Blog ImpulseUP
Exemplos de Feedback Escrito

4 Exemplos de Feedback Escrito

Feedbacks escritos são uma boa forma de direcionar o desenvolvimento dos colaboradores, além de contribuir para o acompanhamento dos colaboradores e ver alguns Exemplos de Feedback Escrito irá te ajudar à aplicar essa pratica.

Desse modo, você já deve saber o que são feedbacks e qual a sua importância, mas aplicar ainda pode ser um grande desafio. Pensando nisso, iremos apresentar, neste artigo, alguns exemplos de feedbacks escrito e te ajudar a aplicá-los na sua empresa. 

 

Qual a diferença entre um feedback escrito e um feedback verbal? 

 

O feedback escrito, comumente, é mais estruturado, além de ser formalizado e possibilitar o acesso posterior. Em contraposição, o feedback verbal é mais informal, sendo uma resposta imediata e superficial sobre um comportamento.

Sendo assim, o feedback escrito pode ser uma forma eficiente para reunir dados qualitativos sobre seus colaboradores. Ou seja, ele permite que você compreenda o desempenho da sua equipe de forma mais ampla e subjetiva, dando apoio na tomada de decisões, juntamente com avaliações de desempenho e o acompanhamento de metas. 

 

Estrutura de um feedback 

 

Existem muitas formas de dar feedbacks, mas uma das estruturas mais eficientes é composta por momento, ação,reação, impacto e alternativa. Assim, esses componentes vão diferenciar o seu feedback de uma simples opinião, impactando o desempenho dos seus colaboradores. 

Com isso, iremos apresentar cada parte de um bom feedback para que você compreenda e aplique com maestria, antes de mostrar alguns Exemplos de Feedback Escritos.

 

Momento

 

O momento se refere à quando o comportamento foi observado. Assim, o colaborador consegue se lembrar melhor do comportamento, motivando a sua continuidade ou mudança. Por exemplo: “durante a reunião de equipe da manhã…”,  “Na sua reunião com o cliente…” ou “Na segunda feira…”. Desse modo, essa referência temporal pode ser mais específica ou mais ampla, mas é importante que o outro colaborador compreenda qual o momento referido. 

 

Ação

 

A ação é o comportamento alvo do feedback. Esse comportamento pode ser:

  • Indesejado e não deve se repetir; 
  • Insuficiente e pode ser melhorado; 
  • Desejado e deve ser estimulado. 

Assim, o feedback orienta os comportamentos dos colaboradores de uma organização, direcionando-os para o melhor desempenho. Além disso, relacionar esse comportamento com alguma competência pode ser uma forma de ajudar a direcionar as ações futuras.

 

Reação

 

A reação é o impacto direto do comportamento, ou seja, o que esse comportamento gera no ambiente e nos outros colaboradores. Alguns exemplos de reações imediatas ao comportamento podem ser: prolongamento de uma reunião, aumento das dúvidas da equipe, ajuda nas atividades de outro colaborador. 

Sendo assim, essas reações podem ser positivas ou negativas a depender do comportamento e da natureza do feedback. Com isso, elas ajudam a ter clareza dos prejuízos e dos benefícios de um comportamento, estimulando a mudança. 

 

Consequência

 

Em contraposição à reação, a consequência do comportamento se refere a uma visão a longo prazo. Dessa forma, envolve um pensamento estratégico relacionado à permanência do comportamento observado. 

Esse ponto é fundamental para que o feedback escrito ajude o colaborador a compreender a relação de suas ações nos resultados futuros da empresa. Assim, alguns exemplos de consequências são: maior alinhamento da equipe, melhora no relacionamento da equipe, maior agilidade, alcance da meta. 

 

Alternativa

 

A alternativa é essencial para ajudar no processo de desenvolvimento do colaborador. Dessa forma, ela é uma sugestão de melhoria, ou seja, o que pode ser feito para melhorar um comportamento, potencializá-lo ou substituí-lo. 

Com isso, você agrega ainda mais valor em seu feedback escrito e ajuda seus colaboradores a alcançarem melhores resultados.

 

Exemplos de feedback escrito

 

Agora é hora de aplicar esse modelo tanto para feedbacks positivos quanto para feedbacks de desenvolvimento, veja alguns Exemplos de Feedback Escritos.

 

Feedback positivo

 

Exemplos de Feedback escrito 1

” Juliana, durante o projeto realizado na semana passada, sua habilidade em identificar oportunidades e agir proativamente foi notável, alinhada à competência de resolução de problemas. Essa sua postura contribuiu para o gerenciamento do projeto e para a solução mais rápida da queixa do cliente. Além disso, essa abordagem não apenas resolveu problemas imediatos, mas a continuidade desse comportamento resultará na maior satisfação de outros clientes e no crescimento da empresa. Como sugestão para potencializar ainda mais esse comportamento, sugiro que você utilize seu conhecimento prático dos nossos serviços para apresentar dicas na implementação da solução.”

Observe que o feedback se direciona ao comportamento observado de modo que não é confundido com elogios, sendo um reconhecimento de um comportamento desejável. 

 

Feedback de desenvolvimento

 

Exemplos de Feedback escrito 2

” Fernando, durante a sua apresentação na reunião de equipe de ontem você foi pouco objetivo, repetindo informações e adicionando detalhes superficiais. Isso causou o prolongamento da reunião e o atraso dos membros da equipe para os compromissos seguintes. Esse comportamento é prejudicial para o alinhamento da equipe e para a dinâmica das atividades, reduzindo a eficiência do grupo. Por isso, uma alternativa pode ser planejar os tópicos que serão abordados considerando o tempo da reunião com o objetivo de promover maior clareza e objetividade.”

Veja que esse é um exemplo de um comportamento a ser melhorado com dicas pontuais. No entanto, poderia ser relacionado a um comportamento que deve parar de ocorrer, veja!

 

Exemplos de Feedback escrito 3

“ Joana, ao realizar a palestra para a equipe na terça-feira, você utilizou palavras de baixo calão que são inadequadas para o contexto da nossa empresa. Esse comportamento deixou alguns colaboradores desconfortáveis e a continuidade dele pode ser prejudicial
à imagem da empresa a longo prazo. Pensando nisso, uma sugestão é a substituição desses termos por dinâmicas e interações com os colaboradores que estão assistindo a palestra, dessa forma será possível que haja uma descontração de forma mais adequada.”

Nesse segundo exemplo é possível notar que o comportamento deve ser cessado, mas ainda assim há uma alternativa de como substituir esse comportamento por outro que seja mais adequado e alinhado com a realidade da organização. 

 

Feedback coletivo

 

O feedback coletivo pode ser mais amplo por ser direcionado para diversas pessoas, geralmente atuando em uma mesma equipe. Assim, ele é o ideal para um comportamento em comum em todos os membros de uma equipe. 

 

Exemplos de Feedback escrito 4 

“ Na última semana, pude notar a falta de pontualidade da nossa equipe nas reuniões. Esse comportamento é prejudicial para nossas atividades cotidianas e para a imagem da equipe. Pensando nisso, ativar um alerta 10 minutos antes da reunião pode nos ajudar a solucionar esse problema.”

Assim, esse feedback serve para toda a equipe facilitando o trabalho de dar o mesmo feedback para cada um dos integrantes. 

 

Modelo SCI

 

Dar início à uma cultura de feedbacks pode ser complicado e desafiador, por isso o Modelo SCI pode ser uma solução para empresas que desejam começar a prática de feedbacks, sendo um modelo reduzido. 

 

Situação 

 

Assim como o “Momento” no modelo apresentado acima, a situação deve ser apresentada com o objetivo de contextualizar o comportamento alvo do feedback.

 

Comportamento

 

O comportamento é equivalente a ação, ou seja, qual o comportamento realizado que deve ser mantido, interrompido ou modificado. 

 

Impacto 

 

O impacto se refere a um impacto a curto prazo, sendo mais semelhante da reação apresentada no modelo anterior. Assim, esse impacto mostra os efeitos imediatos do comportamento . 

 

Então se montarmos um exemplo de feedback escrito com o modelo SCI teremos: 

“Fernanda, durante a reunião desta manhã, você aumentou o tom de voz para criticar a apresentação de Erick. Isso fez com que ele saísse da sala sem conseguir terminar a apresentação.”

 

Desse modo, o Modelo SCI é responsável por dar informações mais completas e que motivam a mudança. Assim, esse feedback ainda cumpre o objetivo de ser focado no comportamento mesmo sendo um feedback sintético. 


Observe que esse modelo não envolve o impacto a longo prazo e a alternativa. Sendo assim, há uma lacuna que deve ser suprida com planejamento e planos de desenvolvimento individuais. Com isso, reforçamos que o modelo SCI é um ótimo primeiro passo, mas quanto mais completo for o feedback maiores serão os impactos dele na sua empresa.

 

Dicas 

 

Agora que você já viu os exemplos de como dar um feedback escrito na prática, vamos dar algumas dicas para aprimorá-los. 

 

Constância

 

O feedback é um comportamento que se retroalimenta, ou seja, quanto mais feedbacks são dados, mais as pessoas irão manter essa prática. Assim, é importante que eles aconteçam com uma certa frequência para que haja uma orientação contínua de seus colaboradores. 

 

Mantenha a cordialidade

 

O feedback, seja positivo ou de desenvolvimento, não deve ser visto como algo ruim, mas sim uma ajuda para a melhor realização das atividades. Por isso, a empatia e a sensibilidade na hora de dar um feedback é essencial para que ele seja bem recebido e as sugestões sejam colocadas em prática.

 

Acompanhamento dos feedbacks

 

Essa é uma dica direcionada para os líderes de cada área. Acompanhe os feedbacks recebidos pelos seus liderados. Dessa forma, é possível saber quais são os pontos fortes e fracos de cada um e supervisionar o desempenho deles de forma mais completa e contínua. 

 

Valorização dos feedbacks

 

Se você quer aumentar a prática de feedbacks na sua empresa e incluí-la em sua cultura organizacional, uma alternativa é reconhecer e valorizar aqueles funcionários que dão feedbacks de forma constante. Assim, os colaboradores irão perceber que essa é uma prática desejável e que deve ser realizada. 

 

Uma ferramenta de feedbacks

 

O uso de uma ferramenta de feedbacks permite que todos os feedbacks da sua empresa sejam reunidos em uma só plataforma. Dessa forma, é possível realizar o acompanhamento dos feedbacks de seus liderados de forma simples e rápida. 

No módulo de feedbacks da impulseup, você tem uma visão completa dos feedbacks enviados e recebidos, podendo visualizá-los a qualquer momento. 

Exemplos de Feedback escrito

Além disso, os gestores são capazes de acessar os feedbacks de seus liderados para um maior acompanhamento. Essa visualização é simples e intuitiva, podendo realizar a aplicação de filtros para facilitar a visualização. 

administração de feedbacks

Outro tópico importante é a personalização. Assim, você pode definir como serão os feedbacks enviados na sua empresa de acordo com sua realidade. 

administração de feedbacks

Por fim, a nossa plataforma oferece um serviço que pode te ajudar a implementar uma cultura de feedbacks. Por meio do nosso módulo de feedbacks, você pode agendar notificações para lembrar seus colaboradores de darem feedbacks. Assim, os feedbacks escritos serão uma prática constante na sua empresa.

notificações administração de feedbacks

Exemplos do que não fazer feedback escrito

 

Apenas dar feedbacks não é o suficiente para impulsionar o desempenho de seus colaboradores, é necessário dar feedbacks da forma correta. Sendo assim, vamos também mostrar o que não deve ser feito em um feedback e pode prejudicar a sua eficiência.

 

Não confunda feedback positivo com elogio 

 

O feedback tem uma estrutura que visa apontar um comportamento positivo ou negativo. Assim, é necessário que ele seja detalhado e direcionado a esse comportamento. Sendo assim, o feedback positivo não é um elogio, ou seja, deve ser direcionado ao comportamento e ter o objetivo de aumentar a produtividade de outro colaborador. 

Por exemplo: 

“Bom trabalho!” é um elogio, enquanto “Bom trabalho identificando as necessidades do cliente. Isso foi importante para a decisão de compra dele.” é um feedback positivo. 

 


Não confunda Feedback de desenvolvimento com crítica

 

O feedback de desenvolvimento é um verdadeiro tesouro, pois ele te ajuda a acabar com práticas que prejudicam a sua performance. No entanto, muitas pessoas têm medo desse tipo de feedback, por isso é importante que ele seja dado de forma cuidadosa e empática. Além disso, é sempre importante ter em mente qual o impacto do feedback para que ele atenda seu objetivo. 

 

Não dê feedbacks para coisas que não podem ser alteradas

 

O foco principal dos feedbacks são comportamentos, sendo assim, algumas coisas como aparência, não são motivos para dar feedbacks. Sendo assim, você pode dar um feedback de comunicação para um colaborador sobre a linguagem utilizada, mas não sobre o sotaque. Outro exemplo são feedbacks voltados para sobre o dresscode da empresa, eles não devem abordar critérios como beleza ou tipo de corpo. 

 

Sendo assim, essas são algumas formas de dar feedbacks que sejam benéficos para o colaborador e para a empresa, mantendo o respeito e o profissionalismo.

 

Conclusão

 

Sendo assim, esperamos que esses exemplos de feedbacks escrito tenham te ajudado compreender como realizá-los e que você inicie a prática de feedbacks na sua empresa. 

Por fim, te convidamos para conhecer a nossa ferramenta de gestão de desempenho que, além de contribuir para a prática e acompanhamento de feedback, irá ajudar o seu RH a atuar de forma estratégica, facilitando a tomada de decisões. Então, faça nosso teste grátis por 14 dias e conheça a nova forma de realizar a sua gestão de desempenho. 

 

Referências

 

Aronson, E., Wilson, TD e Akert, RM (2015). Psicologia Social (8ª ed.). Grupo GE.

Caballo, V. E. (2006). Manual de avaliação e treinamento das habilidades sociais. Santos.

 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário