Blog ImpulseUP
Vieses Inconscientes

Vieses Inconscientes: O que são e como evitá-los

Você acha que tem completo controle sobre a forma que você toma decisões? A verdade é que você pode ser muito mais influenciado do que você pensa. Os vieses inconscientes mostram que a razão pode não ter o domínio completo das escolhas, assim, um estudo sobre decisões de investimento que obteve como resultado que 43% dos investidores da amostra apresentaram mais de um viés (Chen et al. 2007). 

Para que você tome decisões mais certeiras na sua empresa, é fundamental compreender os vieses e saber como evitá-los. Pensando nisso, vamos te guiar desde o básico com o conceito de viés, até a relação entre viés e preconceito e estratégias para evitá-los. Então, vem com a gente que nós te ajudamos a realizar ações menos enviesadas e que ajudem sua empresa. 

 

Você sabe o que são vieses inconscientes?

 

Lembre-se de algum momento em que você tocou em algo quente e retirou a mão, antes mesmo de ter consciência do perigo, evolutivamente, nós buscamos formas de reagir mais rápido a estímulos ao nosso redor e, por isso, nosso cérebro processa informações sem que tenhamos consciência delas. 

Daniel Kahneman apresenta em seu livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar” (2012) que o ser humano tem diferentes formas de entender e processar as informações recebidas pelo ambiente, de modo que todos têm um repertório mental com as aprendizagens sociais, automatizando comportamentos e atividades no dia a dia. 

Assim, surgem os vieses inconscientes, que são um conjunto de ideias e normas sociais capazes de orientar nosso comportamento sem que a gente perceba. Desse modo, o conceito de viés é estudado em diálogo com a teoria prospectiva, que estuda o que influencia a tomada de decisões das pessoas. 

Assim, os vieses cognitivos, ou vieses inconsciente, se referem ao direcionamento ou tendência presente nos julgamentos em determinadas situações. Com isso, nossas decisões e ações sofrem sofrem desvios causados pela forma que entendemos e vemos o mundo (Faber, 1970)

 

Viés e preconceito 

 

Segundo Aronson  et al. (2015), preconceito é “uma atitude hostil ou negativa direcionada a pessoas de determinado grupo, baseada apenas no pertencimento a esse grupo”. Essa atitude tem grande peso emocional e afetivo e está relacionada com estereótipos, bem como com o viés in-group, de modo que esse viés causa uma exclusão inconsciente de pessoas diferentes ao grupo predominante. Assim, vieses tem relação direta com o preconceito de forma que reforçam a discriminação de pessoas diferentes.

 

O que causam vieses inconscientes? 

 

É impossível viver de forma isolada na sociedade, por isso todos sofrem influência do meio cultural e social em que estão inseridos. Desse modo, compreender o que causam os vieses é uma forma de evitá-los, reduzindo o preconceito e ações que reproduzem estereótipos sociais. 

Sendo assim, considerando a quantidade de informação a que uma pessoa é exposta, é necessário que o cérebro tenha algumas estratégias de simplificação para evitar o desgaste e o cansaço (Ambros & Lodetti, 2019). Então, apesar do viés cognitivo parecer algo negativo, ele tem o objetivo de acelerar e facilitar a tomada de decisão por meio de associações.

Com isso, o Project Implicit da Harvard University pontuou fatores que costumam causar vieses inconscientes e, assim, produziu o Teste de Associação Implícita (IAT). Esse teste busca identificar a associação entre características pessoais e estereótipos com base no seu tempo e conteúdo das respostas. Assim, você pode responder o teste e identificar quais fatores te deixam mais suscetíveis a vieses. 

 

Questões raciais 

 

Os vieses inconscientes raciais tem um forte impacto histórico, de modo que pessoas negras ficam vinculadas no imaginário coletivo à posições econômicas mais baixas e à violência. Desse modo, ter consciência desse viés evita situações de discriminação que reduzem a inclusão dentro da empresa. 

Essa forma de viés inconsciente pode causar menor representatividade de pessoas negras em cargos de liderança, visto que podem impactar no processo seletivo, por exemplo, gerando uma situação de injustiça. 

 

Gênero 

 

O impacto do gênero na presença de vieses inconscientes aborda tanto a questão de carreira quanto de área de atuação. Isso ocorre, pois culturalmente mulheres ocupam mais profissões relacionadas à saúde e humanidades, enquanto homens estão relacionados às profissões de exatas e ao meio científico. 

Além disso, por influência do machismo estrutural que perpetua a ideia de hierarquia entre homens e mulheres, fazendo com que homens ocupem mais cargos de liderança. Desse modo, as questões de gênero podem afetar, além da contratação, os planos de sucessão e planos de carreira dentro da empresa.

 

Etarismo

 

O etarismo é uma forma de preconceito ligada à idade da pessoa, ou seja, a idade que uma pessoa aparenta ter pode impactar a opinião que as pessoas têm sobre ela. Um exemplo disso é deduzir que pessoas mais velhas são desatualizadas ou que pessoas mais jovens são irresponsáveis. 

Sendo assim, o etarismo pode gerar viés, impactando o quadro de colaboradores da empresa, afetando pessoas mais velhas ou mais jovens a depender da área de atuação e do perfil da empresa.

 

Peso

 

A cultura atual promove padrões de beleza alinhados à magreza, de modo que pessoas acima do peso podem ser relacionadas a aspectos negativos. Por exemplo, descuido ou uma má índole. Essa relação é propagada pela mídia há décadas, desde as histórias infantis até os filmes que se tornam sucesso de bilheteria, em que vilões são representados como pessoas acima do peso e fora do padrão estético desejado pela sociedade. 

 

LGBTQIA+

 

Os  vieses inconscientes também podem impactar a exclusão de grupos sociais com base em sua sexualidade, reproduzindo a LGBTfobia dentro da sua empresa mesmo de forma implícita. Desse modo, a falta de inclusão tem impactos sociais, como a realidade de que 1 em cada 4 pessoas transsexuais estão desempregadas, segundo o G1 (2022). Assim, vieses podem perpetuar violências e discriminação nas empresas e na sociedade, reduzindo o bem-estar dos colaboradores que pertencem à comunidade LGBTQIA+, além de excluir possiveis talentos.

 

Pessoas com deficiência 

 

Pessoas com deficiência comumente são vistas como incapazes, sendo esse um estereótipo que impacta a inserção no mercado de trabalho e a autonomia dessas pessoas. Desse modo, pessoas com deficiência ficam marginalizadas, se mantendo em empregos informais ou no desemprego. Segundo o IBGE (2019), apenas 34,3% das pessoas com deficiência ocupam empregos formais e 18,2% delas se encontravam abaixo da linha da pobreza.  

 

Como os vieses inconscientes podem impactar sua empresa? 

 

Desse modo, esse aspecto evolutivo que deveria ajudar na tomada de decisões, pode impactar negativamente em diversos aspectos da sua empresa. Assim, decisões enviesadas impactam os resultados e os efeitos das ações, podendo atrapalhar o desempenho da organização, bem como o bem-estar e a qualidade das atividades dos colaboradores. 

 

Reduz a segurança psicológica

 

A segurança psicológica pode ser negativamente afetada pelos vieses, visto que se trata da percepção dos colaboradores sobre o quanto eles se sentem livres para se expressarem. Segundo Germano et al. (2021), a falta de segurança psicológica pode resultar em uma menor eficácia e humanização do ambiente de trabalho, além de impactar a inovação na sua empresa. 

 

Recrutamento e seleção ineficaz

 

O recrutamento e seleção é uma das práticas mais impactadas por vieses inconscientes, de modo que a decisão do candidato aprovado pode ser direcionada pelas percepções individuais do avaliador. Assim, ocorre uma redução da percepção de justiça e uma menor inclusão na sua empresa causada por um recrutamento e seleção enviesado. Com isso, se a entrada na organização se torna desafiadora para determinado grupo de pessoas, a empresa fica restrita a uma única visão de mundo, dificultando soluções inovadoras. 

 

Avaliação de desempenho ineficiente 

 

Os vieses são um grande risco para a qualidade e eficácia da sua avaliação de desempenho. Isso ocorre porque uma avaliação de desempenho enviesada torna os dados coletados menos certeiros para a tomada de decisão, visto que não representam a realidade, mas sim a percepção direcionada dos colaboradores sobre os membros de suas equipes. 

Esses prejuízos também podem ocorrer com a presença de vieses na autoavaliação, que é uma etapa importante da avaliação de desempenho. Desse modo, uma autoavaliação enviesada aponta uma falta de alinhamento com a equipe sobre a qualidade das atividades realizadas, além de não servir como parâmetro comparativo dos dados.  

 

Cultura organizacional

 

Os vieses impactam diretamente a percepção de justiça e as interações dentro da empresa, de modo que podem gerar discriminações referentes às características dos colaboradores.  Assim, os vieses inconscientes podem ser a causa de uma cultura organizacional tóxica, prejudicando o bem-estar e a satisfação dos membros da empresa.

 

Progressão de carreira 

 

Vieses na progressão de carreiras pode gerar uma promoção orientada por estereótipos e percepções sociais e não pelo desempenho e merecimento do colaborador. Desse modo, há um impacto negativo na percepção de justiça entre os colaboradores, o que, segundo as teorias de satisfação, reduzem a satisfação com o trabalho, aumentando a rotatividade e reduzindo o desempenho e a produtividade. 

 

Como evitar vieses inconscientes?

 

Como vimos até aqui, os vieses podem causar impactos negativos à sua empresa e por isso é essencial saber como reduzir o impacto deles. Com isso, existem algumas práticas, técnicas, métodos e ferramentas que você pode utilizar para apoiar os membros da sua empresa a tomar decisões mais efetivas, reduzindo os efeitos negativos do viés (Cunha et al., 2015).

 

Conhecer os vieses

 

Saber quais são os principais vieses e a quais sua equipe está mais suscetível é uma ótima estratégia para reduzir os impactos negativos deles. Isso ocorre, pois, ao conhecer os vieses e os efeitos deles, seus colaboradores tornam esse processo de direcionamento de atitude consciente, fazendo com que eles não passem despercebidos no dia a dia. 

Além disso, existe um componente chamado  ponto cego do viés. Essa é a tendência que as pessoas costumam ter de acreditar que são menos suscetíveis à influência dos vieses. Dessa forma, podem se descuidar e serem ainda mais enviesadas, por isso é importante alertar os colaboradores sobre esse fato. 

Com isso, a consciência na tomada de decisões é fundamental para reduzir as injustiças causadas pelos vieses. Além disso, possibilita que a sua equipe de recursos humanos promova ações para reduzir os vieses entre os funcionários da empresa, como treinamentos e capacitações sobre vieses.

 

Inclusão

 

Em uma empresa com pouca representatividade e inclusão de pessoas diversas, existe a predominância de um grupo e, por consequência, de um direcionamento de decisões específico.  Desse modo, promover a inclusão reduz os efeitos negativos de vieses de grupo, promovendo um ambiente de trabalho agradável e equipes mais integradas. 

 

Educação

 

A educação é um processo que ocorre em conjunto com a inclusão, de modo que além de conhecer sobre os vieses inconscientes, é importante que seus colaboradores conheçam diferentes tipos de realidade. Desse modo, a educação é importante para conhecer e respeitar grupos minoritários e, com isso, reduz a influência de aprendizagens anteriores que excluem esses grupos, ou seja, os vieses.  

 

Grupos

 

A tomada de decisão realizada por grupos como comitês de avaliação ou conselhos diretores possibilita uma redução dos vieses uma vez que existe um maior número de pessoas envolvidas para identificar e controlar decisões enviesadas e tendenciosas. Segundo Faber (1970), em uma pesquisa realizada com investidores para verificar a presença de viés em seus investimentos, os investidores que atuavam individualmente apresentavam maior tendência a vieses do que investidores institucionais, que atuavam em grupo. Sendo assim, a tomada de decisão em grupo pode reduzir os efeitos negativos dos vieses, promovendo ações mais certeiras e beneficiando a sua empresa. 

 

Método

 

Para evitar o impacto de vieses, o uso de um métodos e critérios claros é uma estratégia diferencial que contribui para a soluções e dados mais imparciais. Desse modo, os colaboradores são capazes de tomar decisões racionais e certeiras para o bem da empresa, reduzindo a influência de componentes afetivos e subjetivos.

Essa estratégia pode ser utilizada em atividades como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, plano de carreiras e sucessões e até em atividades mais cotidianas como feedbacks. Assim, a equipe de recursos humanos pode montar um passo a passo de como realizar cada processo e quais são os critérios necessários para a tomada de decisão. Com isso, seus colaboradores terão os comportamentos direcionados por questões conscientes e não por impressões sociais implícitas. 

 

Monitoramento

 

Outra forma de evitar vieses é o constante monitoramento e acompanhamento dos processos, verificando se eles estão sendo realizados de forma justa e conforme os critérios estabelecidos. Assim, o acompanhamento evita que haja uma negligência nos processos e, consequentemente, o aumento dos vieses. 

Um exemplo de monitoramento na avaliação de desempenho é a matriz nine box, que permite a visualização do desempenho de todos os colaboradores e até mesmo a calibragem, em que se adequa a pontuação do colaborador à realidade. Assim, a avaliação de desempenho se torna mais próxima da realidade e mais efetiva para o desenvolvimento dos membros da empresa. 

 

Pensamento crítico

 

O pensamento crítico é a capacidade de compreender os fatos e as experiências de forma racional e consciente. Assim, esse é um comportamento fundamental para evitar vieses, visto que reduz o impacto de pensamentos e percepções inconsciente, permitindo uma avaliação fundamentada e certeira das situações em questão. 

 

Quais são os principais tipos de viés? 

 

Existem inúmeros fatores que podem afetar suas atitudes e, por isso, também existem diversos tipos de vieses, mas aqui iremos te apresentar os mais importantes que você não pode deixar de conhecer. 

 

Viés da ancoragem

 

Ancoragem ou viés da ancoragem é a tendência que as pessoas têm de confiar fortemente em uma informação, mesmo que incompleta, de modo a não avaliar criteriosamente as informações seguintes. Esse viés surge evolutivamente para que você possa tomar decisões mais rápidas, no entanto gera decisões incompletas ou até mesmo erradas. 

Então imagine em um recrutamento e seleção em que nos primeiros 5 minutos o entrevistador fica completamente encantado com o currículo do entrevistado, mas no restante da entrevista ele demonstra habilidades sociais ruins e um perfil inadequado. Nesse caso o viés da ancoragem iria deixar a opinião do avaliador nos primeiros 5 minutos, gerando uma contratação inadequada. 

 

Viés retrospectivo

 

Esse viés corresponde à ideia de que comportamentos já ocorridos são previsíveis depois de acontecer.  Ou seja, após ocorrer algo, esse viés faz com que as pessoas adaptem sua compreensão de modo que esse resultado parece o mais lógico possível. 

Vamos te ajudar a deixar isso mais claro. Por exemplo, em uma situação de promoção, um membro apontou determinado funcionário como um candidato para o novo cargo. No entanto, você acreditava anteriormente que ele poderia não ser o melhor candidato para a promoção, mas após a indicação, a escolha parece ter mais sentido lógico. Desse modo, o viés retrospectivo pode prejudicar o debate e feedbacks de desenvolvimento. 

 

Efeito Halo ou Horns

 

Esse efeito pode ser compreendido como a generalização de uma característica boa (efeito halo) ou ruim (efeito Horns), de modo a impactar o conjunto. Assim, esse efeito faz análises superficiais das pessoas, prejudicando uma decisão fundamentada e consciente. 

Esse efeito pode ocorrer em processos seletivos ou no cotidiano da empresa. Com isso, uma ação de destaque marcante ou um atraso para um reunião importante podem gerar rótulos inadequados para um candidato ou um colaborador. Desse modo, esse viés inconsciente denominado efeito Halo ou efeito Horns pode fazer com que todas as percepções posteriores sejam influenciadas por essa. 

 

Viés da disponibilidade

 

O viés da disponibilidade é o quanto você acredita que um evento é provável com base na facilidade que você tem de lembrar um exemplo. Ou seja, você comumente vai acreditar que eventos que aconteceram próximos a você ou mais recentemente são uma regra geral, pois estão mais disponíveis na sua memória. 

Por exemplo, você está avaliando um colaborador em uma avaliação de desempenho, e no geral ele tem competências adequadas e trabalha bem, mas alguns dias antes da avaliação ele atrasou uma entrega. Conforme o viés da disponibilidade, você tende a avaliar mal esse colaborador, pois lembra-se facilmente de um evento ruim e adora esse evento como regra. 

 

Viés da representatividade 

 

Esse viés está relacionado com a tendência de fazer julgamentos com base em semelhanças superficiais de uma pessoa com outras pessoas ou até você mesmo. Assim, o estilo, o rosto ou o corte de cabelo podem te lembrar alguém que você conhece e, com base nisso, será formada uma percepção enviesada dessa pessoa. 

Imagine que você está andando pela empresa e se depara com um funcionário novo que parece seu irmão de quem você gosta muito. O viés da representatividade aponta que você terá uma maior tendência a gostar desse colaborador. Assim, é gerada uma correlação não fundamentada entre as duas pessoas. 

 

Viés de grupo

 

Esse viés aborda a tendência que um indivíduo tem de favorecer pessoas pertencentes a um mesmo grupo, seja um grupo de amigos, equipe de trabalho ou grupo social e etnico. O viés de grupo pode ser a causa de conflitos e até discriminações, por isso é importante ter consciência e tomar cuidado com ele. 

 

Viés de autoridade

 

Esse viés diz respeito à tendência dos colaboradores de concordarem e seguirem suas lideranças ou alguma figura de autoridade na área. Desse modo, apesar de direcionar o comportamento dos colaboradores, esse viés reduz a contribuição por ideias diferentes e os debates. Assim, reduzindo a inovação dentro da sua empresa. 

Assim, pense em uma reunião para buscar novas soluções para a empresa e logo no início da reunião o líder da equipe propõe uma ideia. Conforme o viés de autoridade, as ideias seguintes seguirão a mesma linha de pensamento da ideia da liderança. Isso ocorre pois ele possui influência sobre a equipe. 

 

Conclusão

 

Para finalizar, devemos ressaltar que os vieses variam conforme os conhecimentos e vivências de cada pessoa, mas ainda assim se fazem frequentes no cotidiano das empresas. Além disso, não é possível não ter veses, já que eles ocorrem rapidamente pela via rápida de processamento mental. No entanto, é possível tomar consciência deles e reduzir ao máximo seus impactos negativos.  

Como diz o ditado popular “a prática leva à perfeição” então estimule seus colaboradores a terem sempre em mente os riscos dos vieses e a importância de evitá-los. Desse modo, sua equipe alcançará uma atuação estratégica e certeira para o sucesso da sua empresa. 

Se quiser conhecer outros conteúdos que vão te ajudar a aprimorar a gestão de pessoas na sua empresa e tornar o seu RH mais estratégico, confira nosso blog!

 

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário