Blog ImpulseUP
avaliação de desempenho logística

Avaliação de desempenho para setor de logística: por que fazer?

A avaliação de desempenho (AD) no setor de logística representa uma prática crucial para uma gestão estratégica baseada em dados. Esta prática não só direciona as ações de Recursos Humanos (RH), mas também fundamenta a tomada de decisão dos líderes, garantindo que as estratégias implementadas estejam alinhadas com os objetivos organizacionais e as necessidades específicas do setor.

 

No contexto da logística, a avaliação de desempenho vai além da simples mensuração da produtividade individual. Ela abrange indicadores críticos como o tempo de ciclo de pedidos (Order Cycle Time), a taxa de entregas perfeitas (Perfect Order Rate), a precisão do inventário, e a eficiência do transporte e armazenagem. Estes indicadores refletem diretamente na capacidade de uma organização logística de atender às expectativas dos clientes, otimizar os custos e melhorar a eficiência operacional.

Com isso, nesse artigo iremos apresentar os motivos para você aplicar uma avaliação de desempenho na sua empresa.

 

Por que fazer uma avaliação de desempenho no setor de logística? 

 

“O que não é medido não é gerenciado” 

(Kaplan e Norton, 1997

Metrificar o desempenho de seus colaboradores é uma forma de compreender e acompanhar suas ações. Isso se faz extremamente necessário no setor de logística, considerando a variabilidade das demandas e a necessidade de retenção de talentos, que são grandes desafios do setor.

Desse modo, a avaliação de desempenho pode atuar solucionando grandes dores presentes no setor logístico, além de trazer benefícios.

 

Decisões Baseadas em Dados

 

A utilização de dados quantitativos e qualitativos na avaliação de desempenho proporciona uma base sólida para a tomada de decisão. Isso inclui decisões relacionadas a promoções, remunerações, desenvolvimento profissional e reconhecimento.

Dessa forma, a avaliação de desempenho fornece os insumos necessários para direcionar as ações e as decisões a serem tomadas para o melhor caminho conforme a realidade da sua empresa. Assim, a AD atua como uma ferramenta essencial, fornecendo insights valiosos que orientam a gestão na definição de estratégias de recursos humanos e na identificação de oportunidades de melhorias. 

Desenvolvimento de talentos

 

Estimular o desenvolvimento constante dos colaboradores é uma prática fundamental para o setor de logística devido à dificuldade de atrair profissionais qualificados. Sendo assim, o desenvolvimento eficaz de talentos é a solução perfeita para esse problema. 

Essa prática possibilita que a empresa cultive seus próprios talentos, de modo que os colaboradores desenvolvam maior autonomia e eficácia. No entanto, para que isso ocorra, é necessário que essa ação seja bem direcionada e é exatamente nesse ponto que a avaliação de desempenho age. 

Ao aplicar a avaliação de desempenho, você adquire dados dos pontos fracos e fortes dos seus colaboradores, direcionando as ações de desenvolvimento que devem ser priorizadas. Assim, você é capaz de desenvolver seus funcionários desde a reflexão durante a autoavaliação, passando pelos feedbacks e devolutivas, até as ações de desenvolvimento. 

 

Sustentabilidade

 

Ser uma empresa sustentável é um desafio no setor de logística. No entanto, a avaliação de desempenho também pode se concentrar em indicadores relacionados à sustentabilidade, incentivando práticas que minimizem o impacto ambiental das operações logísticas. Como, por exemplo: acompanhar o sucesso de ações de logística reversa ou planejamentos de rotas mais curtas, reduzindo a emissão de carbono pelos caminhões. 

 

Gestão de riscos

 

Ao monitorar e avaliar regularmente o desempenho, as empresas podem identificar potenciais riscos operacionais e implementar medidas preventivas para mitigá-los. Desse modo, a aplicação da avaliação de desempenho possibilita o planejamento antecipado, prevendo riscos e, assim, possibilitando ações para evitá-los ou minimizá-los. 

Desse modo, a gestão de riscos por meio da avaliação de desempenho pode ser aplicada visando:

  • identificar a possível saída de colaboradores de forma antecipada;
  • mapear comportamentos que prejudiquem a segurança no trabalho, evitando acidentes;
  • capacitando e preparando os colaboradores para mudanças no setor.

Sendo assim, a avaliação de desempenho permite que você atue de modo a prevenir situações de risco, agindo antecipadamente.

 

Como fazer uma avaliação de desempenho para logística? 

 

No setor de logística você pode usar diferentes indicadores e metodologias para mensurar o desempenho de seus colaboradores. Dessa forma, iremos te apresentar alguns modelos de avaliação de desempenho em que você pode se inspirar para criar a sua. 

 

Monitorar, controlar e direcionar

 

Proposto por Bowersox e Closs (1996), tendo o objetivo de acompanhar as operações logísticas para manter os processos dentro dos critérios estabelecidos. Assim, essa abordagem avalia medidas baseadas em atividades e medidas baseadas em processos. 

As medidas baseadas em atividade estão relacionadas a tarefas individuais, focadas em medir eficiência e eficácia por meio da atuação dos colaboradores, no entanto, não é capaz de avaliar os processos logísticos de forma ampla. Desse modo, os autores sugerem que seja utilizada também a medição baseada em processos. Essa medição utiliza indicadores como:

  • satisfação do cliente
  • tempo do ciclo de atividades
  • qualidade da entrega

Além disso, podem ser utilizados indicadores de desempenho interno como: 

  • Custo
  • Serviço ao cliente
  • Produtividade
  • Qualidade

Com base nessas medidas, os resultados são analisados, permitindo o controle e o direcionamento do desempenho dos colaboradores.

 

Missões e estratégias 

 

Segundo Kaplan e Norton (1997), o modelo foi criado para traduzir as missões e estratégias da empresa em um conjunto de medidas de desempenho. Assim, o modelo envolve 4 perspectivas: 

  • financeira: As medidas financeiras indicam como as estratégias e ações executadas impactam financeiramente na empresa. 
  • dos clientes: As medidas dos clientes indicam a satisfação, retenção e lucratividade, acompanhando o que foi feito para alcançar sucesso nesses critérios. 
  • dos processos internos: A perspectiva de processos internos busca mapear atividades que agregam valor para o negócio, atraindo clientes e satisfazendo as expectativas. 
  • do aprendizado e crescimento: Essa medida é destinada a acompanhar os avanços dos colaboradores para gerar crescimento e melhoria a longo prazo. 

Assim, cada uma dessas perspectivas orientam a escolha dos indicadores segundo a missão e as estratégias da organização. 

 

Missões e estratégias 

 

Esse modelo foi sugerido por Lohman et. al (2003) com base no modelo de Kaplan e Norton (1997), tendo o objetivo de gerar um sistema de excelência para o setor de logística com foco em atividades de transportes, armazenagem e atendimento aos clientes. 

Dessa forma, o modelo apresenta 3 conceitos: 

  • Indicadores de desempenho: Esses indicadores têm o objetivo de quantificar a eficácia e eficiência dos processos realizados pelos colaboradores. Com isso, uma sugestão é conhecer e utilizar Indicadores-chave de performance (KPIs) contribuindo para o acompanhamento do desempenho da área, alguns exemplos são: Retorno sobre Investimento (ROI); Tráfego, orgânico ou pago, de um site ou blog; Taxas de Turnover; Leads gerados no total e por ação; Quantidade de vendas; Competências.

 

  • Avaliação de desempenho: Essa é a prática de mensurar o desempenho por meio dos indicadores escolhidos. Assim, a depender dos indicadores, seu formato pode variar. Se quiser saber mais sobre os tipos de avaliação de desempenho, leia nosso artigo!

 

  • Sistema de avaliação de desempenho: Esse sistema pode ser um software, um banco de dados ou qualquer outra ferramenta que facilite o armazenamento e a análise das medidas de desempenho de forma consistente e completa. Dessa maneira, a utilização de um sistema de avaliação de desempenho, torna o processo mais rápido, com análises mais completas e evitando erros. 

Independente do método escolhido, é importante ter uma plataforma que se adapte às suas decisões. Por isso, a impulseup oferece uma plataforma personalizável e intuitiva para que você aplique a melhor avaliação de desempenho para sua empresa.

Por fim, descubra como transformar a performance do setor de logística da sua empresa! Baixe agora o nosso kit exclusivo de competências de avaliação de desempenho para o setor de logistica e eleve os resultados do seu time a um novo patamar. Clique aqui e comece a jornada para uma gestão mais eficaz e estratégica!

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário