Blog ImpulseUP

Como criar Metas SMART para o time? Confira exemplos!

Uma empresa é formada por diferentes indivíduos, com interesses distintos, que trabalham em diferentes áreas. E como fazer essas diferenças partes trabalharem para um resultado comum? É nesse contexto que se evidencia a importância de adotar as Metas SMART.

Metas e objetivos são essenciais, pois direcionam os esforços dos colaboradores para o mesmo ponto. Dessa maneira, o trabalho entre as diferentes áreas da organização se soma e os resultados são alcançados!

Ok, você já sabe a importância de estabelecer metas. Mas você sabe quais são os critérios e como fazer na prática?

Neste artigo, vamos explicar o que são Metas SMART, a importância de critérios ao estabelecer metas e objetivos e, também, mostrar alguns exemplos de metas SMART para diferentes áreas.

O que são Metas SMART?

Em 1991, Washington Water Power, publicou o artigo “There´s a Smart Way to Write Management´s Goals and Objectives”, em que descrevia 5 atributos essenciais para a boa definição de metas e objetivos. É daí que vem o conceito “Metas SMART”.

SMART é um acrônimo (sigla formada pelas iniciais de outras palavras) que indica que as metas devem ser:

S – eSpecíficas
M – Mensuráveis
A – Atingíveis
R – Relevantes
T – Temporais

Vamos entender mais sobre cada um desses atributos:

S – Específicas

A meta deve ser escrita de maneira objetiva e restringir o que deve ser feito, assim é possível saber exatamente em qual ponto focar.

Nesse contexto, se, por exemplo, no terceiro trimestre de 2020, uma empresa deseja aumentar a receita no trimestre, deve transmitir as metas aos colaboradores de maneira específica, como:

“Aumentar a receita de renovações em 30%”

Dessa forma, os colaboradores saberão que devem aumentar a receita, mas não de qualquer fonte e, sim, direcionando os esforços para clientes que já existem (trabalhando para a renovação).

M – Mensurável

Ao estabelecer metas, devemos saber aferir se elas foram cumpridas ou não. Dessa maneira, é importante que seja possível acompanhar o progresso da meta.

Diante disso, no cenário acima da empresa que deseja aumentar a receita por meio de renovações, o progresso poderá ser acompanhado por meio do Valor Inicial, Valor Final esperado e a evolução desse valor. Exemplo:

Valor Inicial: R$10.000,00
Meta: R$ 13.000,00

Assim, ao longo do trimestre, a empresa poderá mensurar quão perto está de alcançar a meta.

Dessa forma, se em 2 meses, apenas 40% da meta tiver sido alcançada, é necessário que mais esforços sejam direcionados para que o desafio seja conquistado. Em outra situação, se em 2 meses, 80% da meta já tiver sido alcançada, provavelmente a meta será cumprida, desde que se mantenha o mesmo ritmo; então o time saberá que os esforços estão direcionados de maneira correta.

A – Atingível

Por meio desse aspecto, analisamos o contexto da empresa. É essencial que as metas sejam desafiadoras, mas também possíveis de serem alcançadas, caso contrário pode causar um efeito contrário ao desejado: desestimular os colaboradores.

Dessa forma, algumas perguntas que podem ajudar:

  • Quais são os desafios a serem alcançados?
  • Qual a disponibilidade de recursos (como: tempo, dinheiro, colaboradores) destinada a essa meta?

Assim, no exemplo de “Aumentar a receita de renovações em 30%”, verificou-se quais seriam os colaboradores focados nessa meta, quais ações seriam feitas e os recursos necessários para esta ação. Diante disso, nota-se como planejamento é fundamental!

R – Relevante

Ao estabelecer metas, deve-se ter em mente qual o impacto desse desafio no negócio. É importante que as metas representem os desafios a serem alcançados e não apenas tarefas a serem feitas.

Desse modo, o exemplo “Aumentar a receita de renovações em 30%” demonstra o desafio a ser alcançado e o resultado esperado. As tarefas para alcançar esse desafio, como “Entrar em contato com no mínimo 10 clientes em fase de renovação”, “Realizar demonstrações de novas funcionalidades do produto para clientes antigos” não são a meta.

Assim, é imprescindível pensar no resultado a ser alcançado e qual será o impacto no negócio.

T – Temporal

Esse aspecto demonstra a importância de estabelecer prazos para as metas. É essencial que o time saiba em qual período aquele desafio será realizado. Dessa forma, as ações serão planejadas e executadas de acordo com o tempo disponível.

Assim, no exemplo “Aumentar a receita de renovações em 30%”, foi estabelecido que esse desafio será alcançado no período de três meses. Então, as ações para o atingimento da meta poderão ser destrinchadas em períodos menores (como um mês) e durante, esses três meses, será feito o acompanhamento dos resultados.

Agora que entendemos cada um dos atributos das Metas SMART, vamos observar exemplos dessa metodologia para diferentes áreas da empresa.

Exemplos de Metas SMART

Uma empresa de TI utiliza o ImpulseUP para gerir as metas e os objetivos dos colaboradores, das áreas e da organização. Eles registram os objetivos de maneira inspiradora (e, muita vezes, intangível) e mensuram o alcance dos resultados por meio de resultados-chave, criados com base na metodologia SMART.

Dessa forma, abaixo vamos ver alguns exemplos de metas SMART estabelecidas.

Marketing

Com base na análise dos resultados do último trimestre, a empresa percebeu que necessita fortalecer o branding da organização. Para isso, o time estabeleceu duas metas principais, com base na metodologia SMART.

Acima, podemos observar que o colaborador Pedro Kauss, gerente de marketing, será responsável por cumpri-las. O prazo foi estabelecido, juntamente com o valor inicial e o resultado final esperado.

Dessa forma, ao longo do período, será possível acompanhar o progresso desses resultados.

Produto

Nesse caso, percebemos a aplicação dos atributos de metas SMART.

Como exemplo, o resultado-chave é específico: não são quaisquer novas funcionalidades, mas sim pedidos feitos por clientes. Não é “reduzir o tempo de correção de bugs”, mas sim reduzir o tempo médio de correção para 20 horas ou menos.

Diante disso, percebemos como os critérios das metas SMART estão interligados! No exemplo acima, notamos que metas específicas auxiliam a mensuração dos resultados.

Comercial

Nesse caso, o objetivo “Aumentar a receita por meio de renovações”, foi destrinchado em metas SMART para dois colaboradores distintos e cada um possui seu desafio individual. Deste modo, é possível acompanhar individualmente o progresso de cada um relação à meta.

Assim, os colaboradores saberão para onde direcionar seus esforços e também saberão quais são os resultados esperados.

Gente e Gestão

Por último, na área de Gente e Gestão, as metas também seguem os critérios SMART. Desse modo, o acompanhamento do progresso dos resultados ao longo do ciclo será feito de maneira objetiva.

Dessa forma, ao longo do período, os colaboradores saberão seu desempenho em relação à meta.

Conclusão

A partir dos exemplos acima, é possível observar como aplicar metas SMART na prática. Devemos sempre lembrar que as metas são essenciais para garantir o alinhamento entre os colaboradores. Por isso, é tão importante estabelecê-las da melhor maneira para que a empresa tenha direcionamento.

Dessa forma, é importante observar o contexto da organização e refletir sobre quais são os principais desafios a serem alcançados. E, se julgar necessário, utilizar um software como o ImpulseUP para estruturar e acompanhar o progresso das metas.

Neste artigo, entendemos com estruturar metas SMART. Se você se interessa por esse conteúdo, pode acessar também nosso e-book sobre o tema:

Deixe um comentário

Amanda Melo

Amanda Melo

Sou graduanda em Administração na Universidade de Brasília (UnB). Liderança e Gestão de Metas e Objetivos são temas de meu interesse. Já atuei como Coordenadora de Performance da AD&M, liderando mais de 15 pessoas concomitantemente, conduzindo 1:1 semanais e acompanhando o desenvolvimento desses colaboradores. Atuo nessa área, pois acredito que pessoas são responsáveis pela transformação do mundo e objetivos e metas guiam as pessoas a alcançar resultados extraordinários e assim, a promover melhores transformações.