Blog ImpulseUP
RH Analytics

RH Analytics: Uma cultura que mudará a tomada de decisões

No atual cenário organizacional, a inovação e a tecnologia se tornaram tendências de RH. Sendo assim, essenciais para o aprimoramento das práticas em gestão de pessoas. Com isso, tomar uma decisão nos negócios não é algo simples, é preciso de um planejamento estratégico que dê suporte a decisão que irá ser tomada, pois um mínimo erro no mundo organizacional pode gerar grandes custos.

Para uma atuação mais estratégica e a minimização de problemas estão sendo usadas análises de dados, que permitem maior segurança e concretude sobre a tomada de decisões nas organizações. Se sua organização enfrenta recorrentes desafios e está tomando decisões sem embasamentos apropriados, é de extrema importância que a coleta inteligente de dados comece a fazer parte da sua cultura empresarial. Para melhor compreensão sobre RH Analytics, iremos abordar algumas questões a seguir, vamos lá!

Para que serve o RH Analytics?

RH Analytics pode ser entendido como a coleta, análise e organização de dados dos colaboradores para otimizar o trabalho de gestão de pessoas e conseguir tomar decisões mais estratégicas. 

É comum encontrar sinônimos de RH Analytics, como: People Analytics ou Talent Analytics. Esses termos traduzidos se referem à “análise de recursos humanos”, “análise de pessoas” e “análise de talentos”. Sendo assim, todos se devem à mesma abordagem centrada na cultura analítica de dados de recursos humanos. 

Dessa maneira, o RH Analytics serve para identificar as necessidades da empresa, desenvolver estratégias eficazes, otimizar os processo de gestão de pessoas e assim gerar mudanças no ambiente de trabalho que atraem e retêm talentos. 

Sobretudo, ajuda o RH a obter informações mais confiáveis e de melhor qualidade. 

Qual a importância do RH Analytics?

Segundo o artigo de Nobrega et al. (2021), o RH Analytics surgiu para atender às exigências da contemporaneidade que o mercado de trabalho mundial vem enfrentando. Essas exigências se dão por meio da evolução tecnológica e permitiram que houvesse uma melhoria na gestão de pessoas e, consequentemente, um aumento na produtividade dos trabalhadores.

Assim, cada vez mais está sendo necessário a otimização de processos nas empresas para facilitar e ajudar nas demandas. Desse modo, o bem-estar do trabalhador é de suma relevância para o bom desenvolvimento das organizações e necessita ser valorizado e priorizado. 

5 benefícios que essa metodologia pode trazer:

Compreender a importância do RH Analytics é uma tarefa fundamental para a sua aplicação. Pensando nisso, iremos apresentar alguns benefícios dessa metodologia. 

 

  • Tomada de decisão mais assertiva

 

Possuir números para tomar decisões é muito importante. Assim a chance de erros é minimizada e decisões inteligentes podem ser tomadas com mais clareza. Dessa forma, os indicadores obtidos com o RH Analytics vão ajudar na tomada de decisão estratégica da sua empresa.

 

  • Maior engajamento e produtividade dos colaboradores 

 

Com o uso da coleta de dados sobre os colaboradores, é mais fácil identificar o que pode ser melhorado em relação ao bem-estar dos colaboradores. Dessa forma, incorporar mudanças para aprimorar e manter o engajamento e produtividade dos trabalhadores se torna mais prático e simples. 

 

  • Redução de custos e recursos

 

Ao conseguir tomar decisões mais inteligentes, a empresa acaba evitando custos desnecessários, perda de tempo e de recursos, que podem ser implementados quando não há uma escuta e visão real das necessidades dos colaboradores.  

 

  • Melhoria no alcance de metas

 

A partir da análise de dados, é possível observar se as metas e os objetivos da empresa estão sendo alcançados, ou mesmo medir e traçar estratégias a partir desses indicadores para atingir as metas. 

 

  • Aprimoramento da cultura organizacional

 

O RH Analytics pode reunir dados relacionados aos talentos dos colaboradores e isso deve ser usado para fortalecer a cultura organizacional. Assim, planejar ações com base na coleta pode auxiliar a manter os colaboradores imersos na cultura da empresa.

Como o RH Analytics pode transformar a tomada de decisão?

As empresas acabam cometendo alguns erros quando estamos falando de gestão estratégica de pessoas. É muito comum que ao invés de coletar dados concretos sobre as possíveis demandas e dores da empresa, as pessoas usem da percepção pessoal para tentar implementar alguma melhoria. 

Esse é um erro que pode atrasar e gerar gastos desnecessários para a organização. Sendo assim, para a tomada de decisões assertivas e inteligentes é crucial que dados concretos e reais sejam usados como base. 

Se dados que são incompletos, errados e não confiáveis são utilizados, a chance de decisões errôneas serem tomadas é gigante. Assim, isso pode gerar muitos riscos e futuros problemas para a empresa. 

Por isso, o RH Analytics pode garantir que sua empresa tome decisões que priorizem o que realmente é importante. 

Um exemplo seria a seleção de novos funcionários, que muitas vezes é feita de forma manual, em que os profissionais analisam os perfis de candidatos de forma minuciosa. Dessa forma, com a utilização de RH Analytics, essa análise se torna muito mais rápida e detalhada. Isso otimiza o processo de seleção e ajuda a alinhar os colaboradores com os objetivos da empresa. 

Como sua organização toma decisões? 

Sua organização tende a conseguir escutar e levar em consideração a opinião de todos os funcionários? 

Conseguir tomar decisões que abrangem a opinião de todos da empresa é um grande desafio, ainda mais sem o uso de tecnologia. Assim, tomar decisões nunca é algo fácil e na maioria das vezes é tarefa dos gerentes ou chefes, que necessitam buscar estratégias para conseguir ter uma visão do que será melhor para o funcionamento da organização. 

Com a utilização de coleta de dados fica muito mais fácil conseguir ter essa visão do que é o melhor a ser feito, além de conseguir coletar outras opiniões se for necessário.

De que forma tornar o RH Analytics parte da cultura da sua empresa?

Para que a sua empresa consiga aderir ao RH Analytics, primeiramente, é preciso inserir essa tecnologia nos processos de gestão de pessoas. Integrar e capacitar as equipes sobre a utilização dessa tecnologia é crucial, essa capacitação pode ser feita por meio de treinamentos e auxílio de gestores da área. 

No entanto, tornar o RH Analytics parte da cultura não se baseia apenas em utilizar essa ferramenta, mas sim, cultivar uma mentalidade em toda a empresa voltada para dados. 

A comunicação, transparência e integração de todos os setores é um passo importante para a consolidação de uma cultura orientada por dados. Sendo assim, o gestor deve entender quais são os problemas que estão afetando cada setor e incorporar a análise de dados cruzando os indicadores. Dessa forma, é possível descobrir correlações e causas dos devidos problemas. 

Adotar tal cultura de dados se desdobra em uma revolução na forma de tomar decisões e analisar as necessidades da empresa. De acordo com Kiron et al. (2013), como citado em Moraes & Damian (2021), a cultura organizacional e a liderança orientada a dados estão diretamente relacionadas ao uso de análise de RH, o sucesso da organização depende da compreensão desses dados. 

O papel do RH, portanto, pode ser transformado pelo uso da análise de dados. Ademais, por meio dessa transformação, uma cultura baseada em confiança, agilidade, otimização e sucesso, pode ser incorporada e fortalecida. 

Conclusão

Como foi visto, a cultura de análise de dados está tomando cada vez mais espaço. É a partir da utilização de RH Analytics que se torna possível uma consolidação dessa cultura e da excelência na gestão de pessoas. Sendo assim, os processos de tomada de decisão da sua empresa nunca mais serão os mesmos depois do RH Analytics. Os profissionais de RH compreenderão as dinâmicas de sua empresa verdadeiramente, conseguirão aplicar melhorias e minimizar as decisões baseadas em conjecturas.  

Referências:

Silvana, & Damian. (2021). Decisão baseada em dados nas atividades de recursos humanos: sua organização está preparada? Ciência Da Informação Express2, 1–7. https://cienciadainformacaoexpress.ufla.br/index.php/revista/article/view/72

 

Nobrega, R. B., de Camargo Oliva, E., & de Miranda Kubo, E. K. (2021). A utilização do human resources analytics em gestão de pessoas. International Journal of Development Research11(03), 45137-45142.

 

Autora

Luiza de Aquino Pereira:

Sou estudante de Psicologia na Universidade de Brasília (UnB), participo, atualmente, da diretoria de Projetos da Praxis Consultoria Jr. e de grupo de pesquisa em psicologia social.

Deixe um comentário