Blog ImpulseUP

Satisfação de colaboradores: como o RH pode medir?

Você já percebeu colaboradores insatisfeitos na sua empresa? E, por conta da insatisfação, apresentaram baixa performance? Isso é muito comum e acontece devido ao fato de que a satisfação dos colaboradores está diretamente ligada à produtividade que ele entrega.

Ou seja, quanto mais satisfeito o profissional está, mais resultados positivos ele entrega à empresa. Daí a importância de o RH avaliar regularmente como anda o nível de satisfação dos colaboradores, e a partir disso, formular ações capazes de, tornar os profissionais motivados, alinhados com os valores da empresa e satisfeitos com os benefícios e o ambiente de trabalho.

É claro que na teoria pode parecer simples, mas na prática é algo que deve ser trabalhado constantemente e com assertividade para cada colaborador em específico. Quer saber como o RH pode medir a satisfação de sua equipe? Continue a leitura e saiba como mensurar o quão satisfeitos os colaboradores estão com o ambiente em que estão inseridos e como isso afeta seu desempenho na empresa! 

Qual a importância de manter a satisfação dos colaboradores?

Além de proporcionar um ambiente de trabalho agradável, manter a satisfação dos colaboradores traz benefícios como o aumento da produtividade e a redução de custos com a rotatividade de funcionários (turnover). Isso porque, se um profissional não se sente confortável em seu ambiente de trabalho, a tendência é que esse colaborador se desligue da empresa uma hora ou outra.

Por outro lado, ao se sentirem motivados, os colaboradores costumam se envolver mais nas atividades da empresa, espontaneamente. Esse engajamento é capaz de reduzir problemáticas como reclamações de clientes e fornecedores e o absenteísmo (padrão habitual de ausências no processo de trabalho), por exemplo. O absenteísmo é, por vezes, um verdadeiro sintoma da insatisfação do funcionário com a empresa, afinal, a insatisfação com o ambiente corporativo pode culminar em ausências frequentes.

Até aqui já ficou evidente a importância de sempre estar medindo o nível de satisfação da equipe, certo?! Claramente, a satisfação dos colaboradores é um dos principais diferenciais competitivos de uma organização. Sem contar que é fundamental para um clima positivo e estimulante, que potencializa a fidelização dos colaboradores, a produtividade e a qualidade do seu trabalho.

Em vista de sua importância, torna-se tão importante medir o nível de satisfação de sua equipe, e assim, descobrir a origem da insatisfação dos colaboradores. Com isso, analisá-la de forma mais concreta (assim como as suas consequências), para, a partir de então, exterminar de vez essas questões negativas. Veja a seguir como medir esse índice tão importante!

Como medir a satisfação dos colaboradores?

Uma das maneiras mais utilizadas de se medir o nível de satisfação dos colaboradores se dá a partir de pesquisa de satisfação de funcionários. Existem, inclusive, softwares específicos para realizar e medir pesquisas de satisfação e clima, por exemplo, o OpinionBox

Os softwares de RH auxiliam na construção e obtenção de dados mais consistentes, melhorando a performance nos processos mais simples e otimizando-os, proporcionando uma tomada de decisões mais assertiva, e minimizando também o desperdício de recursos.

Com esses softwares, é possível acompanhar os KPIs de engajamento e satisfação de funcionários, além de identificar possíveis gaps para planejar ações de melhoria.

Normalmente, a pesquisa funciona da seguinte forma: os gestores criam um formulário online para os colaboradores responderem, geralmente anonimamente, o que deixa o profissional mais à vontade para responder. As perguntas devem abordar questões como relacionamento com gestores e colegas, as expectativas em relação ao trabalho, se há alguma situação estressante, qual seu nível de satisfação com a ergonomia no trabalho, dentre outros aspectos relevantes… 

Ao final do teste, as ferramentas geram relatórios de sugestões de ações de melhoria e processos de gestão para manter o clima organizacional positivo e estimulante.

Meça a satisfação dos colaboradores com o ImpulseUP

 O ImpulseUP é um software completo para Gestão de Desempenho. Nesse caso, a pesquisa de satisfação de colaboradores pode ser inserida na parte de autoavaliação.

Para isso, os colaboradores podem responder questões abertas (que, normalmente, tornam o processo de análise final mais complexo), ou por questões fechadas com justificativa (que possibilita avaliar um ponto crítico em específico). 

Nas imagens a seguir, mostramos como ficaria o formulário de autoavaliação com uma pesquisa de satisfação de colaboradores feita por uma questão fechada com justificativa.

É importante lembrar que o formulário a ser respondido pela equipe é montado pelo gestor (normalmente pelo RH, em conjunto com o gestor da área). Recomenda-se que a pesquisa conte com perguntas bem direcionadas e específicas. Isso porque um questionário de satisfação do colaborador não pode ser vago e com perguntas genéricas, pois assim as resoluções dificilmente serão assertivas.

Além disso, é fundamental que o formulário contenha uma linguagem clara e objetiva, para que todos os funcionários entendam as questões, e ainda evitar qualquer pergunta tendenciosa, para impedir que os colaboradores não se sentiam à vontade para serem honestos.

Ao final do processo, os resultados estarão à disposição do RH, para que ele apresente para os gestores de todas as áreas, apontando as possíveis melhorias e/ou mudanças. A equipe de apoio consultivo da ImpulseUP também auxilia o RH a analisar esses dados e chegar à conclusões pontuais, indicando quais são os pontos de melhoria e quais são as possíveis medidas a serem tomadas.

As informações colhidas na pesquisa são fundamentais no momento da devolutiva, em que o gestor consegue formular um feedback one-on-one, já que as respostas não são anônimas. Por esse motivo, recomenda-se que esses resultados de pesquisas de satisfação sejam restritos apenas para o time de RH. Afinal, os profissionais dessa área que deverão tomar as medidas cabíveis para a situação.

 

banner-trial-gestao-de-pessoas

O que fazer com os resultados?

Antes de tudo, é fundamental divulgar os resultados finais da pesquisa de satisfação com os funcionários da empresa (de forma anônima, obviamente), para que os colaboradores que responderam a pesquisa se sentirem parte importante da organização e ficarem cientes que fizeram a diferença dentro do time.

Sobre as ações de solução para os possíveis problemas, a empresa precisa estabelecer prioridades baseadas na sua realidade econômica e no alinhamento com as metas. Isso porque é comum que, depois da pesquisa, surjam muitas ideias, porém deve-se analisar a viabilidade e necessidade delas no momento atual.

Então, por exemplo, caso uma melhoria citada pelos colaboradores seja viável no quesito de investimento e impacte a produtividade, vale a pena ser realizada.

A partir das informações obtidas, será possível analisar competências e comportamentos da gestão, o nível de satisfação com o ambiente físico de trabalho, o nível de entendimento e comprometimento com os objetivos da empresa, a qualidade do convívio entre os companheiros de trabalho e também compreender quais são os pontos de melhoria da organização como um todo.

O fato é que com a pesquisa de satisfação de colaboradores os funcionários se sentem ainda mais envolvidos e engajados, pois percebem que foram ouvidos pela empresa. 

 

cta-planilha-de-avaliacao-de-desempenho

 

Conclusão

O colaborador que está satisfeito com seu trabalho, chega no horário, cumpre com suas obrigações, está disposto a enfrentar novos desafios e contribuir para os resultados da organização espontaneamente. Desse modo, o engajamento e o senso de pertencimento dos colaboradores são capazes de reduzir, por si só, o índice de turnover e absenteísmo da empresa.

Por isso, é preciso entender o que agrada sua equipe e detectar os pontos de melhoria. Apenas assim, será possível planejar mudanças e criar estratégias eficientes de motivação.

Apresentamos uma maneira prática de se medir a satisfação de sua equipe utilizando a impulseup, criando um formulário de autoavaliação com uma pergunta fechada com justificativa. Quer testar o software de forma gratuita? Clique no botão abaixo e faça seu cadastro!

 

Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 
Vitória Lima

Vitória Lima

Sou graduanda em Psicologia, com enfoque em Psicologia Organizacional e do Trabalho, pela Universidade de Brasília. Atuo nessa área porque acredito que o bem-estar no trabalho pode fazer toda a diferença na nossa vida, uma vez que passamos em média 1/3 do nosso dia a dia no trabalho.

Deixe um comentário