Blog ImpulseUP
rh-4-0

RH 4.0: O que você precisa saber para melhorar a agilidade e a eficiência da sua empresa?

Você sabe o que é RH 4.0? Essa tendência promete revolucionar a área de recursos humanos propondo formas mais rápidas e eficientes de gestão de pessoas. Máquinas, processamento de dados e inteligência artificial podem até parecer coisas de filmes como “O Exterminador do Futuro”, mas não precisa ter medo, elas vieram em paz e para otimizar a gestão de pessoas na sua empresa. A automatização de atividades e a popularização da inteligência artificial (IA) podem gerar medos como, por exemplo, de que o RH seja substituído por máquinas, mas continue a leitura que vamos explicar como esta tendência pode ser benéfica para sua gestão de pessoas, para sua empresa e para sua equipe.

A Pandemia acelerou o avanço da 4ª revolução industrial de modo que a tecnologia se tornou parte do ambiente das empresas, no RH isso não será diferente. A implementação do RH 4.0 pode ser o seu adeus aos trabalhos manuais e cansativos, horas e horas desenvolvendo políticas de desenvolvimento. Segundo uma pesquisa desenvolvida pela empresa Deloitte (2017), 33% das equipes de RH envolvidas na pesquisa utilizam alguma tecnologia de inteligência artificial (IA) para auxiliar nas soluções e 41% desenvolvem aplicativos móveis de serviços de RH. Se você quiser conhecer um pouco mais sobre essa proposta, vem comigo nesse post!

 

O que é o RH 4.0?

A abordagem moderna de gestão de recursos humanos, denominada RH 4.0 é um conceito novo que introduz a indústria 4.0 no contexto do RH. Esse cenário em que a tecnologia se faz presente na automação de serviços manuais, integrando avanços tecnológicos à gestão de pessoas, é o que possibilita a atuação estratégica dos funcionários, para maior eficiência e agilidade. 

A área de Recursos humanos 4.0 vem com o objetivo de acompanhar a dinâmica e as demandas da sociedade, com isso, tornar o RH clássico mais rápido e eficiente. Além disso, há o objetivo de tornar a empresa mais atrativa ao acompanhar essas demandas agregando valor. Você pode também pensar no RH 4.0 como pioneiro na introdução de tecnologia nas empresas, de modo a ser feito um primeiro contato por meio do RH e, gradualmente, se expande para as demais áreas. 

No contexto do RH 4.0, o uso das tecnologias é variado, utilizando inteligência artificial (IA), análise de dados, softwares para automação, realidade virtual entre outras. Essas ferramentas são utilizadas principalmente em atividades como treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho, valorização e benefícios, recrutamento e seleção, triagem de currículos e outras diversas tarefas.

 

Diferenças entre o RH clássico e o RH 4.0

É claro que a diferença mais evidente do RH clássico para o RH 4.0 é o uso de tecnologias, mas os efeitos da 4° revolução industrial no RH vão além da implementação de inteligência artificial, computação em nuvem e análise de dados. Como qualquer grande mudança social, existe uma mudança na forma de pensar da sociedade e essa mudança se apresenta na área de recursos humanos por meio de uma mentalidade mais ágil, disruptiva e inovadora. Essa nova forma de pensar o RH, compreendendo a necessidade do fator humano e abandonando trabalhos operacionais, é fundamental para que o RH ganhe espaço como protagonista do sucesso das organizações.

Além disso, outro diferencial do RH 4.0 é a otimização do tempo do RH, que sem  as tarefas repetitivas, pode se concentrar em atividades de maior impacto na produtividade e bem-estar dos colaboradores, trabalhando de forma ativa para alcançar as metas e os resultados da empresa. Sendo assim, existe uma diferença na rotina operacional, de modo que ela não se restringe mais aos mesmos trabalhos repetitivos e burocráticos do RH clássico, abrindo espaço para se consolidar uma cultura de inovação.

No RH 4.0, a liderança também é diferente, de modo que se adapta ao novo modelo, mais inovador e eficiente. Conforme a teoria de Liderança organizacional de Kurt Lewin, existem Estilos de Liderança que podem se distinguir entre líderes efetivos e líderes não efetivos, sendo divididos em 3 tipologias: autoritário, democrático, laissez-faire.

O estilo democrático considera os posicionamentos dos liderados, que participaram da tomada de decisão juntamente com o líder, esse estilo de liderança se ajusta bem a organizações que desejam um ambiente colaborativo, favorável à aquisição de talentos. Em contraponto, o estilo de liderança autoritário tem menor colaboração do trabalhador de modo que o líder constantemente passa as tarefas para o liderado sem que haja muita alteração no trabalho do funcionário, esse modelo pode ser útil em trabalhos manuais com funcionários pouco capacitados que precisam de mais direcionamento. Por fim, o estilo de liderança Laissez-faire o líder não atua em uma liderança direta e constante, ele permite a tomada de decisões pelos liderados, no entanto participa quando é solicitado.
Todos esses modelos de liderança podem estar presentes no RH clássico, mas, em comparação, a postura do líder no RH 4.0 é fundamental, pois precisa motivar os colaboradores. O líder no RH 4.0, sobretudo, deve ser flexível, estimular odesenvolvimento e a inovação e valorizar os membros da equipe. Sendo assim, ao contrário do RH tradicional, em que uma liderança autoritária pode ser efetiva, para a realidade do RH 4.0, uma liderança autoritária é inviável e ineficiente, sendo preferíveis os estilos de liderança laissez-faire ou democrático, reduzindo ou eliminando a estrutura hierárquica. 

cta-calculadora-de-turnover

 

Por que implementar o RH 4.0?

A Indústria 4.0 já é parte do nosso cotidiano, por isso, as empresas que não aderem às novidades do RH 4.0 tendem a se tornarem ultrapassadas. Além disso, a automação de processos de Recursos Humanos traz mudanças que aumentam a produtividade e a qualidade do serviço, ou seja, torna sua equipe mais efetiva. Sendo assim, é preciso compreender os diversos benefícios gerados pela implementação do RH 4.0 que impactam tanto para a organização, quanto para os funcionários.

1. Desenvolvimento organizacional

Essa é a responsabilidade principal do RH 4.0, sendo fundamental para a melhora constante de gestão de talentos, visto que possibilita um acompanhamento do desenvolvimento de competências de forma menos burocrática e mais certeira. Sendo assim, os membros da sua empresa estarão mais preparados para gerar inovações e melhores resultados, impulsionando sua organização.

2. Gestão de tempo

Com o RH 4.0 é possível que você foque na atuação estratégica da sua empresa, permitindo que os trabalhadores de Recursos Humanos não se desgastem com a parte manual das tarefas, uma vez que o RH é indispensável para muitas ações como: atrair profissionais de alto desempenho, melhorar o clima organizacional, estimular a cultura da aprendizagem e da inovação e construir um programa de desenvolvimento de profissionais.

3. Adição de valor

Com a atuação estratégica do RH 4.0, você pode explorar e desenvolver os talentos das pessoas e assim, aumentar a qualidade de seus trabalhos, compreendendo o ser humano como fundamental para uma vantagem competitiva dentro do momento atual, conforme aponta Maurício Benvenutti.

4. Engajamento

Também permite a realização de um trabalho menos maçante e com mais significado. Desse modo, há maior compreensão da importância do trabalho do colaborador para a organização, impactando a motivação e, por consequência, o engajamento, que podemos destacar como efeito a maior dedicação e vigor do funcionário.

5. Satisfação

O RH 4.0 é uma forma de dar maior suporte ao funcionário, esse suporte está intimamente relacionado com a satisfação do colaborador que tem como consequência maior envolvimento com o trabalho, maior produtividade, melhor desempenho, redução do número de faltas e menor rotatividade.  

6. Bem-estar 

Ao investir em tecnologias para o setor do RH, a sua organização oferece mais recursos que apoiem o trabalho do funcionário, assim, reduzindo as demandas de modo a suprir as necessidades psicológicas básicas. Isso tem efeito na percepção de valorização e de cuidado do trabalhador, reduzindo o estresse e fatores que causam adoecimento, além de reduzir risco de Burnout conforme a teoria de demandas e recursos de Schaufeli & Bakker (2010).

Desafios de implementar o RH 4.0

Apesar dos impactos positivos do RH 4.0, no entanto, sua implementação apresenta alguns desafios que podem dificultar a adaptação da sua empresa à nova realidade da área de recursos humanos. Por isso, vou te apresentar os 3 principais desafios para a implementação do RH 4.0 para que você possa se preparar para eles. 

1. Escolha da ferramenta 

A escolha da ferramenta certa depende do tamanho da sua empresa e da demanda que você apresenta, além de fatores como orçamento, número de funcionários, períodos dos ciclos de desempenho e diversos outros fatores. Dessa forma, não existe resposta certa ou errada para essa problemática, mas é importante pensar na ferramenta que melhor atende às suas necessidades. 

Ferramentas que atendem todas as funcionalidades necessárias são preferíveis, visto que é economicamente mais viável que a contratação de diversas ferramentas. Além disso, o uso de diversas ferramentas pode dificultar a compreensão dos funcionários, bem como dificultar a adesão. Isso é explicado por Stephen P. Robbins no livro “Comportamento Organizacional”, apontando que o uso de um único canal formal de informações torna a comunicação mais clara e objetiva e cria o ambiente propício para que a comunicação ocorra. Com isso, haverá maior adaptação à introdução dessas ferramentas e uma aprendizagem mais rápida por parte dos colaboradores.

2. Mudança da Cultura Organizacional

A Cultura Organizacional é um elemento estável e pouco mutável de uma empresa e ela deve ser feita de forma planejada para estar alinhada aos objetivos estratégicos da organização. Pensando nisso, a implementação do RH 4.0 exige uma cultura alinhada com o desenvolvimento de inovação e com o uso de tecnologias, visto que a cultura orienta os comportamentos em uma empresa.

Sendo assim, a mudança na cultura pode ser um ponto de desafio, considerando a necessidade de favorecer um ambiente ágil, inovador e moderno, ou seja, é necessária uma mudança na forma de agir, trabalhar e pensar dos membros da organização. Essa mudança pode impactar também as atividades, os cargos, os papéis e as responsabilidades de cada trabalhador para a criação de um ambiente adequado para a implementação do RH 4.0. Dessa forma, sabemos que essa mudança cultural é difícil, principalmente em empresas com uma cultura organizacional já estabelecida, entretanto, é uma mudança fundamental que deve ser comunicada aos funcionários para a cooperação geral e sucesso da sua empresa.

3. Atrair e reter talentos capacitados

Com a decisão de implementar o RH 4.0, as competências referentes à abordagem clássica de RH já não suprem as demandas e necessidades da nova abordagem. Assim, outro desafio é conseguir atrair e reter talentos capacitados para a nova atuação do RH que se adequem também à realidade da empresa, pois é necessário recrutar pessoas com habilidades que antes não eram exigidas e podem ter menor frequência entre os candidatos.

Pensando na dificuldade em contratar pessoas qualificadas, outro desafio relacionado é readequar os funcionários já vinculados à empresa, de modo que é importante que os colaboradores acompanhem as mudanças da organização e se desenvolvam juntamente a ela. Portanto, é fundamental que haja a capacitação dos funcionários tanto para o bom funcionamento do RH 4.0, quanto para a criação de vínculo entre colaborador e organização, de forma que o colaborador perceba a valorização e investimento por parte da empresa. Contudo, essas ações devem ser feitas de forma planejada e fundamentada para que sejam alcançados os objetivos esperados. 

Como aplicar o RH 4.0?

Agora que você já sabe o que é o RH 4.0 e compreende essa nova abordagem, você pode pensar e estruturar o processo de aplicação, desde os primeiros passos até tornar seu RH clássico em um RH 4.0.  Porém, é necessário compreender o que é esperado de um gestor de pessoas e para Lemos:

O gestor de pessoas 4.0 é o responsável por atrair os melhores talentos, aumentar o engajamento dos colaboradores, proporcionar a inovação, saber lidar com a inteligência artificial, para garantir a ética nos processos e claro, tudo isso sempre alinhado com a cultura organizacional.

Para a aplicação do RH 4.0, é de extrema importância que o RH se adapte adequadamente ao novo contexto para que haja a adesão dos colaboradores e, assim, alcançar os resultados esperados. Com isso, é fundamental ressaltar que não existe uma receita certa para aplicar o RH 4.0 na sua empresa, mas para que a implementação seja bem-sucedida darei alguns passos como sugestão para a transição do RH clássico para o RH 4.0. Confira a seguir algumas dicas! 

1. Compreenda o conceito de RH 4.0

Entender o que é o RH 4.0 é fundamental para saber o que esperar dessa abordagem, além de alinhar as expectativas sobre os resultados esperados. Além de que é importante entender o conceito de RH 4.0 para aplicá-lo de forma fundamentada e correta. 

2. Avalie a cultura organizacional atual

Como falamos acima, a cultura organizacional precisa estar alinhada com o ambiente em que o RH 4.0 se insere, assim, é importante ter clareza da estrutura da cultura organizacional da sua organização. Para isso, podem ser realizadas pesquisas de Cultura e, se necessário, planejar uma mudança na cultura de modo planejado e consciente. 

3. Defina metas e objetivos

Os objetivos e metas direcionam os comportamentos em prol do que precisa ser alcançado e isso é fundamental para a implementação do RH 4.0 para que ela seja estruturada de acordo com as demandas da empresa, além de manter a motivação durante o período de implementação do RH 4.0. Assim, o uso de Objetivos e Resultados Chaves (OKRs) são de grande importância, visto que gera benefícios como foco, alinhamento, engajamento, transparência e responsabilização. Desse modo, o caminho até os resultados se torna mais claro, focando em um objetivo de cada vez e fazendo com que os membros da organização tenham consciência da sua função e da importância dela para o sucesso da empresa. 

Para saber mais sobre OKRs, visite nosso Manual de OKRs

4. Comunique a mudança

A comunicação é fundamental para a implementação de mudanças e com o RH 4.0 não seria diferente. Segundo Lagatta (2020), a comunicação é fundamental para a interação e por meio dela os membros podem alcançar objetivos. Desse modo, uma boa comunicação esclarece as pendências e é um importante fator para feedbacks, assim, será possível acompanhar como está sendo feita a implementação do novo modelo de RH e assim é possível adaptar e aprimorar as mudanças para a realidade da sua empresa. Para esse passo, você pode fazer um vídeo de sensibilização, em que explica o motivo da mudança, os benefícios que serão alcançados e se mostrar disponível para sanar dúvidas.

5. Mude gradualmente 

Após avaliar as mudanças necessárias e o que deve ser alcançado com elas, é importante ter em mente a necessidade de que essa mudança ocorra gradualmente. Essa mudança do RH clássico para o RH 4.0 envolve uma mudança da forma de pensar, sendo necessário que o RH seja visto como uma área de grande influência no sucesso da empresa e por ser uma mudança difícil deve ser lenta e gradual. Além disso, as atividades manuais devem ser substituídas em uma transição lenta e constante para a introdução de tecnologias, possibilitando que os funcionários aprendam as novas ferramentas para o melhor resultado possível.

6. Capacite a equipe

Para implementar o RH 4.0 é fundamental que haja a capacitação dos membros do RH para que eles saibam como utilizar as ferramentas e saibam compreender o novo modelo. Assim, é fundamental desenvolver as habilidades necessárias para que os funcionários se sintam preparados para aplicar as ferramentas no RH 4.0.

7. Adapte o recrutamento e seleção

A equipe de Recursos Humanos tem papel fundamental na implementação do RH 4.0, por isso, é importante que ela seja formada pelos profissionais certos. O perfil do funcionário desejado deverá ser inovador além de necessitar da habilidade de lidar com ferramentas virtuais, isso facilitará a adaptação ao modelo de RH. A contratação de funcionários com experiência em tecnologia facilitará o aprendizado, fazendo que os novos colaboradores se adaptem rapidamente e acompanhem os colaboradores mais antigos. Nesse passo, é interessante utilizar bancos de dados para recrutar talentos mais capacitados e qualificados.

8. Aplique a ferramenta

A aplicação da ferramenta não tem segredo, deve ser inserida na rotina dos funcionários aos poucos até a migração ser completa e se tornar ferramenta oficial do RH.  

9. Avalie e ajuste

Por fim, é de extrema importância entender que não existe receita para implementar o RH 4.0 então é indispensável avaliar os resultados e buscar melhorias. Esse é um processo contínuo para que a excelência da sua equipe seja mantida, sempre procure pontos de melhoria e peça feedbacks aos funcionários de Recursos humanos. 

 

Conclusão 

Em resumo, neste post abordamos a definição de RH 4.0 e sua relação com a 4ª Revolução Industrial, as diferenças entre o RH clássico e o RH 4.0, passando pelo uso de tecnologia, inteligência artificial, computação em nuvem e análise de dados, pela mudança da mentalidade e o estilo de liderança, e, seguida, passamos pelos motivos para aplicar o RH 4.0 na sua empresa, sendo eles: Desenvolvimento organizacional, Gestão de tempo, Adição de valor, Engajamento, Satisfação e Bem-estar. Como vimos também, existem desafios na implementação desse modelo moderno de RH que foram citados para que você possa se planejar antes de aplicar o RH 4.0 na sua organização e eles são: a escolha da ferramenta, a mudança da Cultura Organizacional, atrair e reter talentos capacitados. Para finalizar, apresentamos um passo a passo de como aplicar o RH 4.0, sempre lembrando que não existe uma receita pronta, você deve adaptar o novo modelo de RH à realidade e necessidade da sua empresa. 

Agora que você já está por dentro da novidade que é o RH 4.0 e pode investir no que há de mais moderno para alcançar o sucesso da sua organização. Espero ter esclarecido como a implementação do RH 4.0 pode ajudar a melhorar a eficiência e a eficácia do RH ao permitir que a equipe se concentre em atividades mais estratégicas. Além disso, reforço a importância da abordagem para que sua empresa não fique defasada, sendo o RH 4.0 um bom investimento mesmo que contenha desafios. Ter clareza no que está sendo feito e contar com apoio de profissionais especializados irá contribuir para o sucesso na transição. 

Quer conhecer mais conteúdos para aperfeiçoar sua empresa? Você pode receber as atualizações dos conteúdos diretamente na caixa de entrada do seu e-mail ao assinar a nossa newsletter. Basta preencher o formulário abaixo com o seu melhor e-mail. 

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Referências: 

https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/HRMID-04-2018-0059/full/html

https://revista.fatectq.edu.br/interfacetecnologica/article/view/1440/819

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5564920/mod_resource/content/1/RH%204.0.pdf

https://www.researchgate.net/publication/325156394_Smart_HR_40_-_how_industry_40_is_disrupting_HR

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário