Blog ImpulseUP
ferramenta de Gestão de Competências

Por que utilizar uma ferramenta de Gestão de Competências?

As Avaliações de Desempenho consistem em avaliar os colaboradores da organização com base em competências e comportamentos que sejam observáveis. Ou seja, mensurar a qualidade da execução das atividades do funcionário de acordo com o que é visto no dia a dia da instituição. E esse processo pode ser muito mais fácil e ágil, quando utilizada uma ferramenta de Gestão de Competências completa.

Isso porque, é necessário um mapeamento prévio das competências que cada pessoa na empresa precisa ter para realizar suas tarefas, sejam elas técnicas, operacionais ou comportamentais. Ao fazer uso de uma plataforma com módulos específicos para essa e outras atividades, você economiza tempo e recursos, além de obter dados mais precisos. 

Veja abaixo mais motivos para usar uma plataforma e como ela vai melhorar o seu projeto de Gestão de Competências. 

Mas afinal, o que é Gestão de Competências?

Alinhamento estratégico

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a Gestão de Competências está intimamente ligada à estratégia de desenvolvimento interno da empresa, em relação aos seus funcionários. Por meio dela, é possível deixar mais palpável o que é esperado de cada um. Sendo assim, podem ser trabalhados Planos de Desenvolvimento Individual, focados no crescimento dentro da companhia.

Para além disso, trabalhar com competências demonstra que a organização é transparente quanto aos seus objetivos. Cada funcionário sabe claramente quais são suas atividades, e como ele deve executá-las.

Aqui, na impulseup, nós utilizamos uma Biblioteca de PDI para agilizar algumas ações de desenvolvimento dos colaboradores. Você pode aproveitar esse conteúdo na forma que está ou se inspirar para criar novos Planos de Desenvolvimento em sua empresa.

Alinhamento cultural

Cada colaborador, compreendendo exatamente quais são suas funções, pode atrelá-las ao que chamamos de fit cultural. Esse fit nada mais é do que o funcionário que entende a missão, visão e valores da instituição, e se empenha em ajudar a cumpri-los. 

Além disso, o profissional que está alinhado culturalmente pode também amparar novos colaboradores que chegam à empresa. Assim, empresa e funcionários se mantêm na mesma página. 

Mapeamento

Para se chegar à definição de quais competências e comportamentos fazem sentido para o negócio, se faz necessário um mapeamento. Esse processo nada mais é que um levantamento de informações sobre o que é esperado de cada pessoa em cada setor, alinhado à estratégia da organização. Para isso, tem-se um passo a passo que pode ser seguido:

  • Estruture as funções: tenha em mãos quais são os cargos, áreas e níveis presentes na sua empresa (ex: Analista de Marketing II, Assistente Comercial Júnior, etc.);
  • Faça entrevistas: monte um roteiro com algumas perguntas sobre como aquela área da empresa vê a execução das suas atividades e como é possível fazê-las da melhor forma. Se necessário, escolha uma pessoa de cada área ou cargo que seja interessante para a compreensão e mapeamento que está sendo feito;
  • Junção: una o que foi dito nas entrevistas à estrutura inicial das funções e o mapeamento estratégico da empresa (missão, visão e valores);
  • Validação: verifique com os times se o que foi construído, de fato, faz sentido para a realidade atual da instituição.

Após toda essa construção, é preciso pensar em como essas competências serão avaliadas. Será feita por planilhas? Por formulários? Ou será necessária uma ferramenta mais completa? É o que será respondido a seguir.

Por que utilizar uma ferramenta de Gestão de Competências?

A tomada de decisão sobre como serão avaliados os comportamentos e competências que foram estruturados é de suma importância. Como prática de mercado, tem-se observado que o uso de planilhas (como, por exemplo, a do Excel) pode prolongar em até seis meses o processo de compilação de todos os dados, a depender do tamanho do negócio.

Levando em consideração ainda que o processo pode ser feito com uma certa periodicidade, o uso de planilha dificulta uma próxima avaliação, por ausência das informações. Com isso, a utilização de uma ferramenta de gestão pode auxiliar muito na economia de tempo. 

Otimização

Fazendo a utilização de uma ferramenta, você consegue otimizar ainda o tempo dos respondentes e, principalmente, a junção dos relatórios ao final do processo. Para os avaliadores e avaliadores, é possível responder as avaliações apenas com um clique. Já para os analistas de RH, a ferramenta pode auxiliar a consolidar todas as respostas para a montagem do relatório final de cada pessoa.

Por que escolher a impulseup como sua ferramenta de Gestão de Competências?

Além da otimização de tempo do uso de uma ferramenta, a plataforma da impulseup possui outras diversas funcionalidades desenvolvidas para te ajudar, de forma muito prática e acessível, a realizar sua Gestão de Competências. 

Avaliações de Desempenho

Com esse módulo, você será capaz de fazer diversos tipos de avaliações. Como por exemplo: autoavaliação, de gestor, dos liderados, dos pares e até mesmo de clientes e fornecedores. Podendo assim, configurar que modelo de avaliação (90º, 180º ou 360º) faz mais sentido para a sua organização.

Pesquisas

Utilizando essa função, você pode aplicar variados tipos de pesquisa, que te ajudarão a compreender melhor como está a percepção dos colaboradores com a Gestão de Competências e outros processos. Você pode usar tanto modelos prontos do sistema quanto criar suas próprias perguntas e questões.

PDI (Plano de Desenvolvimento Individual)

Após a conclusão das avaliações, se faz necessário um acompanhamento mais próximo dos gestores com seus liderados. Criando ações de desenvolvimento para cada pessoa, será possível fazer esse acompanhamento de forma rápida e muito prática. Temos uma biblioteca com algumas ações já preestabelecidas que podem te ajudar nesse início.

Feedbacks e reuniões 1:1

Por último, a funcionalidade de envio de feedbacks também pode contribuir nesse processo de Gestão de Competências. Uma cultura de feedback bem estabelecida permite que as organizações otimizem processos e alcancem melhores resultados.

Os feedbacks podem tanto ser escritos, dentro da plataforma, como também podem ser feitos frente a frente em reuniões 1:1. Pela plataforma, é possível estipular pautas e fazer anotações durante as conversas. 

Para saber mais sobre feedbacks, não deixe de conferir o manual produzido por nossos especialistas e utilizado por nossos parceiros! Ele é gratuito!

Além de todos esses módulos que foram mencionados, você ainda conta com todo o suporte de um time de especialistas prontos a te ajudar a alavancar o desempenho dos seus colaboradores. 

Quer aproveitar esses e outros benefícios de uma ferramenta de Gestão de Competências? Realize um teste gratuito e conheça todas as funcionalidades! Basta clicar aqui para começar a impulsionar seu time hoje mesmo!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Tatiana Lima

Tatiana Lima

Graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atuei como Gestora de Projetos na Praxis Consultoria Jr. e com Gestão de Pessoas na BioBrazil Consultores. Atualmente, sou Customer Success na impulseup auxiliando as mais diversas organizações a alavancarem seus times. Acredito que uma equipe bem desenvolvida pode surpreender nos resultados de uma instituição.

Deixe um comentário