Blog ImpulseUP
Avaliação de Desempenho por Matriz 9 Box

Avaliação de Desempenho por Matriz 9 Box

Organização e planejamento são elementos fundamentais para o bom funcionamento de uma empresa, possibilitando que você veja coisas que antes não eram vistas. É exatamente nesse ponto que a avaliação de desempenho por Matriz 9 Box irá te ajudar. 

Segundo a Harvard Business Review (HBR) uma boa forma de procurar novas lideranças é escolher pessoas que buscaram mais experiências e alcançaram melhores desempenhos. No entanto, ter o histórico de desempenho de cada colaborador e comparar as informações pode ser uma tarefa desafiadora. Com isso, a Avaliação de desempenho por 9 box se torna a ferramenta ideal para essa tarefa e muitas outras. 

Se quiser conhecer mais sobre essa forma de avaliação de desempenho, venha com a gente nesse post! 

 

Avaliação de desempenho por 9 Box X Avaliação de desempenho comum

 

A avaliação de desempenho (AD) é a principal fonte de informação utilizada na matriz nine box, ou seja, a AD comum e a AD por 9 Box apresentam muitas semelhanças. No entanto, a Matriz Nine Box irá oferecer algumas facilidades para a sua avaliação de desempenho. 

 

Objetivos da Avaliação de Desempenho por Nine Box

 

O objetivo principal da avaliação de desempenho comum é identificar áreas de melhoria e tomar decisões sobre recompensas, promoções e desenvolvimento. Além disso, é utilizada para possibilitar o acompanhamento do desempenho de cada colaborador ou das equipes, bem como para facilitar os feedbacks sobre a atuação dos colaboradores.

Por outro lado, a Avaliação de desempenho por Nine Box tem como objetivo principal identificar os colaboradores que se diferem da média da organização em relação ao desempenho e ao potencial. Assim, possibilita uma visualização comparativa para tomadas de decisão contextualizadas.  

 

Sucessão e promoção

 

A avaliação de desempenho simples comumente utiliza o modelo de avaliação por competências. Esse modelo é eficaz para mensurar o desempenho de acordo com as necessidades de um cargo ou de uma organização. No entanto, quando se trata de sucessão e promoção, ele não é tão eficaz, visto que não mostra os dados de forma ampla e comparativa. 

Em contrapartida, a Matriz Nine Box tem como um de seus principais facilitar a promoção e a sucessão dos colaboradores na sua empresa. Isso ocorre, pois permite a identificação rápida e simples dos colaboradores destaque. Além disso, possui a avaliação do potencial de cada membro, não só do desempenho, permitindo um planejamento do futuro da empresa e dos colaboradores. 

 

Tomada de decisão 

 

Ter uma visão contínua do desempenho dos seus colaboradores é de extrema importância para a tomada de decisão e a avaliação de desempenho permite que você tenha isso. Desse modo, a aplicação frequente de uma avaliação de desempenho permite que  você acompanhe as mudanças no desempenho dos funcionários no decorrer do tempo. Com isso, as tomadas de decisão são fundamentadas em um processo e não em um momento específico, sendo mais certeiras e eficientes. 

A Avaliação de desempenho por 9 Box também é uma ferramenta eficaz e prática para melhorar a tomada de decisão. No entanto, seu diferencial é que ela possui um recurso visual que torna mais evidente os profissionais de destaque ou os profissionais de baixo desempenho. 

Na Matriz 9 Box, você também tem uma compreensão da distribuição da organização ou das equipes conforme o desempenho e o potencial dos colaboradores. Assim, você pode planejar o futuro da sua organização de forma mais fundamentada. 

 

Benefícios de uma Avaliação de Desempenho por Matriz 9 Box

 

No cotidiano, o uso de ferramentas é feito com o objetivo de facilitar processos, com a matriz 9 Box não seria diferente. O uso da matriz gera diversos benefícios para a sua gestão, impactando positivamente na experiência dos colaboradores e nos resultados da empresa. 

 

Gestão de talentos 

 

Segundo Lewis e Heckman (2006), a gestão de talentos é o conjunto de práticas realizadas pela área de RH executadas de forma ágil com o objetivo de desenvolver e manter os colaboradores. Com isso, a agilidade é fundamental para uma boa gestão de talento e é exatamente nesse ponto que a Avaliação de desempenho por matriz 9 box irá te ajudar. 

Assim, a visualização intuitiva e ampla fornecida pela matriz nine box permite identificar pontos de atuação na gestão de talentos. Dessa maneira, o uso da matriz 9 Box é um forte diferencial para a sua avaliação de desempenho, fornecendo a agilidade necessária na gestão de talentos

 

Alinhamento estratégico

 

A visualização em quadrantes permite visualizar a situação dos colaboradores da empresa, permitindo compreender o que é necessário para o alcance das metas. Desse modo, é possível que a gestão de pessoas esteja direcionada para os objetivos e metas da organização. 

Segundo Bianchi & Albuquerque (2011), as abordagens estratégicas a serem adotadas por uma empresa variam conforme o que deseja ser alcançado. Assim, a estratégia deve estar alinhada com as necessidades e os objetivos, mas também com os valores, a cultura e com o mercado externo. 

Dessa forma, a matriz nine box pode ser usada, por exemplo, para indicar funcionários que estão desalinhados com a cultura organizacional. 

 

Satisfação e motivação

 

Ao direcionar as práticas do seu RH para a necessidade de cada colaborador, a Matriz 9 Box atua fornecendo soluções para as demandas e suporte para a realização das atividades. Com isso, o ciclo pós-AD envolve a análise dos dados e ações fundamentadas nesses dados, apoiando o desenvolvimento e a melhora no desempenho dos colaboradores. 

Assim, segundo a teoria das necessidades de McClelland (1953), ao suprir as demandas do colaborador ele se sente mais motivado, satisfeito e propenso a se desenvolver. Dessa forma, quanto mais eficientes forem as ações de gestão de pessoas, maior será o desenvolvimento do colaborador e, por consequência, maior será o desempenho. 

 

Gestão de risco

 

A Nine Box envolve no planejamento das práticas de gestão de pessoas questionamentos como: qual o impacto da saída de determinado membro? O que deve ser feito para potencializar a atuação do membro? 

Assim, é possível se preparar para a vacância de cargos ou para sucessões e promoções de forma antecipada. Desse modo, há uma maior gestão de risco em que se compreende o impacto de cada colaborador para a empresa. 

 

Como fazer uma Avaliação de Desempenho por 9 box?

 

A Matriz 9 Box pode ser feita em uma planilha no Excel. No entanto, assim como na avaliação de desempenho por planilha, é um processo lento e repetitivo, podendo prejudicar os resultados desejados. Caso você deseje saber mais detalhes sobre como construir uma matriz nine box no Excel, nós aprofundamos esse processo em nosso artigo, leia aqui.

 

Avaliação de desempenho por 9 Box na ImpulseUp 

 

Na ImpulseUp, nós te ajudamos com o processo de avaliação por matriz 9 Box por meio da organização dos dados com uma apresentação intuitiva e completa. Assim, nossa plataforma permite que você acompanhe os resultados da sua empresa por relatório individual, nine box ou por um relatório geral. 

Além disso, é possível aplicar filtros para você ver exatamente o que deseja. Com isso, fornecemos uma plataforma personalizável para que ela atenda suas necessidades da melhor forma possível.

Sendo assim, a Avaliação de desempenho por 9 Box vai te mostrar uma nova forma de pensar a gestão de desempenho. Com isso, será possível se preparar e atuar diante das mudanças da sua empresa de forma mais certeira e fundamentada. 

Teste grátis nossa plataforma por 14 dias e mude sua forma de fazer gestão de desempenho.

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário