Blog ImpulseUP
Automação de Processos de RH

Como fazer a automação dos processos de RH?

No cenário atual de transformação digital, as empresas estão se adaptando às mudanças impostas pelo mercado. A área de Recursos Humanos, como parceira estratégica do negócio, já assumiu seu papel de protagonista na automação dentro das organizações.

Sabemos que nem sempre é possível enxergar, na prática, quais são as vantagens diretas da automação dos processos de RH. Por isso, nesse texto, você conhecerá detalhadamente os benefícios dessa mudança para transformar a sua área e já começar a ver resultados na rotina e os impactos no negócio. Você também vai saber um pouco mais sobre as melhores soluções para que seu time se mantenha alinhado e engajado nas metas individuais, da equipe e da organização, melhorando o clima organizacional. 

Por que fazer a automação dos processos de RH?


Você, como profissional da área, já deve ter se deparado com desafios clássicos gerados pelos processos tradicionais, como por exemplo uma rotina operacional intensa, retrabalhos constantes e tantas outras atividades manuais que podem resultar em ineficiência e gastos desnecessários.

Com a automação dos processos, a análise de dados é mais segura e precisa, a rotina fica mais ágil e sobra mais tempo para a equipe realizar atividades estratégicas da área. As tomadas de decisão, em linha com a cultura da empresa, ficam ainda mais assertivas.

Quais processos de RH podem ser automatizados?

O trabalho burocrático e repetitivo da área de RH, que era realizado exclusivamente de forma manual, hoje pode ser facilmente substituído por novos formatos com suporte da tecnologia. Atividades relacionadas a processos de recrutamento & seleção, admissão, pesquisas de engajamento e toda a plataforma de gestão de desempenho, feedbacks e de metas, por exemplo, podem ser concluídas em poucos passos.

Conheça uma solução de automação de processos de RH!

Investir em uma ferramenta de avaliação de desempenho ou de gestão metas e OKRs traz muitos ganhos para a equipe como um todo. Além de automatizar as atividades da área, contribui para a transparência na análise de dados e monitoramento de cada etapa, assim como impulsiona o desenvolvimento dos profissionais do seu time.

A ImpulseUp oferece uma plataforma completa e customizável de Gestão de Desempenho, com módulos de avaliação, feedback e PDI – Plano de Desenvolvimento Individual. A ferramenta permite diversos modelos de avaliação, competências e comportamentos para cargos ou áreas específicas, além de diferentes tipos de escalas, pesos e cálculos de resultados.

Com a solução de gestão de Metas e OKRs da ImpulseUp, é possível alinhar e engajar times para alcançar resultados individuais e da empresa. A plataforma é prática, flexível e facilita o acompanhamento de cada etapa dos ciclos definidos pela empresa. 

 

Destacamos algumas funcionalidades para otimizar a produtividade do seu time:


Avaliações de Desempenho



Com esse módulo, você será capaz de fazer diversos tipos de avaliações. Como por exemplo: autoavaliação, de gestor, dos liderados, ou dos pares. Podendo assim, configurar que modelo de avaliação (90º, 180º ou 360º) faz mais sentido para a sua organização.

Feedbacks e reuniões 1:1



Uma cultura de feedback bem estabelecida permite que as organizações otimizem processos e alcancem melhores resultados. Os feedbacks podem tanto ser escritos, dentro da plataforma, como também podem ser feitos frente a frente em reuniões 1:1. Pela plataforma, é possível estipular pautas e fazer anotações durante as conversas. 

PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)

Após a conclusão das avaliações, é essencial que a liderança acompanhe os liderados e lideradas. Criando ações de desenvolvimento para cada pessoa, é possível fazer esse acompanhamento de forma rápida e muito prática. A ferramenta tem uma biblioteca com algumas ações preestabelecidas que podem ajudar a iniciar o processo.

OKRs e Metas

Para aumentar os resultados da sua empresa, ter um time engajado e alinhado é fundamental. A plataforma permite criar objetivos individuais, da equipe e para toda a empresa e o acompanhamento é bastante prático. Você pode definir as regras para cada ciclo de metas e engajar os gestores com resultados parciais do time, além de liberar notificações para a comunicação com toda a empresa.

Pesquisas

Utilizando essa função, você pode aplicar variados tipos de pesquisa, que te ajudarão a compreender melhor como está a percepção das pessoas colaboradoras sobre um tema específico. Você pode usar tanto modelos prontos do sistema quanto criar suas próprias perguntas e questões.

Além de todos esses módulos que foram mencionados, você ainda conta com todo o suporte do time de especialistas da ImpulseUp para te ajudar a alavancar o desempenho dos seus colaboradores e colaboradoras. 

 

TOP 5 benefícios da automação de processos de RH que você precisa conhecer

 

1. Segurança


A utilização de uma plataforma de gestão de processos de RH pode reduzir a ocorrência de erros e mitigar riscos, minimizando eventuais necessidades de retrabalho, já que as informações são armazenadas e gerenciadas de forma automatizada e segura. Uma pesquisa realizada pela Society for Human Resources Management (SHRM) apontou que a utilização da tecnologia pode reduzir em até 50% os erros em processos da área.



2. Eficiência


Com a automação de processos, como por exemplo, avaliação de desempenho, metas, e feedbacks, entre outros, a empresa pode ter um ganho significativo de eficiência e agilidade, poupando tempo e recursos. A empresa ADP concluiu, a partir de um diagnóstico, que a utilização de plataformas digitais de RH pode reduzir o tempo gasto em processos manuais em até 60%.

 


3. Assertividade nas tomadas de decisão

De acordo com uma pesquisa da Deloitte, a utilização de ferramentas de análise de dados pode melhorar em até 82% a tomada de decisão em processos de RH. O acesso a informações mais precisas facilita consideravelmente as tomadas de decisão e a identificação de tendências e oportunidades. Não é um resultado incrível?


4. Redução de custos

Com a automação de processos e mitigação de erros e retrabalho, a empresa pode ter uma redução de custos significativa em seus processos de RH. De acordo com uma pesquisa da Aberdeen Group, a utilização de tecnologias pode reduzir em até 30% os custos operacionais da área. 



5. Satisfação de pessoas colaboradoras


Uma pesquisa da PwC, apontou que a utilização de tecnologias de RH pode aumentar em até 25% a satisfação dos profissionais que atuam na empresa. Com a utilização de um software de gestão de processos de RH, os funcionários e funcionárias podem ter acesso a informações sobre desempenho, metas, feedbacks e outras informações importantes de forma mais rápida e transparente. A satisfação e o engajamento do público interno contribuem para o clima organizacional e reduz o turnover, um indicador importantíssimo para a área. 

Qual a importância de um software para realizar a automação de processos de RH?

 

Avaliar os recursos disponíveis para se conquistar um RH mais ágil e eficiente é de extrema importância para as tomadas de decisão. 

Manter processos estratégicos – como avaliação de desempenho e gestão de metas, em documentos avulsos ou planilhas, pode resultar em erros e riscos ao negócio e ao desenvolvimento das pessoas colaboradoras, além de ir na contramão da economia de tempo.  

Para analisar as melhores soluções em automação de processos de RH e avaliar custo-benefício, confira alguns cases de sucesso.

É hora de colocar o aprendizado em prática!

Estar em conexão com as tendências de mercado impulsiona os resultados de RH e a automação de processos é uma delas.  

A digitalização é uma grande aliada da área e deve ser utilizada como tal, mas é importante não perder de vista a humanização ao desempenhar cada atividade. A dica é simplificar os processos, mantendo o foco nas pessoas.

Agora que você já sabe dos benefícios que a automação dos processos pode trazer para o seu RH, é hora de conhecer na prática! Faça um teste gratuito e explore a plataforma da ImpulseUp. Conheça também o portal da Vitae Solutions, hub de RH que conta com soluções complementares à ImpulseUp em diversas frentes de RH.

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Carolina Grilli

Carolina Grilli

Sou Psicóloga e Sócia-Fundadora da Vitae Solutions, hub de soluções de RH e parceira da ImpulseUp. Acredito em uma cultura de desenvolvimento e valorização das pessoas como ferramenta de transformação de ambientes corporativos e da sociedade como um todo.

Deixe um comentário