Blog ImpulseUP

Como passar feedback para o chefe

A não ser que a cultura de feedbacks da sua empresa seja muito bem consolidada, o momento de dar retornos para a chefia pode ser cheio de estigmas. É por isso que vamos, neste artigo, tirar todas as suas dúvidas e medos sobre como passar feedback para o chefe.

Criar esse hábito é muito vantajoso para todas as partes. Você, como RH, pode ajudar a tornar a relação gestor-funcionário mais transversal e deixar o clima organizacional mais leve.

Veja como pode ser simples passar esse retorno!

Preparamos algumas dicas que vão ajudar você, gestor de RH, a incentivar mais esse comportamento. Passe essas dicas para os colaboradores, por meio de ações de endomarketing ou outras iniciativas.

Dicas de como passar feedback para o chefe

Escolher bem o momento

Existe um dito popular que orienta: “Reconhecer em público, chamar atenção em particular”. Da mesma forma que pode ser prejudicial para um colaborador receber um feedback construtivo na frente dos colegas, essa situação também não é muito boa para um gestor.

Por isso, oriente os colaboradores da sua empresa: quando for necessário passar um feedback para um líder, é melhor tomar cuidado e escolher um bom momento. Talvez, em um ambiente mais reservado, com menos pessoas.

Como gestor de RH, mostre-se disponível. Você pode participar de uma dessas reuniões para deixar gestor e funcionário mais a vontade, por exemplo.

Se o comentário for sobre alguma situação específica ou um comportamento recorrente, é bom ressaltar que não se deve deixar o tempo passar. Depois de muito tempo, o comentário pode não fazer mais sentido.

Mostrar-se aberto a também receber feedbacks

Criar um ambiente de boa aceitação a feedbacks pode incentivar o líder a também se tornar mais aberto a eles. Mesmo se o gestor passar um feedback mais agressivo e não construtivo, é possível guiá-lo a um retorno mais construtivo.

Se ele reclama que um colaborador sempre atrasa a entrega das demandas, por exemplo, você pode orientá-lo a citar situações específicas. Dessa forma, ele pode refletir sobre a forma como está se comunicando com a equipe.

Palavras como “nunca”, “sempre” e “toda vez” dificilmente são usadas da forma correta. Elas costumam generalizar e passar um panorama mais exagerado.

Cabe a equipe de Recursos Humanos investir em ações, por exemplo, que incentivem a passagem de feedbacks. Uma dica é adotar uma ferramenta de acompanhamento de feedbacks para ajudar no processo.

Ter empatia

O colaborador pode estar ressentido com algumas atitudes do líder. Pode haver um desgaste com o tempo, ou momentos específicos de tensão. Apesar disso, é importante guiá-lo para uma reflexão importante neste momento: o feedback deve visar o crescimento do profissional. 

Por isso, uma das dicas importantes na hora de pensar como passar um feedback para o chefe é se colocar no lugar dele e estimular que o funcionário pratique a empatia. Peça para que ele reflita: o comentário que ele pretende fazer pode soar agressivo?

Relembre que, nesses casos, a fala pode ter o efeito contrário: deixar as coisas ainda mais complicadas, uma vez que o líder não identificou um comentário construtivo e sim uma crítica destrutiva. 

A maior parte das pessoas, nessas situações, não gosta de ouvir críticas e tendem a rebater e se fechar ao invés de levar o feedback em consideração.

Saber ouvir como gostaria de ser ouvido

Na mesma linha do tópico anterior, esse aqui também tem muito a ver com exercitar a empatia. O líder quase sempre pode ter opiniões diferentes sobre as situações. Instrua o funcionário a parar e ouvir, como ele gostaria que o líder ouvisse o feedback.

É importante lembrar que as lideranças precisam prestar contas para a diretoria da empresa. Isso pode gerar posicionamentos que nem sempre são compreendidos pela equipe que ele lidera, mas precisa haver um meio termo.

A equipe de RH vai atuar neste meio de campo, conciliando os interesses de ambas as partes.

Reconhecer as próprias falhas

É saudável que uma reunião de feedback seja um momento de troca mútua. Afinal, o colaborador também pode ter errado.

Por isso, ele também precisa absorver pontos de melhoria.

Método SCI

O SCI é um dos métodos mais efetivos para feedback. SCI significa Situação, Comportamento e Impacto. Esses serão os pilares do feedback que você precisa incentivar na sua empresa.

Primeiro, deve-se descrever a situação. Como se uma câmera estivesse no lugar e pudesse filmar o que aconteceu, o que ela gravaria? Dessa forma, a pessoa se atém a fatos objetivos e não inclui juízo de valor ou percepções pessoais.

Depois, como a pessoa se comportou naquele momento. Para fechar com chave de ouro, dizer como aquele comportamento, naquela situação, impactou a pessoa ou a equipe.

Veja um exemplo:

Mariana, ontem na reunião de alinhamento (situação) você bateu as mãos na mesa (comportamento) e assustou alguns colegas. Eles ficaram com a impressão de que você não aceita bem as ideias de outras pessoas (impacto). 

Aqui, usamos um exemplo de feedback construtivo. O modelo SCI, portanto, também é válido para feedback positivos, de reconhecimento.

Conclusão

Por mais difícil que possa parecer, aprender como passar feedback para o chefe é extremamente positivo para todas as partes. Além dos benefícios que já mencionamos para líder e liderado, você, da equipe de RH, também ganha.

Como? Quando a comunicação entre as pessoas da empresa é mais clara, o RH consegue atuar de forma mais eficiente. Há mais adesão aos projetos, como avaliações de desempenho ou aplicação de PDIs.

É uma ótima oportunidade para que o líder desenvolva as habilidades de liderança e gestão. O colaborador que passa o feedback também se sente ouvido e mais pertencente ao grupo.

Uma outra forma de desenvolver essa relação é marcar reuniões one on one, onde o líder acompanha individualmente cada liderado.

Para que você consiga continuar a desenvolver as lideranças da sua empresa de forma estratégica, confira nosso artigo sobre como fazer um bom programa de desenvolvimento de lideranças

Também temos material para te ajudar a montar um plano de sucessão eficiente.

Aprenda mais sobre como orientar os colaboradores da empresa a passar os melhores feedbacks com esse kit completo:

Deixe um comentário