Blog ImpulseUP
O clima organizacional está diretamente ligado à satisfação e rendimento dos colaboradores

Clima organizacional: por que ele é tão importante?

Fala-se cada vez mais sobre a relevância de uma Gestão de Pessoas centrada no colaborador. Afinal, são as pessoas que movem as organizações. Sabemos também que existem várias maneiras de se colocar esse conhecimento em prática, e é nessa situação que a compreensão do clima organizacional se torna necessária: para auxiliar no processo de escolha da melhor estratégia possível.

Considerando essa necessidade, neste artigo você aprenderá o que é o clima organizacional e qual é a importância dele para uma empresa.

O que é o clima organizacional?

O clima organizacional foi definido de diversas formas ao longo da história. No entanto, traremos aqui uma das explicações mais completas, feita pelos estudiosos Koys e DeCotiis. Segundo eles, o clima organizacional é composto por algumas características fundamentais, que serão expostas a seguir.

1 – Fenômeno perceptual

O clima é um fenômeno da percepção. Isso significa que ele está relacionado à forma com que os colaboradores enxergam a organização: tem a ver com as práticas que eles percebem na empresa, ou com os eventos que eles acreditam que acontecem ali. Nesse sentido, o clima não envolve sentimentos, mas sim aquilo que os membros veem como fatos.

2 – Duradouro

O clima não pode ser definido por práticas pouco percebidas na organização. Assim, os responsáveis por construir o clima são as práticas ou os eventos que acontecem com frequência – o “jeito que as coisas funcionam” na empresa.

3 – Construído com base na experiência

O clima exige experiência para que seja construído. Ele vai além de conhecer as regras e normas da empresa, e está bastante ligado àquilo que o colaborador e seu grupo vivenciam no dia a dia de trabalho.

4 – Multidimensional

O clima organizacional é composto pela percepção de um conjunto de elementos. Ele pode envolver, por exemplo, as práticas de reconhecimento, o suporte administrativo, os recursos de trabalho, os níveis de autonomia e inovação, a relação entre as pessoas, entre muitas outras dimensões do trabalho e da organização.

5 – Compartilhado 

O clima parte de uma visão compartilhada dos trabalhadores sobre a empresa. Essa visão compartilhada nasce das visões individuais desses profissionais que, juntas, dão significado para as práticas da organização.

6 – Orienta e regula comportamentos

O clima também pode ser capaz de orientar o comportamento dos funcionários. Assim, ele está bastante relacionado à cultura organizacional. Enquanto a cultura diz respeito ao que os colaboradores devem fazer, o clima está ligado ao que os colaboradores podem fazer.

Por que o clima organizacional é importante para a empresa?

Agora que você já sabe quais são as características do clima organizacional, fica mais fácil compreender como ele pode repercutir sobre o funcionamento de uma empresa. Veja a seguir alguns dos principais impactos do clima sobre os indivíduos e organizações.

Engajamento

Organizações em que o clima é bem avaliado alcançam maiores níveis de engajamento dos seus colaboradores. Como se poderia esperar, ter uma boa avaliação sinaliza a construção de vínculos saudáveis, que propiciam o bem-estar e elevam a motivação.

Desempenho

Se o clima de uma organização é descrito positivamente, maiores são os níveis de envolvimento com o trabalho. Por isso, maior é o nível de esforço que os profissionais empregam nas atividades. Como consequência, o maior esforço contribui também para um melhor desempenho.

Satisfação

Em organizações nas quais o clima é melhor descrito, maiores níveis de satisfação são encontrados. Isso pode acontecer especialmente em organizações nas quais o trabalho em equipe é bem percebido.

Retenção de talentos

Ao influenciar os comportamentos dos trabalhadores, o clima traz frutos para a organização. Chiavenato ressalta o papel de um clima organizacional positivo na construção de um ambiente acolhedor, o que contribui para que as pessoas tendam a se manter na empresa. 

Neste artigo, entendemos o que é o clima organizacional e suas características. Com isso, pudemos ver o quanto esse fenômeno influencia todos os níveis de uma organização, pois afeta o indivíduo, é construído coletivamente e reflete resultados para a empresa.

Ainda assim, é bastante comum confundir o conceito de clima organizacional com o de cultura organizacional. Pensando nisso, que tal ler nosso guia completo sobre cultura? Nele, esclarecemos o que é a cultura, qual é a importância dela, como defini-la e como desenvolver na sua empresa.

Deixe um comentário