Blog ImpulseUP
Avaliação de Performance

Por que utilizar um software para avaliação de performance?

Performance é uma palavra que significa dar forma. Assim, podemos compreender a performance de um colaborador como as suas ações ou o que ele faz em sua rotina. No contexto empresarial, a performance também é comumente denominada como desempenho. Assim, a avaliação de performance é um modo de dar forma ao que foi feito durante um determinado período. 

Sendo assim, a performance é resultado de um processo complexo que pode ser acompanhado por meio de competências, de metas e resultados, de comportamentos e de feedbacks. No entanto, a melhor forma de aplicar essa avaliação é por meio de uma avaliação de desempenho

Existem algumas formas de realizar uma avaliação de desempenho, sendo as principais: a autoavaliação, a avaliação direta, a avaliação por consenso, a avaliação 180º e a avaliação 360º. Entretanto, quanto mais complexa a avaliação de performance, mais complicado para o RH é a aplicação e análise dos dados

Com isso, o uso de um software para a avaliação de performance pode ser a solução perfeita para a sua equipe de recursos humanos. Pensando nisso, aqui vamos te mostrar por que você deve automatizar esse processo. 

 

Por que utilizar um software de avaliação de performance?

 

Adotar um software para avaliação de performance pode   trazer muitos benefícios para a sua empresa. Por isso, é fundamental saber como essa ferramenta tecnológica pode te ajudar a tornar sua empresa mais ágil e estratégica. 

 

Interface dinâmica 

 

Sabemos que realizar uma avaliação de desempenho por papel ou por formulário pode ser algo muito cansativo. Assim, o uso de software de avaliação de performance pode deixar esse processo mais leve com personalização da escala e ajustes na forma de responder. 

Com isso, a interface da ferramenta também atua para manter a atenção dos colaboradores, reduzindo erros. 

 

Progresso de avaliação salvo

A avaliação de performance é um procedimento que demanda tempo, podendo ser bastante extenso. Nesse contexto, a alternativa de salvar o progresso viabiliza a resposta gradual ao questionário. Dessa forma, não há a obrigatoriedade de dedicar um dia inteiro a essa tarefa.

Assim, isso permite que a avaliação seja respondida aos poucos em breves intervalos livres ao longo do dia. Essa abordagem oferece maior flexibilidade e praticidade, tornando o processo mais acessível e fácil de integrar à rotina diária. 

 

Maior adesão

 

Ao automatizar o processo, o RH terá a tarefa principal de acompanhar o andamento da avaliação. Esse acompanhamento também é facilitado pelo uso de um software para avaliação de performance. 

Isso ocorre, porque ao automatizar esse processo o RH tem o progresso de todos os colaboradores em uma mesma plataforma. Assim, é possível enviar lembretes para os colaboradores que não finalizaram a resposta do formulário, aumentando a adesão entre os colaboradores. 

 

Análise de dados 

 

A análise de dados desempenha um papel fundamental ao estabelecer comparações entre o desempenho individual de um colaborador, sua equipe e o conjunto da empresa. Desse modo, analisar e compreender os dados é o que sustenta intervenções e decisões resultantes da avaliação de performance.

No entanto, realizar a análise manual desses dados pode sobrecarregar o setor de Recursos Humanos com tarefas operacionais, prejudicando a execução de atividades estratégicas. Portanto, ao optar por um software de avaliação de desempenho, a análise de dados ocorre automaticamente em questão de instantes. 

Assim, essa automação não apenas otimiza o processo, mas também libera recursos internos para focar em iniciativas estratégicas. Além disso, gera um impacto positivo na eficiência do seu RH.

 

Facilidade nas devolutivas 

 

Ao automatizar a avaliação de performance, as devolutivas tornam-se notavelmente mais acessíveis. Assim, com a escolha do software mais adequado para a sua avaliação de performance, você pode gerar relatórios com gráficos e com comparações dos resultados. 

Dessa maneira, torna-se mais simples pontuar os principais tópicos a serem abordados na devolutiva ao colaborador, proporcionando maior agilidade ao setor de Recursos Humanos. Essa abordagem, além de simplificar o processo, também facilita a comunicação eficaz e contribui para a eficiência do seu RH.

 

Integração dos dados

 

Um software completo de avaliação de performance permite que os dados coletados na avaliação de desempenho sejam utilizados em outras ações do RH. Assim, o resultado da avaliação de desempenho contribui para planejamento de sucessão, carreira, desenvolvimento, estratégias de reconhecimento, valorização e outras ações de RH. 

Dessa forma, integrar a avaliação de desempenho às ações futuras se torna mais fácil e eficiente. 

 

O que fazer depois da avaliação de performance? 

 

Com a automação do processo de avaliação de performance, o RH não precisa mais ficar preso em planilhas e trabalhos mecânicos. Sendo assim, o que deve ser feito após a avaliação de performance? 

A resposta para essa pergunta é: estratégia! O pensamento e a atuação estratégica do RH é fundamental para que a empresa colha os frutos da gestão de desempenho e da gestão de pessoas. 

 

Treinamentos e desenvolvimento

 

Após ter os dados coletados e analisados, é importante verificar as lacunas no desenvolvimento dos colaboradores. Desse modo, isso possibilita a identificação de necessidades de desenvolvimento comuns em uma área específica, permitindo o planejamento de treinamentos direcionados para abordá-las.

Além disso, uma alternativa para o desenvolvimento individual dos colaboradores, há opções mais acessíveis e simples, como a leitura de livros, participação em cursos, escuta de podcasts e envolvimento em atividades relacionadas

Assim, essa abordagem ampla favorece a oferta de escolhas variadas para aprimorar as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, contribuindo para um desenvolvimento mais abrangente e eficaz. Dessa maneira, a diversidade de opções também possibilita uma integração mais eficiente das práticas de desenvolvimento pessoal no cotidiano dos colaboradores.

 

Calibração da Nine Box

 

A Matriz nine box é uma ferramenta que permite uma visão ampla e comparativa da organização. Assim, a calibração é feita para que os resultados apresentados na Nine box seja o mais próximo possível da realidade. 

Com isso, é possível estruturar novas ações e planejar o futuro da sua empresa. 

 

Plano de sucessão

 

A vacância de um cargo de grande impacto pode acarretar sérios prejuízos para uma organização. Portanto, é essencial contar com um planejamento estratégico e estar preparado para eventualidades.

Nesse contexto, seu setor de Recursos Humanos pode utilizar os resultados da avaliação de desempenho para capacitar talentos, preparando-os para assumir cargos mais elevados no caso de uma liderança deixar a organização. Dessa forma, situações como a aposentadoria não se tornam um problema, uma vez que haverá um colaborador qualificado pronto para assumir as responsabilidades. 

Essa abordagem proativa não apenas minimiza os impactos da rotatividade, mas também fortalece a resiliência organizacional ao garantir uma sucessão suave e eficaz em cargos estratégicos.

 

Como fazer uma Avaliação de Performance na Impulseup?

 

A plataforma da Impulseup é uma plataforma intuitiva e flexível que auxilia a gestão de desempenho na sua empresa. Por isso, vamos te mostrar como a nossa plataforma pode te ajudar na avaliação de performance. 

 

Criando uma avaliação de performance

 

Na Impulseup, você pode avaliar a performance dos colaboradores, mas também pode mensurar de forma diferenciada funcionários no período de experiência. Isso permite ter maior clareza da adaptação do colaborador à realidade da sua empresa, bem como ao cargo. 

Além disso, caso você não saiba como começar, use um modelo de avaliação feito por nós e adapte ele à sua empresa. 

módulo de avaliação

 

Além disso, ao criar a avaliação de performance, você pode configurar uma data de encerramento e lembretes enviados automaticamente para melhorar a adesão dos colaboradores. 

módulo de avaliação

Ao montar o formulário, você pode inserir competências, personalizar a escala e o tipo de pergunta. Desse modo, você pode incluir também questões abertas destinadas a feedbacks. 

módulo de avaliação

Após a avaliação de performance 

 

Quando o período de respostas é encerrado, seus colaboradores podem receber um relatório personalizado gerado automaticamente. Dessa maneira, sem nenhum esforço a mais, todos os seus colaboradores recebem o resumo de seus resultados com gráficos, feedbacks e porcentagens. 

Relatório AD

Além disso, você conta com a funcionalidade de gerar uma análise realizada por inteligência artificial com os principais tópicos da avaliação. Facilitando muito o trabalho dos gestores durante a devolutiva da avaliação de performance. 

Análise por IA

Então se você quiser ter isso tudo e um pouco mais, faça nosso teste grátis por 14 dias e descubra na prática porque utilizar um software para avaliação de performance!

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário