Blog ImpulseUP
Calibragem Avaliação de Desempenho

Calibragem de Avaliação de Desempenho: qual a importância?

Imagine uma balança que marca pesos diferentes para objetos iguais. Claramente, parece algo estranho e ela perde um pouco de sua utilidade. No entanto, pessoas não são exatas como balanças e, por isso, é necessário realizar a calibragem de avaliação de desempenho na sua empresa. 

Nesse artigo, iremos apresentar a importância da calibragem de avaliação de desempenho, te ajudando a alcançar melhores resultados para a sua empresa. Além disso, vamos mostrar como tornar o processo de tomada de decisão mais justo e eficiente. 

 

O que é a calibragem de avaliação de desempenho

 

A calibragem ou calibração é o momento em que se reúne alguns colaboradores de uma organização para avaliar e alinhar os resultados da avaliação de desempenho. Essa prática ocorre em reuniões de calibração com o objetivo de  equilibrar as percepções com relação à avaliação de comportamentos realizada (Castro e Moreira, 2020). 

Segundo Chiavenato (2014), é indicado que irão passar pela calibração e uma mesma reunião sejam do mesmo nível hierárquico e com áreas próximas dentro da estrutura organizacional. Além disso, é fundamental reforçar a confidencialidade dos debates que ocorrem na sessão de calibração. 

 

Quando utilizar a calibragem de avaliação de desempenho

 

A calibração é utilizada quando existem vieses na avaliação de desempenho, ou seja, sempre. Podemos ao máximo tentar minimizar os vieses na avaliação, no entanto, por se tratar de um processo inconsciente, é praticamente impossível estar livre deles. 

Sendo assim, as reuniões de calibração devem ser realizadas logo após o fim do período de preenchimento da Avaliação de desempenho e antes da realização das devolutivas. Desse modo, é possível passar para os colaboradores uma visão mais adequada sobre o desempenho, direcionando as ações de desenvolvimento e a gestão de desempenho.

 

Qual a importância de realizar a calibração de avaliação de desempenho

 

A calibração de avaliação de desempenho é fundamental para que a gestão de desempenho tenha efeitos positivos. Isso ocorre, pois alinha os dados com a realidade, direcionando a tomada de decisão e gerando intervenções eficazes. 

 

Redução de vieses

 

Os vieses cognitivos orientam e influenciam as atitudes e os comportamentos das pessoas. Assim, é essencial ter um comitê de calibragem para verificar se os resultados  de uma avaliação de desempenho correspondem à realidade. 

Darcy (2007) apresenta como vieses podem impactar a tomada de decisões dos gestores. Com isso, podem ocorrer prejuízos à estratégia organizacional se os vieses forem negligenciados. 

Assim, a montagem de um comitê de calibragem permite evitar decisões repentinas e estritamente operacionais, visto que essas são as situações de maior influência dos vieses. Desse modo, a calibração deve ser realizada para orientar decisões estratégicas e programadas.

 

Percepção de justiça organizacional 

 

A calibração evita que decisões como: promoções, valorizações e benefícios sejam feitas de forma inadequada. Desse modo, os colaboradores compreendem e percebem a justiça no processo de avaliação de desempenho.

Segundo Beugré (1998), a justiça é um fenômeno psicossocial que permeia a relação entre indivíduo e trabalho, afetando atitudes e comportamentos. Além disso, apresenta consequências em relação ao comprometimento, à confiança, ao desempenho, à rotatividade. Sendo assim, é de extrema importância para a relação do colaborador com a organização. 

 

Confiabilidade da Avaliação de desempenho

 

Ao compreender a avaliação de desempenho como um processo justo que sofre poucos vieses, há um aumento da confiança dos colaboradores no processo. Assim, essa confiança é benéfica, não só na avaliação de desempenho, mas também para os desdobramentos dela. 

Desse modo, a confiança no processo de avaliação de desempenho contribui para que os colaboradores se dediquem mais a responder de forma completa. Com isso, sua avaliação de desempenho terá dados mais eficazes para fundamentar as tomadas de decisão. 

 

Melhoria da devolutiva

 

A calibração permite que o comitê realize um debate sobre o avaliado, compartilhando percepções além da pontuação numérica. Assim, é possível ter mais recursos para identificar pontos de melhoria ou pontos que devem ser valorizados. 

É fundamental manter as informações da sessão de calibração sigilosas, ou seja, não devem ser compartilhadas com o avaliado. No entanto, esses comentários e percepções servem como um ponto de atenção para o gestor durante a devolutiva

 

Como realizar a calibração de avaliação de desempenho na Impulseup

 

A nossa plataforma fornece suporte para a sua avaliação de desempenho desde o planejamento até a análise de dados e o período pós-avaliação. Assim, permite que você realize calibrações de forma simples e intuitiva, tornando esse processo mais rápido e fácil. 

 

Monte um comitê 

 

Para que essa calibração seja realizada de forma adequada, você deve reunir pessoas que irão contribuir para os ajustes necessários. Geralmente, esse comitê é montado por um profissional do RH, pelos gestores que avaliam o colaborador e pelos gestores dos gestores para trazer uma visão focada na estratégia da organização. 

A depender da estrutura da sua empresa ou dos objetivos da avaliação de desempenho, pode ser inserido no comitê um representante financeiro. Desse modo, é possível pensar no impacto econômico de promoções e valorizações.  

 

Preparar os gestores 

 

Para uma calibração justa é importante que os envolvidos tenham consciência dos vieses que podem impactar a avaliação para assim evitá-los. Com isso, é importante orientar para que a discussão seja fundamentada em fatos e em dados, além de buscar exemplos de comportamentos que embasam o argumento dos avaliadores. 

No nosso blog, você pode encontrar mais conteúdos que irão te ajudar a conhecer e evitar os vieses.

 

Análise dos resultados 

 

A calibragem do colaborador deve levar em consideração os dados da equipe e os dados das avaliações anteriores. Assim, é possível ver a jornada do colaborador de forma ampla. 

Para isso, é comumente usada a Matriz Nine Box. Isso ocorre, pois ela é um recurso visual completo e ajustável, facilitando a compreensão dos dados.  

 

Aplique filtros

 

Ao aplicar um filtro na Nine Box, você pode ver um recorte específico para compreender o contexto do colaborador, observando a equipe em que está inserido, por exemplo. A plataforma fornece os filtros por: 

  • Área;
  • Cargo;
  • Nível de senioridade;
  • Avaliados;
  • Gestores;

Além disso, é possível adicionar outros filtros para que a Nine Box se adeque a sua calibração. 

Identificar colaboradores destoantes

 

Caso um colaborador apresente uma posição muito diferente dos demais funcionários na Nine Box, é importante questionar se realmente é necessário realizar uma intervenção ou se essa pontuação foi resultado de vieses.  

No caso da imagem, é importante questionar tanto os resultados de BB8 dróide como de Jyn Erso. Assim, caso não sejam encontrados dados que embasam a posição, é feita a calibragem de acordo com os exemplos e dados apresentados. 

 

Visualizar mais informações

 

Ao clicar no colaborador, você  poderá inserir comentários, adicionar sucessões, ver as avaliações anteriores e visualizar o perfil do colaborador. Essas ações têm como objetivo facilitar a visualização da jornada do colaborador e a calibragem. 

 

Calibrar

 

Para realizar a calibração é simples, basta clicar, segurar e arrastar o colaborador para o novo quadrante. Assim as pontuações também podem ser calibradas conforme o novo quadrante do colaborador. 

Desse modo, como vimos, a calibração é de extrema importância para uma gestão de desempenho justa e eficaz. Esse processo pode ser complexo, mas com a ajuda de uma ferramenta de gestão de desempenho se torna mais fácil e simples, sendo o ideal para empresas de médio e grande porte. 

Assim, o uso de uma ferramenta irá otimizar a rotina dos gestores e facilitar a realização de uma boa gestão de desempenho. 

Quer ver como funciona a nossa plataforma na prática? Realize um teste grátis por 14 dias e conheça a ferramenta que irá ajudar seu RH! 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário