Blog ImpulseUP
Pesquisa de Clima

O que é Pesquisa de Clima e quais os seus benefícios?

No cenário competitivo em que vivemos, uma grande preocupação das empresas é fortalecer a cultura organizacional. Assim, visam garantir a satisfação dos seus colaboradores a fim de crescer e se destacar no mercado. Nesse contexto, a função da pesquisa de clima organizacional é mapear os pontos de melhoria do ambiente interno a partir da percepção de seus  funcionários, sendo capaz de auxiliar o RH nas tomadas de decisão. 

Com essa ferramenta, é possível também entender como as normas cotidianas da empresa influenciam na cultura. Elas também influenciam em diversas variáveis como engajamento, motivação, comunicação interpessoal, estrutura, aprendizados, desenvolvimento de atitudes e estresse no trabalho. 

Neste artigo, você aprenderá sobre o que é pesquisa de clima organizacional nas empresas e os seus objetivos. 

O que é pesquisa de clima?

A pesquisa de clima é uma ferramenta utilizada para medir o clima organizacional de uma empresa. Por meio de um questionário (físico ou virtual), os colaboradores dão seus pareceres com perguntas que podem ser abertas e/ou fechadas. Sob a forma de opiniões, avaliações, críticas e sugestões, o time participa ativamente do processo de diagnóstico e melhoria da organização em que trabalha.

O objetivo dessa pesquisa é coletar e analisar os diversos tipos de dados que são extremamente importantes dentro de uma gestão estratégica de pessoas.

Dessa forma, a partir da análise do resultado e das sugestões obtidas pela pesquisa, a empresa terá mais embasamento para implementar programas de melhoria na organização.  

Além disso, para ser efetiva, a pesquisa de clima deve ser aplicada periodicamente, uma vez que o clima organizacional é a percepção que os colaboradores têm da organização. É algo construído ao longo do tempo, por meio de esforços e das ações tomadas a partir da opinião dos indivíduos que compõem a organização. 

A partir dos resultados, é possível fazer uma análise comparativa e perceber as mudanças que se deram na organização de uma pesquisa para outra, além de inúmeras vantagens para a empresa, como veremos abaixo: 

Principais benefícios da pesquisa de clima:

Produtividade

De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, um trabalhador feliz é, em média, 31% mais produtivo, três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros.

Além disso, o CEO do BioGrupo e especialista em gestão de pessoas, Eduardo Córdova, explica que:

“Ao longo dos anos, percebemos que felicidade pouco tem a ver com salário, e sim, com o quanto o colaborador se sente parte do sucesso daquela determinada empresa e no quanto o ambiente é saudável”. 

Em outras palavras, quando o assunto é motivação no ambiente de trabalho, não estamos falando apenas de salários e bonificações. Os colaboradores almejam por um local de trabalho que esteja conectado aos seus objetivos e propósitos de vida, fator que está diretamente relacionado à produtividade no trabalho.

Rotatividade 

Satisfação com o ambiente de trabalho, com o gestor direto e com a equipe impactam no turnover, questão que é um grande problema para muitas empresas. O senso de pertencimento e escuta dos colaboradores pode diminuir a rotatividade.

Nesse sentido, segundo pesquisa do Dieese, o turnover voluntário das empresas em geral foi de 20%. Enquanto nas empresas certificadas como excelentes locais para trabalhar e que se preocupam com o clima, a rotatividade fica em 7%. 

 
cta-calculadora-de-turnover
 

Atração de talentos 

Uma empresa que se preocupa genuinamente em escutar a opinião de quem faz o negócio acontecer também conhece as necessidades de cada área. Portanto, ela saberá direcionar melhor a atração de talentos.

Ademais, os resultados de um clima organizacional positivo poderá levar a sua empresa a alcançar outros patamares como certificações, premiações e reconhecimentos. 

Ter a certificação Great Place to Work (GPTW) é um grande diferencial para qualquer empresa. Ela reflete diretamente no posicionamento no mercado e na marca como empregadora, atraindo os olhares de diversos profissionais.

Considerando que o Clima Organizacional vai afetar diretamente a produtividade, os índices de rotatividade e ainda vai auxiliar na retenção de talentos, pode-se observar que o desempenho dos colaboradores (diretamente associado à produtividade) vai melhorar e, consequentemente, trazer mais resultados para a empresa.

Dessa forma, os ajustes no clima podem levar até mesmo a melhorias no faturamento e no lucro da empresa, de modo que, se associado a uma metodologia para acompanhar a estratégia da empresa, como o balanced scorecard (BSC) pode impulsionar a resultados ainda maiores.

Outras vantagens importantes:

 

banner-cultura-organizacional-e-engajamento

  • Projetos e iniciativas de diversidade e inclusão; 
  • Análises e ações de aperfeiçoamento para a liderança; 
  • Redução de conflitos e problemas; 
  • Identificação de pontos fracos e fortes; 
  • Local de trabalho seguro, com condições físicas apropriadas; 
  • Alinhamento da cultura organizacional.

Por fim, a realização de uma nova pesquisa de clima deve ser realizada com o propósito de mensurar os resultados das ações implementadas. 

Caso você queira se aprofundar neste assunto, aproveite os conteúdos sobre as características fundamentais do clima organizacional e como utilizar o clima organizacional de forma estratégica

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Luana de Paula

Luana de Paula

Graduanda em Administração pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Córdoba na Espanha, atuei como Coordenadora de Conexão na AD&M Consultoria Jr. e atualmente sou Customer Success na impulseup. Acredito que as empresas só são impulsionadas quando os colaboradores são valorizados. O RH estratégico e baseado em dados auxilia no reconhecimento das pessoas e o caminho delas a ser trilhado dentro da empresa.

Deixe um comentário