Blog ImpulseUP

Diretor executivo: quais as competências desse profissional?

O diretor executivo é aquele que está à frente da instituição, sua figura representa o mais alto nível de liderança na empresa. Por isso, é importante que essa pessoa seja preparada para tal responsabilidade.

Veja neste artigo as principais competências de um diretor executivo e como a equipe de RH pode ajudar os colaboradores a desenvolvê-las.

O que faz um diretor executivo?

As atividades de um diretor executivo ou CEO podem variar de uma organização para outra, a depender dos objetivos e do planejamento da empresa. De modo geral, ele tem o papel de gerir as equipes internas e tomar grandes decisões.

O CEO pode ser responsável por garantir o andamento do planejamento estratégico da empresa, assim, deve acompanhar a produtividade e o direcionamento das áreas. Ele é o líder direto dos demais diretores ou gestores da instituição.

Características de um diretor executivo

Para assumir esse cargo, é necessário ter, além de um bom currículo e conhecimento profundo sobre a organização, boas competências interpessoais. Veja algumas abaixo!

Liderança

Antes de tudo, um CEO deve ser um líder. Essa característica vai além de ser alguém que simplesmente dá ordens aos seus subordinados. Um líder deve motivar e influenciar a equipe, ajudando-a a alcançar os objetivos traçados. Confira também as diferenças entre chefe e líder.

Visão sistêmica

As áreas da empresa não são organismos independentes com objetivos opostos. Um diretor executivo deve ter essa situação bem clara em mente: as equipes são partes de um sistema maior, a organização.

Para um resultado positivo na gestão, ele deve entender o funcionamento de cada equipe e a importância delas, e assim, conseguir orientá-las corretamente. O entendimento da área financeira deve ser maior também, pois ela está diretamente ligada ao crescimento da empresa de forma saudável.

Todas as áreas possuem metas individuais, porém devem ser motivadas pelo mesmo objetivo maior.

Resiliência

Assim como o planejamento, a resiliência é uma característica crucial. O motivo é simples: é comum que as coisas não saiam como o planejado. Fatores inesperados podem interferir no andar de uma atividade, por exemplo. Cabe ao líder definir o que será feito nessas situações. Ele pode, e deve, escutar outras análises e opiniões acerca da situação, mas é ele quem “bate o martelo”.

A falta de resiliência pode levar ao desespero, nesse momento as atividades ficam paradas e, consequentemente, isso interfere negativamente nos resultados da empresa.

Saber lidar com pressão

Como alguém à frente de uma grande equipe, ou melhor, de todas as equipes da instituição, o diretor executivo é uma figura constantemente cobrada. Tanto internamente, por parte da Diretoria e dos membros da empresa, como externamente, por parceiros corporativos e clientes. Todos os stakeholders esperam algo da organização e, consequentemente, de seu líder.

Um CEO deve saber trabalhar e gerar bons resultados mesmo quando o ambiente e o tempo não correm a seu favor.

Comunicação

Manter uma comunicação clara, efetiva e constante é essencial para o sucesso de um diretor executivo. Ele deve procurar formas de se manter informado sobre o que acontece em cada área e para, dessa forma, auxiliar os gestores. Uma boa alternativa é manter reuniões regulares com os líderes das equipes para escutar reportes, alinhar expectativas, definir metas e estratégia, além de buscar soluções em conjunto.

Estabelecer a comunicação horizontal é um dos passos para que os líderes ganhem confiança dos funcionário e, assim, gerem mais colaboração na empresa.

Qual o papel da equipe de RH?

Sabe-se que o gestor de pessoas deve auxiliar e promover o crescimento dos colaboradores. Por isso, é importante realizar determinadas atividades que estimulem as competências de um de líder. Veja algumas!

Treinamentos

Treinamentos podem ser a chave para o desenvolvimento de uma equipe. Quando a instituição elabora um bom plano de T&D, ela consegue se comunicar de forma clara com os colaboradores. Não apenas mostrando, mas dando a oportunidade para que eles se desenvolvam e aprendam competências desejadas.

O time de RH pode propor capacitações que se aliem com as características almejadas em um líder de sucesso, por exemplo, gestão, feedback e organização de tempo.

Feedbacks

São nos momentos de feedbacks que os funcionários percebem quais de suas ações estão sendo positivas, e devem ser levadas adiante, e quais ações precisam ser modificadas ou deixadas de lado.

Os feedbacks são um dos grandes responsáveis pelo crescimento de uma pessoa. Eles servem como marcadores de desempenho e podem fazer parte de uma cultura de aprendizagem contínua nas organizações.

Mostre para os colaboradores que estão sendo avaliados para cargos de liderança, quais os pontos que requerem desenvolvimento em sua rotina profissional. Clique abaixo e tenha um kit completo com orientações de feedback para aumentar o desempenho e engajamento dos colaboradores.

Plano de desenvolvimento individual

O PDI é um planejamento detalhado que ajuda os funcionários a se desenvolverem com ações além das atividades rotineiras. Se um colaborador almeja um cargo de liderança, é essencial que ele saiba quais atitudes tomar para atingir a capacidade necessária para assumir tal posição na empresa.

No momento de montar um plano de desenvolvimento individual com um funcionário, apresente a ele o plano de carreira da instituição, para que suas metas e objetivos se tornem claras. Saiba onde ele quer estar dentro da empresa!

O que torna um diretor executivo um grande líder?

Alguns nomes se destacam como grandes lideranças pelo mundo. Quais competências essas pessoas desenvolvem para alcançar reconhecimento?

Sabe-se que bom gestor deve ser capaz de desenvolver os colaboradores e extrair o melhor deles. Satya Nadella foi nomeado diretor executivo por Bill Gates em 2014 e, desde então, comanda a Microsoft com 99% de aprovação. O grande diferencial de Nadella está em impulsionar os funcionários ao mesmo tempo que lidera a grande companhia.

Outro exemplo é Bill Belichick, CEO do time de futebol americano New England Patriots. Sob o comando de Belichick, o time bateu recorde ao ganhar seis Super Bowls. O diretor executivo trabalhou em estratégia de negócio ao decidir em quais jogadores investir.

Conclusão

É importante que o RH saiba quais as principais características que um diretor executivo deve ter. Assim, consegue elaborar planos e atividades mais eficazes, capazes de desenvolver as lideranças de forma efetiva.

Mas não podemos esquecer que a melhor forma de analisar e acompanhar o desenvolvimento das competências é por meio das Avaliações de Desempenho. Portante, vale ressaltar que mesmo os Diretores Executivos da empresa devem participar desse processo.

Deixe um comentário

Vitória Lima

Vitória Lima

Sou graduanda em Psicologia, com enfoque em Psicologia Organizacional e do Trabalho, pela Universidade de Brasília. Atuo nessa área porque acredito que o bem-estar no trabalho pode fazer toda a diferença na nossa vida, uma vez que passamos em média 1/3 do nosso dia a dia no trabalho.