Blog ImpulseUP
processo-de-avaliacao-de-desempenho

Como o processo de avaliação de desempenho da IcaroTech reduziu de 5 meses para 45 dias com a impulseup

A Icarotech é uma empresa de tecnologia, especialista em transformação digital e automação, no mercado desde 1997.

A companhia realizava a avaliação de desempenho com um sistema desenvolvido internamente, há 15 anos. Porém, este processo era inflexível e longo, que levava de 5 a 6 meses para ser realizado, de forma integral.

Era composto de uma avaliação 360, que acontecia uma vez ao ano. E a seleção de avaliados e avaliadores era feita pela liderança, em uma planilha. Para se ter ideia, somente esta etapa tinha a duração de 30 dias, aproximadamente.

A área de Recursos Humanos conferia a planilha manualmente e, por isso, era dedicado 15 dias, em média, para isso. E somente então a avaliação era enviada para os colaboradores.

A avaliação era baseada em competências e as questões eram baseadas nas 15 competências do plano de carreira, para algumas competências, chegavam a ser 5 a 7 perguntas para cada.

Isso ilustra como a avaliação era longa, podendo chegar a quase 100 perguntas, o que estava se tornando inviável para uma avaliação 360, principalmente para equipes com muitas pessoas.

A avaliação ficava aberta para respostas por mais 30 dias. E, só depois, começava o trabalho de compilação de dados por parte do RH.

Outro ponto era que o sistema próprio da IcaroTech possuía algumas limitações, como o bloqueio de avaliações. Se alguma pessoa não tivesse respondido a avaliação não era possível pegar os relatórios do usuário, caso algum avaliador não tivesse respondido.

Ou seja, a empresa dependia exclusivamente do TI para fazer qualquer ajuste ou alteração no sistema. Não havia um papel de protagonismo do RH, pois era dependente da área de tecnologia. Além de tomar muito tempo da área de TI, que poderia estar trabalhando em entregas mais condizentes a função..

E, com o crescimento da empresa ao longo dos anos, tornou-se inviável fazer uma avaliação de desempenho para aproximadamente 300 pessoas desta forma.

Portanto, a IcaroTech decidiu contratar uma ferramenta específica para esta gestão de desempenho, que trouxesse agilidade para este processo, com a robustez necessária para a avaliação.

Por isso a parceria com a impulseup veio para facilitar este processo.

A agilidade na gestão de desempenho com a impulseup

Durante a implantação da impulseup, a IcaroTech aproveitou para rever o processo de gestão de desempenho. A avaliação passou a ser quadrimestral, mais direcionado às entregas e resultados e não somente focado em competências.

Também foi criado um comitê com a liderança, durante a reestruturação do processo. A própria liderança, que estava neste comitê, também ajudou a esclarecer as dúvidas dos demais colaboradores.

Além deste comitê, o RH realizou uma avaliação piloto com duas equipes distintas, como um teste, e foi importante ter a visão do final do processo dos próprios colaboradores para os últimos ajustes.

Neste estágio já foi possível mapear todo o processo, desde as primeiras comunicações enviadas de sensibilização até o final das devolutivas, que passaram a ser 45 dias.

A primeira percepção já está na indicação de avaliados e avaliadores. Com a impulseup, ficou mais fácil para os colaboradores indicarem os próprios avaliadores diretamente dentro do sistema, que também ajudou a liderança, que antes era a única responsável por este mapeamento.

Outro ponto que tem ajudado muito a IcaroTech é o fato da avaliação de desempenho permitir que se avalie mais de uma pessoa simultaneamente, na mesma página. Desta forma, a avaliação não fica tão longa e os colaboradores têm uma experiência mais agradável.

A liberação do relatório final para o colaborador também foi um diferencial. Antes, o RH precisava gerar cada relatório individualmente e a pessoa só teria acesso aos seus resultados no dia da devolutiva.

Com a impulseup, o RH não precisa fazer esta separação individual, pois cada pessoa tem acesso no software e pode visualizar seu relatório, a partir da liberação do RH. Com os resultados em mãos, a conversa entre líder e liderado na devolutiva se torna mais produtiva.

Os resultados do primeiro ano com a impulseup

A cultura de feedback é muito valorizada na IcaroTech. Antes da impulseup, existia uma central de feedbacks, por meio de formulários. Mas nem o RH, nem os gestores tinham visibilidade destes feedbacks.

Agora, com o módulo de feedbacks da impulseup, será possível tanto para os líderes quanto para a área de recursos humanos terem esta visão e entender qual é a percepção que as outras equipes estão tendo de seus colaboradores.

E estes feedbacks estão sendo dados de forma orgânica, sem muitas ações do RH. Neste primeiro ano, foram registrados 94 feedbacks na plataforma.

Os três ciclos da avaliação de desempenho foram bem aceitos pelos colaboradores. Em abril foram 186 avaliados, já em julho 211 e em novembro foram 279 avaliados.

E o foco da IcaroTech é a meritocracia. As promoções são em cima do esforço, dedicação, empenho e entregas. Só em 2022, 37% dos colaboradores foram promovidos.

Os profissionais da IcaroTech sabem que serão reconhecidos pelas suas entregas. E a parceria com impulseup fortalece estes processos de análise de dados para estes méritos e para o desenvolvimento profissional.

Se a sua avaliação de desempenho está demandando muito tempo, você pode fazer como a IcaroTech e modernizar seus processos. Teste grátis a impulseup por 14 dias e descubra como sua gestão de pessoas pode ser mais estratégica e ágil!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Deixe um comentário