Blog ImpulseUP
Ferramenta de Feedback

Ferramenta de Feedback: por que escolher a Impulseup

O retorno sobre as atividades dos seus colaboradores não está presente no cotidiano da sua empresa? Você acredita que as devolutivas sobre as ações são uma prática restrita ao período de avaliação de desempenho? Se sua resposta foi sim, estou aqui pra mudar o seu pensamento por meio de uma ferramenta de feedback. 

Os feedbacks podem ser compreendidos como um retorno sobre um comportamento, sendo verbal ou não verbal (Rothmann, 2017). No entanto, para dar feedbacks efetivos que contribuam para o sucesso da sua empresa, é importante saber os tipos de feedbacks e como realizá-los

A prática de feedbacks é fundamental para o bom acompanhamento dos seus colaboradores, o que permite que eles se desenvolvam e gerem diversos impactos positivos na sua empresa. Assim, nesse post vamos te apresentar como uma ferramenta de feedbacks pode ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados e a maior satisfação dos colaboradores de forma simples. 

 

Uma ferramenta de feedbacks prática e intuitiva

 

Você já pensou em feedbacks para dar a alguém da sua equipe, mas não sabia o melhor momento para isso? Com uma ferramenta de feedbacks, você pode dar feedbacks a qualquer momento fazendo com que isso entre para o cotidiano da sua empresa. 

Na Impulseup você tem uma plataforma de feedback simples de ser utilizada tornando o hábito de dar feedbacks algo rápido e prático. Desse modo, a prática de feedback pode gerar inúmeros benefícios para a sua empresa. 

 

Benefícios de utilizar uma ferramenta de feedbacks

 

A ferramenta certa de feedbacks pode impulsionar sua empresa para melhores resultados e para a maior satisfação dos seus colaboradores. Desse modo, usar feedbacks para melhorar o desempenho dos seus colaboradores fica mais fácil com o uso de uma ferramenta. Além disso, ao facilitar essa troca, também colabora para a empresa adotar uma cultura de feedback e melhoria contínua, um dos princípios de uma boa gestão de desempenho.

 

Praticidade

 

Com uma ferramenta de feedback, você não precisa mais ficar buscando momentos para dar feedbacks em meio a correria do cotidiano da empresa. Com alguns cliques você pode ajudar a sua equipe a se desenvolver e aprimorar. 

Assim, o uso de uma ferramenta de feedbacks facilita a prática de feedbacks formais, ou seja, feedbacks planejados que apontam comportamentos da atuação de um colaborador na empresa. Sendo assim, o uso de uma ferramenta facilita o reconhecimento, o acompanhamento e o suporte aos colaboradores, uma vez que contribui para o reconhecimento de ações desejadas, além de aumentar a percepção de suporte quando houver necessidade de aprimorar um comportamento. 

 

Comunicação organizacional

 

A comunicação organizacional é a forma que as informações são transmitidas dentro de uma empresa, podendo ser influenciada pelas relações entre as equipes e pela estrutura hierárquica da empresa. Assim, os feedbacks colaboram para a melhor comunicação organizacional de modo que facilite a transparência e a efetividade da interação entre as equipes. 

Dessa forma, uma ferramenta de feedbacks impacta positivamente na efetividade da comunicação tendo como consequência a maior autonomia dos colaboradores. Assim, os comportamentos e atividades se tornam direcionados, melhorando o desempenho da equipe e os resultados da sua empresa (Robbins, 2009). 

 

Desenvolvimento 

 

Os feedbacks frequentes e realizados adequadamente auxiliam o desenvolvimento dos colaboradores. Assim, uma ferramenta de feedbacks contribui para a prática mais frequente de feedbacks formais, ou seja, feedbacks bem estruturados que apontam de forma objetiva como os comportamentos em questão podem ser melhorados. 

Com o uso da ferramenta certa, seus colaboradores têm um maior acompanhamento de suas ações e um maior direcionamento para o desenvolvimento. Com isso, os membros da sua empresa conseguem identificar os tópicos específicos a serem aprimorados, para um desenvolvimento mais certeiro e eficiente. 

 

Gestão de conhecimento

 

A ferramenta de feedbacks é uma excelente forma de otimizar a gestão de conhecimento dos feedbacks, de modo que os seus colaboradores podem acessar novamente todos os feedbacks enviados e recebidos. Além disso, na ferramenta de feedbacks da Impulseup os gestores têm a possibilidade de acessar os feedbacks enviados pela sua equipe, melhorando a gestão de conhecimento, visto que os feedbacks anteriores ficam armazenados para consultas futuras contribuindo para uma tomada de decisão mais fundamentada. 

 

Cultura organizacional

 

O uso de uma ferramenta de feedbacks favorece que essa prática se torne parte da organização, integrando a cultura organizacional. Desse modo, considerando o papel da cultura de orientar os colaboradores (Zanelli & Borges-Andrade, 2014), o feedback se torna uma prática mais frequente, melhorando a colaboração e o suporte entre os funcionários. Dessa forma a sua empresa terá uma cultura mais colaborativa e agradável, favorecendo o desenvolvimento dos membros.

 

Como utilizar uma ferramenta de feedbacks? 

 

Como vimos, as ferramentas de feedbacks são uma forma de facilitar a comunicação entre os membros da empresa de forma mais prática e simples sem abrir mão dos diversos benefícios dos feedbacks. Assim, essa ferramenta pode auxiliar em alguns processos de gestão de pessoas e recursos humanos, tornando o trabalho mais agradável e, consequentemente, impactando positivamente no desempenho dos colaboradores. 

 

Motivação

 

Os feedbacks não precisam ser apenas um retorno sobre as atividades dos funcionários, você também pode utilizar os feedbacks para motivar seus colaboradores! Dar orientações claras por meio de feedbacks bem estruturados podem te ajudar com isso.

Segundo a Teoria do fluxo de motivação de Csikszentmihalyi (1996), a motivação é um estado emocional de curta duração e alta ativação, ou seja, precisa ser constantemente estimulada, mas isso pode ser feito com ações simples. Assim, os feedbacks contribuem para uma melhor percepção de controle e uma maior clareza de como se desenvolver, tendo como consequência maior fluxo de motivação, gerando também um foco intenso nas atividades.

Na Impulseup, seus colaboradores recebem lembretes para o envio de feedbacks, facilitando que essa prática se torne constante, gerando fluxos de motivação frequentes. Dessa forma, a nossa ferramenta de feedbacks pode te ajudar a motivar os membros da sua empresa. 

 

Bem-estar

 

O bem-estar no ambiente de trabalho é um fator fundamental para o bom funcionamento de uma empresa e para a satisfação e engajamento dos colaboradores. Assim, Siqueira (2009) propõe o modelo teórico de bem-estar no trabalho envolvendo a satisfação, o envolvimento e o comprometimento afetivo, gerando uma relação positiva entre o colaborador e o seu trabalho. 

Assim, a ferramenta de feedbacks pode te ajudar, visto que os feedbacks atuam como uma forma de transformação social, deixando o ambiente de trabalho mais agradável com um clima organizacional mais cooperativo. Além disso, o feedback pode estimular o comprometimento afetivo, de modo que favorece a interação entre a equipe. 

 

Valorização 

 

Feedbacks positivos e de reconhecimento podem ser realizados publicamente como forma de valorização. Assim, o uso da ferramenta de feedbacks pode tornar a prática de valorizações em uma responsabilidade distribuída entre todos os colaboradores ao permitir que eles apontem o bom desempenho de seus pares. 

Pensando nisso, na Impulseup, os funcionários da sua empresa podem enviar feedbacks públicos, facilitando a valorização dos colaboradores. Assim, todos os colaboradores podem ver quando algum membro da empresa se destaca em uma atividade e parabenizá-lo por isso. 

Na nossa plataforma, é possível utilizar os feedbacks como uma forma de valorização dos colaboradores, visto que os feedbacks positivos e de reconhecimento podem ser compartilhados com toda a empresa.

 

Liderança

 

Os feedbacks também podem ser utilizados para desenvolver lideranças, assim, pode ser utilizado como parte de um programa de desenvolvimento de lideranças. Segundo Reis (2000), programas de desenvolvimento de liderança baseados em feedbacks utilizam feedbacks de pares, gestores e subordinados para ter uma visão ampla sobre as competências referentes a papéis de liderança de um colaborador, tornando mais claro o que precisa ser desenvolvido.  

Desse modo, a Impulseup pode te ajudar no desenvolvimento de lideranças com uma ferramenta de feedbacks que facilita o desenvolvimento dos colaboradores dentro da sua empresa. Além disso, permite que os gestores acompanhem os feedbacks da sua equipe, reunindo todas essas informações em uma única ferramenta para que essa análise ampla seja feita facilmente.

 

Conclusão

 

Como vimos, uma ferramenta de feedbacks é extremamente benéfica para a empresa, sendo um forte diferencial para o seu RH. Assim, a ferramenta de feedbacks da Impulseup é ideal para você que quer cuidar dos seus colaboradores e garantir o sucesso da sua empresa, tornando ela mais agradável sem perder a agilidade e a praticidade. 

Se quiser conhecer melhor a nossa plataforma, eu te convido a testar gratuitamente a nossa ferramenta por 14 dias. Com isso, nós vamos te ajudar a dar mais um passo em direção ao sucesso dos seus colaboradores e da sua empresa. 

 

Referências

 

José Carlos Zanelli, Jairo Eduardo Borges-Andrade, & Virgílio, A. (2014). Psicologia, Organizações e Trabalho no Brasil – 2.ed. AMGH Editora.

Livia, & Mourão, L. (2013). O Trabalho e as Organizações. Artmed Editora.

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário