Blog ImpulseUP
Benefícios da Matriz Nine Box

Os benefícios da Matriz Nine Box na Gestão de Desempenho

Os benefícios da Matriz Nine Box são inúmeros, sendo uma ferramenta fundamental que ajuda a melhorar a eficiência do seu RH. Pensando nisso, em uma Gestão de Desempenho Estratégica, é necessário que gestores e RH considerem duas dimensões: qual é a contribuição atual de um colaborador e qual é o seu potencial futuro. Ou seja: o que um profissional faz e o que ele é capaz de fazer. 

Assim, a Matriz Nine Box permite que você compreenda a situação de cada colaborador dentro da organização. Com isso, é possível agir de forma mais certeira e direcionada. 

O planejamento de sucessão, por exemplo, é um componente vital de uma organização eficiente. Determinados cargos, especialmente os de liderança, não podem ficar vagos. Assim, identificar e preparar novos gestores é uma tarefa que não pode ser deixada de lado.

E é aqui que a Matriz 9Box possui um papel mais significativo, mapeando onde seus colaboradores estão e em qual direção eles possuem potencial para ir. Veja, abaixo, uma visão mais detalhada do assunto!

O que é a Matriz Nine Box? 

A 9Box é uma ferramenta de avaliação de colaboradores que os divide e os posiciona em uma grade de dados sobre eles. Ou seja, é um sistema, estruturado em grade, que possibilita avaliar os níveis de desempenho dos profissionais de uma empresa e o potencial de crescimento deles para encaixá-los em cada um dos segmentos da referida grade. 

Veja o exemplo de uma Matriz Nine Box obtida na plataforma da impulseup. O eixo vertical indica potencial e o eixo horizontal, o desempenho:

9box

A matriz é bastante utilizada pelo RH e gestores, sendo especialmente útil por ser um instrumento visual. Por isso, é possível visualizar, literalmente, a força de trabalho da empresa. 

É importante ressaltar que um dos melhores e mais confiáveis meios de obter os dados para a análise na matriz é por meio de ciclos constantes de Avaliação de Desempenho.

Quais são os benefícios da Matriz Nine Box? 

Como mencionado acima, a 9Box é uma ferramenta que possibilita a análise da situação atual e o potencial de cada colaborador. Agora, veja quais são os benefícios de utilizar esse modelo: 

A Matriz 9Box é fácil de ser utilizada

Com uma estrutura simples e estabelecida, tudo o que você precisa fazer é revisar os pontos fortes e de melhoria dos seus funcionários para combiná-los com a caixa correta. 

Além disso, a parte visual facilita a compreensão dos dados ali inseridos, mesmo para pessoas menos experientes no conceito. Seu layout intuitivo, resultados de fácil compreensão e estrutura simples não deixam espaço para erros de interpretação.

Identificação de talentos

A 9Box permite identificar profissionais de alto desempenho dentro da organização que têm grande potencial para se tornarem líderes futuros. Ou seja, como é a performance atual e o que ela pode vir a ser. 

A matriz auxilia na elaboração de estratégias, possibilitando que a empresa direcione seus recursos de forma inteligente para envolver e desenvolver os futuros líderes. Além disso, quando surgem promoções e realocações internas, a 9Box facilita a identificação dos candidatos mais adequados para essas posições.

Assim, a utilização da matriz é extremamente útil para os processos de sucessão nas empresas, tornando as decisões mais acertadas. 

Identificação de oportunidades de desenvolvimento (lacunas)

Ao mesmo tempo que a matriz permite identificar futuros líderes, ela também possibilita que o RH e gestores verifiquem quais são os colaboradores que necessitam de atenção. Assim, é possível oferecer um suporte maior a eles, dando a oportunidade de melhoria e desenvolvimento. 

Esse desenvolvimento pode se dar por meio de feedbacks, reuniões 1:1 e implementação de Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs).

Otimização do uso de recursos

Todas as empresas, ou a maioria delas, possuem um limite de recursos para investir em treinamentos e capacitações. E nem sempre é fácil identificar o melhor destino para esses valores. 

Por isso, um dos benefícios da Matriz Nine Box é a detecção dos colaboradores que precisam de mais treinamentos para melhorar e aqueles que demandam apenas o refinamento de algumas habilidades e competências.  

Assim, a matriz deve ser encarada como uma foto momentânea, devendo ser atualizada de forma regular. As pessoas mudam e as análises devem ser capazes de identificar essas mudanças. 

Essa verificação auxilia, inclusive, nos processos de desligamento de profissionais de baixa performance, tornando os procedimentos mais justos e transparentes.

banner-people-analytics

Consistência de dados e análises

Em vez de depender de conversas pontuais e diferentes abordagens de planejamento de sucessão, o uso da matriz assegura que os dados referentes ao planejamento de sucessões sejam consistentes em toda a empresa. Ela garante que os colaboradores sejam analisados de forma justa e centralizada.

Como usar a Matriz Nine Box?

Você já conhece os benefícios da Matriz Nine Box, mas como e quando você deve utilizá-lá? Aqui, vamos apresentar alguns cenários em que a Matriz Nine Box vai se tornar um recurso precioso a ser utilizado. 

Corte de gastos

Imagine que sua empresa está passando por problemas financeiros e, por causa disso, precisará realizar demissões em massa. Com isso, você decide que, nesse momento, apenas os colaboradores essenciais permanecerão na empresa. Como decidir quem fica? 

Uma forma de tomar essa decisão é com a ajuda da Matriz Nine Box. Por meio dessa ferramenta, você pode compreender o impacto da saída de cada colaborador, deixando apenas os funcionários indispensáveis. 

Na nossa plataforma, a aba Analytics te permite ter acesso a Nine Box com as informações necessárias para a decisão. Assim, ao clicar no nome de um funcionário na Nine Box, você visualiza os dados, a formação, mas também o impacto da saída, em “sucessão”. 

sucessão

Com isso, você pode identificar os profissionais de alto impacto e facilitar a sua decisão. 

Saída de talentos 

Nesse cenário, pense que você vê a saída de diversos colaboradores e ao investigar o motivo, percebe a insatisfação com as oportunidades de crescimento. Como você pode resolver isso? 

Um bom plano de desenvolvimento integrado com um plano de carreiras irá te ajudar a melhorar a retenção de talentos. Dessa forma, seus melhores profissionais não irão se sentir estagnados sem saber para onde crescer. 

Pensando nisso, use a Matriz Nine Box para montar a jornada do colaborador com um plano de carreiras bem definido.

filtro sucessão

Desse modo, você pode planejar quem será sucedido, quem será o sucessor e em quanto tempo essa sucessão deve ocorrer. Dessa maneira, você pode traçar uma jornada de desenvolvimento clara e orientada, além de fornecer ao colaborador uma perspectiva de crescimento. 

Dificuldade de contratação

A contratação de profissionais para ocupar cargos de impacto é uma tarefa desafiadora, pois nem sempre você encontrará pessoas compatíveis com a empresa e com o cargo. Por isso, uma solução pode ser a progressão de carreira para esses cargos, de modo que o colaborador seja preparado gradualmente para ocupar determinada função. 

Essa é uma forma de preencher lacunas de cargos, mas também de valorizar os colaboradores, fortalecendo a percepção de justiça. Assim, pode ser realizado um plano de sucessão, como no cenário acima. 

Além disso, é importante verificar o que precisa ser desenvolvido nos profissionais mantenedores, ou seja, de médio desempenho e médio potencial, para que eles se tornem talentos. Com isso, ações de desenvolvimento voltada para o potencial e para o desempenho ajudariam a preparar seus funcionários para cargos mais altos sem precisar de uma nova contratação de lideranças. 

Sua empresa também pode aproveitar os benefícios da Matriz Nine Box!

Existem muitas ferramentas de gestão que são superestimadas, não fornecendo resultados reais para sua empresa. No entanto, não é esse o caso da Matriz Nine Box. Essa é uma ferramenta testada e de fácil uso, podendo ser utilizada continuamente. 

A matriz ajuda a gerenciar funcionários com diferentes níveis de desempenho e potencial em sua organização. O objetivo não é rotular pessoas, mas identificar potenciais e pontos de melhoria, sendo bastante útil para desenvolver o time. 

E para que você possa se aprofundar ainda mais no assunto, nossos especialistas produziram um conteúdo exclusivo e totalmente gratuito. Basta clicar aqui!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Luisa Schimidt

Luisa Schimidt

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB) e atuo como consultora de Sucesso do Cliente na impulseup. Acredito que podemos transformar a relação das pessoas com o trabalho por meio da psicologia, trazendo bem-estar e qualidade de vida!

Deixe um comentário