Blog ImpulseUP
Clima organizacional

Como utilizar o clima organizacional de forma estratégica

Neste cenário competitivo em que vivemos, cada vez mais grandes empresas como o Google apostam em decisões estratégicas em sua área de gestão de pessoas para fortalecer sua cultura e alcançar o sucesso. E o clima organizacional é capaz de auxiliar o RH nessa tomada de decisões.

A função da pesquisa de clima é entender de que forma as normas cotidianas da empresa são percebidas pelos funcionários. E também como influenciam na cultura e em seus comportamentos de engajamento, motivação e bem estar no trabalho.

Neste artigo, conversamos sobre as características fundamentais do clima organizacional. Agora vamos mostrar como medi-lo e dar dicas de como utilizar os resultados da sua pesquisa de forma inteligente para impulsionar seus resultados!

Clima Organizacional

É certo que os colaboradores que possuem maior envolvimento e maior participação no trabalho tendem a realizar entregas melhores para a empresa.

Mas você sabe como as práticas da própria empresa em relação a autonomia, a relação com a liderança e o suporte percebida pelos funcionários pode predizer esses comportamentos?

Os primeiros sinais de um clima organizacional ruim podem ser identificados a partir da falta de engajamento e de desmotivação nas equipes de trabalho em algumas áreas da sua empresa.

Por isso, é dever do RH da sua empresa ficar de olho nesses indicadores.  Além disso, sendo necessário, ele deve tomar decisões estratégias para gerar o sucesso em seus resultados, antes mesmo que eles se espalhem para outras áreas da empresa!

O clima organizacional pode ser avaliado por meio de várias dimensões. Entre elas, a percepção sobre a liderança e a autonomia, o controle/pressão no trabalho, a clareza nas tarefas, a coesão, a inovação, a  justiça e a recompensa no trabalho.

Assim, algumas empresas geralmente realizam pesquisas de clima em momentos específicos. Por exemplo, durante a criação de uma nova sede e na chegada de novos funcionários.

A pesquisa também costuma ser realizada em momentos atípicos, como na mudança do trabalho presencial para o remoto ou na transição de uma gestão para outra.

Apesar disso acontecer com frequência, lembramos que as pesquisas de clima devem ser realizadas de forma constante.

Isso possibilita que as forças da empresa sejam sempre fortalecidas e os pontos de melhoria identificados, antes de gerarem maiores problemas, afetando sua produtividade.

Por esse motivo, preparamos este conteúdo que vai te ajudar a entender como utilizar a pesquisa de clima a seu favor. Quer aprender mais?

Entenda os 5 passos simples para medir seu clima organizacional!

1 – Faça uma análise da estratégia de sua empresa

Antes mesmo de colocar em prática sua pesquisa, compreenda quais são os objetivos de sua organização com a realização de uma pesquisa de clima.

Assim sendo, também faça a análise de quais são as necessidades existentes na empresa com base em seus indicadores de gestão de pessoas, pois são esses fatores que irão indicar quais deverão ser as dimensões mais relevantes a serem analisadas.

2 – Sensibilização

Como você já sabe, o clima é um fenômeno que só poderá ser avaliado a partir da percepção dos próprios funcionários da sua empresa, por esse motivo nesse momento será imprescindível a participação deles nesse processo.

Assim, faça uma sensibilização com seus colaboradores e seja transparente nesse processo.

Além disso, fale sobre os objetivos da pesquisa e demonstre a importância da participação deles para o planejamento de novas ações e estratégias na empresa!

3 – Planeje quais ferramentas serão adotadas

A pesquisa de clima pode ser realizada por meio de entrevistas e grupos focais com os trabalhadores, mas essas estratégias geralmente demandam muito tempo e custo a ser investido. Como alternativa, atualmente existem plataformas online que possibilitam a aplicação de questionários de forma simples tal a impulseup que permitirão uma aplicação mais rápida e eficiente.

4 – Execução da pesquisa

Após escolher como será aplicado o questionário e qual será o instrumento de avaliação, destine um período de tempo específico para a resposta dos funcionários.

Além disso,  não esqueça de esclarecer a todos os participantes que seus dados serão protegidos e que não haverá penalizações de acordo com as respostas. Assim, todos ficarão confortáveis em responder as perguntas.

5 – Análise de dados

Interprete os dados que forem fornecidos e identifique, de acordo com a área da empresa ou com as características dos funcionários — homens, mulheres, recém-efetivados, lideranças — quais os fatores que parecem estar em “vermelho”, ou seja, demonstram pontos de atenção e quais revelam dados positivos sobre a percepção de seus funcionários em relação aos fatores analisados.

Mas agora você pode estar se perguntando o que fazer com os resultados da minha pesquisa de clima?

Não se preocupe: também selecionamos as principais questões a serem levadas em consideração ao final de sua pesquisa!

  • Identificar quais práticas da organização estão sendo positivas para a organização e quais merecem ser avaliadas.

A partir da pesquisa de clima, é necessário identificar quais são as ações que têm gerado impacto positivo para o resultado dos trabalhadores da sua organização e ou área analisada. Além de quais estão impedindo que eles deem o seu melhor!

  • Definir prioridades

Sabemos que os recursos da organização devem ser utilizados de forma perspicaz e estratégica. Diante disso, caso não tenha possibilidade de implementar soluções para todos os problemas encontrados, identifique quais são as áreas da empresa que merecem uma atenção maior e analise quais fatores do clima estão parecendo influenciar negativamente a atuação dos seus funcionários.

  • Realizar um plano de ação

Após definir quais serão suas prioridades, você poderá decidir como irá investir em estratégias de gestão de pessoas.

Dessa forma, você pode optar, como exemplo, por: mudanças na política de benefícios, identificar necessidades de treinamentos e avaliações de desempenho. Além disso, você pode revisar seus planos de carreiras, entre outras práticas que poderão melhorar seu clima organizacional.

  • Determinar prazos para a superação desses desafios

Finalizamos lembrando de definir uma forma de medir e acompanhar o desenvolvimento de suas estratégias.

Para isso, estipule uma data para uma nova avaliação de clima de acordo com suas necessidades e acompanhe o impacto das suas ações por meio de seus indicadores de gestão de pessoas!

Não é apenas sobre o clima organizacional

A análise de clima permite que as empresas tenham maior controle e previsão de problemas no comprometimento e desempenho de seus funcionários que podem impactar seus resultados.

Mas não só isso, também se caracteriza como uma ferramenta chave para empresas competitivas que desejam utilizar seus recursos de forma estratégica e melhorar constantemente a fim de obter mais sucesso.

Agora que você já sabe tudo sobre clima organizacional, que tal se aprofundar em cultura organizacional? Veja o guia completo que preparamos sobre o assunto clicando aqui!

Deixe um comentário