Blog ImpulseUP
Objetivos da avaliação de desempenho

Objetivos da avaliação de desempenho: o que esperar?

A avaliação de desempenho é uma prática realizada para mensurar os resultados de um colaborador ou de uma equipe. Isso envolve as responsabilidades, as tarefas e os desafios de sua função. No entanto, você pode questionar: Quais os objetivos da avaliação de desempenho? Como ela pode me ajudar? Nesse artigo vamos buscar responder essas perguntas. 

 

Você sabe pra que serve a Avaliação de desempenho? 

 

Em uma pesquisa realizada por Gama (1997) buscou compreender a percepção dos colaboradores sobre sistemas de avaliação. Assim foi realizada uma comparação entre o que seria o real e o ideal para uma AD. No entanto, ao serem questionados sobre os objetivos das avaliações de desempenho, havia uma divergência do que deveria acontecer e o que realmente acontecia. 

Pensando nisso, é fundamental conhecer e compreender os objetivos da avaliação de desempenho e atuar para que eles sejam cumpridos na prática. Por isso, é fundamental realizar práticas de gestão de desempenho após a AD para que esses objetivos sejam alcançados. 

 

Objetivos de uma avaliação de desempenho

 

Existem diversos objetivos da avaliação de desempenho e eles podem variar conforme a cultura e estrutura da organização ou pelo modelo de avaliação de desempenho adotado. Esses objetivos podem variar desde melhorar aspectos relacionais, até modificar os cargos de uma empresa. 

Saber os possíveis objetivos da avaliação de desempenho permite que você explore ao máximo o potencial dessa prática na sua empresa, não deixando que ela seja subutilizada. Desse modo, a avaliação de desempenho pode ter muitos objetivos. Por isso, aqui, vamos detalhar os principais para você. 

 

Identificar desafios 

 

Se você vê uma queda no desempenho dos seus colaboradores e não sabe o motivo, provavelmente está na hora de investir em uma avaliação de desempenho para sua empresa. A avaliação de desempenho vai avaliar os resultados dos funcionários da sua empresa e das equipes como um todo. Assim, você poderá identificar dificuldades e desafios de competências técnicas e de soft skills

Assim, sua avaliação de desempenho pode ser aplicada com o objetivo de identificar essas lacunas, permitindo a intervenção e solução delas. 

 

Valorizar o desempenho eficaz

 

Negligenciar um colaborador que é diferencial para os resultados da empresa é uma prática que pode prejudicar a motivação e o comprometimento com o trabalho. Segundo Abbad (1996), os dados da avaliação de desempenho devem fundamentar práticas de valorização de membros destacados, com base na pontuação obtida. 

Essa valorização pode ser realizada por meio de bonificações, premiações ou reconhecimento. Assim, conforme o referencial teórico da análise do comportamento, ao apresentar um efeito positivo para um comportamento, a sua frequência tende a aumentar. Dessa maneira, valorizar um colaborador com alto desempenho tende a aumentar as práticas que levam a esses resultados. 

 

Estruturar plano de treinamento e desenvolvimento

 

Tendo consciência das lacunas que prejudicam o desempenho dos colaboradores, é necessário atuar sobre elas. Assim, os dados obtidos pela avaliação de desempenho permitem maior direcionamento para a estruturação de um plano de treinamento e desenvolvimento.

Além disso, a avaliação de desempenho permite avaliar resultados individuais, por equipes, e de toda a empresa. Desse modo, é possível estruturar um plano de treinamento e desenvolvimento específico para a necessidade de cada um, composto por treinamentos por área, treinamentos gerais e planos de desenvolvimento individuais (PDIs), agindo de forma estratégica e certeira.

 

Apontar acertos e dificuldades

 

Uma avaliação de desempenho aponta de forma completa e detalhada as principais dificuldades e acertos percebidos pelos avaliadores. Isso ocorre tanto organizado por competências quanto por metas e resultados e, independente do modelo de avaliação, o feedback dá o suporte necessário para esse direcionamento. 

Assim, se seu objetivo é atuar diretamente nos pontos necessários, reduzindo as dificuldades e aumentando os acertos, a avaliação de desempenho é para você.

 

Melhorar comunicação vertical 

 

É comum em avaliações de desempenho o líder avaliar o liderado, o que já inicia uma comunicação vertical, mas de forma incompleta. No entanto, em modelos como a avaliação 360º e 180º o gestor também é avaliado pelo liderado. Desse modo, ocorre uma maior abertura para dar feedback para a liderança, melhorando essa comunicação. 

Segundo Kunsch (2003), um fluxo de informação permite maior uma maior compreensão da organização e dos impactos de suas mudanças. Assim, essa comunicação vertical permite maior aproximação entre as decisões dos líderes e os impactos para os liderados. 

 

Estruturar perfil de contratação

 

Segundo Silva e Nunes (2002), a realização da avaliação de desempenho também produz dados que irão contribuir para a contratação de novos membros no processo de seleção de pessoal.

Sendo assim, a avaliação de desempenho também contribui para o recrutamento e seleção. Isso ocorre porque a AD permite identificar quais competências mais impactam no desempenho de um cargo. Assim, identificar as competências necessárias para a atuação em cada função ajuda a direcionar a escolha de novos colaboradores de forma eficaz e alinhada com as necessidades da empresa. 

 

Indicar o sucesso do recrutamento e seleção 

 

Além disso, a avaliação de desempenho pode ser utilizada para compreender a eficácia do processo de recrutamento e seleção. Dessa forma, a primeira avaliação de desempenho após a contratação é capaz de mensurar se as competências do perfil de contratação realmente estão presentes. 

Com isso, se você tiver esse objetivo na sua AD, você pode isolar o resultado apenas dos novos membros e analisar os resultados. Nesse caso, é importante compreender a necessidade de treinamentos iniciais, durante o período de onboarding, pois dificuldades no período de ambientação podem prejudicar o desempenho.

 

Embasar promoções e sucessões

 

Outro motivo pelo qual você pode buscar a avaliação de desempenho é para ajudar na tomada de decisões em promoções e sucessões. Isso é possível pela identificação das pessoas com as maiores pontuações e que se destacam em desempenho. 

Para isso você pode utilizar a ferramenta Matriz Nine Box, ela vai reunir os dados da avaliação de desempenho em uma representação visual que vai te dar uma compreensão ampla da empresa. Com base nisso, a tarefa de identificar os colaboradores de destaque se torna mais fácil. 

 

Fortalecer cultura de feedbacks

 

A AD é uma ótima forma para introduzir feedbacks na rotina dos colaboradores aos poucos. Essa prática se inicia com os feedbacks na avaliação de desempenho e dá continuidade no ciclo de desenvolvimento após a aplicação da AD. 

Para o sucesso da implementação da cultura de feedbacks, é importante que esse comportamento se inicie pelos gestores. Assim, o exemplo será seguido pelos liderados e a cultura irá se estabelecer, de modo que os feedbacks não precisem mais ser solicitados. 

 

Indicar problemas de motivação 

 

A motivação é um fator que é influenciado por diversas variáveis, ou seja, é difícil saber ao certo qual a sua causa. No entanto, problemas de motivação têm como consequência a queda do desempenho. Desse modo, a avaliação de desempenho com baixos resultados pode ser um alerta para problemas de motivação entre os colaboradores.

Desse modo, é importante investigar a causa, mas também investir em ações de gestão de pessoas para aumentar a motivação dos colaboradores, inclusive por meio da gestão de desempenho. Segundo Nascimento (2022), estudos sobre motivação e desenvolvimento humano indicam a importância de um sistema de gestão de desempenho eficaz para a gestão de pessoas em uma empresa.

 

Dicas

 

Visando o sucesso da sua Avaliação de desempenho, também separamos dicas breves para que você consiga alcançar os objetivos esperados na sua organização.

“Para que a percepção do funcionário sobre os objetivos da avaliação de desempenho seja positiva e contribua para o processo de gestão de desempenho da organização, a avaliação deve ser justa, com critérios claros e objetivos, além de ter metas atingíveis ao funcionário” (Abbad, 1996). 

  • A AD não acaba após a aplicação do formulário
  • Realize a análise dos dados
  • Elabore um plano de desenvolvimento
  • Atue sobre os resultados
  • Dê suporte
  • Seja transparente quanto aos objetivos da AD

 

Conclusão

 

Sendo assim, é esperado com a avaliação de desempenho uma melhora desde o recrutamento e seleção até a carreira dos membros da sua empresa. Agora que você já conhece os objetivos da avaliação de desempenho você pode tirar o proveito máximo da sua AD. 

Quer se aprofundar mais em conteúdos sobre gestão de desempenho? Conheça nosso blog e se inscreva na nossa Newsletter para acompanhar os melhores conteúdos da área! 

 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário