Blog ImpulseUP
gestão-dos-colaboradores

Veja como a Cyrela faz a gestão dos colaboradores pela a impulseup

 

A Cyrela é uma construtora e incorporadora que está no mercado há 60 anos. O grupo, que mantém suas raízes familiares até hoje, tornou-se uma companhia de capital aberto em 2005, o que impulsionou o seu crescimento. Atualmente, eles contam com mais de 6.000 colaboradores.

Apesar de atuar com avaliação de performance desde 2013, em 2020 o grupo sentiu a necessidade de utilizar um sistema específico e robusto para avaliações de desempenho, e que fosse flexível e customizável, ou seja, que se adaptasse às suas necessidades. E foi neste momento que iniciou a parceria com a impulseup.

Por ser uma plataforma completa de gestão de desempenho contínua, a impulseup tem apoiado o Grupo Cyrela nas iniciativas da área de Desenvolvimento Humano Organizacional, que é responsável pela avaliação de performance.

O uso estratégico da Matriz Nine-Box dentro da impulseup

O foco da gestão de pessoas é encontrar e manter bons profissionais, que tenham fit cultural, que queiram permanecer na empresa e que façam continuamente boas entregas.

E as avaliações de desempenho trazem os dados de quem são os colaboradores que se destacam, sem subjetividade. Após a avaliação de performance, é feita a apuração das metas, e o cruzamento destes resultados com as competências na matriz Nine-box, diretamente no sistema.

Toda análise de meritocracia é feita atualmente com base nas avaliações, considerando a nota da avaliação 360o e o posicionamento da pessoa no quadrante da matriz Nine-box. Estes são os mesmos critérios para incentivos educacionais e participação em programas de inovação.

A partir destas informações, também é realizado um Comitê de Talentos, que avalia as pessoas que estão no quadrante de alto potencial e performance, personalizado com o nome de talentos diretamente no sistema, para a realização do ciclo de méritos e promoções.

Um dado que mostra o sucesso da gestão de pessoas da Cyrela é o quadro de avaliados que são considerados talentos.

E uma das metas da empresa é manter 85% dos profissionais do nível tático e estratégico que estão neste quadrante de talentos. Há um plano estruturado de retenção, com ações de desenvolvimento mais direcionadas. Com isso, este indicador está em 97% de retenção: 12% acima da meta!

Além disso, a empresa também olha com atenção para os colaboradores dos demais quadrantes. Há casos, por exemplo, nos quais colaboradores estão situados na posição de mantenedores, nomeado no sistema como consistentes, onde pode ser impactante a perda desta pessoa. Ou seja, é feito um trabalho de retenção de forma bem analítica, onde se considera as habilidades técnicas da pessoa, além dos resultados de avaliações anteriores para evitar a saída deste colaborador.

Mais um uso da matriz Nine-box está no plano de sucessão e gestão do risco de saída de pessoas estratégicas para a empresa, que é feito com suporte da impulseup.

A Cyrela também está iniciando um projeto complementar de mapeamento de potenciais sucessores à cargos de diretoria. A primeira etapa deste levantamento está sendo feita a partir da análise da matriz Nine-Box e do Comitê de Talentos, para que seja elaborado um plano de desenvolvimento para estas pessoas.

E, como a utilização do Nine-Box é estratégica para a realização destes programas de desenvolvimento e retenção de pessoas, o RH disponibiliza para o colaborador o acesso ao seu quadrante da matriz, permitindo o acesso diretamente na plataforma para cada colaborador. Isso também tem ajudado na transparência da gestão.

Inclusive, a partir da visibilidade da Matriz Nine-Box diretamente pelo colaborador, os líderes passaram a dar mais feedbacks.

O uso de feedbacks na manutenção da cultura organizacional

Como o Grupo tem crescido cada vez mais, novas pessoas estão sempre chegando. Por isso, as pessoas da alta liderança, que estão na organização há muitos anos, têm um papel muito importante na perpetuação da cultura organizacional.

Há cada vez mais um trabalho por parte do RH com os líderes em relação ao uso constante de feedbacks transparentes, sejam eles positivos e de melhoria. Só em 2022 foram registrados mais de 400 feedback na impulseup!

Estes registros de feedbacks na ferramenta também permitem que o RH realize uma verificação e faça uma análise das informações quando há algum pedido de demissão, seja por parte do gestor ou por parte do colaborador, para verificar se há mesmo motivos para o desligamento.

Inclusive, notou-se que houve uma diminuição nas demissões de funcionários com menos de 3 meses. Afinal, quando as pessoas recebem os feedbacks de forma construtiva, elas têm oportunidade de se adaptar à cultura da empresa.

Outra ação feita para fortalecimento da cultura de feedback foi uma campanha após a conclusão da avaliação de performance onde 70% da companhia concluiu seus feedbacks de devolutiva no primeiro mês após a liberação do relatório. 

A avaliação de desempenho também auxilia na manutenção dos feedbacks constantes, baseados em dados e entregas, que apoiam o desenvolvimento das pessoas.

O início da utilização do módulo de pesquisas da impulseup

Com o aumento do quadro de funcionários,surgiu a necessidade de aumentarmos os canais de comunicação entre os colaboradores e a área de pessoas.

Quando a área de RH não consegue monitorar a satisfação dos colaboradores de perto, problemas podem ser descobertos  somente na entrevista de desligamento, o que poderia ser evitado. 

E foi com o objetivo de prever e evitar situações adversas, que a Cyrela contratou o módulo de pesquisas da impulseup. Com isso, está sendo possível monitorar situações que estavam fora do radar do RH.

 As pesquisas de pulso já foram aplicadas no RH e já foi realizado um grupo focal para elaborar um plano de ação. A média foi 90% de satisfação destes colaboradores.

Porém, um tema recebeu a nota de 70%. Mesmo sendo uma nota alta e atendendo às expectativas do RH, optou-se em entender as causas para esta nota menor, em relação aos  outros atributos avaliados, e já elaborar um plano de ação.

Ou seja, agora com a aplicação das pesquisas, o RH está conseguindo acompanhar e ouvir as pessoas de forma contínua, além de conhecer cada vez mais seus colaboradores. 

Se você quiser ter uma gestão de pessoas completa como a da Cyrela, com dados para tomada de decisões com objetividade, clareza e justiça, comece a utilizar a impulseup hoje mesmo. Você pode experimentar sem nenhum custo nossa plataforma, por 14 dias. Basta clicar aqui e iniciar o seu teste gratuito!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Deixe um comentário