Blog ImpulseUP

Como a iClinic potencializou sua Gestão de talentos com a ImpulseUP

A iClinic, cliente ImpulseUP, conseguiu potencializar a Gestão de Talentos com a solução. Quer saber como ela conseguiu fazer isso? Então confira essa história de sucesso!

Sobre a iClinic

A iClinic é uma empresa de software em saúde que revoluciona a gestão de clínicas e consultórios visando empoderar o médico independente, para uma saúde de mais qualidade.

Desde o início da iClinic, os sócios sempre se preocuparam em promover um ambiente que potencializasse a Gestão de Talentos. Até 2018, não havia uma área de Gente formada, todo o processo de gestão era feito pelos próprios donos! Porém, com o crescimento ficou inviável. E então, convidaram uma colaboradora que fazia parte da equipe de Vendas que mesmo sem experiência prévia em RH, tinha um grande potencial para isso. 

Formada em administração e filha de pais psicólogos, ela tocou a área desde o princípio e participou de toda a estruturação dos processos.

Ela começou a estruturação da área criando uma descrição dos cargos e salários e conduzindo os processos seletivos da empresa. Com o tempo e a experiência, aprimorou os processos já existentes e inseriu novas práticas e políticas de gestão, entre elas a avaliação e gestão do desempenho e a promoção de eventos e ações relacionadas à cultura da empresa, sempre com olhar atento aos colaboradores.

O desafio da iClinic

Com o crescimento da empresa, perceberam que havia uma necessidade de nortear os colaboradores sobre o que era esperado deles naquele momento, bem como indicar como eles poderiam crescer dentro da empresa, efetivamente fazendo uma gestão de talentos.

Mais uma colaboradora entrou na área de Gente com essa visão e desejava aprimorar ainda mais os processos existentes. Via-se, ainda, uma grande dificuldade com relação ao acompanhamento das lideranças e das equipes. Faltava um processo mais estruturado e uma linha de continuidade das ações.

A Gestão de Talentos com a ImpulseUP

Diante deste cenário, a estratégia foi alinhar os processos à cultura da empresa e focar o acompanhamento a partir de uma visão de desenvolvimento dos colaboradores, principalmente das lideranças. Esse alinhamento envolveu especialmente a revisão da avaliação de desempenho.

Com o apoio do ImpulseUP, o time de Gente tocou um processo de gestão de talentos a partir da avaliação.

Após os resultados, conduziram reuniões de calibragem com um comitê da avaliação composto pelos sócios, gestores de algumas áreas e analista financeiro. O objetivo do comitê era garantir maior isonomia no processo de avaliação e justiça nas intervenções, bem como fazer um diagnóstico aprofundado de cada caso.

No processo de tomada de decisão, a partir da avaliação de desempenho, houve grande assertividade com relação aos dados gerados pelo ImpulseUP, bem como pela análise do nine box. Essas ferramentas possibilitaram grande efetividade no processo.

O diagnóstico a partir dos resultados da avaliação trouxe uma assertividade que possibilitou que a iClinic trabalhasse diferentes estratégias para cada um dos colaboradores da empresa. 

Várias intervenções foram traçadas: promoção, treinamento, mudança de escopo de função, férias, material e ferramentas de trabalho, entre outras. Essas diferentes estratégias possibilitaram um olhar mais personalizado e permitiram que a equipe percebesse a complexidade das necessidades do time, agindo de formas diferentes para os diferentes desafios.

Por exemplo, depois da avaliação de desempenho, percebeu-se que um determinado colaborador se encaixava mais em outra área, diferente da que estava atuando. A mudança foi feita, e percebeu-se uma melhora no desempenho desse colaborador.

Em outro caso, com a avaliação, identificou-se um potencial talento com um ponto a melhorar: a competência de liderança. Esse colaborador, então, participou de um processo de coaching como forma de investimento em desenvolvimento.

Muitas mudanças de sucesso aconteceram, mas o grande ponto do processo de gestão de talentos que deve ser citado é que ele não precisa necessariamente trabalhar com demissão, pois existem outras alternativas e possibilidades em todos os casos. Com a gestão de talentos, a iClinic conseguiu trabalhar a retenção de forma assertiva, pautada em dados.

Após o processo, eles declaram que a essência da cultura organizacional e dos valores foi bem capturada pelo processo de Avaliação e afirmam ainda que se não tivessem criado esses planos de ação, correriam o risco de perder algo muito grande: o engajamento de seus talentos. Não era somente a promoção dos colaboradores, mas a evolução deles tanto pessoal quanto profissionalmente.

Os colaboradores também vivenciaram um impacto positivo. Eles começaram a perceber o quanto precisavam receber mais feedbacks dos gestores e pares. Assim, solidificaram o canal de comunicação para troca de feedbacks entre os colaboradores e trouxeram uma perspectiva de desenvolvimento constante.

Como aposta para o futuro, o time de Gente acredita que a liderança é a grande chave dos processos de desenvolvimento, uma vez que os líderes são os embaixadores da estratégia e da cultura.

O time de Gente sabe que não será possível atender a todas as expectativas dos colaboradores sempre, mas buscam fazer o melhor possível dentro das condições existentes até que consigam mudar as condições para poderem fazer ainda melhor.

Se você também deseja aprimorar a gestão de talentos da sua empresa, baixe aqui nossa planilha gratuita de Avaliação de Desempenho:

Deixe um comentário