Blog ImpulseUP
Mapeamento de Competências Exemplos

Mapeamento de Competências: Exemplos práticos para aplicar na sua empresa

Você sabia que a lacuna de competências pode estar prejudicando a modernização da sua empresa? A onda das inteligências artificiais, juntamente com a pandemia, modificaram a realidade das empresas de modo que a forma de trabalhar também está diferente. No entanto, o mapeamento de competências pode te ajudar com isso. 

Segundo a Society for Human Resource Management, aproximadamente 44% das competências de um trabalhador devem ser atualizadas. Dessa forma, o mapeamento de competências se faz ainda mais importante e necessário para que a sua empresa consiga acompanhar as mudanças. 

Se você quiser saber como o mapeamento de competências funciona na prática, vem com a gente! Aqui iremos trazer exemplos para você saber como aplicar na sua organização. 

 

O que é o Mapeamento de Competências? 

 

Segundo Brandão & Bahry (2014), competências são uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes. Assim, essas 3 partes de uma competência atuam em equilíbrio no desempenho profissional de uma pessoa.  Desse modo, esse desempenho se expressa por meio de comportamentos observáveis e é aí que o mapeamento de competências entra em cena. 

O mapeamento de competências é o processo de identificar lacunas entre as competências necessárias e as competências existentes em um cargo. Esse processo vai desde identificar quais são as competências, até o planejamento de como desenvolvê-las na sua empresa. 

 

Tipos de competências 

 

Saber os tipos de competências é algo importante antes de pensar no mapeamento de competências e em seus exemplos. Elas basicamente são divididas em 2 tipos: as competências comportamentais e as competências técnicas. 

 

 Competências técnicas 

 

Segundo Swiatkiewicz (2014), essas são competências relacionadas às características essenciais da profissão. Também conhecidas como Hard Skills, essas competências costumam ser adquiridas por cursos e formações regulares. Além disso, elas também podem ser aprimoradas com a leitura de livros. 

 

 Competências transversais

 

As competências transversais também costumam ser chamadas de comportamentais ou soft skills. Elas são comumente compreendidas como habilidades gerais, ou seja, elas não costumam ser ensinadas formalmente, mas aprendidas nas relações cotidianas. Essas competências são mais difíceis de mensurar e identificar, mas são fundamentais para a boa execução do trabalho. 

Alguns exemplos são: comunicação, empatia e liderança, mas a possibilidade de competências transversais são inúmeras. 

 

 Competências organizacionais

 

Além disso, adiciono aqui as competências organizacionais, definidas por Cavendish et al. (2022) como aquelas necessárias para toda a organização. Geralmente são um conjunto de competências transversais ligadas aos valores e à cultura organizacional.

Determinar esse grupo de competências irá ajudar a fortalecer a cultura organizacional e contribuir para a adequação das competências à realidade da sua empresa. Dessa modo, haverá um conjunto de comportamentos observáveis para orientar seus colaboradores sobre o que é desejável na organização. 

 

Dicas para fazer um mapeamento de competências?

 

Saber como fazer um mapeamento de competências é fundamental para desenvolver e reter talentos. Por isso, é importante que você saiba como realizá-lo. Dessa forma, se quiser saber de forma mais detalhada como fazer um mapeamento de competências, clique aqui!

Para te ajudar a tirar seu mapeamento de competências do papel, separamos algumas dicas que irão te ajudar a descrever as suas competências. 

 

1. Siga a estrutura: 

Comportamento (verbo + objeto da ação) + critério + condição (forma de realizar ação) 

 

2. Brandão & Bahry (2014) sugerem em seu artigo que evite: 

  • Construções longas 
  • Ambiguidades 
  • Termos subjetivos/ abstratos
  • Obviedades 
  • Redundâncias
  • Verbas que não expressam comportamentos

 

3. Bruno-Faria  e  Brandão  (2003) sugerem:

  • Refira-se a comportamentos observáveis
  • Apresente as descrições para uma pessoa-chave avaliar
  • Verifique se os funcionários compreenderam a descrição feita

 

10 competências para os próximos 5 anos

 

A Society for Human Resource Management (SHRM) apontou 10 competências que se tornarão cada vez mais importantes. Assim, é importante tê-las em mente, considerando quais se encaixam na realidade da sua empresa e como elas podem agregar valor ao capital humano na sua organização. Elas são: 

  1. Pensamento criativo
  2. Pensamento analítico
  3. Alfabetização tecnológica
  4. Curiosidade e aprendizagem ao longo da vida
  5. Resiliência, flexibilidade e agilidade
  6. Sistemas a pensar
  7. IA e grandes dados
  8. Motivação e autoconhecimento
  9. gestão de talentos
  10. Orientação de serviço e atendimento ao cliente 

Além disso, a SHRM ainda adiciona a competência de liderança e influência social.

 

Exemplos práticos de Mapeamento de competências 

 

Para te ajudar a compreender como o mapeamento de competências funciona, vamos trazer exemplos de como ele pode ser utilizado e com quais objetivos. Assim, você saberá como essa prática pode te ajudar na atuação mais estratégica da sua equipe de Recursos Humanos.

 

Cenário 1 

 

Uma empresa que atua com produção de móveis e decorações decidiu aplicar uma avaliação de desempenho para identificar as demandas de desenvolvimento dos seus colaboradores. No entanto, seria sua primeira avaliação de desempenho e, por isso, a equipe de RH buscou um modelo já pronto de avaliação de desempenho. 

Assim, após a aplicação, os gestores perceberam que os resultados pareciam não fazer sentido. Dessa forma, perceberam que as competências avaliadas não estavam adequadas para a realidade da empresa. Pensando nisso, a equipe de RH decidiu realizar um mapeamento de competências.

Assim, após mapear as competências de cada área e cargo, a empresa conseguiu realizar uma avaliação de desempenho eficaz. Além disso, foi possível realizar um planejamento estratégico do desenvolvimento dos colaboradores e percebeu-se também um maior alinhamento dos funcionários com os objetivos da empresa. 

 

Cenário 2 

 

Após anos com um mesmo diretor de produtos, uma empresa de produção de alimentos congelados viu a necessidade de um plano de sucessão, visto que o antigo diretor iria se aposentar. No entanto, não havia clareza quanto às competências necessárias para o cargo. Pensando nisso, o RH decidiu realizar um mapeamento de competências.

Com o apoio do antigo diretor, foram identificados os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o cargo. Em seguida, essas competências foram incorporadas à avaliação de desempenho dos colaboradores da área de produtos. Assim, com auxílio da Matriz Nine Box foi possível identificar profissionais de destaque na equipe de produtos para participar do plano de sucessão. 

Com isso, foi possível estruturar treinamentos e atividades com o objetivo de preparar esse funcionário para para o novo cargo. Dessa forma, a empresa não se prejudicou com a saída do antigo diretor. 

 

Cenário 3

 

Com o seu crescimento e grande demanda do mercado, uma empresa de aparelhos de saúde decidiu que precisava investir em inovações e melhor contato com o cliente. Com isso, a equipe de Recursos Humanos da empresa decidiu estruturar um plano de treinamentos e desenvolvimento.

Assim, ao pensar quais treinamentos deveriam ser realizados, o RH não conseguiu identificar quais eram as competências relacionadas à inovação e ao contato com clientes. Por isso, resolveu realizar um mapeamento de competências para as equipes de produto e de atendimento ao cliente. 

Desse modo, concluíram que havia uma lacuna entre o que é desejado e o que é observado em algumas competências. Assim, identificaram a necessidade de desenvolvimento de comunicação e empatia na equipe de atendimento ao cliente . Já na equipe de produtos, foi observado a necessidade de desenvolver as competências de conhecimento do produto e do mercado, bem como Resiliência e Determinação. 

 

Conclusão

 

Por fim, vemos que o mapeamento de competências tem diversas utilidades, como planejar treinamentos, sucessões ou a avaliação de desempenho. No entanto, é fundamental que as competências escolhidas para cada cargo da sua empresa dialoguem com a sua cultura organizacional e seus valores, para que não haja conflito. 

Se você quiser ver exemplos de competências para ajudar sua empresa a crescer, acesse a nossa Planilha de Mapeamento de Competências! Se quiser ter acesso a mais conteúdos de gestão de desempenho e RH, inscreva-se na UPGrade, uma Newsletter que vai trazer assuntos atuais de RH de forma mais dinâmica. 

 

Referências

 

Brandão, H. P., & Bahry, C. P. (2014). Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista Do Serviço Público, 56(2), 179–194. https://doi.org/10.21874/rsp.v56i2.224

de Araújo, T. R. P. P., Cavendish, B. A., Chiaparini, G., Pegorin, M. C., Tashiro, D. A. S., Zulato, T. S., & Cavedo, W.S. (2022). Gestão de Talentos baseada em Competências: Mapeamento das Competências em uma Fundação Pública. RP3-Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, 1(2).

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário