Blog ImpulseUP
novo-mundo-e-impulseup

Como a Novo Mundo teve um aumento de 10% nas vendas com apoio da impulseup

A empresa Novo Mundo é uma empresa consolidada no ramo de varejo, presente em Goiás, Mato Grosso, Tocantins, , Bahia, Maranhão, Pará, Amazonas e Roraima,e Distrito Federal.

Com 67 anos no mercado, e mais de 151 lojas físicas, e 3.000 colaboradores, a empresa passou por uma reformulação estratégica em 2020, visando uma maior transformação digital, especialmente no processo de vendas.

Antes, este processo era muito manual dentro das lojas. Com a nova estratégia, os atendentes passaram a utilizar um aplicativo, o que permitiu um atendimento mais ágil e eficiente, mesmo no presencial.

A gestão de pessoas também precisou reformular todo o processo de  recrutamento, seleção, e treinamento de novos consultores, suportados pela UniNovo, a universidade corporativa do grupo.

Neste contexto, a área de  Desenvolvimento Humano e Organizacional tornou-se central na execução da estratégia de fortalecimento da cultura organizacional, especialmente para manter processos dos canais de venda, pessoas engajadas e a integração total do físico e digital.

Como as diretrizes de recursos humanos funcionam para todo o Grupo, além da Novo Mundo, as demais empresas como Mega Moda, Montreal Indústria de Colchões e Estofados utilizam a plataforma de desenvolvimento para atingirem seus objetivos estratégicos.

E foi em 2021 que a Novo Mundo iniciou sua parceria com a impulseup para realizar uma gestão de desempenho contínua e automatizada, diferente do que o mercado normalmente apresenta.

Antes, a avaliação de competências da varejista era feita por planilhas. Ao implementar a avaliação com a impulseup, o tempo economizado do DHO foi investido em ações focadas em desenvolvimento, além de ampliar o portfólio de dados para a tomada de decisão. As avaliações de habilidade suportam as decisões de investimento no desenvolvimento de pessoas, e suportam o grande desafio de ter pessoas certas no lugar certo.

O diferencial da impulseup para a avaliação de habilidades da Novo Mundo foi a possibilidade de personalização, com rápida aplicação, tudo de forma intuitiva, agradável ao usuário e claro, ao RH..

Além disso, é importante para a organização ter a mesma plataforma para responder a avaliação de desempenho, registrar ações de desenvolvimento e acompanhar as metas e OKRs, de forma integrada. Tudo isso para garantir uma melhoria na qualidade de gestão.

 

A reconstrução da avaliação de habilidades da Novo Mundo com a impulseup

Pensando em  ter uma avaliação sem vieses de recenticidade, a Novo Mundo aplica a avaliação em ciclos,  a partir da data de admissão, não deixando uma data fixa, engessada para a resposta. A empresa acredita que a fluidez da avaliação garanta um resultado mais real, adequado a cultura organizacional e permite conversas mais construtivas e positivas

De acordo com a data que o colaborador inicia sua jornada na Novo Mundo, ele é alocado nos  períodos para ser avaliado. Assim,  os gestores têm contato constante com a ferramenta, como algo essencial na gestão da sua equipe., e enxergam mais valor nas avaliações.A partir dos resultados das avaliações, os gestores também realizam devolutivas, que são feitas em até 90 dias. E, depois disso, há outro ciclo aplicando uma nova avaliação.

Esse processo também têm fortalecido a comunicação dos líderes com suas equipes, pois cada ciclo inclui feedbacks constantes formalizados na plataforma e alinhamentos de PDIs.

A utilização da impulseup também está contribuindo para a formalização dos feedbacks, que antes eram realizados de maneira informal. Agora, os gestores têm a ferramenta ideal para registrá-los e, assim, manter também um histórico, que pode ser acompanhado pelo DHO.

 

Ter uma plataforma de uso contínuo também era um objetivo do DHO

A utilização da plataforma de forma constante, aumenta a visibilidade do trabalho estratégico que está sendo realizado pela área.

Um exemplo disso, é o uso do mapa de sucessão, pois é possível mostrar para a diretoria e gestores que há colaboradores de alto potencial dentro da empresa e que estes são acompanhados de perto pela gestão do DHO.

Atualmente, há dois programas de gestão de pessoas que utilizam todos os dados obtidos pela impulseup. São o programa de desenvolvimento da liderança e o programa de desenvolvimento dos sucessores, que tem o foco em encarregados, supervisores e coordenadores.

Há atividades mensais, como palestras e workshops, e a construção de planos de desenvolvimento de dirigentes (PDD), com estas pessoas que são estratégicas para a empresa.

A utilização da impulseup apoia estes programas, pois, os participantes são selecionados a partir dos dados da avaliação de habilidades e do posicionamento dessas pessoas na Matriz Nine-Box. Com isso, o critério para participação nos programas tem mais embasamento, aumentando a governança de inclusão nos processos de treinamento..

Além disso, o uso da metodologia  Nine-Box trouxe dados concretos para a tomada de decisões, o que auxilia na atualização das estratégias do negócio.

 

Os resultados da Novo Mundo nestes dois anos com a impulseup

A adoção da impulseup também trouxe um aumento do engajamento dos colaboradores. Os próprios gestores hoje têm mais clareza de seu papel de líder e por parte dos colaboradores, que agora se sentem mais ouvidos pelo superior e pela empresa.

Ao implementar a plataforma, a empresa conseguiu dar mais clareza sobre o papel dos gestores como líderes e, consequentemente, criar um ambiente mais colaborativo e participativo para seus funcionários. 

Uma prova deste engajamento está no aumento do NPS (Net Promoter Score), que é um indicador que mede a satisfação dos clientes, da Novo Mundo, que aumentou de 66 para 72 pontos. Essa melhoria na satisfação do cliente é um resultado direto da melhoria da experiência dos colaboradores da Novo Mundo, que agora estão mais engajados e comprometidos com o sucesso da empresa.

O e-NPS da companhia, que mede a satisfação dos colaboradores com a empresa, também cresceu no período de implantação, bem como as notas de clima organizacional. 

E toda esta mudança estratégica, em conjunto com o trabalho do DHO, trouxe para a Novo Mundo outros resultados impressionantes:

O faturamento de 2021 da Novo Mundo foi de R$ 1,3 bilhão, um aumento de 10% quando comparado com 2020. E o Ebitda, que são os lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, passou de 8% para quase 12%. 

Esses resultados são um reflexo claro do aumento da produtividade, motivação e desempenho dos colaboradores da Novo Mundo.

E, neste ano de 2023, a Novo Mundo continuará a investir em iniciativas de desenvolvimento, pois isso não só melhora o desempenho financeiro da empresa, mas também sua reputação de atrair e reter talentos, uma vez que a Novo Mundo já é conhecida por ser uma empresa provedora de e oportunidades.

Você pode contar com a impulseup para ter um RH estratégico, assim como fez a área de DHO da Novo Mundo. Você pode testar nosso sistema de avaliação de desempenho por 14 dias sem nenhum custo! Basta acessar este link e ter a experiência de mais de 350 empresas que também impulsionaram os resultados com a impulseup.

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Deixe um comentário