideranças

 

Uma empresa inovadora precisa de uma liderança preparada, por isso o perfil da liderança é um papel de destaque de preocupação do RH. Isso ocorre, pois os líderes devem estar preparados para as mudanças tecnológicas, sem perder o caráter humano da liderança. Essa liderança deve estar fortemente alinhada à cultura de inovação, sabendo equilibrar as influências externas e a flexibilidade, para que acompanhe as inovações dos mercados enquanto se destaca mostrando diferenciais.  

 

4. Cuidado com a saúde mental

 

Adoecimentos causados por fatores ocupacionais estão cada vez mais frequentes, isso se faz evidente nos casos de Síndrome de Burnout que afeta cerca de 1 a cada 5 trabalhadores no Brasil. Pensando nisso, a saúde mental deve ser uma questão trabalhada pela organização, de modo que, segundo Trigo, T.R et al. (2007), a burocracia, a falta de autonomia, a falta de confiança, o ambiente são fatores que têm relação com os casos de Burnout entre os colaboradores. Desse modo, atualmente, o cuidado com a saúde mental do membro deve ser uma preocupação urgente para a área de recursos humanos.

 

5. Inclusão

 

A inclusão é uma pauta que está ganhando evidência na sociedade como um todo e nas empresas não seria diferente. Essa necessidade não se reduz a políticas públicas, mas também abarca a necessidade de que as soluções inovadoras de uma empresa dialoguem com todos  e não apenas com um grupo majoritário. A inclusão permite que as soluções sejam pensadas para todos os grupos de pessoas, um RH que promove inclusão viabiliza que a sua empresa se torne um lugar capaz de receber todos os grupos de pessoas de modo que elas se sintam pertencentes e bem-vindas à equipe.

 

Conclusão

Sendo assim, como vimos, inovação é de extrema importância tanto para a sua empresa quanto para seus colaboradores, contribuindo para o desenvolvimento, eficiência e economia. Além disso, vimos que a área de Recursos Humanos tem os meios necessários para promover a inovação dentro da sua empresa de modo que se torne algo natural e continuo nos hábitos organizacionais. Dessa forma, afetando a cultura da empresa, a aprendizagem dos membros e a segurança psicológica promovendo bem-estar e desenvolvimento à empresa. No entanto, ainda assim existem desafios para promover a inovação, como visto acima. Por fim, vimos as 5 principais tendências de inovação no RH, sendo elas a automação, a flexibilidade, a eficácia dos líderes, os cuidados com a saúde mental e a inclusão. 

Quer conhecer mais sobre RH e como destacar sua empresa no mercado atual? Cadastre-se em nossa newsletter e se mantenha atualizado sobre as principais novidades do mundo do RH e da Gestão de Pessoas. 

 

Referências

https://www.scielo.br/j/edreal/a/Q8qNKqyZCvSN3z7TSXxrN9K/?lang=pt 

Aronson, E., Wilson, TD, & Akert, RM (2015). Psicologia Social (8ª ed.). Grupo GEN. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/978-85-216-2946-7

Bessant, J., & Tidd, J. (2019). Inovação e empreendedorismo (3ª ed.). Grupo A. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788582605189

Chiavenato, I. (2020). Gestão de Pessoas – O Novo Papel da Gestão do Talento Humano (5ª ed.). Grupo GEN. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788597024074

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1364661320302527

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário