Blog ImpulseUP
acompanhamento de feedback

Acompanhamento de Feedback: qual a melhor forma de realizar?

Após uma Avaliação de Desempenho, o próximo passo é dar feedbacks construtivos e positivos para os colaboradores. Neste artigo, você verá como é feito o registro e acompanhamento de feedbacks no ImpulseUP.

Ou seja, se você precisa construir uma estratégia de feedbacks para os colaboradores e não faz ideia de por onde começar, este post vai te ajudar.

Dessa forma, organizamos formas de enviar e receber feedbacks por meio de uma ferramenta de Gestão de Desempenho. Assim, fica muito mais fácil para você ensinar os seus colaboradores sobre esse processo tão importante para o desenvolvimento da equipe.

Administração de Feedbacks no ImpulseUP

O primeiro passo para administrar feedbacks no ImpulseUP é habilitar o módulo em feedback. Nessa área, você também pode configurar para que somente o gerente/gestor envie feedback ou que todos também possam enviar. Essa decisão de habilitar ou não para todos depende da cultura da sua empresa.

Você também consegue fazer o acompanhamento de feedbacks, independente de quantos forem registrados, e até mesmo utilizar filtros para encontrar alguma informação específica.

Registro e Acompanhamento de Feedbacks pelo colaborador e gestor

Para que o colaborador registre o feedback, você, primeiramente, precisa fazer o envio do relatório para ele, assim ele tem acesso aos resultados finais, à área de feedback e à área de PDI, quando habilitados. O gestor também tem acesso às informações da sua equipe, para poder realizar o acompanhamento de feedbacks.

Com a área de feedback em mãos, eles podem enviar feedbacks para as pessoas da empresa, selecionar se o feedback é positivo, neutro ou de melhoria, escrever qual é o feedback e até mesmo deixar observações internas que não são visíveis ao colaborador que recebe o feedback.

Exemplos de Feedbacks Positivos

Comportamentos positivos devem ser reconhecidos e reforçados e o feedback positivo é uma ótima ferramenta para isso. Um ponto importante sobre o feedback é que ele deve ser focado em comportamentos observáveis e específicos.

Por exemplo, em uma determinada empresa todo mundo percebe que a colaboradora Mayra cria um vínculo positivo com os clientes por meio de uma comunicação empática e isso impacta na satisfação do cliente. Esse é o momento de reconhecê-la por isso.

Outro colaborador, o Carlos, é destaque na equipe de vendas, uma vez que é o responsável por grandes negociações da empresa. Por isso, sua gestora Bianca quis reconhecê-lo por isso.

Exemplos de Feedbacks de Melhoria

O feedback de melhoria tem o intuito de apontar aspectos comportamentais que precisam ser melhorados, sempre pensando no desenvolvimento do colaborador e da empresa. Caso haja abertura por aquele que recebe o feedback, esse momento também pode ser aproveitado para dar sugestões de comportamentos alternativos.

Tendo isso em vista, a gestora Bianca deu um feedback para a colaboradora Ana relacionado às competências análise de dados e apresentações gerenciais. Dessa forma, a Ana consegue direcionar seus comportamentos para desenvolver o seu potencial.

Essa também é uma oportunidade para que os colaboradores ofereçam feedbacks para as lideranças, assim elas podem melhorar a sua gestão. Dessa forma, o acompanhamento de feedbacks é feito por ambos os lados.

Por exemplo, a Ana apontou que a Bianca precisa refinar o seu gerenciamento quanto à metas e prazos.

Acompanhamento de Feedbacks ao longo do tempo

Um ponto importante sobre feedbacks é que o impacto aumenta de acordo com a sua frequência. Isso acontece justamente porque o colaborador tem mais oportunidades de desenvolvimento ao longo do tempo.

Dessa forma, você pode combinar com os gestores da empresa que os momentos e cadastros de feedbacks devem ser, no mínimo, a cada 15 dias ou conforme as necessidades. Ademais, é crucial que você, gestor de RH, faça o acompanhamento e incentive a realização e cadastros desses feedbacks na ferramenta.

Conclusão

Com uma cultura de feedbacks estabelecida e com o uso constante de uma ferramenta de feedbacks, a empresa estimula o desenvolvimento dos colaboradores, além do reconhecimento e retenção de talentos, e ainda consegue realizar de forma mais precisa o acompanhamento dos feedbacks. Ou seja, os benefícios são inúmeros.

Se você quiser realizar um teste grátis em uma ferramenta de feedback, basta clicar no banner abaixo.

Deixe um comentário