Blog ImpulseUP
tecnologia no setor logístico

Tecnologia e Inovação: O Futuro do Trabalho no Setor Logístico

O Contexto atual de logística pode ser compreendido por meio de duas principais necessidades: tecnologia e sustentabilidade. Sendo assim, essas duas palavras estão intimamente relacionadas. Desse modo, a implementação de tecnologia no setor logístico tem sido apresentada como o segredo para a sobrevivência e competitividade das empresas do setor. 

 

O Futuro do trabalho

 

As novas tecnologias impactam os processos de trabalho e a rotina dos colaboradores no setor de logística. Assim, apenas uma entrega rápida e dentro do prazo esperado já não é mais o suficiente. Devemos também considerar o crescimento significativo do setor de logística, impulsionado pelo avanço do  e-commerce na pandemia. Com isso, é necessário que as empresas do setor se adaptem para acompanhar esse crescimento. 

Com essas mudanças, surge o conceito de logística 4.0, sendo essa a inserção do setor de logística na indústria 4.0. Além disso, de acordo com Wang (2016), a logística evoluiu de acordo com as necessidades do mercado, conforme com o crescimento da indústria.

Sendo assim, é preciso investir na experiência do cliente, preparando os colaboradores para gerar satisfação em todas as etapas da prestação do serviço contratado. Por isso, aqui, vamos ajudar você a direcionar as suas ações de RH para atender essas demandas da nova realidade do trabalho no setor de logística. 

 

O papel do RH no uso de Tecnologia no setor de logística

 

Dessa forma, o RH tem um papel crucial em impulsionar a adoção de tecnologias, por meio da preparação e acompanhamento dos colaboradores. Portanto, destacaremos como o seu setor de RH pode ser fundamental para integrar a logística 4.0 na sua organização.

 

Gestão de competências

A gestão de competências é uma prática fundamental do RH para direcionar o desenvolvimento dos colaboradores de forma estratégica. Essa abordagem envolve o mapeamento, a medição e o monitoramento das competências dos colaboradores, identificadas através de comportamentos observáveis.

Desse modo, com as transformações no ambiente de trabalho impulsionadas pela tecnologia no setor de logística, é fundamental identificar as novas competências requeridas. Assim, essa orientação não apenas simplifica a identificação das lacunas de habilidades, mas também otimiza o planejamento de programas de treinamento, assegurando que a equipe esteja preparada para enfrentar os desafios futuros.

 

Treinamento e desenvolvimento

 

Conforme Boog (2013) em seu livro “Manual de Treinamento e Desenvolvimento: Gestão e Estratégias” o desenvolvimento e a educação constante é a condição básica para a inovação. Dessa forma, o investimento do RH em ações de treinamento e desenvolvimento dos colaboradores é crucial para a criação de novas estratégias e aperfeiçoamento do serviço. 

Além disso, o treinamento e desenvolvimento também são a chave para a adaptação dos colaboradores às novas tecnologias. Assim, é necessário preparar os funcionários para a nova realidade de suas rotinas de trabalho. 

 

Pensamento estratégico

 

O pensamento estratégico é essencial para orientar a alocação de colaboradores, levando em consideração seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento. Assim, é possível agir de forma antecipada e planejada em relação a promoções, sucessão e desligamentos inesperados. 

Adotar um planejamento estratégico assegura que o uso de tecnologias esteja em harmonia com os objetivos da organização. Assim, sem essa abordagem, a implementação tecnológica pode falhar em gerar os resultados esperados, ou até mesmo impactar negativamente o desempenho da empresa. 

Por isso, é vital que o RH empregue indicadores de desempenho para monitorar e guiar o progresso. Utilizar OKRs (Objetivos e Resultados-Chave) e KPIs (Indicadores-Chave de Performance) são maneiras efetivas de manter os colaboradores focados e em sintonia com a estratégia organizacional.

 

Retenção de talentos

 

Implementar estratégias de RH dedicadas à retenção de talentos se revela uma medida estratégica essencial. Isso porque, resultando em significativa economia nos custos associados a processos de recrutamento, integração de novos colaboradores e treinamentos iniciais. Dessa forma, ao reter colaboradores engajados e de alta performance, a empresa vê um retorno tangível do investimento realizado em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoamento, traduzido em resultados expressivos.

Portanto, a perda de um colaborador altamente capacitado, especialmente aqueles com conhecimento nas tecnologias aplicadas ao setor de logística, pode representar um desafio considerável. Assim, encontrar um substituto que não apenas possua as habilidades técnicas necessárias, mas também esteja alinhado com a cultura e os processos da empresa, demanda tempo, esforço e recursos adicionais.

 

Desenvolvimento de líderes

 

Capacitar as lideranças para orientar e apoiar suas equipes é um aspecto crítico para o sucesso de qualquer organização. Assim, isso se torna especialmente vital em períodos de mudança interna. 

Com isso, durante a implementação de novas tecnologias no setor de logística, é fundamental que os gestores de cada área estejam entre os primeiros a se adaptar. Dessa forma, é possível garantir que, diante de quaisquer dúvidas ou desafios, as lideranças estejam prontas para oferecer o suporte necessário e guiar o desenvolvimento de seus colaboradores de forma eficaz.

 

People Analytics 

 

People Analytics é uma ferramenta poderosa que utiliza dados para compreender comportamentos e prever resultados. Sendo assim, é uma forma de planejar ações futuras de forma segura e estratégica. Com isso, a implementação de People Analytics no RH facilita a identificação de lacunas de competência e destaca áreas onde a tecnologia pode ser utilizada para melhorar o desempenho no setor logístico.

Além disso, essa análise irá contribuir para um melhor acompanhamento mais preciso dos impactos da tecnologia no setor logístico. Assim, você terá clareza dos benefícios gerados por esse investimento.

 

O RH como protagonista na tecnologia no setor logístico

 

Em conclusão, é essencial que o RH adote uma postura proativa em relação a essa transformação, cultivando uma cultura organizacional que valorize a inovação, a adaptabilidade e o compromisso com o aprendizado contínuo. Dessa forma, as iniciativas de RH podem orientar os colaboradores de maneira eficaz e impulsionar melhores desempenhos.

Portanto, entender a tecnologia como uma parceira no setor de logística é fundamental para elevar a satisfação do cliente, agilizar os processos e otimizar a performance da equipe. Com essa abordagem, o RH estará bem equipado para suportar os colaboradores através desta evolução.

Por isso, gostaríamos de convidá-lo a explorar nossa plataforma de gestão de desempenho na Impulseup, que oferece os recursos essenciais para um acompanhamento efetivo de seus colaboradores. Com a Impulseup, é possível realizar avaliações de desempenho, conduzir pesquisas, elaborar planos de desenvolvimento individualizados e, além disso, gerar gráficos e análises automáticas dos seus dados, simplificando a gestão de desempenho em sua organização.

Assim, prepare-se para o futuro do trabalho no setor logístico com o poder da tecnologia e inovação! Baixe o nosso kit de competências de avaliação de desempenho e descubra como elevar a eficiência e produtividade da sua equipe. Clique aqui e dê o primeiro passo em direção à transformação logística!

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário