Blog ImpulseUP
Como a Unimed Poços de Caldas conquistou a Acreditação ONA utilizando a impulseup

Como a Unimed Poços de Caldas conquistou a Acreditação ONA utilizando a impulseup

A Unimed Poços de Caldas é uma cooperativa de saúde suplementar que existe desde 1991 e, atualmente, atende mais de 38.395 clientes próprios, contando com 650 colaboradores.

A instituição possui uma estrutura composta por uma rede de serviços credenciados com laboratórios e clínicas. Além disso, conta com um hospital próprio que, no início de 2022, recebeu a Acreditação ONA Nível 3.

O que é a Acreditação ONA?

A Organização Nacional de Acreditação é responsável pelo método de certificação conhecido como Acreditação ONA, que avalia padrões relacionados à qualidade e à segurança da assistência na área da saúde.

Nesse sentido, a certificação pode ocorrer em três níveis, sendo o nível 1 a acreditação, o 2, a acreditação nível pleno e o 3 significa que a instituição foi acreditada com excelência.

Dessa forma, para serem certificadas, as organizações são avaliadas em critérios de gestão em saúde. Assim, elas também precisam comprovar que atendem aos requisitos de melhoria contínua, diretrizes para a liderança e desenvolvimento de pessoas.

Por essa razão, a gestão de desempenho dos colaboradores da Unimed Poços foi um dos processos avaliados pela auditoria. E a documentação dessa gestão é totalmente realizada na plataforma impulseup.

A parceria com a impulseup

Como um dos valores da Unimed Poços é o aprendizado e desenvolvimento contínuo dos colaboradores, o RH precisa aplicar avaliações sistemicamente e monitorar as ações de desenvolvimento.

Ou seja, a Unimed entende que, para ter equipes de alta performance, é necessária uma gestão de pessoas robusta, apoiada por uma plataforma.

Além disso, a área da saúde foi impactada por conta da pandemia. Nesse sentido, o novo cenário mundial passou a exigir que a tecnologia estivesse presente em todos os processos da cooperativa.

Por isso, em 2020, quando a área de gestão de pessoas precisou procurar um novo sistema de avaliação de desempenho, iniciou-se a parceria com a impulseup. A escolha se deu por ser uma plataforma moderna, na qual todas as informações necessárias ficam visíveis para o RH.

Durante a implantação da ferramenta, a área de gestão de pessoas da Unimed Poços também providenciou um treinamento para os gestores e colaboradores. Assim, foi disponibilizada uma autoavaliação para o aprendizado da plataforma, mostrando para todos como a impulseup é um sistema fácil de ser utilizado. Nesse sentido, foi ilustrada também a importância da participação de todos neste processo de avaliação.

Desde então, a Unimed Poços tem aplicado ciclos anuais de avaliação de desempenho pela impulseup.

Os resultados dos dois primeiros ciclos de avaliações de desempenho

O primeiro ciclo contou com 447 avaliados e o segundo teve 480. No próximo ciclo, 539 colaboradores participarão da avaliação de desempenho.

Em dois anos, foram cadastradas na plataforma 955 ações de PDIs, sendo que 78% destas já foram concluídas. A adesão dos colaboradores às avaliações e PDIs reflete a cultura de aprendizado, desenvolvimento e melhoria contínua da Unimed Poços.

Também há o registro de mais de 1.300 feedbacks. Os feedbacks entre gestores e colaboradores são essenciais nessa gestão de desempenho e desenvolvimento.

Em momentos assim, o funcionário saberá como está se saindo em seu trabalho. Com isso, terá clareza sobre o que pode ser melhorado e quais são suas chances de evoluir na organização.

Esse reconhecimento impulsiona os colaboradores a pleitearem novas posições dentro da cooperativa. Isso porque, há um alinhamento direto com o líder, sendo tudo formalizado na impulseup.

Inclusive, o setor de gestão de pessoas consegue acompanhar todas essas atividades pelo dashboard da ferramenta. Ademais, é possível comparar a evolução entre os ciclos.

Além disso, o setor de gestão de pessoas tem como base o resultado da avaliação de desempenho para organizar palestras e eventos para todos, com temas relacionados às competências com menores notas na avaliação.

Esses processos trazem impactos positivos para todos! Os colaboradores saberão seus pontos fortes e pontos que podem melhorar profissionalmente, a empresa terá profissionais mais capacitados e de alta performance, e os clientes terão um atendimento cada vez melhor. 

O papel da impulseup nas certificações da instituição como a Acreditação ONA

A mensuração do desempenho e  a constante qualificação dos profissionais é o que faz a diferença em todos os processos da Unimed Poços.

Prova disso é que na acreditação ONA, uma das mais importantes do país, o hospital atingiu o nível máximo de excelência: o nível 3.

Aliás, a Unimed Poços também possui outras certificações como a ISO 9.001:2015, o Selo Ouro do Sistema Unimed de governança e sustentabilidade e o Prêmio Somos Coop, no  Nível Compromisso com a Excelência Categoria Ouro.

E foi a partir do dados anotados na plataforma impulseup que foi possível trazer evidências para as auditorias realizadas, mostrando que há o controle de avaliação de desempenho dos colaboradores. Além disso, provou-se também que todos aqueles com mais de 180 dias de contratação estão cadastrados no sistema e já são elegíveis para o processo de avaliação.

A ferramenta também apresenta todos os feedbacks realizados pelos gestores e registrados, e o acompanhamento de desenvolvimento, feito por meio dos PDIs, incluindo o controle dos prazos das ações.

E, pensando na melhoria contínua, a Unimed Poços irá adaptar o próximo ciclo de avaliações de desempenho para incluir as competências técnicas de cada área da cooperativa, considerando as atividades que cada pessoa executa, além das competências comportamentais já avaliadas.

Essa é mais uma vantagem de usar um sistema de gestão de desempenho customizável! 

Se você também precisa de uma plataforma completa e robusta, além de flexível, e que traga dados para a sua gestão de desempenho e desenvolvimento, experimente agora a impulseup gratuitamente clicando aqui!

 


Teste Grátis: comece uma Avaliação de Desempenho agora mesmo!

Tenha toda a flexibilidade para realizar a avaliação da forma como preferir. Livre-se de planilhas, torne o seu RH mais estratégico e ágil. Traga resultados para a sua empresa e tenha tempo para o mais importante: cuidar dos colaboradores.


 

Fabiana de Carvalho

Fabiana de Carvalho

Com especialização em Marketing Executivo pela FGV, atuo hoje na área de Customer Marketing na impulseup, sendo responsável pela comunicação em cada etapa da jornada do cliente. Acredito na utilização de plataformas digitais para engajar e desenvolver os colaboradores das organizações.

Deixe um comentário