Blog ImpulseUP
gestao-de-rh

Gestão de RH: O que é esperado e quais as atribuições?

A gestão de pessoas surge com a segunda revolução industrial no séc. XIX, em que o desenvolvimento tecnológico fez com que fossem necessárias a realização de atividades mais sofisticadas, demandando novas habilidades. Além da maior complexidade, o espírito da época da revolução industrial era moldado pela produção acelerada, sendo necessário encontrar formas de deixar os trabalhadores mais produtivos. No entanto, com o passar dos anos, essa visão passa de se restringir à eficácia e resultados imediatos para compreender a contribuição do colaborador, a estratégia a longo prazo e o equilíbrio entre satisfação e lucro.

Sendo assim, a área de Recursos Humanos passou por diversas mudanças desde o seu surgimento até o RH moderno, fazendo com que o RH se torne uma área cada vez mais estratégica e necessária para o sucesso da empresa. Com isso, para garantir um RH mais eficiente e bem-sucedido, surge a Gestão de RH. Esse post vai abordar o conceito de gestão de RH e apresentar as atribuições e benefícios de ter uma gestão de RH na sua empresa. Além disso, vamos mostrar o que você precisa saber para impulsionar a sua gestão. Se quiser saber mais, continue lendo!

 

O que é Gestão de RH?

 

Segundo o Cambridge Dictionary, gestão de recursos humanos é a atividade de gerenciar os funcionários de uma empresa. A gestão de RH é a principal responsável por organizar e coordenar os funcionários, por meio da área de RH, sendo realizada por um gestor ou gerente de RH. 

Com isso, tem o objetivo de encontrar o equilíbrio entre o desejo do colaborador e o desejo da empresa, de modo a garantir que a área de recursos humanos atue na medida certa para a satisfação e engajamento do membro e para o sucesso da sua empresa. Assim, um gestor de RH é responsável por gerenciar o capital humano na organização desde a contratação e desenvolvimento até o fim da jornada do membro na empresa. 

 

Importância da gestão de RH

 

Uma boa gestão da equipe de RH é fundamental para garantir que as atividades sejam feitas da melhor forma possível e alcançando os melhores resultados para os colaboradores e para a empresa. Sendo assim, o papel da liderança do gestor é fundamental para orientar a atuação da equipe, influenciando comportamentos e impactando positivamente os resultados. 

A liderança, quando exercida de forma adequada, é um instrumento de gestão capaz de abordar fatores subjetivos dos colaboradores que afetam a integração na sua empresa  Zanelli et al. (2014). Além disso, a boa liderança do Gestor de RH tem benefícios como: 

 

Promover de diversidade

 

A liderança exerce forte influência na equipe, de modo que um gestor de RH que compreenda a importância da inclusão, seja de gênero, de etnia, de religião, de orientação sexual ou de cidadania, é uma peça fundamental na implementação dessa inclusão. Isso ocorre tanto pela influência exercida, para construção da consciência na equipe, quanto pelos vieses de uma liderança preconceituosa que pode privilegiar alguns grupos e discriminar outros.

 

Vínculo

 

Uma boa gestão de RH promove a criação de vínculo entre os funcionários, promovendo a integração e a criação do senso de identidade na sua empresa. Essa promoção de vínculo tem forte relação com a satisfação e o engajamento, mas a boa relação com a equipe e com a liderança gera o comprometimento de natureza afetiva, gerando também a crença e aceitação de objetivos e valores organizacionais; disposição para se esforçar a favor da organização; desejo de permanecer na organização (Borges-Andrade, 1994).

 

Desenvolvimento

 

A gestão de RH pode apresentar impactos significativos nos membros da equipe, de modo que direciona e orienta o desenvolvimento do colaborador. Um gestor de RH que age em uma Liderança Transformacional desenvolve potenciais dos colaboradores, dá significado ao trabalho, o alinhando aos valores pessoais do membro e aos objetivos da empresa. Sendo assim, impacta na motivação e estimulação intelectual. (Zanelli et al, 2014)

 

Maior foco nas metas

 

A orientação fornecida pelo gestor de RH deve ser focada na maior efetividade da atuação, sendo assim, direciona ações voltadas para alcançar as metas estabelecidas pela empresa. Desse modo, a gestão estratégica do RH permite uma atuação planejada para a otimização dos resultados da empresa, atuando por um mesmo objetivo final, impulsionar sua empresa. 

 

Diferença entre Gestão de pessoas e Gestão de RH?

 

A gestão de RH está relacionada ao conjunto de ações de como gerenciar um RH, ou seja, a área de recursos humanos, pensando na coordenação e orientação de atividades da área de RH, focado na função do gerente ou gestor de recursos humanos, que ocupa esse papel de gestão. Em contraposição, a gestão de pessoas é um modelo, frequentemente utilizado no RH, que define formas de  seleção, treinamento, desenvolvimento, valorização, orientação de carreiras, recompensas, remuneração, avaliação, promoção, garantia de bem-estar e a qualidade de vida e também preparação para a aposentadoria e o desligamento,pensando em tornar a relação do colaborador com seu trabalho mais agradável e, assim, gerar mais resultados para a empresa. (Borges, LO, & Mourão, L. 2013)

 

Gestor de RH 

 

Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o gestor ou gerente de RH é aquele que:

 “Gerencia atividades de departamentos ou serviços de pessoal, recrutamento e seleção, cargos e salários, benefícios, treinamento e desenvolvimento, liderando e facilitando o desenvolvimento do trabalho das equipes. Assessora diretoria e setores da empresa em atividades como planejamento, contratações, negociações de relações humanas e do trabalho. Atuam em eventos corporativos e da comunidade, representando a empresa.”

Entretanto é importante compreender que, a depender do contexto e do tamanho da empresa, essa descrição pode variar podendo ser uma atuação ampla, comum em empresas pequenas, ou uma atuação especializada, comum em empresas médias e grandes.

 

Gestor de RH generalista 

 

É esperado de um Gerente, ou gestor de RH generalista uma compreensão ampla do funcionamento de RH. Dessa forma, suas funções incluem atenção a todas as atividades da área de recursos humanos, de modo que oriente os colaboradores para alcançar as metas e objetivos da sua empresa. Tendo em vista o tamanho da equipe e o número de atividades a serem gerenciadas, essa atuação é mais frequente em empresas pequenas, com o intuito de evitar a sobrecarga do gestor e melhorar a efetividade da gestão do RH.

Além disso, as atribuições de um gestor de RH são: promover um clima saudável entre a equipe, orientar os colaboradores de RH para que eles possam realizar as atividades com maior autonomia e excelência, compreender as necessidades da empresa e o que deve ser priorizado pela equipe de forma estratégica, acompanhar e compreender as tendências de RH e atualizar a equipe, além de gerir a atuação dos colaboradores em Recrutamento e Seleção, Treinamento e desenvolvimento, Valorização, Plano de cargos e Salários e remunerações, Planos de carreiras, avaliação de desempenho e promoção de bem-estar.  

 

Gestor de RH especialista

 

O gerente, ou gestor de RH especialista é esperada uma atuação mais focada em determinada atividade, por isso essa função é mais frequente em médias e grandes empresas, uma vez que, nesses casos, a gestão de RH é mais complexa e elaborada. Sendo assim, esse gerenciamento das atividades do RH pode ser dividido por atividades, tendo um gestor especialista em cada uma delas. Dessa maneira, pode-se contratar um gestor com vasta experiência e conhecimento em determinado subsistema do RH, otimizando o desempenho da equipe de RH e promovendo o maior desenvolvimento dos colaboradores. 

As atribuições do gestor especialista são semelhantes às atribuições do gestor generalista, no entanto focadas em um subsistema de RH. Com isso, para atuação neste cargo é necessário ter experiências anteriores e formação na no subsistema em que irá atuar, sendo comum a progressão de carreira até chegar no cargo de gerente de RH especialista. Desse modo, a depender da atuação escolhida pelo gestor, as atribuições podem ser variáveis, entretanto, é necessário existir interação entre as subáreas para que elas atuem em conjunto em prol das metas e objetivos da empresa, fornecendo os recursos necessários entre elas. 

 

Perfil do Gerente de RH

 

O perfil do gerente de RH, tanto especialista quanto generalista, pode variar com a cultura, os valores e as demandas da empresa. No entanto, existem algumas habilidades e competências de extrema importância para a atuação no cargo. 

 

Formação acadêmica

 

Considerando a atuação, é necessário ter graduação em Recursos Humanos, Administração ou psicologia com enfoque em psicologia organizacional. Isso é importante para que o gestor tenha bagagem teórica e conhecimento técnico para a atuação, realizando suas atividades de forma fundamentada e comprovada.

 

Comunicação não violenta 

 

Para um RH estratégico e humanizado é importante que a comunicação seja estabelecida de forma clara e respeitosa. A comunicação não violenta se baseia em quatro pilares: observação, sentimento, necessidade e pedido. Desse modo, o diálogo entre a equipe se mantém com inteligência emocional e empatia, reduzindo conflitos e promovendo segurança psicológica. 

 

Resolução de problemas 

 

A resolução de problemas é fundamental para a gestão de RH de modo que é necessário ter recursos para lidar com possíveis dificuldades que possam surgir. Esses conhecimentos são adquiridos tanto na graduação quanto nas experiências profissionais anteriores, sendo assim é uma habilidade adquirida com os anos de experiência

 

Organização  

 

A organização é uma habilidade fundamental para um gestor de RH, visto que seu planejamento impacta diretamente nas ações da equipe. Sendo assim, ele deve se organizar de forma clara para que a comunicação passada, tanto verbal quanto escrita, seja compreendida por todos, gerando maior autonomia nos resultados. 

Modelos de RH 

 

Compreendemos que a gestão do RH é variável a depender da empresa, sendo impactada pela sua missão, visão e valores dela. Sendo assim, é fundamental conhecer diversos modelos para encontrar qual é o mais adequado para sua empresa, já que não existe uma receita rígida de como realizar a gestão do seu RH. Por isso, vamos te mostrar alguns modelos existentes, para te ajudar na jornada de aprimorar sua gestão de RH. 

 

Modelo de categorização de resultados 

 

Esse modelo desenvolvido por  Dyer e Reeves (1995) prevê resultados proximais, aqueles que ocorrem no próprio RH, como metas internas e maiores efeitos das ações realizadas, por exemplo. Em contrapartida, também prevê os resultados distais, verificados nos impactos em nível organizacional, financeiro e baseado no mercado.

O Modelo de categorização de resultados é ideal para empresas orientadas para resultados, pois mantém os objetivos e metas em foco no planejamento das ações. Essa atenção aos resultados promove tanto o sucesso da equipe de RH quanto da empresa, sendo ideal para que a empresa se destaque diante no mercado que está inserida. 

 

Modelo de Davoudi e Kaur

 

O Modelo de gestão de RH apresentado por Davoudi e Kaur (2012), envolve uma relação de troca entre gestão de conhecimento, gestão de recursos humanos e desempenho organizacional. A gestão com o modelo de investigação é focada em implementar um conhecimento efetivo, preparando e desenvolvendo os trabalhadores impactando positivamente o desempenho dos membros da organização. Segundo esses autores, além do impacto no desempenho, a gestão de conhecimento, juntamente com a gestão de recursos humanos, produz efeito sinérgico, ou seja, uma interação que multiplica os resultados.

Esse modelo de gestão de RH se aplica bem em contextos de empresas que estão passando por mudanças ou em empresas que buscam constantemente inovação e soluções disruptivas. Isso ocorre, pois, nesses casos, são necessários profissionais capacitados e constantemente atualizados para realizar as novas tarefas, promovendo um investimento no colaborador que se reflete nos resultados da empresa. 

  

Modelos de responsabilidade social

 

Esse tipo de modelo se refere a uma abordagem que busca gerar satisfação tanto da empresa quanto dos funcionários, promovendo bem-estar individual e social. Nessa abordagem se inserem o modelo de Harvard (1984), que tem foco em desenvolver as competências, o desempenho e a relação custo-eficácia, gerando bem-estar e eficácia organizacional. Além disso, há também o modelo de Jackson e Schuler (2009), que foca no retorno financeiro, imagem da empresa, sobrevivência a longo prazo, mas sem esquecer a equidade e qualidade de vida profissional. 

Os modelos de responsabilidade social são ótimas alternativas para empresas que querem se estabelecer no mercado, nem negligenciar os funcionários. Nesse modelo de gestão, resolver conflitos é fundamental, de modo a conseguir encontrar soluções que agradem ambas as partes. 

 

Dicas para gerir melhor seu RH 

 

Agora que você já compreende o que é gestão de RH e os fatores relacionados a isso, você pode partir para a aplicação. Pensando nisso, para te ajudar no desafio de melhorar a gestão do seu RH e  torná-la mais efetiva e estratégica, preparamos algumas dicas para te ajudar  

 

Mentoring

 

Mentoring é uma prática que pode ser utilizada pelo gestor para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos membros de sua equipe. No mentoring, o gestor pode atuar como o mentor sendo capaz de educar e dar orientações e instruções fundamentadas na sua vivência e experiências anteriores. Desse modo, o acompanhamento realizado no mentoring tem impacto nas hard skills, desenvolvendo habilidades técnicas da área por meio da educação orientada pelo mentor, e nas soft skills, desenvolvendo habilidades de comunicação, resolução de problemas e outras habilidades mais subjetivas que podem ser aprendidas com auxílio da experiência do mentor. 

Essa prática se adequa bem ao modelo de gestão de Davoudi e Kaur, visto que tem impacto positivo no desenvolvimento do colaborador. Além disso, o mentoring é benéfico para capacitar os colaboradores para possíveis lideranças, de modo a pensar na boa gestão de RH a longo prazo. 

 

Feedback

 

Feedbacks são uma devolutiva sobre o desempenho de uma pessoa, essa devolutiva permite a correção de comportamentos indesejados, o aumento da frequência de comportamentos desejados ou o aprimoramento de comportamentos já existentes (Prette & Del Prette Zilda, 2014). Os feedbacks são uma ferramenta de grande ajuda para descobrir como melhorar sua gestão e deve ser um costume, incluindo feedbacks de desenvolvimento que são os mais importantes para aprimorar a sua gestão. Os feedbacks devem ser de forma respeitosa e empática, com o intuito de aperfeiçoar as atividades dos membros e em hipótese alguma deve humilhar ou ofender o colaborador. Passar feedbacks para o chefe pode ser difícil, mas é extremamente necessário, se quiser como fazer isso clique aqui! 

Sendo assim, construindo uma cultura de feedback na sua equipe, você saberá quais pontos desenvolver e quais permanecer para a melhora da sua gestão. Além disso, os feedbacks proporcionam diversos benefícios para sua gestão na equipe de RH incluindo a melhor comunicação, que permite um alinhamento e clareza das percepções sobre as atividades realizadas, a segurança psicológica, pois gera aproximação entre líder e liderado, criando um clima agradável na equipe e melhora a motivação, visto que dá uma orientação de como desenvolver sua gestão. 

 

Reuniões 1:1 

 

Juntamente com os feedbacks, reuniões one on one são ótimas oportunidades para um momento de troca entre líder e liderado, desse modo, além de gerar maior vínculo com a equipe, permite que a gestão do RH seja participativa na jornada de desenvolvimento do colaborador. A reuniões one on one são reuniões que ocorrem periodicamente entre o líder e um liderado por vez para abordar as percepções sobre o trabalho e o que pode ser melhorado. Sendo assim, apresentam-se como uma ótima alternativa para estimular o fluxo de informação bottom-up, ou seja, do liderado para o líder. 

Além disso, esse momento de atenção individualizada para o desenvolvimento do membro estimula o senso de pertencimento a equipe e gera um vínculo de reciprocidade, fazendo que o colaborador tenha o desejo de ser parte do desenvolvimento da empresa. Desse modo, os encontros one on one reduzem a distância da liderança e promovem engajamento. Quer saber mais sobre reuniões one on one? Leia nosso post!

 

Avaliação de desempenho

 

A avaliação de desempenho é uma ótima oportunidade para aprimorar a sua gestão de RH, visto que além de compreender de forma ampla o desempenho da sua equipe e os pontos de desenvolvimento, você recebe devolutivas das suas atividades. Para compreender os pontos de melhorias de forma mais diversificada, pode ser útil fazer uma avaliação de desempenho 360º, de modo que os membros irão interagir todos com quem interagem, assim você pode compreender a percepção da equipe sobre como está sendo feita a sua gestão de RH. 

Após o período de avaliação de desempenho é fundamental que exista um período destinado a refletir sobre os resultados encontrados e traçar estratégias para alcançar melhor desempenho e promover os colaboradores. Desse modo, a avaliação irá acarretar em mudanças e melhorias concretas trazendo uma gestão humanizada e com a colaboração da equipe. Clique aqui para compreender qual formulário de avaliação de desempenho é melhor para a sua empresa!

 

Conclusão

Como vimos, a gestão de RH é fundamental para que a área de recursos humanos atue de forma estratégica e planejada, impactando, principalmente, a diversidade, o vínculo entre os colaboradores, o desenvolvimento dos membros da equipe e o foco nas metas. Esses são benefícios que são promovidos a longo prazo para gerar a sustentabilidade na empresa, ou seja, iniciar hoje uma mudança para que a empresa consiga manter o seu sucesso futuramente.
Nesse post, reforçamos a diferença entre gestão de pessoas e gestão de recursos humanos, visto que a semelhança na nomenclatura pode gerar confusões, assim reforçamos a gestão de recursos humanos como o conjunto de atividades de gerenciamento da área de RH, enquanto a gestão de pessoas é um modelo que pode ser utilizado para realizar as atividades de RH. Apresentamos também a descrição do cargo do de gerente de recursos humanos segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, porém lembre-se que as atividades podem sofrer variação conforme a realidade da empresa, havendo ainda as diferenciações entre gestor de RH generalista e gestor de RH especialista.
Aqui, você também conheceu habilidades importantes de serem desenvolvidas em um gestor de RH para que sua gestão seja mais eficaz, sendo as principais delas: a formação acadêmica e teórica,  comunicação, com atenção para a comunicação não violenta, resolução de problemas e organização. Por fim, te apresentamos alguns modelos de gestão de RH e algumas dicas para você melhorar a gestão de RH na sua empresa. 

Esperamos ter te ajudado e esclarecido possíveis dúvidas sobre a temática de Gestão de RH. Se você se interessa por temas de recursos humanos e gestão de pessoas, você precisa conhecer o nosso UPNews para se manter atualizado com ótimos conteúdos sobre o assunto. Basta cadastrar seu melhor e-mail.

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

 

Referências

https://www.coursera.org/articles/human-resource-management 

https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S1877042813055420?token=6E4A9A8BC0C3C98128C8862931A09EC6EDFB3A764ED63C49942F9F33E805DF9253E14CA4EE05F8A046657AC1995CC39B&originRegion=us-east-1&originCreation=20230426112219 

Deixe um comentário