Blog ImpulseUP
pesquisa de clima

7 passos para a Pesquisa de Clima Organizacional Online

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta extremamente útil para diagnosticar o status atual dos colaboradores em relação à empresa, possibilitando a implementação de melhorias.

A pesquisa é feita por meio de um questionário no qual o time dá o seu parecer. Ou seja, é um processo com participação ativa dos profissionais.

Agora que você já sabe o que é a pesquisa de clima e qual o seu objetivo, conheça os 7 passos para o análise de clima organizacional de forma online da sua empresa!  

1 – Faça uma análise da estratégia de sua empresa

Antes mesmo de colocar em prática sua pesquisa, compreenda quais são os objetivos de sua organização com a realização de uma pesquisa de clima.

Assim sendo, também faça a análise de quais são as necessidades existentes na empresa com base em seus indicadores de gestão de pessoas, pois são esses fatores que irão indicar quais deverão ser as dimensões mais relevantes a serem analisadas.

2- Definição do questionário

Já tendo mapeado os objetivos e necessidades, você pode estudar modelos ou criar as perguntas para o questionário. A impulseup, por exemplo, oferece modelos de pesquisa personalizáveis dentro da própria plataforma. 

Além disso, o modelo de indicadores de Litwin e Stinger pode ser utilizado como forma de mapear 9 possíveis fatores importantes para uma organização, como:  

  • Estrutura: serve para investigar o que os colaboradores pensam a respeito de como os processos são conduzidos. Se existem muitas regras, se os procedimentos são limitantes, etc.; 
  • Responsabilidade:  serve para medir a autonomia dos funcionários durante a rotina; 
  • Desafio: são necessários estímulos manter a motivação em alta. Na pesquisa, é interessante identificar se esse sentimento está presente;  
  • Recompensa: faça questões para descobrir se os funcionários se sentem reconhecidos e recompensados pelo trabalho feito. Tente ir para além do aspecto financeiro; 
  • Relacionamento: serve para analisar como está o relacionamento entre os colegas de trabalho e líderes, faça questões que ajudem a descobrir se existe colaboração entre o time; 
  • Cooperação: completando o tópico anterior, a cooperação serve para aprofundar sobre o time, se existe contribuição e ajuda;  
  • Conflito: é comum existir divergência de opiniões. Inclusive, é normal e favorável. Entretanto, é interessante avaliar a visão dos colaboradores quanto à aceitação dessas opiniões e as resoluções dos problemas;  
  • Identidade: serve para analisar como os colaboradores enxergam os objetivos organizacionais e se estão alinhados a eles; 
  • Padrões: serve para aprofundar o primeiro tópico, questionando sobre a maneira que a empresa reforça normas e processos. 

É importante que o questionário de Pesquisa de Clima Organizacional, online ou físico, se adeque à realidade e necessidades da sua empresa.

 
cta-calculadora-de-turnover
 

3– Sensibilização

O clima é um fenômeno que só poderá ser avaliado a partir da percepção dos próprios colaboradores da sua empresa, por esse motivo, nesse momento, será imprescindível a participação deles nesse processo.

Assim, faça uma sensibilização com os gestores e os colaboradores. É fundamental evidenciar que a pesquisa de clima deve ser feita sempre de forma anônima a fim de incentivar a sinceridade nas respostas e a confiança do colaborador.

Além disso, fale sobre os objetivos da pesquisa e demonstre a importância da participação deles para o planejamento de novas ações e estratégias para o bem comum!

4– Planeje quais ferramentas serão adotadas

A aplicação de questionários pode ser realizada de forma física ou digital. 

De maneira física, são praticadas entrevistas, formulários e/ou grupos focais com os trabalhadores. Essas estratégias geralmente demandam muito tempo e custo a ser investido tendo em vista que, após a coleta de dados, é necessário o uso de outras ferramentas, como o Excel,  para análise. Com isso, informações podem ser perder. 

Já de maneira digital, existem plataformas que auxiliam nesse processo. De forma simples, uma ferramenta completa como a impulseup permite uma aplicação mais rápida e eficiente das pesquisas. A visualização dos resultados considera o People Analytics e permite uma maior customização dos questionários e relatórios. 

Na plataforma você pode, por exemplo, escolher como será a privacidade da pesquisa, ou seja, se será anônima, confidencial ou identificada:

Pesquisa de clima
É possível determinar o nível de privacidade de cada pesquisa.

Outra vantagem é que a pesquisa, quando aplicada de forma digital, permite um acompanhamento em tempo real dos respondentes, iniciando e encerrando a pesquisa com agilidade. Ou seja, você economiza tempo e recursos em todos os processos. Veja como é simples:

Dessa forma, durante o período de preenchimento da pesquisa, o time de RH pode verificar os status de respostas (não iniciada, iniciada e respondida),  garantindo assim uma taxa alta de respondentes dentro do prazo preestabelecido para finalização do ciclo de desempenho.  

Mais benefícios de uma plataforma online

Com o uso da ferramenta online, é possível determinar, em tempo real, quais são as maiores necessidades da sua empresa segundo a percepção dos funcionários. Por exemplo:

Em um cenário hipotético, o time de RH da Companhia X iniciou a pesquisa de clima em janeiro de 2022 e identificou que os principais problemas de clima eram: a forma como eram realizados os reconhecimentos dentro da empresa e como o RH lidava com os conflitos entre duas áreas (comercial e projetos).

 

banner-cultura-organizacional-e-engajamento

No último semestre, o time de RH focou em se aprofundar e compreender melhor esses 2 fatores que mais estavam afetando o clima da empresa, para isso:

Fez uma reunião 1:1 com cada colaborador para descobrir de que forma os funcionários se sentiriam mais reconhecidos e recompensados pelo trabalho feito. O time de gestão de pessoas entendeu então que não era realizado nenhum tipo de reconhecimento formal e passaram a implementar os registros de feedbacks de reconhecimento na empresa.

Além disso, havia 2 áreas que há 4 meses entravam em conflitos de interesses e o RH não tinha conhecimento dessa situação. Com a pesquisa de clima, o time de RH pôde identificar essa insatisfação nos colaboradores quanto à resolução de conflitos e se prontificou a dar direcionamentos aos gestores para atuar no problema.

Com isso, na última pesquisa realizada no mês de julho, os resultados da empresa X foram impressionantes, houve uma melhora de 65% no clima nos aspectos apresentados anteriormente.

Entender todo esse panorama contribuiu de forma significativa para o RH atuar e se prevenir em relação a satisfação e nível de bem-estar de seus colaboradores.

Perceba que todo esse acompanhamento pode ser feito de forma rápida e ágil, porque todas as informações estão à disposição online e em tempo real, possibilitando tomadas de decisão mais acertadas.

5 – Execução da pesquisa

Após escolher como será aplicado o questionário e qual será o instrumento de pesquisa, destine um período de tempo específico para a resposta dos colaboradores e acompanhe o progresso de respostas a fim de garantir o maior número de respondentes dentro do prazo da pesquisa.

Caso a sua pesquisa seja identificada por áreas, uma possibilidade é o envio de acompanhamentos semanais por diretoria, gestão e/ou setores da empresa como forma de sinalizar o progresso dos times. 

6 – Análise de dados

O relatório funciona como um mapa. Ao analisar os dados fornecidos, procure identificar quais os fatores em “vermelho”, ou seja, quais são os pontos de atenção e quais dados positivos sobre a percepção de seus colaboradores em relação aos fatores analisados:

Pesquisa de clima

A partir desses dados, busque entender as causas dos pontos que carecem de melhoria, converse com os gestores de cada área de forma a se aprofundar no assunto. Identifique quais são as áreas da empresa que merecem uma atenção maior. Lembrando que, na plataforma da impulseup, esses dados são facilmente analisados em relatórios e dashboards. 

Já tendo mapeado todos os pontos, defina prioridades e monte seu plano de ação com um cronograma bem definido.  

7- Plano de Ações 

Esse será o momento de planejar todas ações e mudanças a serem feitas a partir dos pontos de melhoria observados.

Uma sugestão de ferramenta é o ciclo PDCA, que também pode ser adaptado no módulo de metas da impulseup. 

Para usá-lo, siga as quatro etapas abaixo: 

  • Planejar – Criar o seu plano com metas e estratégias;
  • Executar – Colocar o que foi previsto em prática;
  • Checar – Verificar se os resultados foram obtidos, bem como erros e acertos no processo;
  • Agir – Levantar possíveis melhorias, ações que possam ser padronizadas e alinhar as expectativas do plano.

Pesquisa de Clima Organizacional Online pode ser mais fácil!

Você já viu quais são os passos para realizar uma pesquisa de clima organizacional em sua empresa. Mas todos esses procedimentos podem ser muito mais fáceis se você utilizar uma plataforma como a impulseup.

Aqui, você pode utilizar modelos prontos, adequando-os ao que sua empresa precisa. Ou seja, a plataforma se adapta à sua empresa e não o contrário. Veja como é fácil utilizar os modelos da plataforma:

Modelo de pesquisa
É muito simples escolher um modelo!

Na plataforma, você acompanha o status das pesquisas, consolidando os dados em relatório em alguns cliques.  Automatize os comunicados e convites de pesquisa programando o disparo diretamente na plataforma. Tudo rápido e fácil, como você precisa!

Falando em facilidade, você pode testar o módulo de pesquisas da impulseup por até 14 dias sem pagar nada por isso! Clique aqui agora mesmo e já realize a primeira pesquisa ainda hoje!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Luana de Paula

Luana de Paula

Graduanda em Administração pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Córdoba na Espanha, atuei como Coordenadora de Conexão na AD&M Consultoria Jr. e atualmente sou Customer Success na impulseup. Acredito que as empresas só são impulsionadas quando os colaboradores são valorizados. O RH estratégico e baseado em dados auxilia no reconhecimento das pessoas e o caminho delas a ser trilhado dentro da empresa.

Deixe um comentário