Blog ImpulseUP
pesquisa de clima

7 passos para a Pesquisa de Clima Organizacional Online

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta extremamente útil para diagnosticar o status atual dos colaboradores em relação à empresa, possibilitando a implementação de melhorias.

A pesquisa é feita por meio de um questionário no qual o time dá o seu parecer. Ou seja, é um processo com participação ativa dos profissionais.

Agora que você já sabe o que é a pesquisa de clima e qual o seu objetivo, conheça os 7 passos para o análise de clima organizacional de forma online da sua empresa!  

1 – Faça uma análise da estratégia de sua empresa

Antes mesmo de colocar em prática sua pesquisa, compreenda quais são os objetivos de sua organização com a realização de uma pesquisa de clima.

Assim sendo, também faça a análise de quais são as necessidades existentes na empresa com base em seus indicadores de gestão de pessoas, pois são esses fatores que irão indicar quais deverão ser as dimensões mais relevantes a serem analisadas.

2- Definição do questionário

Já tendo mapeado os objetivos e necessidades, você pode estudar modelos ou criar as perguntas para o questionário. A impulseup, por exemplo, oferece modelos de pesquisa personalizáveis dentro da própria plataforma. 

Além disso, o modelo de indicadores de Litwin e Stinger pode ser utilizado como forma de mapear 9 possíveis fatores importantes para uma organização, como:  

  • Estrutura: serve para investigar o que os colaboradores pensam a respeito de como os processos são conduzidos. Se existem muitas regras, se os procedimentos são limitantes, etc.; 
  • Responsabilidade:  serve para medir a autonomia dos funcionários durante a rotina; 
  • Desafio: são necessários estímulos manter a motivação em alta. Na pesquisa, é interessante identificar se esse sentimento está presente;  
  • Recompensa: faça questões para descobrir se os funcionários se sentem reconhecidos e recompensados pelo trabalho feito. Tente ir para além do aspecto financeiro; 
  • Relacionamento: serve para analisar como está o relacionamento entre os colegas de trabalho e líderes, faça questões que ajudem a descobrir se existe colaboração entre o time; 
  • Cooperação: completando o tópico anterior, a cooperação serve para aprofundar sobre o time, se existe contribuição e ajuda;  
  • Conflito: é comum existir divergência de opiniões. Inclusive, é normal e favorável. Entretanto, é interessante avaliar a visão dos colaboradores quanto à aceitação dessas opiniões e as resoluções dos problemas;  
  • Identidade: serve para analisar como os colaboradores enxergam os objetivos organizacionais e se estão alinhados a eles; 
  • Padrões: serve para aprofundar o primeiro tópico, questionando sobre a maneira que a empresa reforça normas e processos. 

É importante que o questionário de Pesquisa de Clima Organizacional, online ou físico, se adeque à realidade e necessidades da sua empresa.

3– Sensibilização

O clima é um fenômeno que só poderá ser avaliado a partir da percepção dos próprios colaboradores da sua empresa, por esse motivo, nesse momento, será imprescindível a participação deles nesse processo.

Assim, faça uma sensibilização com os gestores e os colaboradores. É fundamental evidenciar que a pesquisa de clima deve ser feita sempre de forma anônima a fim de incentivar a sinceridade nas respostas e a confiança do colaborador.

Além disso, fale sobre os objetivos da pesquisa e demonstre a importância da participação deles para o planejamento de novas ações e estratégias para o bem comum!

4– Planeje quais ferramentas serão adotadas

A aplicação de questionários pode ser realizada de forma física ou digital. 

De maneira física, são praticadas entrevistas, formulários e/ou grupos focais com os trabalhadores. Essas estratégias geralmente demandam muito tempo e custo a ser investido tendo em vista que, após a coleta de dados, é necessário o uso de outras ferramentas, como o Excel,  para análise. Com isso, informações podem ser perder. 

Já de maneira digital, existem plataformas que auxiliam nesse processo. De forma simples, uma ferramenta completa como a impulseup permite uma aplicação mais rápida e eficiente das pesquisas. A visualização dos resultados considera o People Analytics e permite uma maior customização dos questionários e relatórios.

Outra vantagem é que a pesquisa, quando aplicada de forma digital, permite um acompanhamento em tempo real dos respondentes. Ou seja, você economiza tempo e recursos em todos os processos. 

Dessa forma, durante o período de preenchimento da pesquisa, o time de RH pode verificar os status de respostas (não iniciada, iniciada e respondida),  garantindo assim uma taxa alta de respondentes dentro do prazo preestabelecido para finalização do ciclo de desempenho.   

5 – Execução da pesquisa

Após escolher como será aplicado o questionário e qual será o instrumento de pesquisa, destine um período de tempo específico para a resposta dos colaboradores e acompanhe o progresso de respostas a fim de garantir o maior número de respondentes dentro do prazo da pesquisa.

Caso a sua pesquisa seja identificada por áreas, uma possibilidade é o envio de acompanhamentos semanais por diretoria, gestão e/ou setores da empresa como forma de sinalizar o progresso dos times. 

6 – Análise de dados

O relatório funciona como um mapa. Ao analisar os dados fornecidos, procure identificar quais os fatores em “vermelho”, ou seja, quais são os pontos de atenção e quais dados positivos sobre a percepção de seus colaboradores em relação aos fatores analisados:

Pesquisa de clima

A partir desses dados, busque entender as causas dos pontos que carecem de melhoria, converse com os gestores de cada área de forma a se aprofundar no assunto. Identifique quais são as áreas da empresa que merecem uma atenção maior. Lembrando que, na plataforma da impulseup, esses dados são facilmente analisados em relatórios e dashboards. 

Já tendo mapeado todos os pontos, defina prioridades e monte seu plano de ação com um cronograma bem definido.  

7- Plano de Ações 

Esse será o momento de planejar todas ações e mudanças a serem feitas a partir dos pontos de melhoria observados.

Uma sugestão de ferramenta é o ciclo PDCA, que também pode ser adaptado no módulo de metas da impulseup. 

Para usá-lo, siga as quatro etapas abaixo: 

  • Planejar – Criar o seu plano com metas e estratégias;
  • Executar – Colocar o que foi previsto em prática;
  • Checar – Verificar se os resultados foram obtidos, bem como erros e acertos no processo;
  • Agir – Levantar possíveis melhorias, ações que possam ser padronizadas e alinhar as expectativas do plano.

Pesquisa de Clima Organizacional Online pode ser mais fácil!

Você já viu quais são os passos para realizar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa. Mas todos esses procedimentos podem ser muito mais fáceis se você utilizar uma plataforma como a impulseup.

Aqui, você pode utilizar modelos prontos, adequando-os ao que sua empresa precisa. Ou seja, a plataforma se adapta à sua empresa e não o contrário.

Na plataforma, você acompanha o status das pesquisas, consolidando os dados em relatório em alguns cliques.  Automatize os comunicados e convites de pesquisa programando o disparo diretamente na plataforma. Tudo rápido e fácil, como você precisa!

Falando em facilidade, você pode testar o módulo de pesquisas da impulseup por até 14 dias sem pagar nada por isso! Clique aqui agora mesmo e já realize a primeira pesquisa ainda hoje!

Deixe um comentário

Luana de Paula

Luana de Paula

Graduanda em Administração pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Córdoba na Espanha, atuei como Coordenadora de Conexão na AD&M Consultoria Jr. e atualmente sou Customer Success na impulseup. Acredito que as empresas só são impulsionadas quando os colaboradores são valorizados. O RH estratégico e baseado em dados auxilia no reconhecimento das pessoas e o caminho delas a ser trilhado dentro da empresa.