Blog ImpulseUP
vertigo-tecnologia-e-impulseup

Como a Vertigo Tecnologia implantou sua gestão de desempenho com a impulseup

 A Vertigo Tecnologia é uma empresa brasileira de consultoria em TI, fundada em 1999. No decorrer de 2021, visando potencializar a área de Treinamento e Desenvolvimento, a equipe de Recursos Humanos da Vertigo  percebeu a necessidade de realizar avaliações de desempenho para identificar quais competências precisam ser aprimoradas pelos colaboradores, a fim de otimizar sua performance e aumentar a qualidade dos serviços prestados.

Nesse sentido, as avaliações de desempenho foram vistas como uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento profissional dos funcionários da empresa.

Como seria a primeira avaliação de performance da Vertigo, eles buscaram uma plataforma completa para realizar esta gestão de desempenho, que oferecesse apoio e suporte na implantação do projeto.

Por estas razões, a empresa escolhida para auxiliar a Vertigo neste projeto foi a impulseup.

Como a Vertigo preparou a primeira avaliação de desempenho

Para implementar a avaliação de desempenho, a área de Desenvolvimento Humano Organizacional, o DHO, fez a construção dos valores a partir de entrevistas com seus colaboradores, para refletir o que já estava no cotidiano da empresa, traduzindo a cultura organizacional já existente.

Assim, a avaliação foi elaborada com base no jeito Vertigo de ser, que engloba os valores mapeados: versatilidade, empoderamento, respeito, transformação, inovação, gente, orientação por resultado.

A equipe de RH também trabalhou fortemente a sensibilização dos colaboradores, tanto que os dois ciclos já aplicados foram um grande sucesso, com adesão de 100% nas respostas.

Inclusive, este endomarketing é uma atividade constante por parte da área de Gente, pois a gestão do desempenho é feita de forma contínua na Vertigo, pois o foco é o desenvolvimento dos colaboradores.

É perceptível que os colaboradores estão mais engajados em relação à suas entregas e ao seu desenvolvimento profissional. As pessoas querem aprimorar sua performance no trabalho e isso reflete uma cultura organizacional que valoriza a busca por crescimento profissional. E o RH da Vertigo incentiva os funcionários a se dedicarem a seus objetivos de carreira. 

O pós-avaliação de desempenho também é feito na impulseup

A Vertigo tem na impulseup todo o contexto no qual o colaborador está inserido: nota da avaliação de desempenho, posicionamento no quadrante Nine-Box, feedbacks recebidos e ações dos PDIs.

Atualmente, são 255 colaboradores da Vertigo utilizando a impulseup. E, até agora, já são 189 feedbacks registrados e 742 ações de PDIs criadas. Esses números evidenciam a cultura da Vertigo, que incentiva que o colaborador seja o protagonista da própria carreira.

E eles sabem que podem contar com a área de Gente para isso. Afinal, o RH utiliza os dados da avaliação de desempenho na impulseup para estruturar treinamentos e trilhas de desenvolvimento, acompanhar a jornada do colaborador e promover a cultura a partir dos valores mapeados, tendo um olhar estratégico para o desenvolvimento das pessoas.

Este acompanhamento também é feito com os profissionais que ficam alocados nos clientes, uma vez que a Vertigo é uma empresa de consultoria de tecnologia. Essas pessoas vivenciam muito a cultura do cliente.

Por isso, é feito um forte trabalho por parte do RH da Vertigo para mantê-los dentro da cultura e valores da marca empregadora, o que ajuda a fomentar o employer branding da Vertigo.

Os resultados do primeiro ano com a impulseup

A transparência da Vertigo com os colaboradores é pautada nos dados da plataforma. A área de Treinamento desenvolve as ações dos planos de desenvolvimento para as equipes a partir dos relatórios gerados na impulseup.

Dos 742 PDIs registrados, mais de 250 já foram concluídos.  Isso evidencia a importância da gestão contínua do desempenho por parte do RH e do monitoramento do desenvolvimento dos colaboradores, que compreendem a relevância de seus PDIs para seu próprio crescimento profissional e recebem mentorias, quando necessário.

A impulseup tem sido uma aliada importante na cultura de feedbacks da Vertigo Tecnologia. A possibilidade de compartilhar o feedback recebido diretamente no Linkedin tem incentivado os colaboradores a buscarem reconhecimento por suas conquistas e melhorias.

Além disso, o RH da empresa tem utilizado o People Analytics, com destaque para a Matriz Nine-Box, em suas reuniões mensais com a diretoria. Essa ferramenta tem sido altamente estratégica para a empresa, pois fornece informações valiosas que ajudam na tomada de decisões importantes para a retenção de talentos e planos de sucessão.

Com isso, a Vertigo tem conseguido dar suporte aos líderes e colaboradores para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para o crescimento e expansão do negócio.

Há casos de colaboradores que estavam nos quadrantes relativos à baixa performance em 2021 e conseguiram se destacar em 2022, com o auxílio dos PDIs.

É por meio do Nine-Box que o DHO faz a retenção dos talentos da empresa, e de forma preventiva. O RH acompanha os talentos, alocados no quadrante mais alto da matriz, e há um trabalho de reconhecimento e retenção desses profissionais.

Outro uso da Matriz Nine-Box pela Vertigo é nas promoções e planos de sucessão. A Vertigo entende que é importante preparar não somente sucessores, mas também ter um mapeamento das pessoas que estão aptas a assumirem diferentes projetos.

Desta forma, a área de Treinamento e Desenvolvimento consegue ter uma visão das pessoas que podem assumir novos projetos, bem como preparar e capacitar as equipes que precisam se desenvolver.

A gestão de performance e o desenvolvimento devem ser contínuos

O case de sucesso da parceria entre a Vertigo e a impulseup é uma prova do quão essencial a área de Gente pode ser para o sucesso de uma empresa. Com o planejamento estratégico pautado em dados obtidos por meio das avaliações de desempenho, a Vertigo pôde tomar decisões mais assertivas em relação aos seus colaboradores e ao negócio como um todo.

Além disso, a área de Gente da Vertigo tem trabalhado na estruturação de competências, incluindo tanto as hard skills quanto as soft skills dos colaboradores. Isso garantirá que a empresa possa aprimorar continuamente o desempenho de seus funcionários, fortalecendo a cultura da empresa e impulsionando o crescimento do negócio.

A parceria com a impulseup tem sido fundamental para o sucesso da Vertigo, permitindo que a área de RH da empresa se torne mais estratégica e consultiva, agregando valor tanto para os colaboradores quanto para o negócio como um todo.

Para implementar uma gestão de desempenho completa como a Vertigo, fale agora com a impulseup para agendar uma demonstração do sistema. Se preferir, você pode começar um teste totalmente gratuito na plataforma hoje mesmo. Basta acessar aqui. 

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Deixe um comentário