Blog ImpulseUP
Ferramentas de Gestão de Desempenho

Ferramentas de Gestão de Desempenho: o que são e benefícios de utilizar.

Cansado(a) de gerenciar e avaliar o desempenho dos colaboradores criando planilhas, cobrando respostas via e-mail e organizando diversos dados manualmente, como faziam os Incas e Maias há milhares de anos? A boa notícia é que atualmente possuímos softwares com ferramentas de gestão de desempenho que podem facilitar e otimizar esses processos. 

Neste artigo, apresentaremos os benefícios de utilizar ferramentas de gestão de desempenho, que permitem gerenciar de forma mais precisa, eficiente e automatizada o desempenho dos colaboradores. 

O que é uma Ferramenta de Gestão de Desempenho? 

Uma ferramenta de gestão de desempenho é um software que ajuda as empresas a monitorar, gerenciar e avaliar o desempenho dos seus colaboradores. Ela permite que as empresas definam e acompanhem metas e objetivos, estabeleçam feedbacks regulares entre gerentes e funcionários, identifiquem e resolvam problemas de ação e realizem avaliações. Dessa forma, as ferramentas de gestão de desempenho ajudam a esclarecer os possíveis problemas organizacionais. 

A Gestão de Desempenho é uma ferramenta de extrema importância e que pode trazer inúmeros benefícios para as empresas. Para (Caetano, 2008) em seu livro “Avaliação de Desempenho: o essencial que avaliadores e avaliados precisam saber”, a Gestão de Desempenho visa criar condições para que as atividades desenvolvidas pelos colaboradores e os respectivos resultados contribuam o melhor possível para atingir os objetivos da empresa.  

Existem várias razões pelas quais as empresas devem se preocupar com a utilização de uma ferramenta de gestão de desempenho. 

Por que utilizar uma Ferramenta de Gestão de Desempenho? 

Ao utilizar uma ferramenta de gestão de desempenho, as organizações podem avaliar e monitorar o desempenho dos funcionários de forma mais objetiva e sistemática, o que se torna um ótimo investimento para empresas que desejam desenvolver o seu capital humano. 

Nesse sentido, a ImpulseUp desenvolveu um software prático e intuitivo, que oferece diversos serviços que atuam diretamente na gestão de desempenho dos funcionários, proporcionando uma gestão mais eficiente e precisa. Com essa ferramenta, as empresas podem obter informações valiosas sobre o desempenho de seus funcionários e tomar decisões estratégicas que contribuam para o crescimento da organização. 

Mas quais são as ferramentas e como elas podem melhorar o desempenho dos colaboradores? Trazemos aqui 5 ferramentas da IMPULSEUP que podem auxiliar na gestão de desempenho da sua organização. 

Feedback 

Estratégias eficazes de feedbacks, são essenciais para o desenvolvimento de competências. É importante ressaltar que o feedback não deve ser encarado como uma crítica negativa, mas sim como uma oportunidade de crescimento e aprimoramento. A plataforma ImpulseUp oferece modelos estruturados e de fácil implementação para promover uma cultura de feedback sólida em sua empresa. Ao utilizar essa ferramenta, você poderá fornecer feedbacks que abordam tanto os pontos positivos quanto os aspectos que precisam ser aprimorados. Isso permitirá uma comunicação mais efetiva e proporcionará oportunidades para o desenvolvimento dos talentos da sua equipe. 

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) 

O PDI é um meio extremamente eficaz para auxiliar o crescimento e o desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo é uma ferramenta extremamente útil na gestão de desempenho. É um processo sem uma duração específica que visa impulsionar o desenvolvimento da carreira do profissional de forma a alinhar os interesses da empresa com os objetivos profissionais e pessoais do colaborador. Os PDIs possuem muitas vantagens, tanto para a empresa, por promover uma cultura de alta performance e engajamento, quanto ao colaborador, por oferecer oportunidades profissionais e clareza quanto à sua jornada de desenvolvimento, tornando-o mais motivado a atingir seus objetivos. 

Objetivos SMART 

Conceito criado em 1981 pelo consultor George T. Doran, o acrônimo (palavra formada pelas primeiras letras de um grupo de palavras que se pronuncia como uma palavra só) SMART descreve cinco características essenciais para uma boa definição de metas e objetivos. Nesse sentido, para obter um bom desempenho nas tarefas e demandas, as metas devem ser: Specifics (específicas), Measurable (mensuráveis), Achievable (atingíveis), Relevant (relevantes) e Time-bound (temporais). Tendo isso em vista, ao criar metas SMART, é possível aumentar a clareza, o foco, a eficácia na busca de objetivos e, consequentemente, um melhor desempenho. 

Dessa forma a plataforma da ImpulseUP permite que os objetivos sejam estruturados de acordo com a metodologia SMART, e o progresso acompanhado, o que ajuda a garantir que os objetivos estejam alinhados com a estratégia da organização e sejam alcançáveis. 

Indicadores de desempenho 

Os indicadores de desempenho organizacional são dados coletados em uma organização que vão fornecer informações acerca do desempenho dos seus colaboradores e demais fatores analisados, o que permite uma visão analitica a respeito dos pontos positivos enegativos, possibilitando oportunidade de desenvolver estratégias de aprimoramento e ações que contribuam com a concretização dos objetivos estabelecidos pela empresa. 

360 graus 

A ferramenta de gestão de desempenho Avaliação 360 possui essa nomenclatura baseada na noção matemática de que o ângulo que completa um círculo possui 360°. Nesse contexto, uma avaliação 360 tem como propósito aplicar a visão mais ampla possível na avaliação do colaborador, abordando tanto os pontos positivos. Quanto os pontos negativos. Para isso, as informações e avaliações devem vir de todos os indivíduos em contato com o avaliado: o avaliado em si, seus colegas, seus liderados, suas lideranças, gestores, clientes e quaisquer outros que dividam contato, o que ajuda a ter uma visão mais completa do desempenho do avaliado. 

 

10 Benefícios de utilizar uma ferramenta de gestão de desempenho 

 

Redução de carga de trabalho

Ferramentas de gestão de desempenho podem aumentar a eficiência dos processos, reduzindo a carga de trabalho manual e permitindo que os gerentes foquem em outras atividades importantes. Além disso, a automação desses processos pode levar a uma maior precisão e consistência nas avaliações de desempenho. 

Satisfação 

Outra vantagem da utilização de uma ferramenta de gestão de desempenho é que ela pode aumentar a satisfação dos colaboradores. Assim, com a implementação de feedbacks regulares e uma melhor comunicação entre gerentes e funcionários, os colaboradores tendem a se sentir mais engajados e motivados no trabalho. Isso pode levar a um melhor desempenho individual e coletivo, o que impacta diretamente nos resultados da empresa. Dessa forma, tendo melhorias também com a satisfação do cliente. Sendo assim, uma boa gestão de desempenho pode ajudar a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, o que pode aumentar a satisfação do cliente e a lealdade à marca. 

Maior produtividade 

Uma ferramenta de gestão de desempenho auxilia na identificação de talentos e de colaboradores com alta produtividade que podem vir a ser novos gestores para a organização. Além disso, essas ferramentas contribuem para o reconhecimento de colaboradores com baixo desempenho, e as respectivas lacunas que necessitam maior atenção. Portanto, torna-se possível definir objetivos claros e metas para os funcionários, o que ajuda a aumentar a produtividade geral. 

Comunicação 

As ferramentas de gestão de desempenho como os feedbacks possibilitam uma comunicação mais clara e efetiva entre os membros da equipe. Assim, isso permite a identificação rápida de problemas e a busca de soluções de forma mais ágil. Além disso, uma cultura de feedback fortifica a empatia, os laços e amizades dentro e fora do ambiente de trabalho, o que ajuda a criar um sentimento de pertencimento e aumenta a motivação e o engajamento. 

Desenvolvimento 

Com o uso de ferramentas de gestão de desempenho abordadas no texto o desenvolvimento se torna uma tarefa mais fácil. Elas te permitem identificar áreas nas quais os colaboradores precisam melhorar, bem como reconhecer seus pontos fortes. Com base nesses dados e nas ferramentas de desenvolvimento, torna-se mais fácil construir planos de ação que atendam às necessidades específicas da equipe e estejam mais alinhadas com sua realidade. 

Avaliação Justa 

Com o uso de ferramentas de gestão de desempenho, é possível estabelecer um processo justo de avaliação baseado em sistemas estruturados e estratégicos. Portanto, isso ajuda a evitar problemas com favoritismo ou discriminação, garantindo que a avaliação seja imparcial e equitativa para todos os colaboradores. 

Retenção de talentos 

Uma boa ferramenta de gestão de desempenho contribui para a retenção de talentos. Isso ocorre pois, por meio das avaliações, é possível identificar talentos, oportunidades de desenvolvimento e possibilidades de feedback. Além disso, ela contribui para a cultura da empresa, promovendo transparência, honestidade e responsabilidade, demonstrando o cuidado e apoio aos colaboradores. 

Engajamento 

Uma ferramenta de gestão de desempenho contribui para um maior engajamento da equipe de trabalho por meio de feedbacks contínuos, metas claras e reconhecimento. Portanto, esse conjunto gera nos trabalhadores um sentimento de valorização e apoio ao seu desenvolvimento profissional. 

Dados 

Os dados possibilitam  o fornecimento de  insights valiosos sobre o desempenho dos funcionários. Dessa forma, torna-se mais fácil o processo de tomada de decisões em relação a promoções, aumentos salariais e até mesmo de gestão pessoal. 

Redução de conflitos 

Uma ferramenta de gestão de desempenho pode ajudar a evitar conflitos no local de trabalho. Isso ocorre pois ao fornecer uma estrutura clara para avaliação do desempenho e para a comunicação entre gerentes e funcionários. 

Como escolher a melhor ferramenta de gestão e desempenho? 

Após apresentarmos tantas ferramentas e possibilidades de gestão de desempenho você deve estar se perguntando: Quais ferramentas devo escolher e como vou saber qual é a melhor para o meu caso? No entanto, existem algumas considerações importantes que você pode levar em conta ao fazer essa escolha. 

Em primeiro plano, é importante pensar na realidade da sua empresa: nas necessidades, objetivos gerais e específicos possíveis limitações.  

Com isso, analisar as lacunas pode ser extremamente útil para chegar na melhor ferramenta para cada contexto. Quais são os tipos de problemas a serem tratados? São dificuldades de comunicação? Baixo desempenho ou engajamento? Dificuldades na investigação de falhas e desenvolvimento dos colaboradores?  

Assim, torna-se necessário analisar o contexto de cada organização. Desse modo, serão propostas as melhores ferramentas que auxiliem na resolução das demandas e na gestão de desempenho. 

Agora você está atualizado e pode acessar a Impulseup para conhecer mais dos nossos serviços 

Nesse artigo, você conheceu sobre as vantagens de utilizar ferramentas de gestão de desempenho. No entanto, é importante compreender as ferramentas de gestão como um investimento global para sua empresa. Assim, desenvolvendo processos mais estruturados, estratégicos, eficientes e que demonstram na prática a importância do capital humano em sua corporação. 

Além disso, é importante destacar que a gestão de desempenho não se limita apenas a uma ferramenta específica. Entretanto, envolve processos, estratégias e a participação ativa dos membros da equipe, de forma a promover reflexões que busquem a melhoria do desempenho global da organização.  

 

Autores

Everton Goulart Chaiko

Graduando em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atua como assessor comercial na Praxis Consultoria Jr. Acredita no papel fundamental dos psicólogos dentro das organizações, contribuindo para enriquecer o processo de melhoria do ambiente de trabalho. Defende a importância da saúde mental, da diversidade e da inclusão.

Leandro Manaut Raymundo

Graduando em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuando como consultor da Praxis Consultoria Jr., acredita na capacidade da psicologia de melhorar o bem-estar e a qualidade de vida no trabalho e de auxiliar no desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário