Blog ImpulseUP
Avaliação de Potencial

Como uma ferramenta pode ajudar a realizar uma avaliação de potencial

Imagine conseguir saber o que alguém pode fazer antes mesmo de ser feito, ou ver as possibilidades antes delas se mostrarem realidade. Apesar de parecer algo fantástico, é algo em que a avaliação de potencial pode te ajudar, sendo uma ferramenta a mais para ajudar na sua gestão de desempenho.

Essa ferramenta vai te ajudar a planejar, juntamente com o colaborador, como ele pode utilizar seus talentos para buscar um desempenho cada vez melhor. Quer saber como? Vem com a gente nesse artigo!

 

O que é a Avaliação de Potencial? 

 

Segundo Zanelli (2004), a avaliação de potencial é uma prática que pode ser realizada juntamente com a avaliação de desempenho, mensurando o potencial de cada colaborador. Ela é vinculada ao plano de desenvolvimento e ao plano de carreiras, fundamentando e direcionando essas ações. 

Potencial pode ser definido como um conjunto de aptidões, conhecimentos e habilidades de um indivíduo que podem ser benéficos para o desempenho dele (Luna, 2007). Sendo assim, podemos pensar no potencial como aquilo que pode ser realizado pelo colaborador. 

 

Avaliação de Potencial x Avaliação de desempenho

 

Enquanto a avaliação de potencial busca mensurar as possibilidades de atuação de um colaborador e avaliar como utilizá-las, a Avaliação de desempenho busca mensurar o que foi realizado. Dessa forma, a avaliação de desempenho se fundamenta em comportamentos observáveis e a avaliação de potencial em possibilidades de atuação. 

Essa diferença faz com que as duas se complementem na gestão de desempenho de um colaborador. Assim, elas direcionam o que pode ser desenvolvido e como o colaborador pode usar suas habilidades e talentos em sua rotina de trabalho. 

 

Como aplicar a Avaliação de Potencial? 

 

O potencial é um elemento difícil de ser observado no cotidiano, assim, a autoavaliação se torna fundamental para esse processo. No entanto, juntamente com a autoavaliação, pode ser feita uma avaliação pelos pares para compreender como eles percebem os potenciais de determinado colaborador. 

Além disso, é importante pensar a avaliação de potencial para além de um questionário, mas também por um acompanhamento de dados anteriores. Por exemplo, pode ser utilizado o currículo do colaborador para identificar formações e conhecimentos que possam ser úteis na prática profissional. 

Outra forma de avaliação de potencial é revisar as avaliações de desempenho anteriores e questionar se as competências em que o colaborador se destaca estão sendo bem utilizadas. Desse modo, será possível tornar o potencial do colaborador uma realidade expressa no desempenho. 

No entanto, o uso de uma ferramenta para realizar uma avaliação de potencial pode tornar esse processo mais ágil e simples. Com a Impulseup, além de realizar a avaliação de potencial juntamente com a avaliação de desempenho, você possui uma maior gestão de conhecimento. Assim, você pode voltar nas avaliações de desempenho anteriores, ver o progresso dos colaboradores e, desse modo, compreender o potencial dos funcionários de forma contextualizada. 

 

Avaliação de Potencial na Nine Box

 

O formato clássico da Nine Box consiste em um gráfico com 9 quadrantes em que o eixo X aponta o desempenho e o eixo Y aponta o potencial. Sendo assim, caso você deseje utilizar o modelo clássico da Nine Box, a Avaliação de desempenho por competência e potencial é uma ótima opção. 

Dessa forma, você poderá ter as informações necessárias para inserir os colaboradores na Matriz Nine Box. Assim, é possível realizar a montagem de um plano de sucessão de forma mais clara e simples. Além disso, uma avaliação de potencial que mensura a aspiração pode identificar potenciais lideranças ou alertar sobre o risco de saída de um colaborador. 

Na Impulseup você pode ter a Avaliação de desempenho e de potencial em um só lugar, sem esforços para cruzar e organizar os dados. Desse modo, a sua processos como plano de carreiras, de sucessão e de desenvolvimento se tornam mais práticos e certeiros. 

ninebox

Dessa forma, você pode reunir informações valiosas para as práticas de gestão de pessoas, como o impacto de cada colaborador e o risco de saída. Desse modo, seu RH pode tomar decisões mais rápidas e agir de forma preventiva. 

sucessão

 

Exemplos 

 

Para te ajudar a compreender melhor a Avaliação de Potencial iremos trazer alguns exemplos de como você pode realizá-la. Esses exemplos são inspirados em estudos de casos reais, com o objetivo de trazer uma visão prática da aplicação de avaliação de potencial. 

 

Empresa 1 

 

Uma empresa deseja estruturar um plano de sucessão para o cargo de gerente de vendas. No entanto, precisa identificar quais são os colaboradores com as potencialidades de um cargo de liderança. Com isso, identificou-se que era necessário avaliar a proatividade, a aspiração e as competências específicas da área. 

Assim, primeiramente, foi realizada uma descrição de competências para aspiração e proatividade e aplicado um questionário de avaliação de potencial para elas. Em seguida, a equipe de RH buscou, entre os resultados das avaliações de desempenho anteriores, os colaboradores da área de vendas com melhor resultado e maior desenvolvimento. 

Deste modo, identificaram 3 funcionários que estavam apresentando uma melhoria crescente entre as avaliações de desempenho. Além disso, eles eram considerados como alto potencial de desenvolvimento e uma boa aspiração e proatividade. Com isso, foi iniciado um plano de desenvolvimento individual voltado para ocupar o cargo de liderança. 

 

Empresa 2

 

Uma startup que busca produzir novas soluções para o mercado de software de aplicações financeiras, vê a necessidade de desenvolver seus colaboradores. Assim, visando promover a inovação, é aplicado um questionário de avaliação de potencial, mensurando o potencial criativo e a capacidade de ação dos funcionários. 

Juntamente a isso, foi feita uma análise de currículos, para identificar habilidades que não estavam sendo utilizadas e desenvolvê-las. Assim, foi possível identificar as necessidades de desenvolvimento dos colaboradores, bem como estruturar planos de desenvolvimento individuais e promover a inovação. 

Posteriormente, as avaliações de desempenho passaram a ser realizadas mensurando competências e potencial. Com isso, a Matriz Nine  Box se tornou uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento dos colaboradores e para a inovação e crescimento da startup. 

 

Modelo da ImpulseUp  

 

Caso você não saiba por onde começar sua avaliação de potencial, não se preocupe! Na nossa plataforma nós temos modelos de avaliações que podem ser utilizados para tirar a sua gestão de desempenho do papel de forma simples e fácil. 

 

modelo impulseup

Com isso, você pode ter nossos modelos como base e ajustá-lo à realidade da sua empresa, incluindo novas competências ou até questões abertas. Na nossa ferramenta de gestão de desempenho, você tem completa liberdade para realizar sua avaliação de potencial e aprimorar as ações do seu RH. 

No nosso modelo de avaliação de potencial, é avaliado: 

  • aspiração: Interesse em se desenvolver e atuar em funções mais seniores dentro da organização.
  • capacidade de ação: É eficiente e eficaz em suas entregas e ações, mesmo em atividades de alta responsabilidade e compromisso.
  • engajamento e comprometimento: Capacidade de ter comprometimento e responsabilidade com a organização, atuando em papéis desafiadores e importantes para a empresa.

Essas competências são avaliadas por meio de autoavaliação e avaliação do gestor, mas se desejar pode editar os avaliadores. Assim, com a ajuda da nossa ferramenta, é possível compreender a situação do colaborador e realizar intervenções. 

 

Conclusão

 

Agora que você já sabe como fazer uma avaliação de potencial, te convidamos para mensurar o potencial dos seus colaboradores. Assim, você pode ter dados que facilitam uma atuação estratégica do seu RH de forma simples, rápida e intuitiva. 

Pensando nisso, te convidamos para testar nossa plataforma de forma gratuita por 14 dias! Assim, você pode conhecer os benefícios de realizar uma gestão de desempenho estratégica e eficaz. 

 

Referências

Zanelli, J. C., & Bastos, A. V. B. (2004). Inserção profissional do psicólogo em organizações e no trabalho. Psicologia, organizações e trabalho no Brasil, 2, 466-491.

Luna, I. N., & de Oliveira Lima, E. (2007). Avaliação de potencial como auxílio aos planos e programas de recursos humanos. Revista de Negócios, 1(2).

Maria Luisa da Costa

Maria Luisa da Costa

Sou graduanda em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atuei na diretoria de Gestão de Pessoas da Praxis Consultoria Jr., além de participar do grupo de estudos e pesquisa em psicologia social e pesquisa em ciência da comunicação científica. Atualmente, atuo como produtora de conteúdo na Impulseup e acredito que as pessoas são parte fundamental e diferencial para as empresas.

Deixe um comentário